quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Treinando para o Carnaval

Fotos: Dida Sampaio/AE

Dida Sampaio (mais uma vez!) captou uma imagem pouco comum do presidente Lula. Treinando para o Carnaval? Pode ser, afinal está preparando a fantasia para assistir o desfile da Beija-Flor no Sambódromo do Rio.
O fato é que a foto é sensacional. Mais um leitinho tirado das duras pedras que os repórteres-fotográficos de Brasília enfrentam todo dia.
Valeu Dida!

Trem Da Alegria

A aprovação do trem da alegria foi uma demonstração de política da pior qualidade, ainda mais repugnante porque praticada sem transparência ou debate

A afirmação atribuída por historiadores ao primeiro-ministro alemão Otto von Bismarck (1815-1898), de que o povo dormiria mais tranquilo se não soubesse como são feitas as leis e as salsichas, explica por que os brasileiros conscientes perdem o sono e, obviamente, não é por causa do produto das salsicharias, que evoluiu e ganhou a confiança da sociedade, mas pelas práticas anti-higiênicas das quais as casas legislativas não conseguem ou não querem se libertar.

Anti-higiênico é uma metáfora elegante para definir um comportamento que repugna ao povo, ainda mais que salsicha estragada. Os brasileiros têm motivos de sobra para não digerir a política baixa praticada nos parlamentos, sejam eles o Congresso Nacional onde supostamente deveriam estar os cidadãos mais probos, conscientes e preparados da nação , as assembleias estaduais ou as câmaras de vereadores, arremedos em escala reduzida do Congresso, também nos vícios e interesses vis.

Elementos indigestos dessa política foram demonstrados cabalmente no âmbito mais elevado do Legislativo (no sentido de poder, e não de moral) neste começo de ano, com a luta cruenta pela “posse” das mesas da Câmara e do Senado, vencida afinal pelo PMDB naquilo que, para a maior parte dos observadores, cheirou a retrocesso. Mas também as câmaras municipais deram sua contribuição para a azia dos brasileiros, com políticos comprometidos mais com seus próprios interesses do que com a população à qual deveriam representar.

Sorocaba não escapou a esse triste espetáculo, com as sessões extraordinárias em que os vereadores, insensíveis ao clamor popular, esqueceram momentaneamente o discurso da ética e da austeridade para criar 26 cargos políticos, a serem preenchidos sem a necessidade de comprovar o mérito e a competência em concurso de provas e títulos, mas apenas segundo a conveniência de cada vereador. A aprovação do trem da alegria foi uma demonstração de política da pior qualidade, ainda mais repugnante porque praticada sem transparência ou debate.

Num contexto como esse, a comentada entrevista do senador e ex-governador pernambucano Jarbas Vasconcelos (PMDB) à revista “Veja” do último final de semana soa mais como uma confirmação dura de engolir, porém sem uma única surpresa daquilo que o povo já sabe de longa data, a respeito da voracidade daquele partido, mas não só dele, por cargos públicos e favorecimentos, a única pauta efetiva e em torno da qual o Congresso consegue sempre um nauseante consenso.

A novidade é que as informações desta vez, são oferecidas por um integrante do Parlamento, como ocorreu quatro anos atrás quando o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB), percebendo-se encurralado por denúncias, abriu sua metralhadora giratória contra o governo Lula e os colegas, detonando o escândalo do “mensalão”. É impossível prever agora, as consequências das palavras duras atiradas pelo senador Vasconcelos a seu próprio partido e a companheiros de legenda e de Casa, como José Sarney e Renan Calheiros. Se o caso cairá no esquecimento, como parecem desejar o governo e o PMDB, é coisa que só o tempo e a oposição, com seu telhado de vidro e sua falta de articulação, poderão dizer.

Mas antes de simplesmente reclamar, os brasileiros devem saber que são eles, por seu voto, que mantêm todos esses políticos em atividade. Se houvesse mais participação cívica e consciência na hora de votar e um pouco mais de boa vontade para buscar um mínimo de informação sobre política, partidos e candidatos, os corruptos seriam excluídos da vida pública. A renovação das casas legislativas, não só pela troca dos nomes, mas pela busca de candidatos que segue rigorosamente os deveres da justiça e da moral e competentes, depende da boa vontade de cada cidadão. Enquanto não haja esse salto qualitativo do eleitorado, seremos todos obrigados a engolir o sanduíche gosmento que aí está.

Carnaval 2009 Terá Festival de Boteco Em Itapetininga

Para abrir a programação do Carnaval 2009, a Secretaria de Cultura e Turismo de Itapetininga inicia hoje a 3ª edição do Festival de Boteco. Com o objetivo de divulgar o que há de melhor na gastronomia itapetiningana, o evento será realizado até terça-feira, dia 24, diariamente, das 12h às 24h. O evento acontecerá no Largo dos Amores e contará com o show de Jair Rodrigues durante a abertura, hoje à noite, a partir das 20h.

Durante o festival, além de se deliciar com a culinária local, o público poderá conferir apresentações com a Banda Municipal, que tocará marchinhas carnavalescas, e com outros grupos musicais.

O festival possui a mesma sistemática de um bar, onde cada estabelecimento apresenta aos visitantes sua criação culinária, aquilo que tem de melhor e mais peculiar. Esta iniciativa tem por objetivo valorizar a relação entre bar e cultura e promover diversas manifestações artísticas, tais como apresentações musicais e danças.(Jornal Cruzeiro do Sul)

Carnaval 2009 Em São Roque

Está tudo pronto para o carnaval de rua de São Roque. Os últimos detalhes da infraestrutura necessária para atender os foliões estão sendo finalizados e, neste ano, o público contará novamente com arquibancada para mais de mil pessoas, 10 banheiros químicos e uma praça de alimentação. O esquema de segurança também será reforçado pela Polícia Militar e Guarda Civil Municipal.

Os desfiles, de acordo com a chefe da Divisão de Cultura, Fernanda Penteado Rulli, seguirão os mesmos padrões do ano anterior e terão início às 20 horas.

No dia 22 (domingo) desfilarão as escolas Corações Unidos de São João Novo, Leões Unidos da 119 e Mocidade Independente da Vila Aguiar.

No dia 24 (terça-feira) será a fez das escolas Império Dourado e Santa Quitéria. A escola Flor de Lis que não prestou contas da subvenção de 2008, não teve direito ao recurso deste ano e não desfilará.

As escolas serão julgadas por uma equipe de profissionais da União das Escolas de Samba Paulistanas (Uesp). Cada jurado será responsável por avaliar um quesito entre bateria, comissão de frente, enredo, letra do samba, fantasia, Mestre-Sala e Porta-Bandeira, alegoria, harmonia e evolução. Como as escolas fazem parte de um único grupo a que conseguir maior nota será a campeã do Carnaval 2009. Além disso, todas as escolas também receberão troféus.

A apuração dos resultados para eleger a campeã do carnaval 2009 acontecerá no Ginásio Municipal de Esportes ‘Luis Antonio de Araújo‘, na quarta-feira, dia 25, às 10 horas. A premiação está prevista para sábado, dia 28, na quadra da escola campeã.

Os desfiles contarão com o apoio da Guarda Civil Municipal que fará a segurança da avenida, jurados e autoridades. A PM trabalhará com um esquema especial e contará com todo o efetivo de São Roque e também com reforço da PM de Itu e Sorocaba.(Jornal Cruzeiro Do Sul)

Carnaval 2009 Em Tatuí

Tatuí está em ritmo de folia e a programação de Carnaval começa amanhã, a partir das 20h30, com o Carnaval dos Carnavais, que acontecerá na Praça da Matriz. Marchinhas e sambas devem embalar o desfile do tradicional Cordão dos Bichos e dos blocos do Clube Renascer (3ª idade) e do Projeto Envelhecer com Qualidade de Vida do Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí).

No sábado, na Passarela do Samba (rua 11 de agosto), acontecerá o concurso regional de escolas de samba, a partir das 20h30, desfilam Mocidade de Itu, Consciência Negra, de Boituva, e Império do Rancho Grande, também de Itu. O Cordão dos Bichos e a corte carnavalesca serão atrações diárias.

No domingo dia 22, a Passarela do Samba terá os blocos carnavalescos do Projeto Envelhecer com Qualidade de Vida, do Clube Renascer Tatuiense (3ª Idade), do Grupo de Teatro Falsa Modéstia e dos bares: República Botequim, Esfirra Real, Pesqueiro Três Marias e Bar do Gueto, às 20h30. Para o concurso regional, virão as escolas Santa Quitéria, de São Roque, União da Vila Rio Branco, de Jundiaí, e 28 de Setembro, de Sorocaba. Além da bateria oficial do Carnaval de Tatuí.

Na segunda-feira, dia 23, disputam o concurso regional as agremiações Unidos do Morro, de Salto, Ekyperalta, de Piracicaba, Acadêmicos Espada de Ouro, de Porto Feliz, Império do Parque das Águas, de Sorocaba, e Corações Unidos de São João, de São Roque.

Na terça-feira, dia 24, haverá desfile de blocos da Orquestra de Metais Lyra Tatuí, do Projeto Envelhecer com Qualidade de Vida, do Clube Renascer Tatuiense, do Grupo de Teatro Falsa Modéstia e dos bares. Mais a escola de samba Mocidade de Itu e a bateria oficial do Carnaval de Tatuí. E, para enaltecer a última noite do carnaval tatuiano, passará pela rua Onze de Agosto a escola de samba paulistana Gaviões da Fiel.(Jornal Cruzeiro do Sul)

Carnaval 2009 Em Itu

A folia em Itu está garantida neste ano com a realização dos desfiles de rua e a presença de cinco escolas de samba e dois blocos. Farão parte da festa o bloco do R e a Melhor Idade e as escolas Acadêmicos da Zona Sul, Pérola Negra, União das Vilas, Imperador do Rancho Grande e Mocidade Independente de Itu. Os desfiles acontecerão no dia 22 de fevereiro, domingo, a partir das 20h30.

