quinta-feira, 3 de maio de 2012

Semana do Tropeiro traz atividades no mês de maio

Com um ciclo de celebrações que começa no próximo dia 4, sexta-feira, a edição 2012 da "Semana do Tropeiro" vai ocupar quase que o mês todo com atividades educacionais, de cultura e lazer, em diversos locais da cidade.

Mantendo a tradição das palestras sobre o tema, do curso de culinária tropeira e do desfile pelas ruas de Sorocaba, o evento promete reunir em torno de uma das principais festas da cidade descendentes, cavaleiros, muleiros e criadores; "gente da terra que preserva sua identidade", comenta o titular da Secretaria de Cultura e Lazer (Secult), Edmilson Chelles.

Neste ano, conta Chelles, novos públicos serão presenteados com as palestras sobre cultura e história tropeira, os assistidos da Vila dos Velhinhos e os estudantes da Universidade de Sorocaba (Uniso) e frequentadores e comerciantes da Ceagesp. Além destes, as populações do Central parque, da Vila Santana e do Éden também poderão participar da atividade em dias distintos.

A Biblioteca Infantil "Renato Sêneca de Sá Fleury" está preparando a exposição "A Mula e a Tropa" que será aberta ao público no dia 14 e fica até o fim do mês apresentando maquetes e miniaturas que remontam ao período tropeiro, com reproduções de textos e destaque para um dos importantes agentes daquela época; a mula.

Também é na Biblioteca Infantil que acontece a Oficina de Culinária Tropeira, quando os participantes apendem a fazer o feijão tropeiro numa bela cozinha caipira, ao sabor das histórias e receitas do tema. As inscrições serão abertas no dia 10 e maiores de 12 anos podem participar. Serão 30 vagas preenchidas por ordem de inscrição.

Parque "Chico Mendes"

Pouso das comitivas que chegam a cidade, o local será palco de inúmeras atividades entre os dias 25 e 27 de maio. Um espaço lúdico reunindo artesanato e culinária regionais, teatro de bonecos e rodas de viola poderá ser visitado diariamente, das 9h às 22h.

No dia 25, das 9h às 16h, crianças de 5 a 10 anos vão ouvir histórias e fabricar mulas a partir de materiais recicláveis, na Oficina de Brinquedo. A dupla sertaneja Liu e Léu são a atração musical no "Chico Mendes" na noite de 26, a partir das 20h30.

No domingo, dia 27, a movimentação será total, pois as tropas visitantes saem em desfile pelo Caminho das Tropas às 9h. Segundo Chelles, até agora 39 municípios confirmaram a participação no evento. "Devemos ter um dos maiores desfiles dos últimos anos, com a presença de novas cidades e novas comitivas", disse.

A partir do Alto da Boa Vista, o desfile segue pela avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, Padre Madureira, atravessa a ponte Salomão Pavlovsky em direção à avenida Dom Aguirre, ganha um trecho da Afonso Vergueiro, pega a Álvaro Soares, 7 de Setembro até a Professor Toledo, volta pela Cesário Mota, desce a rua São Bento sentido XV de Novembro, vai para a avenida São Paulo onde, em frente ao Monumento ao Tropeiro a tropa é benzida, se dirige à Padre Madureira para alcançar a Carlos Reinaldo Mendes em direção ao parque. Ali, a partir do meio dia, a Camerata de Acordeões, de Boituva, encerra a festança.

Casarão de Brigadeiro Tobias

Escutar as histórias de vida de outras pessoas, "prosear", tocar e cantar causos aquecidos pelo calor de uma fogueira ou pela emoção de quem faz a Semana do Tropeiro "ganhar vida", é a melhor opção da agenda da festa no Casarão de Brigadeiro Tobias.

De 21 a 25 de maio, de manhã até a noite, o local oferecerá atividades que permitem, também, a participação popular, voluntária. A ideia, segundo a diretora de área da Secult, Sônia Nanci Paes, é transformar o local numa "casa para receber a nossa gente. Um lugar que traz lembranças da casa  da vó, aconchegante e acolhedor". Segundo ela, durante a Semana do Tropeiro um fogo fica acesso o dia inteiro e tem um cafezinho fresco esperando pelos visitantes. "E não é difícil apreciar um bolo quentinho, um bolinho de chuva, uma das delícias que nossa caprichosa cozinheira prepara com todo o carinho", conta em forma de convite.

Neste período, inclusive, o local recebe um volume considerável dos moradores de bairros mais distantes e que, ainda, mantém a tradição interiorana e vão matar saudades de outros tempos visitando a exposição de "traias" tropeiras, caminhando pela área onde está o casarão centenário, observando cavalos e mulas que ali ficam abrigados.

