terça-feira, 29 de novembro de 2011

Grupo de ciclistas promove passeio solidário amanhã

Amanhã, um grupo de amigos ciclistas fará um passeio solidário em Sorocaba, com a arrecadação de leite em caixa que será doado ao Centro de Orientação e Educação Social (Coeso) da cidade, no próximo sábado, dia 3, às 10h, na unidade da entidade que fica na rua João Francisco das Neves, 11, Vila Assis, no Parque dos Espanhóis. Camisetas foram confeccionadas pelo grupo organizador da ação "Amigos do Pedal de Quarta" e serão trocadas amanhã, às 20h30, em frente à praça Pio XII, no Jardim Santa Rosália, durante o encontro dos ciclistas.

De acordo com o criador do grupo, o representante comercial Wiliam Francisco Brito, de 34 anos, para conseguir a camiseta a pessoa interessada precisa levar seis litros de leite. Mas ele alerta que são poucas as camisetas: "Fizemos mais para marcarmos o passeio e obtermos a quantia de 360 litros de leite para doação". Segundo ele, o Coeso gasta 12 litros de leite por dia para dar às crianças assistidas. "Pelo menos conseguiremos cobrir um mês", afirma, lembrando que outros passeios solidários deverão ser realizados pelo grupo. A partir de janeiro de 2012, toda primeira quarta-feira, o "Amigos do Pedal de Quarta" incentivará os participantes a levarem um litro de leite para doação.

O grupo foi criado em julho deste ano por Will, como é conhecido entre os amigos, com o objetivo de incentivar o esporte e a solidariedade. "As nossas pedaladas são leves, entre 15 e 20 km/h, e procuramos seguir mais pela ciclovia e vias planas. Nosso objetivo é estimular a prática desse esporte às pessoas que não estão acostumadas a pedalar", destaca.

Shoppings da Itavuvu vão gerar 2,5 mil vagas


Dois shoppings de grande porte estão sendo construídos na avenida Itavuvu. Juntos, os empreendimentos devem criar 2,5 mil empregos diretos. Segundo os especialistas, o esperado é que as vagas, em sua grande maioria, sejam ocupados por moradores da zona norte, considerada a região que mais cresce na cidade.

Previsto para ser inaugurado em 2013, o Shopping Cidade prevê a criação de pelo menos 1.500 empregos diretos. No Plaza Shopping Itavuvu a previsão é de que pelo menos mil vagas sejam abertas, esse empreendimento tem a abertura programada para o ano que vem. A expectativa é que apenas a praça de alimentação empregue cerca de 200 pessoas. Segundo a administração do Plaza Itavuvu, durante a construção foram criadas 500 vagas.

A zona norte é uma das regiões que mais cresce em Sorocaba. Novos condomínios residenciais surgem a cada dia, estimulando o crescimento populacional e valorizando tanto o comércio como a prestação de serviços. A instalação da montadora Toyota e suas sistemistas é um dos atrativos para novas empresas para a região. Nos estudos feitos para a implantação do Shopping Cidade, foi apontado que 43% da população da cidade, ou seja, cerca de 286 mil pessoas, mora naquela região da cidade.

Perfil das vagas

Para os interessados em ocupar uma das milhares de vagas que serão abertas, o diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings (Alshop) Luís Augusto Ildefonso da Silva, explica como serão esses postos de trabalho. Segundo ele, um empreendimento deste porte cria, basicamente, dois tipos de vagas.

"Temos que focar em dois ambientes: a administração e manutenção e o comércio propriamente dito", diz ele. Assim, para a administração e manutenção do condomínio de lojas, são demandado alguns cargos com grau superior de escolaridade. "São pessoas mais qualificadas, com nível superior. Acredito que sejam de dez a 20 vagas com esse perfil", pondera Silva. A parte de manutenção do shopping, segundo ele, também demanda por profissionais específicos.

O segundo ambiente citado pelo representante dos lojistas de shopping, é criado pelos estabelecimentos presentes no empreendimento. "Nas lojas, a contratação é mais fácil. Normalmente exige-se segundo grau completo", adianta Silva. Uma boa parte das vagas criadas pelo comércio em shopping, segundo ele, costuma ser preenchidas por estudantes universitários.

"Não é difícil que essas pessoas acabem se destacando e façam carreira na loja em que estão", diz Silva. Assim, continua, há casos em que o universitário acaba abandonando a profissão inicialmente escolhida e o comércio, tido então como um meio de custear os estudos, acaba se tornando na principal ocupação.

Consequência mais relevante

Professor de Economia na Universidade de Sorocaba (Uniso), Juliano Morais Galle, diz que o fator mais relevante como consequência de empreendimentos desta magnitude é exatamente a geração de empregos. "Além disso, a zona norte terá acesso a uma gama maior de produtos, serviços e lazer", pondera o professor.

"O impacto tende a ser positivo pelo incentivo à abertura de outros negócios como restaurantes e lojas nas redondezas após a abertura do shopping por causa do maior fluxo de pessoas", diz Galle. Para o economista, o mercado imobiliário também será impactado positivamente com a abertura dos condomínios comerciais.

Sobre a proximidade dos dois shoppings, Galle afirma que o fato de estarem na mesma avenida vai acirrar a concorrência beneficiando os consumidores. Entre as oportunidades de emprego que devem ser criadas com a chegada dos empreendimentos, o professor cita vagas para vendedores, auxiliares administrativos, serviços gerais e gerentes de lojas. "No longo prazo, a implantação do novo shopping deverá contribuir muito com o desenvolvimento da região e com os moradores de lá em termos de acesso rápido a bens e serviços", diz.

(
Carolina Santana - Jornal Cruzeiro do Sul)

"Operação Natal Seguro" terá policiamento ostensivo no Centro

A partir desta quinta-feira (01), a Guarda Civil Municipal inicia a "Operação Natal Seguro" ampliando o policiamento ostensivo na região central de Sorocaba até o dia 24 de dezembro. Nesse período, as ações de patrulhamento preventivo serão permanentes, com a circulação de guardas e viaturas em pontos estratégicos durante todo dia, até 22 horas. A operação inclui a utilização da Base Móvel da corporação, que ficará à disposição da comunidade.

De acordo com a Secretaria de Segurança Comunitária (Sesco), o objetivo é garantir a segurança de pedestres e comerciantes, inibindo a incidência de furtos e outros delitos, por conta da grande movimentação registrada nesta época no centro da cidade. As ações incluem também a fiscalização para evitar a presença de flanelinhas e de ambulantes comercializando produtos de origem duvidosa, com o apoio da Fiscalização Municipal e da Polícia Militar.

Para que a o "Natal Seguro" obtenha êxito, a Sesco também está solicitando a colaboração da população, oferecendo algumas dicas de segurança consideradas essenciais. Entre elas, incluem:
  • Carregar a bolsa, mala ou carteira de forma segura, inclusive no interior das lojas;
  • Ficar atento e ter cuidado ao usar os caixas eletrônicos;
  • Permanecer alerta sobre o que está ocorrendo a sua volta;
  • Estacionar o veículo em local seguro;
  • Não carregar grandes somas em dinheiro;
  • Não permanecer em áreas isoladas;
  • Evitar o uso de aparelhos eletrônicos ao caminhar (som, celular etc.);
  • Não aceitar carona de desconhecidos;
  • Relevar as provocações no trânsito e respeitar as Leis;
  • Evitar caminhar sozinho;
  • Em qualquer situação preocupante, procurar um policial.

Roteiro Educador tem a última visita do ano

Alunos da rede municipal que frequentam o programa Escola em Tempo Integral – Oficina do Saber realizaram, na segunda-feira (28), a última visita monitorada do Roteiro Educador. Foram os estudantes das EMs "Irineu Leister" e "Inês Rodrigues Cesarotti", que visitaram a Biblioteca Municipal e o Centro Cultural Quilombinho, respectivamente.

Atualmente, Sorocaba conta com 21 espaços e monumentos que recebem diariamente os alunos da rede municipal. Com o Roteiro Educador, os próprios públicos, entidades e monumentos históricos se transformam em espaços educadores, recebendo as crianças que frequentam a Escola em Tempo Integral - Oficina do Saber.

O Roteiro Educador, desenvolvido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), consiste numa verdadeira viagem pela história da cidade, personagens e monumentos. "É, na realidade, uma aula viva sobre a história de Sorocaba e de seus personagens. A proposta é a de atingir 70 locais de visitas até o final de 2012", explica a secretária Maria Teresinha Del Cistia.

O programa consta da grade curricular da Rede Municipal de Ensino. Monitoradas, as visitas são pré-agendadas e, durante a viagem de ida, o professor conta aos alunos a história ou descreve sobre o local a ser visitado. Para melhor aproveitamento, em sala de aula e antes de acompanhar cada passeio, o professor se prepara para repassar uma boa informação e conhecimento da história da cidade, os personagens e a representação sociocultural ao estudante; bem como, a importância dos pontos a serem visitados para a Cidade Educadora.

Entre os espaços da cidade que recebem os estudantes, estão os Parques das Águas e Kasato Maru, o Rio Sorocaba, o Palácio de Brigadeiro Tobias (Fundec), o Mercado Municipal e as Casas do Cidadão. Também fazem parte: Mosteiro de São Bento, Centro Administrativo (Prefeitura e Câmara Municipal), Zoológico "Quinzinho de Barros" e Pelourinho.

Desde que o Roteiro Educador entrou em funcionamento, em maio do ano passado, cerca de quatro mil alunos já participaram dos passeios e conheceram um pouco da história da cidade, ao vivo.

Sabe Tudo supera a marca de 1 milhão de acessos

Sabe Tudo supera a marca de 1 milhão de acessos

As 26 unidades do Sabe Tudo em funcionamento em Sorocaba atingiram esta semana a expressiva marca de 1.034.020 acessos monitorados. Isso corresponde a mais de 517 mil horas de uso dos 20 computadores, instalados em cada unidade. Outro dado impressionante é o número de cadastrados nos Sabe Tudo: 45.216. Boa parte desses usuários é formada por crianças em idade escolar, que utilizam os computadores para pesquisas, trabalhos escolares, digitar textos e outras tarefas.

Como destaca a secretária da Educação, Maria Teresinha Del Cistia, esses números comprovam a importância do Sabe Tudo para a comunidade escolar. Atualmente são 21 unidades instaladas ao lado de escolas municipais e outras seis anexas a escolas do estado. A marca superior a 1 milhão de acessos corresponde a mais de 517 mil horas de uso monitorado da internet, sem contar o acesso à informação que o Sabe Tudo oferece também gratuitamente aos cadastrados e à comunidade: jornais diários, revistas e demais atividades.

A unidade do Sabe Tudo do bairro Júlio de Mesquita Filho, instalada ao lado da EM "Luis de Almeida Marins Filho", é a que apresenta maior número de usuários cadastrados – 3.075. No total são 12.222 mil alunos formados nos cursos de Informática (básica e avançada) e de Cidadania. Além dos estudantes, que têm prioridade, os moradores também utilizam os computadores, bem como, a internet para cadastrar ou conferir os créditos do programa Nota Fiscal Paulista, procurar trabalho, encaminhar currículos e enviar e-mails.

Muitos dos jovens que se formam nos cursos do Sabe Tudo ganham um incremento no currículo que os ajuda, inclusive, a conquistar o primeiro emprego. Os que se destacam no curso são contratados pelo próprio projeto Pérola e se tornam monitores para ensinar os novos alunos. No curso de Informática Básica, os alunos aprendem Windows, Word, Excel, Power Point e BrOffice, além de navegar pela internet. Os cursos têm cinco meses de duração. A primeira unidade a entrar em funcionamento na cidade foi a do Jardim Hungarês, em 2007.

Secretaria da Saúde realiza capacitação para os dentistas da rede municipal

Na tarde desta segunda-feira (28), a Secretaria da Saúde (SES) realizou o III Ciclo de Atualização em Odontologia na Saúde Pública para aproximadamente 150 dentistas que atuam na rede municipal. O encontro aconteceu no auditório da Unip.

O tema da capacitação foi "Terapêutica Medicamentosa na Clínica Odontológica", ministrado pelo prof. Dr. Juliano Pierri. O objetivo foi oferecer uma atualização para os profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), na Policlínica de Especialidades e nas escolas municipais.

"Essa ação é de extrema importância, considerando que desperta a busca de maior conhecimento e, consequentemente, melhor atendimento à população", destacou o secretário Ademir Watanabe.

A próxima capacitação será no dia 5 de dezembro, também das 13h30 às 16h30, na Unip.

Território Jovem Ipiranga tem vagas para Dança de Salão e Atendente de Área Médica

O Território Jovem Ipiranga, unidade da Secretaria da Juventude (Sejuv), ainda recebe inscrições para os interessados em participar da oficina de Dança de Salão. Para se inscrever, basta se dirigir à sede do TJ Ipiranga, que fica à Avenida Elias Maluf, 1.080, Jardim Ipiranga, às sextas-feiras, às 19h30, quando são realizadas as aulas. Informações pelos telefones 3228.6880 ou 3221.3081.

Curso de Atendente na Área Médica

Também estão abertas as inscrições para jovens, de 18 a 29 anos, interessados em participar do curso de Atendente na Área Médica. Realizado em parceria com a Secretaria de Relações do Trabalho (Sert), por meio da Unite (Universidade do Trabalhador Empreendedor), as aulas começam no dia 5 de dezembro no TJ Ipiranga. As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Para a inscrição, o interessado deve ir a unidade até o dia 2 de dezembro e apresentar o RG.

Mais de 6 mil pessoas aproveitaram o domingo de sol no programa Via Viva

Neste último domingo (27), aproximadamente 6.500 pessoas compareceram na 28ª edição do Via Viva e puderam conferir uma variada programação de esportes, lazer, cultura e serviços. Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, o programa acontece todos os domingos, das 8h às 13h, na Avenida Itavuvu, na Zona Norte.

São mais de 2 km de extensão da via, que fica aberta exclusivamente para o pedestre participar de diversas atividades gratuitas, bem como passear com a família, caminhar, andar de bicicleta, skate, patinete ou patins. O público também aproveitou ações, como: dicas de saúde, com orientações sobre prevenção e tratamento do diabetes, higiene bucal, aferição de pressão arterial, alongamento e orientações posturais.

A criançada se divertiu com a pintura facial, os brinquedos infláveis, jogos de basquete, damas, xadrez, pebolim e tênis de mesa; além da Escola do Pedala, que orienta sobre a segurança no trânsito.

O mecânico Wesley Silva aproveitou a manhã ensolarada deste dia e levou a filha Ana Paula, 6 anos, para participar novamente do Via Viva. "Se não a trago, ela fica de cara fechada o domingo todo, pois já tem amigos aqui, Todos da mesma idade que, como ela, adoram toda a diversão oferecida", contou.

O comerciante Cláudio Duarte destacou o grande número de clientes nas edições do programa. "Antes do Via Viva eu nem abria as portas do meu comércio no domingo. Mas agora, como tem sempre um grande número de pessoas pela avenida, resolvi ver se valia a pena. O resultado é positivo, com um aumento de quase 70% de vendas a mais que em dias úteis", conta.

