terça-feira, 21 de junho de 2011

Semifinais da várzea em Sorocaba serão todas no CIC

O Estádio Municipal Walter Ribeiro será o palco das quatro partidas válidas pelas semifinais da Taça Cidade de Sorocaba. As disputas em busca das vagas à decisão terão início em 3 de julho entre Santa Cruz x Vila Helena, às 9h40, e João Romão x Paranazinho, às 15h.

A Secretaria de Esportes (Semes) marcou para o dia 10 de junho os jogos de volta. A tabela foi divulgada ontem e as disposições das partidas foram feitas por sorteio. Consta no regulamento da Taça Cidade que o mando dos jogos na atual fase é da Semes.

Uma das semifinais promete agitar a competição com um confronto entre campeões. O Vila Helena ergueu o troféu de 2010 da Taça Cidade e busca o segundo título consecutivo.

Já o Santa Cruz é o atual vencedor da Taça Palácio dos Tropeiros, considerada a 2.ª Divisão do futebol varzeano da cidade.

A definição das partidas foi acompanhada pelos dirigentes das quatro equipes classificadas à semifinal. Os jogos de volta serão entre Paranazinho x João Romão, às 9h40, e Vila Helena x Santa Cruz, às 15h.

Os quatro times entram na disputa por uma vaga na final em situação de igualdade. Caso os dois confrontos das semifinais terminem iguais em pontos e gols, o finalista será definido na cobrança de pênaltis.

Morre aos 52 anos o padre João Barreto


"Um homem velho, mas um padre novo" é como se descrevia João Fernando Barreto, pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no Nova Sorocaba, que morreu às 3h25 na madrugada de segunda-feira, com 52 anos, devido a um câncer de fígado, no qual lutava havia cinco anos. Seu corpo foi velado ontem da paróquia em que era pároco e enterrado às 16h, no Cemitério da Saudade.

Ele esteve a frente da paróquia desde sua ordenação como padre em 8 de dezembro de 2002, aos 43 anos. Apesar de ter se tornado padre com idade relativamente avançada, fez diversas reformas administrativas na igreja. Inclusive a reforma da igreja Nossa Senhora do Rosário.

Além de atuante na religião católica, o padre Barreto também teve várias parcerias com a Prefeitura de Sorocaba, como conta a primeira-dama Denise Lippi. Junto com o pastor Ernesto Taconi da Igreja Quadrangular, o padre celebrou a bênção ecumênica no Casamento Comunitário desde sua primeira edição em 2005. Só não participou este ano devido à doença.

(Jornal Cruzeiro Do Sul)

Inverno começou hoje às 14h16, sem frio e sol

O veranico deve permanecer até o final de semana - Por: Pedro Negrão

Apesar do início oficial do inverno ter começado as 14h16 de hoje 21/06/2011, os sorocabanos ainda não sentirão na pele os reflexos da estação mais fria do ano. Isso porque a predominância de uma massa de ar seco tem provocado um bloqueio atmosférico, impedindo a entrada de massa polar ou frente fria na região. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que a temperatura máxima hoje chegue a 28ºC e a mínima não seja inferior a 13ºC.

De acordo com o meteorologista do Inmet, Franco Vilela, o chamado veranico deve permanecer até o final de semana, favorecendo quem vai viajar no feriado. Até domingo, a previsão é de que a temperatura se mantenha com mínima de 12° a 14° e máxima de 27° a 28°. Mas é melhor levar blusa na bagagem, pois, no domingo à noite, o tempo começa a mudar, com maior incidência de nuvens e uma leve queda nos termômetros, deixando o clima um pouco mais frio. Embora o Inmet trabalhe apenas com previsões de até quatro dias, estudo divulgado pelo Climatempo, aponta que a temperatura na próxima semana fique com máxima entre 21° e 22° e mínima 13° a 14º.

O clima mais quente nesta entrada do inverno contrasta com as baixas temperaturas registradas durante o período de outono. No último dia 9 de junho, Sorocaba teve a tarde mais frio do ano, quando os termômetros não passaram dos 14 graus de temperatura máxima. Já a madrugada mais fria foi registrada no dia 11 de junho, com 7°. A meteorologista do Climatempo, Aline Tochio, diz que as temperaturas baixas no período de outono são comuns, pois, embora o inverno astrológico se inicie oficialmente no dia 21 de junho, o inverno meteorológico já começou no mês de maio, quando da entrada da primeira massa polar no hemisfério.

Além do frio intenso, a ocorrência de chuva também esteve abaixo da média no mês de junho. Até ontem, o índice pluviométrico registrado pelo Inmetro era de 38,9 mililitros, abaixo da média do período, que é de 50,8 mililitros. De acordo com Vilela, em julho o tempo permanece seco, favorecendo a ocorrência de queimadas. A chuva só volta a cair com mais intensidade a partir de agosto. Mas para quem gosta do clima mais frio, o mês de julho promete quedas mais intensas de temperatura, embora não sejam por períodos muito prolongados.

Segundo a meteorologista Aline Tochio, logo na primeira semana de julho, entre os dias 1 e 2, é prevista a chegada de uma frente fria no Estado, que fará com que a temperatura máxima caia para 18° até 20°, mas a mínima ainda permanecerá entre 13° e 14°. O frio mais intenso, no entanto, deve ocorrer na última semana de julho e se prolongar até o início de agosto. "Por enquanto ainda são projeções, pois podem ocorrer variações provocadas por intercorrências no período." Mas, ao que tudo indica, o inverno não terá quedas abruptas da temperatura, mas o período não será muito prolongado. (Jornal Cruzeiro Do Sul)

Alckmin nomeia interventor para o CHS

Governador avaliou denúncias como "gravíssimas" e divulgou uma série de medidas e auditoria em hospitais do Estado




O Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) terá como interventor o médico e atual diretor executivo do Instituto da Radiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Luís Cláudio de Azevedo Silva. A partir de hoje ele terá como atribuição, num prazo de 60 dias, fazer um diagnóstico da situação assistencial e administrativa do complexo hospitalar. Já os R$ 60 milhões, anunciados no início do ano, para as obras de modernização e ampliação no Conjunto serão destinados a partir do segundo semestre. O anúncio foi feito no início da noite de ontem pelo governador Geraldo Alckmin, que poucas horas antes também determinou a adoção de uma série de medidas, como a realização de auditorias em todos os hospitais do Estado em que haja plantões, implantação do ponto eletrônico e ainda a criação da Controladoria Geral do Estado. O governador disse que já tinha conhecimento das irregularidades e avaliou as denúncias como "gravíssimas". Foi taxativo: "Tudo que envolve dinheiro público não se pode aceitar o desperdício de um centavo. Transparência absoluta; Todos vão responder, aqueles que malversavam o dinheiro público."

O interventor assume a função cinco dias após o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e a Polícia Civil de Sorocaba terem desencadeado a Operação Hipócrates, com 37 mandados de prisões temporárias e a busca e apreensão em residências e 12 hospitais de Sorocaba, Capital e Grande São Paulo. Terá pela frente a missão de realizar um diagnóstico de toda a situação assistencial e administrativa do CHS, que compreende os hospitais Regional, Leonor Mendes de Barros e ainda o Santa Lucinda. Luís Cláudio de Azevedo Silva deve estar em Sorocaba hoje para tomar conhecimento da situação do CHS e fazer os primeiros contatos com os médicos e demais funcionários da instituição.

Em nota encaminhada no início da noite de ontem, a Secretaria de Saúde do Estado informou que os R$ 60 milhões anunciados para obras de ampliação e modernização do Conjunto estão mantidos. Segundo a pasta, a verba será destinada a partir do segundo semestre deste ano. Apesar de não informar a data específica para a liberação do dinheiro, a expectativa é que isso só aconteça após a ação do interventor, com suas ações e da nomeação de um novo diretor para o órgão. Ainda de acordo com nota da Secretaria de Saúde do Estado, os recursos serão utilizados na construção de um prédio de internações totalmente novo, anexo ao Hospital Regional, que contará com 220 leitos, dos quais 40 de UTI, centro cirúrgico com seis salas e serviços de radioterapia e hemodinâmica. As novas instalações, que ficarão prontas em 18 meses, deverão ampliar em até 80% a capacidade de realização de cirurgias no complexo.

Medidas

Além da nomeação do interventor, o governador Geraldo Alckmin, como resposta ao esquema de fraude no Conjunto Hospitalar de Sorocaba, anunciou durante entrevista coletiva uma série de medidas. Uma delas, é a realização de auditoria em todos os hospitais do Estado onde há plantões médicos, para verificar como os plantões são feitos, qual o controle dos hospitais sobre isso e quais médicos fazem plantões na rede. Os hospitais devem encaminhar à Secretaria um levantamento sobre todos os plantões feitos nos últimos três anos. "Vamos auditar todos os nossos hospitais", disse.

