terça-feira, 29 de novembro de 2011

Campanha para substituição das sacolas plásticas será lançada nesta terça-feira

A ideia é educar e conscientizar os consumidores e as redes de supermercado da cidade. A partir de 25 de janeiro de 2012, somente sacolas reutilizáveis serão disponibilizadas nestes estabelecimentos no Estado.

A Associação Paulista de Supermercados (Apas) realiza nesta terça-feira (29), às 9h, o lançamento da Campanha "Vamos tirar o Planeta do Sufoco" em Sorocaba. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância e a necessidade da substituição das sacolas descartáveis pelas reutilizáveis nos supermercados da cidade. O evento acontecerá no Salão de Vidro, que fica no andar térreo do Paço Municipal.

Realizado com apoio do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a iniciativa visa à conscientização da sociedade quanto aos impactos sociais e ambientais do consumo exagerado de sacolas descartáveis. A ideia é promover uma mudança de comportamento no setor dos supermercados, incentivando os consumidores a reutilizarem as sacolas ecológicas ou, então, optarem pelas caixas de papelão, por exemplo.

De acordo com a Apas, a quantidade de sacolas usadas em Sorocaba é de 129 toneladas ao mês, totalizando 1.550 toneladas ao ano. Esse tipo de material deixa uma trajetória de estragos. O plástico entope bueiros, provoca enchentes, polui os rios e causam a morte por asfixia de inúmeras espécies de animais. Ele contamina o meio ambiente durante centenas de anos, pois demora para se decompor.

A campanha terá a duração de 45 dias e será feita por meio de publicidade na mídia e nos ônibus circulares de Sorocaba. A partir de 25 de janeiro de 2012, as sacolas descartáveis deverão ser substituídas por uma opção mais sustentável ou embalagens reutilizáveis.

Nenhum comentário: