quinta-feira, 5 de março de 2009

Abril Fest 2009

Depois do Carnaval, será tempo de se programar para a Abril Fest 2009, a maior festa de peão da região, que acontece em Araçoiaba da Serra, entre os dias 3 e 12 de abril. O lançamento oficial da festa, que chega a 16ª edição ao lado da 21ª festa do Peão de Boiadeiro, aconteceu na última terça-feira no Centro Hípico Pagliato. O evento contou com a presença dos patrocinadores, organizadores e colaboradores. A realização é da Prefeitura Municipal de Araçoiaba, Cia. de Rodeio RR e Pagliato.
Anote os shows deste ano:
Edson & Hudson, dia 3,
Fernando & Sorocaba, dia 4,
Zé Henrique & Gabriel, dia 5,
Guto & Nando, dia 6,
Victor & Leo, dia 9,
Rodrigo Freitas & Xavier, dia 10,
César Menotti & Fabiano, dia 11 e encerrando a festa, no dia 12, Guilherme & Santiago.
Em breve novas informações no site: www.abrilfest.com.br

O Aleijadinho e a Religiosidade Barroca Brasileira

É o acontecimento artístico-cultural do ano, comemoram os entusiastas da exposição O Aleijadinho e a Religiosidade Barroca Brasileira que foi aberta terça-feira (03/03/2009), no Espaço São Bento.
Durante o período da exposição em Sorocaba (até 3 de abril), a Fundação Luiz Almeida Marins Filho fará o agendamento gratuito para as escolas que desejem levar seus alunos visitar a mostra. Os interessados devem contatar Marcia Sabeh pelo telefone (015) 3331-7777 ou pelo e-mail contato@fundacaolamf.org.br.
Inaugurado no começo do ano depois de um período em que passou por reformas, o Espaço São Bento fica dentro da área do Mosteiro e deverá, conforme anunciado na ocasião, sediar eventos culturais de pequeno porte. Pelo uso do local será cobrado aluguel, com valor revertido para as obras de restauração do prédio. Ainda não existe um cronograma de atividades definido, mas uma das ideias em discussão é transferir para o local parte das peças do Museu de Arte Sacra de Sorocaba.
A mostra reúne dez peças daquele que é considerado o maior nome das artes de todos os tempos no país. Sete dos trabalhos que ficarão expostos tiveram sua autenticidade reconhecida; outros três aguardam parecer técnico.
O acervo inclui ainda, a produção de autores barrocos contemporâneos. Poderão ser vistas, também, outras trinta criações entre ornamentos sacros utilizados em igrejas, quadros e esculturas em madeira.
Nada, claro, se compara às imagens do mestre do entalhe, como é conhecido o artista. Para se ter idéia, basta citar o exemplo da escultura de São Sebastião que faz parte da mostra. Com apenas nove centímetros, ela é a mais rara e preciosa das peças. Teria sido esculpida em 1760, antes da doença ter acometido Aleijadinho.
Destacam-se, ainda, a reprodução de Santa Bárbara, feita em madeira (cedro) sem policromia, que mede 68 cm de altura. Feita provavelmente entre 1791 e 1812, tem algumas características próprias como o planejamento solene, muito semelhante ao da imagem de Santa Luzia, de coleção particular, especialmente nos cortes na altura da borla inferior da veste na cintura e na borla inferior na altura dos pés.
O pescoço anatomicamente perfeito, o movimento ilusório, com a perna direita flexionada e as sobrancelhas em linha contínua com o nariz, longo e afilado, são outras marcas do mestre mineiro. O queixo bipartido é semelhante ao das imagens do Servo do Passo da Santa Ceia de Congonhas, bem como da Santa Teresa de Ávila e do querubim do Florão da Jaguara, obras marcantes de Aleijadinho.
Já a estátua maior de São Sebastião, com 81 centímetros de altura, datada do período 1771-1780, traz a representação tradicional do santo, amarrado a uma árvore para ser supliciado pelos arqueiros.
No espaço foi, ainda, montada uma oficina parecida com aquela na qual Aleijadinho trabalhava. O visitante poderá, ainda, ver ambientes que recriam a atmosfera das igrejas mineiras com bancos, altares e retábulos.
Curador da exposição, Marcelo Coimbra conta que, de Sorocaba, os trabalhos seguem para o Rio de Janeiro. Antes daqui, ficou por quarenta dias no quartel do Exército em Itu, onde foi visitada por mais dez mil pessoas.
Coimbra divulgou, na coletiva concedida sexta-feira passada para falar sobre o evento, um dado interessante: Sorocaba e Itu podem ter sido o berço da arte barroca brasileira. Segundo ele, documentos submetidos a estudos comprovariam, nas duas cidades, a existência de indícios a respeito.
Entre eles, o testamento, datado de período anterior à fundação do município, no qual um monge beneditino manifesta a vontade de ser sepultado no distrito de Conceição do Mato Dentro (hoje bairro da zona rural sorocabana) perto de uma imagem sacra, com características da escola seguida por Aleijadinho.
Marcelo Coimbra diz que muito ainda há para ser descoberto no que se refere ao escultor. Oficialmente, ele tem catalogadas cerca de 400 obras, mas é provável que outras 500 ainda devam ser incorporadas ao acervo. Quase todas devem figurar de coleções particulares.
Já para o professor do curso de Mestrado em Comunicação e Cultura da Uniso, Jorge Anthonio e Silva, a oportunidade de conhecer a obra do autor é única. Ele é um dos gênios da expressão clássica brasileira. Ao lado de Villa Lobos e Guimarães Rosa é, sem dúvida, a essência do fazer cultural no país. Deu ao barroco europeu um toque de brasilidade, produziu imagens à semelhança do povo.
Foi, aliás, o caráter religioso de sua produção que deu ao artista notoriedade. Aleijadinho ficou conhecido, antes de mais nada, pela genialidade, mas o viés sacro de sua arte lhe deu, inegavelmente, projeção.
Até por isso, o brasileiro tem sua trajetória comparada com a de outro mestre: o italiano Michelangelo. Mesmo tendo vivido em épocas distantes uma da outra, os dois têm muito em comum.
Ambos, lembra o pesquisador Marcelo Coimbra, atenderam encomendas da Igreja Católica, administraram crises com lideranças religiosas (o primeiro chegou a afrontar um Papa; Aleijadinho se indispôs com o arcebispo de Congonhas) e produziram obras requintadas.
Serviço:
A exposição O Aleijadinho e a Religiosidade Barroca Brasileira estará aberta até o dia 3 de abril e pode ser visitada de terça a domingo das 12h às 20h
Os ingressos custam R$ 3 (estudantes e professores pagam meia e idosos têm entrada gratuita)
Há estacionamento particular no local
O Espaço fica no Largo de São Bento, 144
(Jornal Cruzeiro Do Sul)

Cesar Camargo Mariano e Pedro Mariano

Depois do cancelamento do show em dezembro, pai e filho se apresentam hoje na cidade a entrada é gratuita.
Os que se frustaram no dia 12 de dezembro do ano passado, quando o show de Cesar Camargo Mariano e Pedro Mariano foi cancelado - segundo a assessoria de imprensa do Sesc, por motivos técnicos - hoje poderão sanar a vontade de assistir, gratuitamente, à apresentação.
A dupla formada por pai e filho, que inclusive já arrebatou o Grammy Latino na categoria melhor CD de MPB, faz seu show (uma programação do Sesc) no ginásio da Academia de Ensino Superior (rua Romeu do Nascimento, 777 - Portal da Colina) a partir das 20h. Os ingressos (apenas dois por pessoa) serão distribuídos no local do evento com uma hora de antecedência.
Considerado um dos mais importantes nomes da música brasileira, o pianista, compositor e arranjador Cesar Camargo Mariano lançou mais de 30 discos durante a carreira. Nos anos 1960, com apenas 15 anos, já se destacava no cenário musical. Foi produtor e arranjador de artistas como Wilson Simonal, Elis Regina, Gal Costa e Ivan Lins. Em 2006, foi premiado pelo Grammy Awards Latino como reconhecimento pelo conjunto de sua obra.
Vale destacar que César Camargo Mariano tem estreita ligação com a cidade. Quando produtor e responsável pelos arranjos dos discos e shows de Elis Regina, com quem foi casado, convidou para fazer parte da banda, o músico sorocabano Ardélio Del Cístia (o Crispim). Crispim, aliás, é autor da música Quero, que faz parte do álbum Falso Brilhante. César também trabalhou ao lado do diretor Ademar Guerra (também nascido em Sorocaba) na produção de Saudade do Brasil, o último show da carreira de Elis Regina.
Já Pedro Mariano, filho de Cesar Camargo e Elis Regina, sempre conviveu com a música. Na metade dos anos 1990 produzia jingles ao mesmo tempo em que tentava emplacar sua carreira artística. Pedro já lançou dez discos e possui um repertório bastante eclético com influência de MPB e Black Music.
O show de hoje é dividido em três partes. Na primeira, Cesar Camargo Mariano sobe ao palco e toca piano solo, apresentando sucessos como Samambaia, Curumim e Cristal. Na segunda parte, os artistas juntos apresentam piano e voz com De Repente, Tudo Bem e Se eu Quiser Falar com Deus. O final do show é apresentado por Pedro Mariano e Trio, com a participação de Cesar Camargo, com o repertório composto por Poder, Voz no ouvido e Ta tudo bem.
Mais informações podem ser obtidas na Central de Atendimento do Sesc Sorocaba, pelo telefone (15) 3332-9933 ou pelo site www.sescsp.org.br. (J. Cruzeiro Do Sul)