Alckmin também determinou que em 90 dias todos os hospitais do Estado deverão implantar o ponto eletrônico. Segundo ele, o objetivo é ter mais "clareza e transparência" na administração do expediente dado pelos servidores. Atualmente, segundo a pasta de Saúde, cerca de 30% dos hospitais de administração direta da secretaria usam o ponto eletrônico. Questionado se seria viável financeiramente a adoção desse sistema eletrônico, o governador ponderou: "Creio que sim. Acho que quanto mais gente usar a tecnologia da informação, mais segurança se tem; mais controle se tem, além de melhor controle do horário de trabalho dos servidores."

Além do ponto eletrônico, ficou determinado que o registro dos plantões de médicos, enfermeiros e outros profissionais seja diferente do registro da carga horária regular dos profissionais. Alckmin disse ainda que pretende implantar uma "via rápida", como há na polícia. "O que nós queremos é que a corregedoria seja rápida. Tivemos uma denúncia em 2009 e que ainda não terminou. Tem que terminar em 90 ou até 120 dias. Não pode demorar tanto tempo. Nós vamos acelerar todos os processos nas corregedorias", disse e completou: vou criar a Controladoria Geral do Estado. Ou seja, não só fazer a correição em cima do que está errado, mas prevenir problemas. Esse caso (do CHS) é exemplar serve para todos da rede estadual."

Conhecimento das irregularidades

O governador Geraldo Alckmin afirmou ontem, durante entrevista coletiva que já tinha conhecimentos das irregularidades e que teria sido o próprio Executivo quem encaminhou as denúncias ao Ministério Público. No último dia 18, reportagem do Cruzeiro do Sul demonstrou que as denúncias de irregularidades, que culminaram em investigação policial e na prisão de 12 pessoas, teriam partido de um grupo de 20 servidores que atuam na unidade, que protocolou, no dia 21 de setembro de 2010, no Fórum Cível de Sorocaba. "Em relação à questão do Conjunto Hospitalar de Sorocaba, o governo já tinha detectado, há um ano e meio atrás, irregularidades na questão do pagamento de plantões de horas extras. Abriu-se uma sindicância e encaminhou ao Ministério Público que apurou os fatos, fez as escutas telefônicas e prendeu as pessoas que cometiam os delitos. Elas responderão processos civil e criminal", argumentou Alckmin.
(Marcelo Andrade - Jornal Cruzeiro Do Sul)

Vereadores aprovam por unanimidade contratação de sexto assessor

A Câmara de Vereadores de Sorocaba aprovou nesta terça-feira (21), por unanimidade, a criação de mais 21 assessores parlamentares, sem concurso público.

Caso seja aprovado em definitivo, o projeto de lei criará o sexto assessor de gabinete para cada um dos vinte vereadores, além de mais um para o presidente da Câmara. No total, o salário dos 21 assessores, R$ 3.318,39 (vencimento de R$ 2.370,28 mais gratificação de 40%) teria custo mensal de R$ 69.686,23 e anual de R$ 905.921,016 aos cofres públicos.

A votação gerou protestos durante a sessão na Câmara na manhã de ontem. Estudantes do Centro Acadêmico de História da Uniso e juventude do Psol (Partido Socialismo e Liberdade) levaram cartazes com mensagens contrárias à criação de mais cargos.

A sessão foi prorrogada em mais de duas horas e meia e o projeto sobre a criação, transformação e ampliação de cargos no quadro de pessoal foi assinado pelos vinte vereadores, sem que nenhum subisse ao plenário para manifestar opinião.

A matéria deve ser apreciada em definitivo, em segunda discussão, na sessão ordinária da próxima quinta-feira (dia 30).(Jornal Cruzeiro Do Sul)

Espetáculo de dança agitará o TJ do Nova Esperança, no feriado

O Coletivo Alecrim apresentará nesta quinta-feira (23), sábado (25) e domingo (26), sempre às 16h, o espetáculo de dança “Guerras do Alecrim e da Manjerona” no Território Jovem 33, no Nova Esperança. A entrada é gratuita.

Contemplado pelo edital do Proac (Programa de Ação Cultural) da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o espetáculo conta com a produção de Ferratini Produções Culturai e apoio da Cooperativa Paulista de Dança e da Prefeitura de Sorocaba, por meio das secretarias da Cultura e Lazer (Secult) e da Juventude (Sejuv).

Escrita em 1737, a obra-prima de Antônio José da Silva satiriza dois ranchos carnavalescos: o “Alecrim” e a “Manjerona”, que animavam Lisboa. O enredo gira em torno das peripécias de dois caça-dotes que tentam conquistar o amor de duas ricas irmãs. A coreografia faz ainda uma crítica a vários aspectos da sociedade do século XVIII, como a medicina, a justiça, os fidalgos, os amantes e os avarentos.

“Guerras do Alecrim e da Manjerona” traz uma proposta inovadora, que reúne 10 artistas da dança e do teatro para a encenação de um texto dramatúrgico por meio da coreografia. Além disso, o espetáculo que tem figurino e trilha sonora do século XVIII propõe um show alegre e divertido, possibilitando ampliar o interesse do público pela literatura, história e dança.

O Território Jovem 33 fica na Rua Paula Mayer Catini, no Nova Esperança (ao lado do Centro de Saúde). Informações pelo telefone (15) 3221.3733.

Ficha Técnica
Direção Artística e Concepção Coreográfica | Regina Claro
Pesquisa Musical | Lucio Martini
Adaptação de texto| Fabio Ferraz
Figurino | Silvana Rojo
Cenografia | Alexandre Carvalho
Artistas | Juá Robert, Fabio Arthuso, Marcio Murat, Eduardo Barros, Chico Ribeiro, Carmem Machado, Liddi Nascimento, Renata Rocha, Telma Tessila

Confirmados 11 novos casos de dengue em Sorocaba

O total de casos de dengue em Sorocaba neste ano chegou a 1.706, com onze novos confirmados entre os dias 10 e 17 de junho. Os dados são do boletim epidemiológico número 18, divulgado pela Área da Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES) nesta segunda-feira (20). Todos os novos pacientes contraíram a doença na própria cidade e, com isso, passa para 1.649 o número de casos autóctones na cidade desde o início de 2011. Os outros 57 são casos importados, ou seja, as pessoas viajaram para outras cidades e voltaram infectadas.

O gráfico que ilustra o comportamento da doença na cidade desde o início do ano aponta uma queda do número de casos confirmados a partir da semana nº 18, denotando que o surto continua em regressão.

“Mesmo com a diminuição do número de casos confirmados nas últimas semanas, não podemos considerar que o surto da doença está encerrado. Ainda há a preocupação de que a transmissão da dengue no Inverno não seja interrompida. Por isso, é importante que a população mantenha as ações preventivas contra o mosquito transmissor durante o ano todo”, comenta a diretora de Área da Vigilância em Saúde da SES, Consuelo Matiello.

A Prefeitura de Sorocaba recomenda que a população adote o sábado como o dia de combate à dengue. Neste dia da semana, cada cidadão deve fazer uma vistoria em sua casa e eliminar todos os objetos que possam acumular água de chuva. Além disso, também é preciso verificar se as calhas estão limpas e desobstruídas e se as caixas d´água estão tampadas. “É dever de cada um retirar todos os criadouros do mosquito transmissor da dengue de sua casa. Só assim vamos conter o avanço da doença na cidade”, relembra Consuelo.

Aproximadamente 90 mil pessoas visitaram a 32ª Festa Junina Beneficente de Sorocaba

Terminou Domingos dia 19/06/2011, com uma linda e colorida queima de fogos, a 32ª Festa Junina Beneficente de Sorocaba. O evento, que contou com a participação de 36 entidades beneficentes, atraiu um público de aproximadamente 90 mil pessoas nos dezessete dias de festa. As pessoas puderam saborear comidas e bebidas típicas dos festejos juninos, além de desfrutar de boa música, encontrar amigos, familiares e ainda se divertir no parque de diversões.

No domingo, antes da queima dos fogos, mais de 5.000 pessoas prestigiaram o show do cantor Jorge Vercillo, que encerrou a programação com um agradável show, fazendo muitos fãs cantar acompanhando seus sucessos.

Para o secretário da Cultura e Lazer, a festa de 2011 pode ser considerada um sucesso. “Atraímos um público muito bom. Tivemos a presença de famílias inteiras, que vieram visitar o recinto da festa, que aconteceu no Jardim Abaeté", contou. Ele aproveitou e agradeceu a participação de todos, "que prestigiaram o trabalho das entidades que trabalham seriamente para o bem da nossa cidade. Muitos projetos realizados por estas associações são financiados durante todo o ano com o dinheiro arrecadado nesta festa”.