Como em toda edição, o Via Viva manteve a "Academia ao Ar Livre", empréstimos de livros pelo programa móvel do "Vai e Vem" e a unidade Sabe Tudo, que fica próxima à avenida e que oferece acesso à internet e espaço para leitura de livros, revistas e jornais do dia.

A estrutura do programa oferece nove banheiros em três pontos da avenida e duas tendas de serviço de manutenção básica de bicicletas. Para a segurança dos participantes, a Urbes monitora o fechamento e a abertura da avenida e das vias ao redor; além da presença de equipes e unidades móveis da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar para segurança das pessoas.

Dengue 2012: Capacitação de funcionários da Saúde continua até quinta-feira

Funcionários das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) Zona Norte e Zona Oeste, dos Prontos Atendimentos (PAs), do Ambulatório de Saúde Mental, do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids) e da Policlínica Municipal de Especialidades estão participando, desde o último dia 24, de encontros que visam capacitá-los para o enfrentamento da dengue em 2012. O curso é promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES).

A SES solicitou a todos os coordenadores das unidades que identificassem em suas equipes os profissionais com perfil para constituírem um grupo gestor local de enfrentamento da dengue. As equipes serão formadas por um médico, um enfermeiro, um técnico ou auxiliar de enfermagem e um técnico ou auxiliar administrativo, além do próprio coordenador. Cada grupo atuará em seu local de trabalho como multiplicadores de conceitos e articuladores para a implementação das estratégias construídas para enfrentar a dengue no ano que vem.

Nesta segunda-feira (28), o treinamento foi realizado na Escola de Gestão Pública, das 8h30 às 12h, com as equipes das UBSs Cerrado, Márcia Mendes, Simus, Sorocaba I e Wanel Ville e da UPH Zona Oeste. Nesta terça-feira (29), neste mesmo horário, os funcionários das UBSs Vila Barão, Lopes de Oliveira, Maria Eugênia, Nova Esperança e São Bento e do Ambulatório de Saúde Mental serão capacitados na UBS Escola.

Na quarta-feira (30), o treinamento ocorrerá novamente na Escola de Gestão Pública, no mesmo horário, com os funcionários das UBSs Ana Paula Eleutério, Laranjeiras, Paineiras, Ulysses Guimarães e Vitória Régia e do PA Laranjeiras. E, na quinta-feira (1), mesmo horário, o curso será no Centro de Referência em Educação aos servidores das UBSs Aparecidinha, Brigadeiro Tobias, Éden, Cajuru e Sabiá e dos PAs Brigadeiro Tobias e Éden.

Defesa Civil prepara plano preventivo para ocorrências provocadas pelas chuvas

A Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec) coloca em prática o Plano Verão, em Sorocaba, a partir desta quinta-feira (01), previsto para se estender até o dia 31 de março do próximo ano. O objetivo é desenvolver ações preventivas e emergenciais em situações de risco provocadas pelas chuvas e outros desastres naturais.

O tema foi debatido nesta segunda-feira (28), durante reunião promovida pela Comdec, na Biblioteca Municipal, no Alto da Boa Vista. Participaram representantes de todas as secretarias municipais e outros órgãos, como CPFL, Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra, Cetesb e os núcleos de Defesa Civil, formados por voluntários. Na reunião foram distribuídas as cartilhas com as ações previstas para o período e apresentado um balanço das ocorrências registradas em anos anteriores.

O novo Plano Verão foi anunciado oficialmente pelo coordenador geral da Comdec, Roberto Montgomery Soares, titular da Secretaria de Segurança Comunitária (Sesco). Ele destacou algumas iniciativas já adotadas pela Prefeitura e que vão contribuir com a redução das ocorrências provocadas pelo excesso de chuvas.

Como exemplo, citou a elevação da pista da Avenida Dom Aguirre, nas imediações da Praça Lions, que antes era muito afetada pelas enchentes, além da instalação de bombas de recalque no Rio Sorocaba, sob a Ponte Francisco Dellosso. Lembrou ainda das intervenções do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) nas imediações do Parque das Águas, com a instalação de um sistema de bombeamento que contem as enchentes.

Montgomery ressaltou outras ações preventivas, ainda em andamento: a remoção de famílias de áreas de risco, que devem "ser efetivadas até o início de 2012". Será removida cerca de 800 famílias para os conjuntos habitacionais em implantação na Zona Norte, próximo ao Horto Florestal. Atualmente, essas famílias residem em áreas como Pq. São Bento II, Tancão do Jd. Nova Esperança, área sob a torre de transmissão de energia do Jardim Ipiranga, as do bairro Júlio de Mesquita Filho e as da rua Itália, no Jd. Europa.

"Prêmio Flávio Gagliardi" premia os vencedores nesta 3ª feira

Com o objetivo de estimular a produção artística em Sorocaba, reconhecer talentos e descobrir novos valores no campo das artes plásticas, a Prefeitura de Sorocaba, por intermédio da Secretaria da Cultura e Lazer (Secult), divulga os vencedores do 23º Prêmio "Prof. Flávio Gagliardi" de Artes Plásticas deste ano. A solenidade acontece nesta terça-feira (29), a partir das 19h, no Palacete Scarpa, sede da secretaria. A produção é nos estilos clássico e contemporâneo.

Neste evento, além da entrega de medalhas, diplomas e cerca de R$ 500 aos vencedores, acontecerá uma exposição com todas as obras participantes, que depois permanecerá aberta para visitação pública até o dia 9 de dezembro, no Salão de Exposições do Palacete, que fica Rua Souza Pereira, 448, no Centro, telefone 3211.2911.

De acordo com o secretário Anderson Santos, o prêmio foi instituído em 1988 e é dividido em duas categorias: Acadêmico e Contemporâneo. Todo artista plástico residente em Sorocaba pode participar. A comissão que julgou os vencedores de 2011 foi formada por Jeovah José dos Santos, Osiel dos Santos Lima, Rosângela Castro e Sônia Urublisk.

Obras premiadas

Estilo Contemporâneo - "Sem Título", da artista Maria Anita Rosa Lessa

Estilo Clássico - "Senhora das Metamorfoses", do artista Rinaldo Grilo Filho

Destaque dos últimos 12 meses: artista Liliana Alves

“Fique Sabendo” já realizou mais de 500 testes de HIV

A Campanha Fique Sabendo 2011, promovida pela Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), por meio do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids), registrou nos quatro primeiros dias de atividades (entre os dias 24 e 27 de novembro) a realização de 505 testes de HIV. Também foi feito o mesmo número de testes de sífilis e hepatites virais (B e C).

A coordenadora do Programa DST/Aids, Maria Tereza Morales Dib, diz que o objetivo da campanha é incentivar a realização de testes de HIV, sífilis e hepatites virais, proporcionando o diagnóstico e encaminhamento dos pacientes ao tratamento antes da manifestação das doenças, além de orientar sobre a prevenção.

"Todas as pessoas com vida sexual ativa devem fazer o exame para que não haja nenhuma dúvida. O diagnóstico precoce, principal objetivo da campanha, garante à pessoa que vive com o vírus do HIV mais qualidade de vida e sucesso no tratamento", diz.

Os exames são realizados gratuitamente em 34 unidades da rede municipal: as 30 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) oferecem os testes das 7h às 16h; o Centro de Orientação e Aconselhamento de Sorocaba (Coas), que fica à Rua da Penha, 770, Centro, atende das 7h às 20h, e o Serviço de Assistência Municipal Especializada (SAME), na Rua Manoel Lopes, 520, Vila Hortência, das 7h às 19h.

