terça-feira, 29 de novembro de 2011

Defesa Civil prepara plano preventivo para ocorrências provocadas pelas chuvas

A Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec) coloca em prática o Plano Verão, em Sorocaba, a partir desta quinta-feira (01), previsto para se estender até o dia 31 de março do próximo ano. O objetivo é desenvolver ações preventivas e emergenciais em situações de risco provocadas pelas chuvas e outros desastres naturais.

O tema foi debatido nesta segunda-feira (28), durante reunião promovida pela Comdec, na Biblioteca Municipal, no Alto da Boa Vista. Participaram representantes de todas as secretarias municipais e outros órgãos, como CPFL, Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra, Cetesb e os núcleos de Defesa Civil, formados por voluntários. Na reunião foram distribuídas as cartilhas com as ações previstas para o período e apresentado um balanço das ocorrências registradas em anos anteriores.

O novo Plano Verão foi anunciado oficialmente pelo coordenador geral da Comdec, Roberto Montgomery Soares, titular da Secretaria de Segurança Comunitária (Sesco). Ele destacou algumas iniciativas já adotadas pela Prefeitura e que vão contribuir com a redução das ocorrências provocadas pelo excesso de chuvas.

Como exemplo, citou a elevação da pista da Avenida Dom Aguirre, nas imediações da Praça Lions, que antes era muito afetada pelas enchentes, além da instalação de bombas de recalque no Rio Sorocaba, sob a Ponte Francisco Dellosso. Lembrou ainda das intervenções do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) nas imediações do Parque das Águas, com a instalação de um sistema de bombeamento que contem as enchentes.

Montgomery ressaltou outras ações preventivas, ainda em andamento: a remoção de famílias de áreas de risco, que devem "ser efetivadas até o início de 2012". Será removida cerca de 800 famílias para os conjuntos habitacionais em implantação na Zona Norte, próximo ao Horto Florestal. Atualmente, essas famílias residem em áreas como Pq. São Bento II, Tancão do Jd. Nova Esperança, área sob a torre de transmissão de energia do Jardim Ipiranga, as do bairro Júlio de Mesquita Filho e as da rua Itália, no Jd. Europa.

Nenhum comentário: