sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

"Cantatas de Natal na Estação" começam na terça-feira

A agenda das "Cantatas de Natal" em prédios históricos de Sorocaba começa nesta terça-feira, dia 13. Este tradicional evento de fim de ano na cidade, que traz muita animação, encanto e a magia do Natal a todos os sorocabanos, será realizada também entre os dias 14 a 18 na Estação Ferroviária, no Centro, sempre a partir das 20h30. A entrada é franca.

Considerada a principal atração da cidade nesta época do ano, as "Cantatas de Natal na Estação" - um dos símbolos mais importantes da cidade -, terão a participação dos alunos do programa "Mais Cultura", integrantes das oficinas de coral e de teatro. Eles vão cantar e atuar durante a apresentação, que nesta edição homenageará o Ciclo da Tecelagem de Sorocaba e todas as pessoas que trabalharam nas indústrias têxteis no passado.

Somente o coral será composto por 67 crianças e prometem encantar o sorocabano mais uma vez. Além desses pequenos cantores, haverá ainda a participação de mais 52 alunos nas atuações teatrais. Ambas as equipes interpretarão 14 canções, entre elas "Sementes do Amanhã", de Gonzaguinha, "Isto aqui é o que é!", de Ari Barroso, e "O filho do seu menino", de Jair Rodrigues.

"Será novamente um espetáculo maravilhoso e com alta tecnologia empregada. Com certeza, o evento surpreenderá o público", explica o secretário Anderson Santos, ressaltando que o público terá à sua disposição uma arquibancada para 1.500 lugares e mais 500 cadeiras.

Uma Cantata de Natal também ocorrerá no CPI-7, que realizará a sua terceira edição no dia 20, a partir das 20h. O Mosteiro São Bento também realizará espetáculos especiais nos dias 20, 21, 22 e 23, sempre a partir das 20h30.

Programação:

de 13 a 18

V Cantata de Natal na Estação

Participação de alunos de Coral e de Teatro do Programa "Mais Cultura"

Local: Estação Ferroviária Sorocabana

Horário: 20h30

Gratuito

20 qui

III Cantata de Natal no CPI/7

Coral da Policia Militar do Estado de São Paulo e da Banda Regimental de Música do CPI/7, seguida de uma queima de fogos patrocinada pelo Grupo Schaeffler
Local: Rua Bento Manoel Ribeiro, 209 – Cerrado (fachada do prédio)

Horário: 20h

Gratuito

20, 21, 22 e 23

III Cantata de Natal no Mosteiro de São Bento

Local: Largo do São Bento

Horário: 20h30

Gratuito


Ficha Técnica da V Cantata de Natal na Estação:

Produção – Ferratini Produções Culturais

Direção Artística – Lucio Martini

Direção de Produção – Fábio Ferraz

Direção Cênica – Hamilton Sbrana

Direção Musical – Luciane Nagy Cação

Coreografias – Regina Claro

Arranjos Musicais – Leonardo Batista

Texto – Hamilton Sbrana

Desenho de Figurinos – Silvana Rojo

Confecção de Figurinos – Rosa Maria Nocetti/Otilia Silveira Campos/Ge

Começam as semifinais da "Baltazar Fernandes" e Veteranos

O Campeonato Municipal de Futebol Amador 2011 continua neste fim de semana, com o início das disputas das semifinais em duas categorias. Na tarde de sábado (10), às 16h20, acontecem os primeiros jogos dos Veteranos da 2ª Divisão. Já, no domingo (11), a partir das 10h, as partidas valem pela Taça "Baltazar Fernandes", a 3ª Divisão do torneio.

Na luta por uma das vagas na final dos Veteranos da 2ª Divisão, EC Luciana Maria e União Mineirão se enfrentarão, a partir das 16h20, no Centro Esportivo "Maria Eugênia". No mesmo horário, Acadêmicos FC e AA Asa Branca jogarão no Centro Esportivo "Dr. Pitico", na Vila Angélica. As segundas partidas acontecerão no próximo sábado (17), nos mesmos horários e locais.

Pela "Baltazar Fernandes", a partir das 10h do domingo, os confrontos semifinais serão entre AAFM/Galáticos e AA Avalanche, no "Maria Eugênia", e AA Juventude e AE Maria Eugênia ou Gespon/Ponte Nova, no "Dr. Pitico". Os jogos de volta estão previstos para o próximo domingo (18), nos mesmos horários e locais.

Confira abaixo as datas e locais das semifinais do Varzeano.

Campeonato Municipal de Futebol

Veterano da 2ª Divisão” – 2011

Semifinal

1º jogo – 10/12 (sábado)

Hora

Gr/Jg

Local

Mandante

Gol

Gol

Visitante

16:20

Q

CE Mª Eugênia

EC Luciana Maria/

Servicon/Esc.Cont.Real

União Mineirão/UsiMelo/ASAquec/

CostelaéNome/Tauber/H F Mineirão

16:20

R

CE Dr Pitico

Acadêmico FC

AA Asa Branca/Inicial Transportes

2º jogo – 17/12 (sábado)

Hora

Gr/Jg

Local

Mandante

Gol

Gol

Visitante

16:20

Q

CE Mª Eugênia

União Mineirão/UsiMelo/ASAquec/

Costela é Nome/Tauber/H F Mineirão

EC Luciana Maria/

Servicon/Esc.Cont.Real

16:20

R

CE Dr Pitico

AA Asa Branca/Inicial Transportes

Acadêmico FC


Campeonato Municipal de Futebol da 3ª Divisão

Taça Baltazar Fernandes”2011

Semifinais

1º jogo - 11 de dezembro (domingo)

Hora

Gr/Jg

Local

Mandante

Gol

Gol

Visitante

10:00

Semi

final

CE Maria Eugênia

AAFM/Galácticos

AA Avalanche

10:00

Semi

final

CE Dr. Pitico

AE Maria Eugênia OU

GESPON Ponte Nova

AA Juventude

2º jogo - 18 de dezembro (domingo)

Hora

Gr/Jg

Local

Mandante

Gol

Gol

Visitante

10:00

Semi

final

CE Maria Eugênia

AA Avalanche

AAFM/Galácticos

10:00

Semi

final

CE Dr. Pitico

AA Juventude

AE Maria Eugênia OU

GESPON Ponte Nova

Endereços dos Locais:

CE Dr. Pitico - Rua Anselmo Rolim - Vila Angélica – Fone: 3231.8612

CE Mª Eugênia – Rua Dante Trevisan – Jd. Mª Eugênia – Fone: 3226.3108

Inscrições para o Cruzeirão 2012 começam na segunda-feira

A partir de segunda-feira (12) estarão abertas as inscrições para as equipes interessadas em participar do Torneio Aberto de Futsal Cruzeirão de 2012. Elas seguem até o próximo dia 16 de janeiro. Esta será a 53ª edição da competição, organizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Esporte (Semes), com apoio da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), e costuma reunir cerca de 300 times e cinco mil atletas.

O Cruzeirão 2012 será disputado em quatro categorias na competição masculina: Principal, voltada a atletas nascidos em 1994 e anos anteriores; Veteranos (1979 e anos anteriores); Quarentão (1972 e anos anteriores); e Super Veterano (1967 e anos anteriores). Já o torneio feminino reunirá jogadoras nascidas em 1995 e anos anteriores.

As inscrições devem ser feitas de segunda a sexta-feira, em dois locais: na Semes, que fica na Unidade Seminário da Prefeitura (Av. Eugênio Salerno, 140, Centro), das 8h às 17h; ou no Ginásio Municipal de Esportes "Dr. Gualberto Moreira" (Rua José Martins, Além Ponte), das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Informações estão disponíveis aqui, ou com a Semes, pelo telefone (15) 3339.9245.

Prefeitura entrega novos ônibus à população e frota sorocabana passa a ter 1,69 anos

Na manhã desta sexta feira, 9, o prefeito Vitor Lippi, o presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Renato Gianolla, e representantes da STU - Sorocaba Transportes Urbanos entregaram dez ônibus zero quilômetro no estacionamento do Paço Municipal.

Os veículos têm três portas de serviço, rampa e elevador na porta central, itinerário digital, sistema de ventilação forçada para renovação de ar e lixeiras no anteparo das portas. Além disso, atendem as normas de acessibilidade vigentes e contam com câmeras de vigilância e GPS para melhor controle da operação e segurança aos usuários.

A partir de segunda-feira que vem, dia 12, os novos carros vão atender a linha 65 – Campolim que apresenta aumento no volume de passageiros em razão do período de compras de final de ano.

Melhorias em outras linhas

A concessionária também promove a renovação de frota com a entrada de 46 ônibus seminovos provenientes do lote emergencial e que vão melhorar o atendimento em 26 linhas, conforme segue abaixo:

06 – Barcelona;

07 – Industrial / Vila Rica;

09 – Santa Terezinha;

10 – Senac;

11 – Manchester / Ipiranga;

12 – Guadalajara;

15 – Jd. São Paulo / Jd. Capitão;

17 – Central Parque;

18 – Quintais do Imperador;

29 – Hollingsworth;

30 – Brigadeiro Tobias;

35 – Zulmira;

44 – Novo Mundo;

44/1 – Tatiana;

47 – Hortência;

48 – Aparecidinha / Castelinho;

51 – Green Valley;

52 – Cidade Universitária;

63 – Esmeralda;

73 – Júlio de Mesquita;

77 – Santa Bárbara;

80 – UFSCar;

100 – Expresso;

103 – Centro Hospitalar;

301 – Interbairros I;

303 – Interbairros III.

Durante a entrega dos ônibus o prefeito destacou que com a regularização do Lote 1 de serviços, com a entrada em operação do Consórcio Sorocaba – Consor a partir de 31 de outubro deste ano e com a renovação da frota da STU, "tivemos uma significativa melhoria na frota no Sistema de Transporte Coletivo de Sorocaba".

O presidente da Urbes enfatizou que 244 veículos foram renovados. E dessa foram, a idade média da frota do sistema passou de 3,76 anos, em outubro, para 1,69 anos, em dezembro.

Saiba onde os Ônibus da Mulher e do Homem estarão até a próxima sexta-feira (16)

Os Ônibus da Mulher e do Homem, unidades móveis de saúde da Prefeitura de Sorocaba, atenderão em dois locais diferentes neste sábado (10): das 8h às 12h, ambos estarão no bairro Cajuru, participando na Ação Social do bairro, que será realizada na Rua Mário Monteiro de Carvalho. Das 13h às 18h, os ônibus irão para o Parque São Bento para participarem da ação "Se Liga Bairro", promovida pela Secretaria da Cultura e Lazer (Secult).

No domingo (11), o Ônibus Rosa fará atendimentos na loja Style, que fica à Avenida Itavuvu, 1.870, das 8h às 15h. Já, o Azul, estará no supermercado Coop da Árvore Grande, das 9h às 17h.

Na segunda e terça-feira (12 e 13), o Ônibus da Mulher atenderá no Parque São Bento II: estará próximo ao ponto final do ônibus que atende o bairro, na Avenida Projetada I. Em ambos os dias, ficará das 9h às 16h. Na segunda-feira (12), o Ônibus Azul atenderá na loja Style, que fica à Avenida Itavuvu, 1.870, das 8h às 15h. De terça a sexta-feira (13 a 16), o Ônibus do Homem não fará atendimentos, pois passará por manutenção.

Entre quarta e sexta-feira (14 e 16), o Ônibus Rosa estará na Praça Frei Baraúna, no Centro, sempre das 9h às 16h.

Não é preciso agendar horário para ter acesso aos serviços oferecidos tanto no Ônibus da Mulher quanto no do Homem: basta comparecer ao local indicado. Aqueles que possuírem cartão do SUS ou das unidades de saúde devem levar o documento para facilitar encaminhamentos e agendamentos.

Neste sábado, operação contra a dengue será no Jardim Betânia

Chegou a vez dos moradores do Jardim Betânia, na Zona Norte, separarem todo o material que possa acumular água de suas residências. Neste sábado (10), o bairro receberá a operação especial contra a dengue, promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio das Secretarias da Saúde (SES) e de Parcerias (Separ).

A diretora de Área da Vigilância em Saúde, Consuelo Matiello, explica que a operação visa, além de reduzir a quantidade de criadouros existentes nas residências, passar orientações sobre os sintomas da dengue e de como combater o mosquito transmissor. "A população precisa nos ajudar. Cada um tem que fazer sua parte, eliminando os criadouros de suas casas, do local de trabalho. Todos devem participar deste combate", diz.

A operação terá como ponto de partida o Centro de Educação Infantil (CEI) 61, que fica à Rua Ana Ramos dos Santos, em Lopes de Oliveira. A partir das 8h30, os agentes da Seção de Controle de Zoonoses percorrerão as ruas do Betânia para orientar os moradores e recolher materiais, como pneus, pratos de planta, baldes e objetos em geral que acumulem água de chuva e que não estão sendo utilizados.

Integrantes da Cooperativa dos Egressos e Familiares de Egresso de Sorocaba e Região (Coopereso) também estarão presentes na ação, ajudando na coleta dos materiais. "Não serão recolhidos móveis ou entulho. Somente criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue", lembra Consuelo.

"Umbigo do Mundo" será apresentada no "Água Vermelha", neste fim de semana

Neste sábado e domingo (10 e 11), os sorocabanos poderão conferir a peça infantil "Umbigo do Mundo" no Parque da Água Vermelha. A apresentação é gratuita e acontecerá a partir das 15h, em ambos os dias.