Os Ônibus da Mulher e do Homem também participam do Fique Sabendo. Desta terça até quinta-feira (1º de dezembro), ambos atenderão na Praça Coronel Fernando Prestes, das 8h às 18h. O objetivo é atender o maior número possível de pessoas interessadas.

O teste de HIV é simples, realizado a partir de exame de sangue. O interessado é atendido com privacidade em qualquer uma das unidades onde o exame é realizado. Para fazer o teste, maiores de 12 anos precisam apresentar um documento de identidade com foto, os menores, da autorização do responsável.

Informações sobre as DST, Aids e o Fique Sabendo podem ser esclarecidas pelo Disque Aids - telefone 3232-2200, ou no blog "Do que é meu cuido eu" (http://doqueemeucuidoeu.blogspot.com).

Campanha para substituição das sacolas plásticas será lançada nesta terça-feira

A ideia é educar e conscientizar os consumidores e as redes de supermercado da cidade. A partir de 25 de janeiro de 2012, somente sacolas reutilizáveis serão disponibilizadas nestes estabelecimentos no Estado.

A Associação Paulista de Supermercados (Apas) realiza nesta terça-feira (29), às 9h, o lançamento da Campanha "Vamos tirar o Planeta do Sufoco" em Sorocaba. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância e a necessidade da substituição das sacolas descartáveis pelas reutilizáveis nos supermercados da cidade. O evento acontecerá no Salão de Vidro, que fica no andar térreo do Paço Municipal.

Realizado com apoio do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a iniciativa visa à conscientização da sociedade quanto aos impactos sociais e ambientais do consumo exagerado de sacolas descartáveis. A ideia é promover uma mudança de comportamento no setor dos supermercados, incentivando os consumidores a reutilizarem as sacolas ecológicas ou, então, optarem pelas caixas de papelão, por exemplo.

De acordo com a Apas, a quantidade de sacolas usadas em Sorocaba é de 129 toneladas ao mês, totalizando 1.550 toneladas ao ano. Esse tipo de material deixa uma trajetória de estragos. O plástico entope bueiros, provoca enchentes, polui os rios e causam a morte por asfixia de inúmeras espécies de animais. Ele contamina o meio ambiente durante centenas de anos, pois demora para se decompor.

A campanha terá a duração de 45 dias e será feita por meio de publicidade na mídia e nos ônibus circulares de Sorocaba. A partir de 25 de janeiro de 2012, as sacolas descartáveis deverão ser substituídas por uma opção mais sustentável ou embalagens reutilizáveis.

Prefeito Vitor Lippi faz palestra na FIESP

Prefeito dividirá o palco de palestras com presidentes de grupos como Pão de Açúcar, JBS/Friboi, Cacau Show, e personalidades como José Serra.

Ao lado de José Serra, Abilio Diniz (Grupo Pão de Açúcar), Paulo Skaf, Joesley Batista (Grupo JBS/Friboi), Alexandre Tadeu Costa (Cacau Show), o prefeito Vitor Lippi é um dos palestrantes no VII Congresso Paulista de "Jovens Empreendedores Gigantes pela Própria Natureza". Promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o evento acontece durante todo o dia, nesta segunda-feira (28).

Lippi falará às 15h, dentro do Painel TED a-like "Sem mudança na há esperança", abordando o tema "Cidades Sustentáveis". Dentro desse painel falarão ainda MV Bill (Responsabilidade Social), Gustavo Reis (prefeito de Jaguariúna) sobre Cidades Saudáveis, José Pacheco – Escola da Ponte (Cultura/Educação) e Luiz Felipe d´Ávila (CLP) que abordará Cidadania e Política.

O prefeito de Sorocaba destaca que será uma honra dividir o palco das palestras com personalidades como José Serra, os presidentes de grupos como Pão de Açúcar, JBS/Friboi, Cacau Show. "Em Sorocaba o empreendedorismo é aplicado desde o ensino básico. Vamos apresentar a esses jovens empreendedores, na Fiesp, um pouco do que realizamos durante nossa gestão, que é resultado de planejamento estratégico, ferramenta que faz parte da rotina dos empresários", disse Lippi.

