terça-feira, 21 de junho de 2011

Confirmados 11 novos casos de dengue em Sorocaba

O total de casos de dengue em Sorocaba neste ano chegou a 1.706, com onze novos confirmados entre os dias 10 e 17 de junho. Os dados são do boletim epidemiológico número 18, divulgado pela Área da Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES) nesta segunda-feira (20). Todos os novos pacientes contraíram a doença na própria cidade e, com isso, passa para 1.649 o número de casos autóctones na cidade desde o início de 2011. Os outros 57 são casos importados, ou seja, as pessoas viajaram para outras cidades e voltaram infectadas.

O gráfico que ilustra o comportamento da doença na cidade desde o início do ano aponta uma queda do número de casos confirmados a partir da semana nº 18, denotando que o surto continua em regressão.

“Mesmo com a diminuição do número de casos confirmados nas últimas semanas, não podemos considerar que o surto da doença está encerrado. Ainda há a preocupação de que a transmissão da dengue no Inverno não seja interrompida. Por isso, é importante que a população mantenha as ações preventivas contra o mosquito transmissor durante o ano todo”, comenta a diretora de Área da Vigilância em Saúde da SES, Consuelo Matiello.

A Prefeitura de Sorocaba recomenda que a população adote o sábado como o dia de combate à dengue. Neste dia da semana, cada cidadão deve fazer uma vistoria em sua casa e eliminar todos os objetos que possam acumular água de chuva. Além disso, também é preciso verificar se as calhas estão limpas e desobstruídas e se as caixas d´água estão tampadas. “É dever de cada um retirar todos os criadouros do mosquito transmissor da dengue de sua casa. Só assim vamos conter o avanço da doença na cidade”, relembra Consuelo.

Nenhum comentário: