quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Chuvas provocam estragos na região

Houve registro de alagamentos, galerias arrancadas pela força de enxurradas e cercas derrubadas por ventania

Na Praça de Eventos de Votorantim, 100 metros de cerca do canteiro de obras foram ao chão com o vento - Por: Emídio Marques

A chuva registrada na madrugada de ontem na região causou estragos em Araçoiaba da Serra, onde choveu 116 milímetros em três horas, o total previsto para todo o mês de janeiro no local. O lago central, na avenida Manoel Vieira, subiu mais de dois metros e alcançou alguns imóveis da rua 21 de abril. Houve perda de móveis, mas ninguém ficou desabrigado. Em Votorantim, aproximadamente 100 metros de cercas da praça de eventos Lecy de Campos, tombou com a ventania, mas a Prefeitura já reiniciou o fechamento do local. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) há previsão de sol para Sorocaba e região hoje e amanhã, quando a temperatura média será de 30 graus e deverão ocorrer pancadas de chuva. Mas a partir de sexta-feira, dia 20, o tempo ficará nublado e chuvoso. Em Sorocaba não houve ocorrências.

Segundo o comerciante Edson Camargo, de 44 anos, a chuva em Araçoiaba da Serra começou na noite da última segunda-feira e avançou a madrugada de ontem. O lago central subiu, estima-se, dois metros e invadiu as pistas de caminhada ao redor e parte das ruas 21 de abril, Benedito da Silva e avenida Manoel Machado de Oliveira. "A distância do lago com relação à rua é grande, bem alto. Foi uma tromba-d"água mesmo", disse ele. Três casas e uma pizzaria que fica no cruzamento da avenida Manoel Vieira e rua 21 de abril ficaram alagadas. Uma família vizinha, que não quis ser identificada, também perdeu boa parte dos móveis.

Na pizzaria, panfletos com o cardápio e móveis ficaram molhados, mas os proprietários não foram encontrados. De acordo com o aposentado Gentil da Silva, de 78 anos, na casa da filha dele, Meire da Silva, de 45 anos, que fica numa área entre o lago e a rua Benedito da Silva, a água chegou na garagem e só não atingiu os móveis porque foram levantados. "Graças a Deus não aconteceu nada de fato. Mas hoje cedo, por volta das 7h, o lago tinha tomado conta dessas ruas aqui", afirmou ele. Moradores das imediações até fizeram do deck um ponto turístico, para conferir o nível elevado do lago. "Isso nunca aconteceu aqui antes. Em 23 anos, nunca vi uma chuva como esta", disse Gentil.

Segundo a Prefeitura de Araçoiaba da Serra, a chuva da madrugada de ontem foi atípica e em três horas choveu mais que o previsto para o mês de janeiro. Ainda segundo a administração, por conta dos 116 milímetros que caiu sobre a cidade, os dois lagos (Central e da Alvorada) transbordaram, causando alagamento na região central e no bairro Rio Verde. De acordo com a nota enviada pela municipalidade, não houve desabrigados e o setor de estudos e projetos, da Secretaria de Obras, iniciou ainda ontem apuração dos danos para potencializar o socorro aos afetados. A Secretaria destacou que não há família em área de risco.

Já em Votorantim, parte do cercado metálico em torno da praça de eventos, no Centro, caiu com a força da ventania. Segundo a Secretaria de Comunicação, as rajadas de vento ocorreram no último domingo e ontem os técnicos da Secretaria de Obras ainda arrumavam o local.

Previsão

Segundo o meteorologista do Inmet, Marcelo Schneider, a chuva que caiu na região sorocabana na madrugada de ontem foi concentrada na divisa de Araçoiaba e Iperó. Segundo o especialista, na base do instituto na Faculdade de Tecnologia (Fatec), o pluviômetro somou 7,2 milímetros naquela madrugada, enquanto na base da Floresta Nacional de Ipanema (Flona), em Iperó, o pluviômetro somou 26,2 milímetros. "Não temos base em Araçoiaba da Serra para calcular o volume de chuva, mas pelo radar conseguimos constatar que houve chuva forte, acima do normal, na região central da cidade", comentou ele, que acrescentou: "Diferente da primeira quinzena do mês, a segunda quinzena será mais úmida, com mais chuva na região", garantiu.

De acordo com Schneider, isso deve ocorrer porque há ar quente e úmido vindo do centro do País, com origem no Amazonas, e que deve encontrar a frente vinda do Oceano Atlântico, do litoral brasileiro. "Essas duas massas de ar provocarão as conhecidas chuvas de verão", disse ele. Por conta disso, a média da temperatura para hoje e amanhã será de 30ºC e a partir de sexta-feira será de 27ºC. A queda na temperatura será provocada pelas nuvens carregadas que deverão chegar à região. Até lá, hoje e amanhã, deverão ocorrer chuvas isoladas com tempo ensolarado. "Este verão está mais seco que o anterior, mas ainda assim será chuvoso", avaliou.

(
Leila Gapy - Jornal Cruzeiro do Sul)

Nenhum comentário: