A coordenadora do Programa DST/Aids, Maria Tereza Morales Dib, diz que o objetivo da campanha é incentivar a realização de testes de HIV, sífilis e hepatites virais, proporcionando o diagnóstico e encaminhamento dos pacientes ao tratamento antes da manifestação das doenças, além de orientar sobre a prevenção.
"Todas as pessoas com vida sexual ativa devem fazer o exame para que não haja nenhuma dúvida. O diagnóstico precoce, principal objetivo da campanha, garante à pessoa que vive com o vírus do HIV mais qualidade de vida e sucesso no tratamento", diz.
Os exames são realizados gratuitamente em 34 unidades da rede municipal: as 30 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) oferecem os testes das 7h às 16h; o Centro de Orientação e Aconselhamento de Sorocaba (Coas), que fica à Rua da Penha, 770, Centro, atende das 7h às 20h, e o Serviço de Assistência Municipal Especializada (SAME), na Rua Manoel Lopes, 520, Vila Hortência, das 7h às 19h.
Os Ônibus da Mulher e do Homem também participam do Fique Sabendo. Desta terça até quinta-feira (1º de dezembro), ambos atenderão na Praça Coronel Fernando Prestes, das 8h às 18h. O objetivo é atender o maior número possível de pessoas interessadas.
O teste de HIV é simples, realizado a partir de exame de sangue. O interessado é atendido com privacidade em qualquer uma das unidades onde o exame é realizado. Para fazer o teste, maiores de 12 anos precisam apresentar um documento de identidade com foto, os menores, da autorização do responsável.
Informações sobre as DST, Aids e o Fique Sabendo podem ser esclarecidas pelo Disque Aids - telefone 3232-2200, ou no blog "Do que é meu cuido eu" (http://doqueemeucuidoeu.blogspot.com).
Nenhum comentário:
Postar um comentário