Realizado por meio de uma parceria entre a Área de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Grupo Manto, a montagem divertida e lúdica conta a história dos urbanizados Fritz e sua esposa Julieta, que partem para uma aventura na selva e rios da Amazônia. Lá, se deparam com o "Peixe Bota" que foi parar no rio graças à poluição. A peça é de autoria de Carlos Roberto Mantovani.

Em um jogo de transformação constante, o "Boto" do Rio Amazonas, que serve como guia ao mundo encantado das águas, a "Vitória Régia" e muitos outros personagens, lendas, plantas e animais trazem à tona, nesta peça teatral, temas positivos e extremamente importantes como natureza, preservação do meio ambiente e reciclagem.

As apresentações retornam ao "Água Vermelha" no próximo final de semana, dias 17 e 18. O parque fica na Rua România, 150, Jardim Europa. Informações pelo telefone 3221.6643.

Coleta de lixo hospitalar retoma serviços

A coleta de lixo hospitalar em Sorocaba será retomada ainda nesta sexta-feira (9), depois de um acordo firmado no final desta manhã, entre os funcionários e diretoria da Transpolix Ambiental Serviços de Limpeza Pública e Privada Ltda. e o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Sorocaba e Região.

A Secretaria e Infraestrutura Urbana (Seobe) informa que a empresa manterá um efetivo nas ruas até percorrer todas as unidades que deixaram de ser atendidas desde à tarde da última quarta-feira (7). Entretanto, a Seobe informa que não chegou a registrar reclamações referentes a falhas no atendimento.

A coleta de lixo hospitalar em Sorocaba atende aos serviços de coleta, transporte, tratamento e destino final de todo o lixo hospitalar gerado pelas unidades públicas e particulares de saúde, clínicas e hospitais. O material recolhido representa 1,5 toneladas de resíduos coletados por dia comparativamente, o volume equivale a cerca de 11% do total recolhido pela coleta de lixo domiciliar.

Em caso de solicitações e esclarecimentos referentes à coleta de lixo hospitalar, as unidades atendidas pelos serviços podem entrar em contato com a Transpolix pelo telefone (015) 3225.3745.

4ª Festa das Tradições Nordestinas começa nesta sexta

O CCTN - Centro Cultural de Tradições Nordestinas de Sorocaba realiza, a partir desta sexta-feira (09), a 4ª Festa das Tradições Nordestinas. O evento segue até domingo, dia 11, na Av. Itavuvu, 4647, Jd. São Camilo.

A atração da festa ficará por conta da visita dos cangaceiros vindos do sertão pernambucano, o Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, de Serra Talhada. Na ocasião, o pesquisador Anildomá Willans de Souza, escritor, professor e fundador da Associação Cultural Cabras de Lampião, falará sobre a infância e a adolescência de Lampião, além de toda a trajetória histórica.

No evento haverá também uma feira com artesanatos, documentários em DVDs contando a história de Lampião, camisetas, Literatura de Cordel, recitais poéticos e CDs com músicas do cangaço, entre outras atrações.

Confira a programação completa no site: www.cctn.org.br. Informações nos telefones 2104.3544 e 3239.5188.

Jogo solidário reúne craques do futebol em Sorocaba, neste sábado

Zenon, Ailton Lira e João Paulo são alguns dos "Amigos do Careca"
Tupãzinho é uma das atrações do "Amigos do Abelha"

A entrada é a doação de um brinquedo novo, que será revertido à Festa de Natal da UBS Vila Sabiá, tradicionalmente preparada às crianças do bairro.

Neste sábado (10), a partir das 15h, os sorocabanos vão poder conferir o 5º "Futebola de Ouro", que reunirá craques do futebol no Estádio "Rui Costa Rodrigues" (Estrada). Promovido pelo Panathlon Club Sorocaba, com apoio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), o evento terá como principal atração uma partida entre "Amigos do Abelha" x "Amigos do Careca", tendo como preliminar o jogo "Veteranos de Sorocaba" x "Imprensa".

A entrada aos espectadores será por meio da doação de um brinquedo novo, que será revertido à Festa de Natal que a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Sabiá, evento já tradicional para as crianças do bairro e que acontecerá na próxima sexta-feira, dia 16. "Além de podermos conferir um jogo de futebol, essa será outra oportunidade de o sorocabano mostrar novamente que é um povo solidário e que vai colaborar com o Natal de mais de 2 mil crianças da região da Vila Sabiá", destaca Denise Lippi, primeira-dama e presidente do FSS.

O jogo principal reunirá nomes conhecidos do torcedor brasileiro, em times comandados por Careca, ex-centroavante da Seleção Brasileira e de clubes, como o Guarani, São Paulo, Napoli (Itália) e Santos; e Abelha, ex-goleiro do São Bento e do São Paulo.