O VII Congresso Paulista de Jovens Empreendedores é realizado pelo Comitê de Jovens Empreendedores (CJE) da Fiesp. O evento vai oferecer conteúdo gratuito ligado à educação empreendedora a aproximadamente 1.500 participantes. A ideia é gerar uma visão transformadora para impulsionar o desenvolvimento do país. O encontro vai debater temas relevantes, com jovens possíveis empreendedores, os que já fizeram este caminho e os vários atores sociais ligados ao tema.

Cada um dos palestrantes dará sua contribuição ao debate, que visa contribuir com uma nova identidade empresarial, com ética e comprometimento. O encerramento, às 18h, será feito pela banda Two Face, que trará DJ, corpo de ballet, vocais e um piano de cauda, para um grande evento.

Reunião define os últimos detalhes para a festa do Natal Dourado

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Denise Lippi, esteve na tarde desta sexta-feira (25), junto com a Comissão do Natal Dourado, no Ginásio Municipal de Esportes “Dr. Gualberto Moreira”. O objetivo foi definir os últimos detalhes para a grande festa do Natal Dourado 2011, que acontecerá no dia 9 de dezembro, às 9h, no próprio local.

De acordo com a primeira-dama, a previsão é contar com a participação de aproximadamente 2.500 crianças de entidades beneficentes cadastradas no Conselho Municipal de Assistência Social. Também serão beneficiadas as crianças assistidas pelo Projeto “Amigo da Família”. “O Papai Noel será a grande atração”, conta Denise Lippi, lembrando ainda que no evento haverá a distribuição dos brinquedos, apresentações de música e de dança e muitas brincadeiras.

Com a venda de cupons do "Natal Dourado" ao preço de R$ 1,00 cada, o FSS comprou 5 mil brinquedos, entre bonecas e caminhões. Ao todo, foram vendidos 50 mil cupons, sendo 15 mil aos cuidados dos servidores e 35 mil aos funcionários do Banco do Brasil/Nossa Caixa, parceiro do evento. Além de proporcionar alegria às crianças, quem comprou um cupom vai concorrer a uma TV LCD de 32'', que será sorteada pela Loteria Federal no dia 10 de dezembro.

Campanha "Vamos Tirar o Planeta do Sufoco" será lançada nesta terça-feira, em Sorocaba

A ideia é promover uma mudança de comportamento no setor dos supermercados da cidade, incentivando os consumidores a reutilizarem as sacolas ecológicas ou então optar pelas caixas de papelão, por exemplo.

Nesta terça-feira (29), às 9h, será lançada a Campanha "Vamos tirar o Planeta do Sufoco" em Sorocaba. O objetivo é de conscientizar a população sobre a importância e a necessidade da substituição das sacolas descartáveis pelas reutilizáveis nos supermercados da cidade. O evento acontecerá no Salão de Vidro, que fica no andar térreo do Paço Municipal.

Realizado pela Apas (Associação Paulista de Supermercados), com apoio do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a iniciativa visa a conscientização da sociedade quanto aos impactos sociais e ambientais do consumo exagerado de sacolas descartáveis.

De acordo com a Apas, a quantidade de sacolas usadas em Sorocaba é de 129 toneladas ao mês, totalizando 1.550 toneladas ao ano. Esse tipo de material deixa uma trajetória de estragos: entopem bueiros, provocam enchentes, poluem rios e causam a morte por asfixia de inúmeras espécies de animais, contaminando o meio ambiente durante centenas de anos que demoram para se decompor.

A campanha terá a duração de 45 dias e será feita por meio de publicidade na mídia e nos ônibus circulares de Sorocaba. A partir de 25 de janeiro de 2012, as sacolas descartáveis deverão ser substituídas por uma opção mais sustentável ou embalagens reutilizáveis.