Informações podem ser obtidas pelos telefones (15) 3231-1026 e 3211-2911

Veja abaixo a agenda completa das atividades:

SEMANA DO TROPEIRO
Palestras sobre cultura e história Tropeira
04| sex | 14h
Vila dos Velhinhos
08 | ter | 10h30 e às 13h30
Central Parque
10 | qui | 9h
Uniso - Cidade Universitária
12 | sáb | 10h
Ceagesp
15 | ter | 10h30 e às 13h30
Ciel Vila Santana
17 | qui | 10h30 e às 13h30
Praça Portal do Éden
21 a 25 | seg a sex

Casarão de Brigadeiro Tobias

Exposição - A Mula e a Tropa
14 a 31 | seg a sex | 8h às 17h
Biblioteca Infantil Municipal "Renato Sêneca de Sá Fleury".
Exposição dirigida ao público infantil abordando o ciclo do tropeirismo, com destaque para a mula – animal de carga que durante pouco mais de dois séculos transportou toda a economia brasileira. A mostra reúne miniaturas, maquetes, reproduções e textos sobre o tema.

Gratuito

Oficina de Culinária Tropeira
17 e 18 | qui e sex | 19h às 21h
23 | qua | 14h às 16h
Em comemoração à Semana do Tropeiro, serão desenvolvidas oficinas onde
os participantes aprenderão a fazer o tradicional feijão tropeiro, acompanhado de muitas histórias e receitas.

Maiores de 12 anos

Inscrições a partir de 10/05 na própria Biblioteca
Vagas limitadas
Biblioteca Infantil Municipal Renato Sêneca de Sá Fleury

Gratuito

Desfile
22 | ter | 19h30
Tropa solta pelas ruas da cidade pelo antigo caminho das tropas
Saída: Largo do Divino
Chegada: Ponte Maurício Delloso
Atividades noturnas no Casarão de Brigadeiro Tobias
21 a 25 | sex | 19h30
Show Sertanejo Raiz e artistas locais
Parque Natural Chico Mendes
Visitação de Escolas e público em geral
25, 26, 27 | sex a dom | 9h às 22h
Recinto da Festa da Semana do Tropeiro com espaço lúdico baseado nas tradições: Artesanato cultural regional, cutelaria, contação de histórias, teatro de bonecos, shows, rodas de viola, comitivas de cidades da região com tradição Tropeira e comidas típicas.
Oficina de Brinquedos
25 | sex | 9h às 16h
Para crianças de 5 a 10 anos onde os participantes aprenderão a confeccionar uma mula com material reciclável e ouvir muitas histórias de tropeiros.
Gratuito
Show com a dupla Sertaneja Liu & Léu
26 | 20h30 às 21h30
Desfile do Tropeiro
27 | dom
8h | Concentração
9h | Saída em desfile
12h | Encerramento. Apresentação Camerata de Acordeões – Secretaria da Cultura de Boituva

(Agência Sorocaba)

8º Casamento Comunitário deve celebrar a união de 150 casais

Pelo menos 150 casais devem oficializar sua união perante Deus no próximo sábado (5), a partir das 14h, na oitava edição do Casamento Comunitário 2012. O evento, que acontecerá na sede campestre do Clube União Recreativo, é promovido e coordenado pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS) e, neste ano, terá a bênção ecumênica sob a responsabilidade do Padre Wagner Lopes Ruivo e do Pastor Ernesto Taconi.

Numa festa realizada com o apoio de empresas e instituições, o Casamento Comunitário tornou-se um marco no calendário de eventos da cidade. Isso porque é a grande oportunidade de casais que vivem juntos realizarem o sonho do casamento civil e religioso.

Conforme a presidente do FSS e primeira dama de Sorocaba, Denise Lippi, todo o trabalho do casamento começa, pelo menos, com quatro meses de antecedência, com o chamamento dos interessados. A partir da inscrição, eles cumprem com a entrega de documentos para a efetiva união civil, também gratuita.

Maio, tradicionalmente conhecido como o mês das noivas, torna-se, então, o período perfeito para a celebração festiva. "Nesse dia, no dia da oficialização religiosa do casamento, vivemos uma grande alegria, pois somos testemunhas da realização de sonhos. Algumas pessoas que não poderiam ter uma celebração como esta só a realizam por meio do Casamento Comunitário", disse Denise que, neste ano, tem a certeza de que seu coração baterá mais forte. "O casamento sempre foi especial para mim e como é meu último ano, vai ser um misto de alegria e uma pontinha de tristeza", assume. Ao lado do prefeito Vitor Lippi, Denise já apadrinhou cerca de 1.400 casais.

São parceiros do Fundo Social de Solidariedade a Fundação Ubaldino do Amaral, que publica gratuitamente os proclamas; os cartórios de Registro Civil, que realizam o casamento civil; o Carrefour, que doa o bolo para celebração da festa; a Céu Azul Alimentos, que patrocina a aquisição de flores; a Sorocaba Refrescos, que oferece refrigerantes; a Btour, que oferece uma viagem para sorteio entre os noivos; o Hotel Cardum, que também oferece uma noite de hospedagem entre os noivos, o Clube União Recreativo e a Golphe Divisão Limpeza, que cuida do clube, além de vários comerciantes que oferecem pequenos presentes para sorteio no dia da grande festa.

Também a Guarda Civil Municipal (GCM) participa da cerimônia, cuidando da recepção dos noivos, usando o tradicional traje de gala para dar mais brilho ao evento. De outra parte, pelo menos 50 voluntários atuam para que tudo corra tranquilo na festa, auxiliando na organização e arrumação dos noivos, no fluxo de pessoas pelo local e na distribuição de comida e bebida.

(Agência Sorocaba)

Campanha do Agasalho 2012 já começou




A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), lançou a edição 2012 da Campanha do Agasalho. Quem quiser colaborar, pode ir a um dos postos de arrecadação distribuídos pela cidade, como o Paço Municipal, Unidades Básicas de Saúde, agências do Banco do Brasil, entre outros.

No ano passado, a campanha arrecadou aproximadamente 285 mil peças de roupas, mais de 7 mil cobertores novos e dezenas de enxovais para bebês. Segundo a primeira-dama e presidente do FSS, Denise Lippi, não há meta a ser cumprida em 2012, senão aquela de "aquecer o maior número possível de corações". Para ela, a solidariedade aquece também a alma, que aquece ao corpo. Sua ideia, se possível, é arrecadar o mesmo volume do ano passado e, assim, atingir novamente seu objetivo.

A presidente do FSS frisa ser muito importante que todas as peças doadas estejam em bom estado. "A gente deve doar aquilo que pode ser usado. Aprendi desde pequena que as coisas que ficam no armário e nas gavetas por alguns anos já não nos pertencem, mas podem fazer a história de outras pessoas", exemplificou.

A Campanha do Agasalho conta com diversos parceiros, como o Banco do Brasil, Tiro de Guerra e Céu Azul Alimentos, Carrefour, além de entidades assistenciais e empresas promotoras da campanha em nível interno.

Como ajudar

Condomínios e empresas interessadas em desenvolver campanhas internas também poderão contar com as caixas de coleta padronizadas. Basta fazer contato com a Secretaria da Cidadania (Secid) pelo telefone 3219.1920 (João Bosco) ou com o FSS pelo 3238.2503 (Nice).

Outra possibilidade de participar da campanha é fazendo doação em dinheiro por meio da Conta Corrente nº 18000-9, da Agência 2923-8 do Banco do Brasil. O recurso arrecadado será usado para a compra de cobertores novos. Cada unidade custa R$ 10,00 e os interessados podem doar quantas vezes quiser e o valor que desejar.

É sempre mais difícil se conseguir doação de roupas infantis, principalmente para bebês. Isso, acredita-se, porque as pessoas repassam com mais facilidade este tipo de vestimenta entre parentes e amigos. Daí, ressalva Denise Lippi, quem dispuser de peças de crianças e bebês e possam doá-las que o façam com a certeza de que farão a diferença na vida de muitas mamães e de seus filhos. "As roupinhas de recém-nascidos formam um enxoval para aquelas mães que, normalmente, não poderiam comprá-los", explica.

Pelo calendário, a Campanha do Agasalho 2012 faz o mutirão do Tiro de Guerra no dia 26 de maio, a partir das 9h, no Além Ponte. De casa em casa, os soldados passarão pedindo doações aos moradores. Em Sorocaba, a campanha terminará no dia 15 de junho, numa solenidade marcada para as 18h na agência BB, da Avenida São Paulo.
(Agência Sorocaba)

Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe tem início no sábado

A Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), por meio da Vigilância Epidemiológica (VE), está finalizando os preparativos para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que tem início neste sábado, dia 5 de maio. Além idosos (pessoas com 60 anos ou mais), devem ser imunizados crianças com idades entre seis meses e um ano e onze meses; gestantes e profissionais da saúde. Além de imunizar a população contra a gripe A/H1N1, a campanha também protege contra outros dois tipos do vírus Influenza: A (H3N2) e B.

Em Sorocaba, a população total estimada para a campanha contra a gripe deste ano é de 89.237 pessoas. A meta de cobertura estabelecida pelo Ministério da Saúde é atingir 80% deste total, ou seja, 71.929 pessoas.

Neste sábado, todas as 30 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba estarão abertas das 8h às 13h e serão postos de vacinação no chamado "Dia D" da campanha. E, de acordo com o calendário estabelecido pelo Ministério da Saúde, a partir desta data até o dia 25 de maio, as doses da vacina estarão disponíveis também nas UBSs de segunda a sexta-feira, durante o horário normal de funcionamento de cada uma delas.

"É importante que todas as pessoas contempladas pela campanha levem a carteira de vacinação quando forem se imunizar, porque se houver alguma vacina em atraso, ela será atualizada. Caso a pessoa não tenha a carteira de vacinação em mãos, é preciso levar um documento de identificação para poder receber a dose", orienta a enfermeira Ângela Monteiro Moraes Sanches, do setor de Imunização da VE.

(Agência Sorocaba)