A concentração dos blocos e escolas será na Praça da Independência (Largo do Carmo), seguindo os desfiles pela rua Barão de Itaim, contornado a Praça Padre Miguel (Largo da Matriz), onde haverá também a dispersão. Realizado pela Prefeitura, que providenciará a parte estrutural do evento, os desfiles do Carnaval ficaram com a organização a cargo da Liga das Escolas de Samba de Itu. A Liga confirmou o caráter participativo do evento, ou seja, não haverá concurso de qualquer espécie. No entanto, as escolas participantes receberão troféus por marcarem presença na festa popular.

Além dos desfiles do dia 22, a programação da folia prevê animação todos os dias com trio elétrico. No dia 21 de fevereiro, sábado, haverá matinê na Praça Padre Miguel (Largo da Matriz) com trio elétrico a partir das 14h. Após a pausa para a missa das 19h, a folia recomeçará e deverá prosseguir até a meia-noite. No domingo, dia dos desfiles, haverá novamente matinê na Praça Padre Miguel com trio elétrico das 14h às 19h.

No dia 23, segunda-feira, a animação na Praça Padre Miguel terá trio elétrico das 20h à meia-noite.

O último dia de carnaval, terça-feira, dia 24, terá matinê no mesmo local a partir das 14h, com pausa às 19h e retomada da folia depois da missa até a meia-noite.(Jornal Cruzeiro Do Sul)

Carnaval 2009 Em Boituva

A Prefeitura de Boituva promoverá o tradicional Carnaval Popular, para animar o feriado prolongado dos boituvenses e visitantes, que esperam aproveitar uma animada festa.

No sábado, dia 21, passará pela Rua Cel Eugênio Mota, a escola de samba da cidade, Consciência Negra, e de Salto virão as escolas Unidos do Morro e Mocidade Independente.

Domingo, dia 22, será a vez das escolas de samba de Sorocaba e Salto, abrilhantarem o Carnaval boituvense com as escolas Estrela da Vila e Acadêmicos da Santa Cruz, além da escola boituvense Consciência Negra, novamente.

No dia 23, segunda-feira, as escolas de samba de Sorocaba vão tomar conta da avenida, trazendo Carinhosa, 28 de setembro e Show Brasil. Para o encerramento, no dia 24, está programado o desfile das escolas Imperador do Samba de Itapetininga, Unidos do Cativeiro de Sorocaba e Pérola Negra de Itu.

Os desfiles terão início todos os dias a partir das 21h. Logo em seguida haverá baile de Carnaval no Centro Municipal de Eventos, com entrada franca, segurança e praça de alimentação. No domingo, dia 22 e na terça-feira, dia 24, as crianças também terão diversão garantida com as matinês, no Centro Municipal de Eventos, a partir das 15h.(Jornal Cruzeiro Do Sul)

Grito Rock Alive

Para você que curte um Rock a dica é Grito Rock Alive dias 20 e 21 de Fevereiro
Este é o maior festival de música independente da América Latina, que acontece sempre nos dias que circundam o Carnaval e tendo como proposta a pluralidade cultural. O grito rock acontece em 47 cidades de 20 estados, além da Argentina e Uruguai e apresentará em Sorocaba bandas como La Raza, Dilei Hammathaz e Instiga.

Confira a Programação:
Grito Rock Alive
Apoio: Secretaria da Cultura
Local: Usina Cultural Ettore Marangoni
Dia 20:
20h - Madeleine K (Sorocaba)
21h - Vulca (Rio Claro)
22h - Conexo (São Paulo)
23h - X4 ( Sorocaba)
00h - The Gleen (Sorocaba)
01h - La Raza (São Paulo0
02h -Dilei (São Paulo)
03h - Mister Lúdico e os Morféticos ( São Paulo)
Dia 21:
20h - Tijolo (Sorocaba)
21h - Dropy (Sorocaba)
22h - Zic Zira
23h - João Leopoldo (Sorocaba)
00h - Hammathaz (Sorocaba)
01h - Malditas Ovelhas (São Carlos)
02h - Monstruário (Sorocaba)
03 - Instiga (Sorocaba)

Contas A Pagar

Para você que tem contas a pagar as agências bancárias não funcionarão na próxima segunda e terça-feira. Amanhã elas atendem no horário habitual, segundo informa a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

O Shopping Esplanada funcionará das 10h às 22h no sábado; das 14h às 20h no domingo e das 10h às 22h na segunda-feira. Na terça-feira, ponto facultativo, funcionará das 14h às 20h, e a área de alimentação a partir das 11. Na quarta-feira o Shopping abre do meio-dia às 22h.

O Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros fecha na segunda-feira e funciona das 9h às 17h nos demais dias. Veja na tabela divulgada pela Prefeitura os demais serviços municipais que funcionam e param durante o feriado de Carnaval.