quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Educadores de Pernambuco vêm conhecer programas educacionais


Liderado pela secretária de Educação de Ipojuca (PE), Joselane Eletânea da Silva, um grupo de educadores chega a Sorocaba nesta quinta-feira (19). Entre outras experiências, eles vão conhecer como funciona, na prática, o Programa Oficina do Saber – Educação em Tempo Integral, que rendeu ao município o Prêmio Itaú-Unicef de Educação em 2009.

Com cerca de 60 mil habitantes, Ipojuca fica a 52 km de Recife e é o município que apresenta maior desenvolvimento industrial de Pernambuco. Os visitantes serão recepcionados na Secretaria da Educação, pela professora Silvia Donini, diretora de Área Pedagógica, onde conhecerão os principais programas e ações desenvolvidos pela pasta, incluindo aquelas que envolvem o "Cidade Educadora".

Conforme Alessandra Santos e Silva, assessora da Secretaria da Educação de Ipojuca, o grupo "deseja conhecer a sistemática de funcionamento da Educação em Tempo Integral, como é feita a seleção dos profissionais que trabalham no programa e a proposta pedagógica adotada em Sorocaba para o ensino municipal".

Os visitantes permanecerão na cidade até o final de semana. No período, eles também irão conhecer a Creche 24 horas e um Centro de Educação Infantil. Além da secretária de Educação de Ipojuca e de sua assessora, também integram a delegação pernambucana Amaro Ricardo Ferreira Brito e Silvana Gomes do Nascimento (coordenadores de Educação), Maria Madalena de Oliveira Silva (diretora de Avaliação), Norberto Francisco de Barros Júnior (diretor de Ensino) e José Marcelo Gonçalves Leitão (diretor Administrativo).

Também do Chile

Entre os dias 5 e 9 de março, uma delegação da Província de Huasco, região do Atacama, no Chile, também virá a Sorocaba para conhecer as experiências locais da Pedagogia Empreendedora. A indicação dessa viagem partiu do professor Fernando Dolabela, criador da Pedagogia Empreendedora, que hoje é utilizada em 93 cidades brasileiras, envolvendo cerca de 8.400 professores, 224.000 alunos e uma repercussão calculada a uma população de 2,5 milhões de habitantes.

Os visitantes chilenos são do Programa Territorial Integrado (PTI), que atua no Desenvolvimento e Criação de Valores das Cadeias Agrícolas na região do Atacama; e conta com uma equipe de profissionais que trabalha pelos interesses do Vale de Huasco e os setores rurais e busca desenvolver as capacidades regionais para o fortalecimento da competitividade das cadeias produtivas e comerciais presentes no setor agrícola e agroindustrial.

Entre as ações desenvolvidas pelo PTI está o ensino do empreendedorismo aos alunos do ensino médio dos municípios de Alto del Carmen, Vallenar, Freirina e Huasco, tanto em áreas urbanas como as rurais. O projeto se desenvolve em módulos divididos por semestre, considerando a realização de programas, sendo um orientado aos jovens e outro direcionado ao sistema de formação e desenvolvimento de metodologias.

Nenhum comentário: