quinta-feira, 3 de maio de 2012

Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe tem início no sábado

A Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), por meio da Vigilância Epidemiológica (VE), está finalizando os preparativos para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que tem início neste sábado, dia 5 de maio. Além idosos (pessoas com 60 anos ou mais), devem ser imunizados crianças com idades entre seis meses e um ano e onze meses; gestantes e profissionais da saúde. Além de imunizar a população contra a gripe A/H1N1, a campanha também protege contra outros dois tipos do vírus Influenza: A (H3N2) e B.

Em Sorocaba, a população total estimada para a campanha contra a gripe deste ano é de 89.237 pessoas. A meta de cobertura estabelecida pelo Ministério da Saúde é atingir 80% deste total, ou seja, 71.929 pessoas.

Neste sábado, todas as 30 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba estarão abertas das 8h às 13h e serão postos de vacinação no chamado "Dia D" da campanha. E, de acordo com o calendário estabelecido pelo Ministério da Saúde, a partir desta data até o dia 25 de maio, as doses da vacina estarão disponíveis também nas UBSs de segunda a sexta-feira, durante o horário normal de funcionamento de cada uma delas.

"É importante que todas as pessoas contempladas pela campanha levem a carteira de vacinação quando forem se imunizar, porque se houver alguma vacina em atraso, ela será atualizada. Caso a pessoa não tenha a carteira de vacinação em mãos, é preciso levar um documento de identificação para poder receber a dose", orienta a enfermeira Ângela Monteiro Moraes Sanches, do setor de Imunização da VE.

(Agência Sorocaba)

Nenhum comentário: