quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Amigos do Zippy forma mais uma turma de pais

Uma solenidade na próxima quarta-feira (07) marca a formatura de mais uma turma do programa "Amigos do Zippy em Casa" (AZC). São pais ou responsáveis de alunos que frequentaram as reuniões do programa nas escolas municipais e estaduais durante este ano.

O evento, que acontecerá na quarta-feira (07), às 19h, no Auditório Pedro Salomão, na EM "Getúlio Vargas", contará com a presença do prefeito Vitor Lippi, da secretária da Educação, Maria Teresinha Del Cistia, e da presidente da Associação pela Saúde Emocional de Crianças (ASEC), responsável pelo programa no Brasil, Tânia Paris.

A formatura será para aproximadamente 700 pais de alunos que frequentam o programa desenvolvido em 29 escolas públicas, sendo que quatro pertencem à rede estadual. De acordo com a programação, a festa contará com uma exposição de trabalhos realizados pelos pais durante este ano e, ainda, de produções de crianças que frequentaram as aulas dos cursos "Amigos do Zippy" e "Amigos do Maçã". Outra atração será a apresentação do coral infantil da EM "Matheus Maylasky"; bem como, as homenagens e entrega de certificados aos pais.

O AZC é um programa com atividades lúdicas para serem realizadas em casa pelos pais ou responsáveis ao lado dos filhos. É composto de encontros que são realizados nas escolas, coordenadas por educadores das próprias unidades. Os pais recebem orientações, compartilham e trocam experiências de como lidar com as emoções de seus filhos e com seus próprios sentimentos.

Os monitores do AZC são capacitados pela Associação pela Saúde Emocional de Crianças. O programa se destaca pela transformação que provoca na vida de todos os envolvidos (alunos, pais e educadores). Odirlei Botelho da Silva, orientador pedagógico e monitor do AZC na EM "Hélio Rosa Baldy", do Jardim São Guilherme II, conta que os encontros são momentos marcantes. "Os pais fazem confidências. Há o estreitamento do vínculo das famílias com a escola", afirma.

Já, a professora Renata dos Santos de Arruda Ghiraldi, também monitora do AZC na EM "Inês Rodrigues Cesarotti", do Jardim Bonsucesso, destaca que os pais aderem ao programa, participando ativamente dos encontros, porque não há críticas ou julgamentos a eles.

Veteranos da 2ª Divisão disputam Quartas-de-final no sábado

O Campeonato Municipal de Futebol Amador, na categoria Veteranos da 2ª Divisão, prossegue neste sábado (3), com mais quatro partidas. Os jogos estão previstos para às 14h30 e às 16h20, nos Centros Esportivos Brigadeiro Tobias, Maria Eugênia e "Dr. Pitico", na Vila Angélica. Confira abaixo os horários e locais dos jogos:

Hora

Gr/Jg

Local

Mandante

Gol

Gol

Visitante

16:20

M

CE Mª Eugênia

Unidos do São Guilherme FC

EC Luciana Maria/

Servicon/Esc.Cont.Real

16:20

N

CE Brig Tobias

Acadêmico FC

EC Cajuru do Sul

14:30

O

CE Dr Pitico

União Mineirão/UsiMelo/ASAquec/

CostelaéNome/Tauber/H F Mineirão

EC São Guilherme

16:20

P

CE Dr Pitico

AA Asa Branca/Inicial Transportes

AA Guadalajara/Extreme Service/Express


Operação conjunta movimenta o centro de Sorocaba

Um grande operação integrada de combate à criminalidade, realizada na tarde desta quarta-feira (30), na região central da cidade, mobilizou 54 homens da Guarda Civil Municipal (GCM), 12 da Polícia Civil, 21 da Policia Militar, 14 profissionais da Fiscalização de Posturas da Secretaria de Segurança Comunitária (Sesco), além de 4 fiscais da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal da Saúde (SES).

Na principal ação do dia, a GCM encontrou 550 mídias piratas, 700 capas vazias e doze maços de cigarros numa loja de bijuteria na Rua da Penha, que foi interditada pela Fiscalização de Posturas. Além disso, após denúncia anônima, foram encontrados 90 comprimidos de Pramil no estacionamento do Mercado Municipal. A droga estava em buracos das portas de comércios que estavam fechados. O Pramil é uma medicação controlada de uso no tratamento de disfunção erétil.

Uma lanchonete instalada na Rua Monsenhor João Soares, também, foi notificada por não cumprir com as condições de higiene e não ter licença de funcionamento.

Lippi quer regularizar a situação de inscritos em Dívida Ativa

Projeto de lei foi protocolado para apreciação da Câmara Municipal em regime de urgência.

O prefeito Vitor Lippi protocolou na tarde desta quarta-feira (30) na Câmara Municipal um projeto de lei, de sua autoria, que institui o Programa Municipal de Regularização Fiscal "Pague Fácil". O programa possibilitará ao contribuinte regularizar seus débitos com o Fisco Municipal, inscritos em Dívida Ativa, e, até mesmo, aquele que é objeto de ação de execução fiscal. O PL foi encaminhado em regime de urgência para apreciação dos vereadores.

A proposta do prefeito é a redução de 100% da multa e de até 40% das taxas de juros, preservando-se, contudo, o valor monetário do crédito tributário original. O pagamento poderá ser feito em até dez parcelas. Ainda conforme o projeto de lei, as secretarias de Finanças e de Negócios Jurídicos terão a responsabilidade de conceder as condições especiais ao contribuinte em dívida para o devido acordo, mesmo aquelas dívidas já acordadas poderão ser renegociadas. Pela proposta, o período da transação e negociação deverá ocorrer entre o dia 20 de dezembro de 2011 e 31 de março de 2012, podendo ser estendido por mais um mês.

Para o prefeito Vitor Lippi, a medida se justifica porque oferece aos contribuintes uma maior possibilidade de quitação dos débitos, já que estarão isentos das multas. "E os juros serão consideravelmente reduzidos", diz.

Além disso, a implantação do "Pague Fácil" resultará num aumento da arrecadação, beneficiando todos os munícipes uma vez que o produto da arrecadação se reverterá em benefício à população.

"Também por meio deste projeto estamos propondo a criação de uma gratificação de estímulo aos servidores que trabalharem diretamente na execução do 'Pague Fácil'", conta Vitor Lippi. Conforme a propositura será um prêmio aqueles que realizarem as atribuições com presteza, perfeição e rendimento necessários ao sucesso do programa e desde que alcançadas as metas. Para isso, destaca o prefeito, serão estabelecidos requisitos e critérios para concessão de tal benefício ao servidor.

Conforme o prefeito destaca no projeto de lei, "a função administrativa, de acordo com a nova ordem constitucional, já não se contenta em ser desempenhada apenas com legalidade, exigindo resultados positivos para o serviço público e satisfatório atendimento das necessidades da coletividade em geral. Trata-se especificamente do princípio da eficiência".

Aliás, explica Lippi, a própria Constituição Federal permite a aplicação de recursos orçamentários em programas de qualidade e produtividade, treinamento e desenvolvimento, modernização, reaparelhamento e racionalização do serviço público, inclusive, sob a forma de prêmio de "produtividade" ou "adicional de desempenho".

Prefeitura finaliza projeto de lei que altera a constituição dos cargos em comissão

A Prefeitura de Sorocaba deve protocolar até o final desta semana o projeto de lei que altera a constituição e a ocupação de cargos em comissão. O projeto de lei, elaborado pela Secretaria de Negócios Jurídicos, após estudos da Secretaria de Gestão de Pessoas, é fruto do acordo firmado entre a administração municipal e o Ministério Público.

"Garantimos mais agilidade às adequações sugeridas pelo Ministério Público e em lugar de assinarmos um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que iria levar à elaboração de um projeto de lei, já estamos em fase de conclusão do próprio projeto", explica o prefeito Vitor Lippi.

O projeto de lei prevê o reenquadramento de cargos de livre nomeação e de livre exoneração de acordo com previsões constitucionais mais precisas; a adequação da ocupação de outros cargos em comissão por funcionários exclusivos de carreira, aqueles concursados, além da realização de concurso também com vistas à esta adequação.

"Nós apresentamos o plano para o Promotor de Justiça e ele considerou adequada a nossa proposta. Também avaliou que seria mais eficiente apresentarmos o projeto de lei do que apenas assinarmos o Termo de Ajustamento de Conduta para, posteriormente, elaborarmos o projeto de lei e submetê-lo à aprovação", explica Luiz Ângelo Verrone Quilici, Secretário de Negócios Jurídicos.

"Nós estamos em fase de conclusão do projeto de lei com todo o quadro e todas as especificações de cargos e funções, mas não iremos nos antecipar e divulgá-lo ao público antes de encaminhar aos vereadores. Vamos primeiro concluí-lo, depois protocolá-lo e, só posteriormente, divulgá-lo ao público em geral, de forma detalhada", diz o prefeito Vitor Lippi.

Dengue Verão 2011-2012: Prefeitura reúne profissionais de saúde para curso de atualização

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Área de Vigilância em Saúde, da Secretaria da Saúde (SES), promove na segunda-feira (5) um curso de atualização para membros da rede de assistência à saúde da cidade, visando a preparação ao enfrentamento da dengue no Verão 2011-2012.

O encontro será realizado a partir das 19h, no Salão Verde da Unidade Seminário da Prefeitura, à Avenida Eugênio Salerno, 140, Centro. Profissionais de saúde de oito municípios da região Votorantim, Araçoiaba da Serra, Porto Feliz, Itu, Mairinque, Salto de Pirapora, Alumínio e Iperó também foram convidados.

O secretário Ademir Watanabe explica que esta atualização integra asações para o enfrentamento da dengue nos próximos meses, definidas no Plano de Contingência, do Comitê Municipal de Combate à Dengue.

"A Prefeitura está fazendo tudo que é possível para tentar evitar o aumento de casos, mantendo, de maneira permanente, as ações de combate ao mosquito transmissor. Mas as medidas preventivas também são responsabilidade da população: cada um deve fazer sua parte, eliminando os criadouros do Aedes aegypti", alerta.

A diretora da Área de Vigilância, Consuelo Matiello, diz que os profissionais da rede de assistência à saúde são convidados para participar da atualização sobre o manejo clínico da dengue todos os anos. "Desta vez, nesta reciclagem, teremos uma novidade: optamos por trazer convidados com grande conhecimento sobre a dengue e que viveram situações epidêmicas em suas regiões. Esta atualização será de extrema importância e, por isso, queremos atingir o maior número possível de profissionais", comenta.

O coordenador geral de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, o médico infectologista José Ricardo Pio Marins, ministrará sobre o tema "Situação Epidemiológica da Dengue", às 19h30. Em seguida, às 20h30, o professor doutor Kleber Giovanni Luz, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, abordará sobrem o "Manejo Clínico da Dengue".

Capacitação

Desde a última quinta-feira (24), funcionários das 30 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das unidades de urgência e emergência Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) Zona Norte e Zona Oeste e dos Prontos Atendimentos (PAs) , do Ambulatório de Saúde Mental, do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids) e da Policlínica de Especialidades estão participando de encontros de capacitação.

Na manhã desta quarta-feira (30) participaram do treinamento os funcionários das UBSs Ana Paula Eleutério, Laranjeiras, Paineiras, Ulysses Guimarães e Vitória Régia e do PA Laranjeiras. Nesta quinta-feira (1), o curso será realizado, das 8h30 às 12h, no Centro de Referência em Educação, para os servidores das UBSs Aparecidinha, Brigadeiro Tobias, Éden, Cajuru e Sabiá e dos PAs Brigadeiro Tobias e Éden.

Sorocaba projeta competições esportivas para 2012

O prefeito Vitor Lippi recebeu em seu gabinete, no final da tarde desta quarta-feira (30), a visita de alguns atletas de Sorocaba que conquistaram medalhas nos Jogos Abertos do Interior 2011, disputados no início do mês em Mogi Guaçu. O secretário de Esporte, Cláudio Bacci, destacou que os investimentos estão resultando em um melhor desempenho nas competições esportivas. Para 2012, a Semes planeja disputar o título nos Jogos Regionais.

Neste ano, Sorocaba conquistou a 6ª colocação na classificação geral da 2ª divisão dos Jogos Abertos – quatro posições acima da obtida em 2010. Visitaram o prefeito atletas das equipes medalhistas de Ciclismo Masculino (Ouro), Xadrez Feminino (Ouro), Malha (Ouro), Kickboxing Masculino (Prata), Futebol Masculino (Prata) e Handebol Feminino. "É um momento de alegria e comemoração, em poder ver o esforço e o resultado. Agradeço o empenho de vocês em fazer Sorocaba cada vez mais competitiva", reconheceu o prefeito.

Cláudio Bacci ressaltou que ao longo de quatro anos a Prefeitura procurou ampliar a estrutura do esporte não só com programas, equipamentos e financeiramente, mas, também, tecnicamente. A Semes já se reuniu com as associações esportivas no intuito de organizar os aspectos de infraestrutura, financeiro e técnico visando as disputas de 2012.

"O nosso objetivo é sermos campeões dos Jogos Regionais. A disputa vai ser acirrada, pois Jundiaí - que quase perdeu para nós por três pontos, e Santana de Parnaíba, estão fazendo um grande investimento na área e precisaremos fazer o nosso melhor. Todas as equipes estão buscando isto", afirma o secretário.

Desembargador Sorocabano é eleito Presidente da Associação Paulista dos Magistrados do Estado

O desembargador Roque Antônio Mesquita de Oliveira, natural de Sorocaba, foi eleito Presidente da Associação Paulista dos Magistrados do Estado de São Paulo (Apamagis). O prefeito Vitor Lippi, ao receber a notícia, enviou ofício cumprimentando-o. "É uma honra para cidade que um filho seu, mercê de sua competência e dedicação à Justiça, tenha sido eleito presidente da mais alta entidade representativa dos magistrados do Estado", reconheceu.

Formado em História, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sorocaba, e em Direito, pela Faculdade de Direito em Sorocaba (Fadi), Roque Mesquita tornou-se Juiz de Direito em agosto 1976, aprovado em 16º lugar no concurso à Magistratura.

Recentemente, "atuando como um embaixador da cidade" – segundo o prefeito Vitor Lippi – o desembargador solicitou ao presidente do Tribunal, desembargador Roberto Bedran, que recebesse em audiência uma comitiva de Sorocaba, formada por representantes da Justiça, Ordem dos Advogados do Brasil, Ministério Público, Assembleia Legislativa e Câmara Municipal, além do próprio prefeito.

Na ocasião, a comitiva acompanhada de Roque Mesquita solicitou que mais 18 varas fossem criadas para o Fórum local. Ao mesmo tempo, as autoridades solicitaram que três vagas de juízes auxiliares do município não fossem transferidas para a Capital, conforme previsto em projeto anterior; ao contrário, foi enfatizada a necessidade não só da manutenção dessas como, também, a ampliação da vaga em pelo menos mais um juiz auxiliar. A permanência das vagas já foi garantida bem como o aumento de mais uma vaga de juiz auxiliar. A solicitação de mais Varas continua em análise.

Quem também cumprimentou o novo Presidente da Apagamis foi o secretário de Governo e Relações Institucionais, Paulo Mendes, de quem é amigo há anos: "Roque Mesquita é um profissional dedicado que construiu sua carreira na Magistratura com muito brilhantismo. E que jamais esqueceu as suas raízes sorocabanas", enfatizou.

Programação de Natal tem início nesta quinta-feira em Sorocaba


Programação de Natal tem início nesta quinta-feira

Começa nesta na noite desta quinta-feira (01) a programação especial de Natal 2011. Este ano, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura e Lazer (Secult), oferecerá à população muitas atrações em diversos locais da cidade, tudo de graça.

A abertura da programação será às 19h, com as "Cantatas de Natal nos Bairros". Este evento levará muita música e o espírito natalino para 11 lugares diferentes de Sorocaba, com a participação do Coral Adulto do Programa "Mais Cultura". O primeiro bairro a receber a "Cantata" é a Vila Helena, na Zona Norte. Já, na sexta-feira (02), no mesmo horário, a comunidade de Aparecidinha é que vai apreciar o espetáculo.

Também receberão a "Cantata" nos próximos dias os bairros Brigadeiro Tobias, Quintais do Imperador, Vitória Regia, Bairro Ana Paula Eleutério, Éden e Cajuru; além do Parque dos Espanhóis e do Mercado Distrital, que fica no Jd. Brasilândia.

Na segunda-feira (05) a Catedral Metropolitana receberá o Coral "Ars Música Sacra de Sorocaba", que realizará um show a partir das 19h30. Conforme a programação, a partir da próxima terça-feira (06), até o dia 22, a Secult e a Associação Comercial realizarão na Praça Cel. Fernando Prestes os shows do projeto "Natal na Praça". Serão 35 apresentações, com a participação de escolas, grupos de artistas e entidades.

Ainda no dia 6, a Biblioteca Infantil "Renato Sêneca de Sá Fleury" promoverá, para crianças de 6 a 10 anos, uma Oficina de Presépio. Ao mesmo tempo, será aberta para visitação pública uma exposição contendo 26 presépios de diversas regiões do Brasil e de países da América Latina.

O Jardim Santa Rosália também entrará no circuito natalino. O bairro receberá o Projeto "Vozes de Natal" no dia 7, a partir das 19h30, numa realização da TV Tem, com o apoio da Secretaria da Cultura e Lazer.

