quarta-feira, 20 de junho de 2012

Sorocaba recebeu a visita do vice-prefeito de Shangai

O vice-prefeito e secretário de Gestão de Pessoas, José Ailton Ribeiro, recebeu na tarde desta terça-feira (19) a visita de uma comitiva de Shangai, liderada pelo vice-prefeito Shen Xiaoming. A visita de apenas dois dias que os chineses fazem ao Brasil tem o objetivo de conhecer o funcionamento do sistema de atendimento a saúde primária da população.

No período da manhã, a comitiva foi recebida na Secretaria de Estado da Saúde, na Capital, onde conheceram o funcionamento da rede. A cidade escolhida para conhecer na prática como funciona esse serviço foi o de Sorocaba. O encontro aconteceu no salão de reuniões da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde, da Pontificia Universidade Católica (PUC) de Sorocaba.

Participaram, além diretor da faculdade, José Eduardo Martinez, o secretário de Saúde de Sorocaba, Ademir Watanabe, o secretário em exercício de Desenvolvimento Econômico de Sorocaba, Fernando Alonso, além do secretário de Saúde e representantes do setor de saúde de Shangai.

Watanabe fez uma apresentação do trabalho realizado em Sorocaba, abordando ainda o funcionamento do SUS e os três níveis de atendimento municipal: prímário, que é feito nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs); o secundário, que oferece especialiadades e assuntos mais complexos (Policlínica Municipal), e o terciário, que é feito nos hospitais e unidades de emergência.

Citou também a estratégia Programa Saúde da Família (PSF), desenvolvida em algumas  UBSs e dos serviços oferecidos pela Policlínica, pelo Serviço de Assistência Médica Especializada (SAME); pelo Ambulatório de Saúde Mental, pelo Laboratório Municipal de Análises Clínicas (Lamac), Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) e pelo Serviço de Atendimento Domiciliar – Acamados.

O secretário da Saúde de Sorocaba também mostrou à comitiva chinesa os serviços oferecidos pelas unidades móveis de saúde da Prefeitura: Ônibus da Mulher e do Homem e o Odontomóvel (trailler que percorre as UBSs oferecendo próteses dentárias).

O diretor da Faculdade de Medicina falou sobre o funcionamento do sistema estadual, englobando o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) na integração com a PUC. Mostrou ainda os números dos atendimentos feitos a pacientes de todo o sudoeste paulista, que impressionaram os visitantes.

O diretor de operações do Parque Tecnológico de Sorocaba, Claudio Rariz, também fez uma apresentação sobre o empreendimento, atendendo pedido dos visitantes, que queriam conhecer detalhes do local, que terá laboratório de pesquisas da PUC.

Conforme Shen Xiaoming, responsável também pela educação, saúde e o desenvolvimento de novas tecnologias para esses setores naquele país, existem muitos problemas similares na área de saúde primária entre Brasil (Sorocaba) e China (Shangai). "Viemos visitar Cuba e Brasil, conhecer como funciona esse atendimento primário. É um tanto dificil compreender o sistema de saúde do Brasil, mas vejo que é bem amplo e favorece muito a população. Quero manifestar a vontade dv o governo de Shangai cooperar nestas áreas com Sorocaba, através de nosso setor de alta tecnologia", destacou.

O convite para que o governo de Shangai viesse conhecer os sistemas de saúde do estado de São Paulo e de Sorocaba partiu da PUC-SP e da empresa GE, que fornece equipamentos médicos aos dois países. Shangai conta com vários parques tecnológicos, inclusive, direcionados à biomedicina - setor que interessa a PUC, uma das universidades que estará no Parque Tecnológico de Sorocaba.

(Agência Sorocaba)

IntegraBike já realizou mais de 5.900 empréstimos gratuitos da bicicleta pública


 

 
O sistema de Mobilidade Urbana IntegraBike, da Prefeitura de Sorocaba, administrado pela Urbes – Trânsito e Transportes, completou nesta segunda-feira (18), um mês de funcionamento. Até às 16h30 de hoje já haviam sido realizados 5.926 empréstimos gratuitos de bicicletas e somados 2.359 cadastros realizados.

De acordo com os dados do sistema, a unidade de cadastramento para o IntegraBike com maior número de pedidos de adesão é a Central de Atendimento do Terminal São Paulo, que já atendeu 59% da demanda. Em seguida, os pontos mais procurados são a Casa do Cidadão da Ipanema, com 15,8% de procura, e a Casa do Cidadão da Itavuvu, com 11,1% de atendimentos. O cartão mais utilizado para o cadastramento é o Cartão Cidadão, responsável por 72% da demanda.

O programa, lançado no dia 18 de maio, é uma nova opção de deslocamento para a população na região Central da cidade e avenidas Itavuvu, Ipanema e Angélica.

Como utilizar?

O cadastro pode ser solicitado nos postos de atendimento das Casas do Cidadão e na Central de Atendimento do Terminal São Paulo.

Para se cadastrar é necessário ter mais de 18 anos, saber andar de bicicleta, conhecer e respeitar as regras de circulação de trânsito e possuir um dos cartões válidos do transporte coletivo de Sorocaba (Vale Transporte, Cidadão, Estudante, Sênior e outros).

É exigida a apresentação de um dos cartões válidos do sistema de transporte coletivo sorocabano e um documento com foto (RH, carteira profissional, carteira de trabalho, CNH). O interessado também precisará ler o regulamento de uso do IntegraBike.

Locais de cadastramento do IntegraBike

Central de Atendimento Terminal São Paulo
Rua Leopoldo Machado, 259, Centro
Horário de atendimento: Segunda a domingo, das 8h à 16h30

Casas do Cidadão
Rua Estado de Israel, 424, Jd. Ipiranga
Av. Itavuvu, 3;415, Parque das Laranjeiras
Av. Ipanema, 3.439, Vila Helena
Av. Bonifácio de Oliveira Cassú, 80, Éden
Av. Bandeirantes, 4.155,Brigadeiro Tobias
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h

(Agência Sorocaba)