O evento também homenageará personalidades do futebol e da imprensa. Neste ano os destaques são os atletas do São Bento, como Zecão, Ney Roz e Nenê, que jogaram na década de 60 e 70, e Sérgio (1956), pai de Zé Sérgio, ex-atleta do São Paulo Futebol Clube. Os jornalistas Doraci Solla Galera e Clodoaldo Armando Judica (in memorian) também serão lembrados.

Para os jogos entre os veteranos estão escalados: Adilson Neri, Claudinho Cardoso, Claudinho Anacleto, Beto Lara, Fernandão, João Cavalcanti, Ronaldo Cebola, Edmilson Pedro Souza, Ismael, Claudinho Anacleto, Vitor Mosca, Ronaldo Dias, Eugênio Herbest, João Fagundes, Daniel Habibs, José Geraldo.

A equipe da imprensa será formada por: Coutinho (São Bento), Fábio Rogério (Jornal Cruzeiro do Sul), Caio (Radio Cacique), Léo (Radio Cacique), Caio Rossini (Rádio Cruzeiro FM), Serginho Campos (Toque de Primeira), Rubine (TV Tem), Régis (TV Tem); André Fasano (Rádio Cruzeiro FM), Marcelo Duarte (Jornal Bom Dia), Nelson (TV Tem), Everton (TV Tem), Luiz Junior (Jornal Bom Dia), Mateus (TV Tem), Luiz (TV Tem), Lauro Campos (Rádio Cruzeiro FM/Toque de Primeira).

Para o jogo de fundo, a equipe "Amigos do Abelha" será formada por ex-profissionais do São Bento, entre 86 e 87, e que também se destacaram em outras equipes, como Tupãzinho (ex-Corinthians), Ademar (ex-São Caetano), Guinei (ex-Corinthians), Odair (ex-Palmeiras), Selmo, Hélio, Márcio, Aguinaldo, Toninho Oliveira, Paulo Robson, Júlio César, Nildo, Guinei, Jorge, Cacau, Zé Carlos, Moisés, Geraldo, Ney Roz, Ademar, Gatãozinho, Carlinhos Anão, Zé Hélio e Alemão. Além dos atletas de 2002, campeões da Copa Federação, como Nenê, Vladimir, Tita, Juninho Paraná, entre outros, e o próprio Abelha.

Os destaques do "Amigos do Careca" são: Zenon (ex-Corinthians), Ailton Lira (ex-Santos), João Paulo (ex-Guarani), Gil Baiano (ex-Palmeiras e Bragantino), Manguinha (ex-Guarani), e o próprio Careca. Os jogos serão apitados pelo árbitro da CBF, Guilherme Ceretta de Lima.

Clube da Escola faz feira de artesanatos no térreo do Paço Municipal

Uma feira de produtos artesanais mostra e comercializa até esta sexta-feira (09), no pátio interno do Paço Municipal, os trabalhos realizados pelas mães que frequentaram o programa Clube da Escola ao longo de 2011. São oferecidos diversos produtos, a preços acessíveis, como pintura em tecidos, ponto cruz, enfeites de Natal, velas natalinas, toalhas bordadas, tapeçaria, crochê, bordados, caixas decoradas, sabonetes artesanais, tapetes, entre outros. A feira é aberta ao público em geral e acontecerá das 9h às 17h.

Conforme explica a professora Suad de Oliveira, coordenadora do Clube da Escola, a feira é resultado do trabalho das mães de alunos que frequentaram as oficinas de artesanatos desenvolvidas nas 15 unidades onde o programa funciona. Ele é desenvolvido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação, e somente neste ano movimentou cerca de 100 mil pessoas em suas atividades.

Atualmente, são 15 unidades educacionais distribuídas em 15 bairros diferentes, envolvendo toda a comunidade escolar e do bairro em diversas atividades aos sábados e domingos. "O objetivo do Clube da Escola é a integração estudante/família. As aulas e as orientações são realizadas por universitários", diz Suad.

As crianças e adolescentes também podem participar de oficinas de desenho, arte com papel, pintura, máscaras, dramatização, músicas, jogos de mesa e esportivos, brincadeiras, etc.. Além disso, acontecem atividades de futebol, vôlei, basquete, balé, alongamento, dança, entre outras.

Aos domingos, pela manhã, além de esportes e atividades variadas, os participantes também recebem aulas de capoeira. Já, no período da tarde, são desenvolvidos projetos culturais sobre teatro, banda de rock, banda de MPB, show sertanejo, karaokê, apresentação de balé, show de mágicas, entre outros.