Também, dentro dos festejos de fim de ano e em parceria com a TV Tem e o Sincomércio, a Prefeitura receberá as inscrições de interessados em participar do Concurso de Decoração Natalina "Natal Iluminado". O objetivo é premiar as residenciais, prédios comerciais e as ruas que contarem com a decoração mais bonita da cidade. A inscrição deve ser feita a partir desta quinta-feira até o dia 10 de dezembro. O regulamento e as inscrições podem ser consultados no site www.tvtem.com/nataliluminado.

As cantatas em prédios históricos da cidade também continuarão este ano. E para começar a agenda com muita animação e encanto, nos dias 13, 14, 15, 16 e 18 elas acontecerão na Estação Ferroviária. Considerada a principal atração natalina e já tradicional de Sorocaba, as "Cantatas de Natal na Estação", um dos símbolos mais importantes da cidade, terão a participação dos alunos do programa "Mais Cultura", que cursam aulas de coral e de teatro.

Neste evento, 67 crianças vão cantar e atuar, prometendo encantar mais uma vez os sorocabanos. "Teremos novamente um espetáculo maravilhoso e com alta tecnologia empregada. Com certeza, ele surpreenderá o público", explica o secretário Anderson Santos, ressaltando que o público terá à disposição uma arquibancada para 1.500 lugares e mais 500 cadeiras.

O CPI-7 também realizará a sua terceira "Cantata de Natal". O evento será no dia 20, a partir das 20h. Já, o Mosteiro de São Bento realizará seus espetáculos natalinos nos dias 20, 21, 22 e 23, sempre a partir das 20h30.

Programação Especial de Natal/2011

01 a 10
Concurso Cultural Natal Iluminado
Inscrições: Categorias - Imóveis Residenciais e Estabelecimentos Comerciais
A população poderá enviar a foto de sua decoração pelo site: www.tvtem.com/nataliluminado
11 a 14
Votação(a população escolherá as melhores imagens por meio do site)
15 qui
Julgamento (10 finalistas)
18 dom

Premiação
Local: Cantata de Natal da Estação Ferroviária
Horário: a partir das 20h
Realização: TV TEM / Sincomércio
Apoio: Prefeitura de Sorocaba
Secretaria da Cultura e Lazer

05 seg
Coral Ars Música Sacra de Sorocaba
Local: Catedral Metropolitana de Sorocaba
Horário: 19h30

06 ter
Oficina de Presépio para Crianças

Desenvolvimento de técnicas para confecção de presépio, acompanhadas de apresentação de histórias sobre o tema
Faixa Etária: 07 a 10 anos
Local: Biblioteca Infantil Renato Sêneca de Sá Fleury
Horário: 9h as 11 e das 14h às 16h
Vagas limitadas

06/12 a 06/01
Exposição de Presépios
26 presépios de diversas regiões do Brasil e de países da América Latina, confeccionados em diferentes materiais, como argila, madeira e fibras naturais
Local: Biblioteca Infantil Renato Sêneca de Sá Fleury
Horário: 8h às 17h

06 ter

Programação Natal na Praça
19h30 – Abertura Oficial
Participação Especial Orquestra Filarmônica Fernando Prestes
Regente: Leonardo Anunciação
Solistas: Marco Antônio Amaral e Victória de Sousa Real
Coral Adulto do Projeto Mais Cultura
Regente: Maestro Jonicler Real

07 qua
17h – Alunos da E.M. "Prof. Luiz Almeida Marins"
19h30 – Auto de Natal – Trupe Koskowisck
20h30 – Coral e Conjuntos de Sinos e Flautas da Igreja Batista Central
Regente do Coral: Vanderson Michael Sampaio
Regente dos Sinos: Humberto Barbosa Sanches
Regente das Flautas: Adamaris Ferreira dos Santos Andrade

08 qui
17h – Musicalização – Secretaria da Educação
19h30 – Grupo de Choro Entre Amigos
20h30 – Banda da Polícia Militar e convidados
Regência: Subtenente Ismael Cubas

09 sex
17h – Alunos das EMs "Dr. Getúlio Vargas" e "Prof. Ary de Oliveira Seabra"
19h – Coral da 3ª Idade do Sesi/Sorocaba
Regente: Teresa Baddini

10 sáb
10h – Coral da 3ª Idade do Sesi/Sorocaba
11h – Grupo Atos – Igreja Metodista Livre
14h e 16h - Apresentações da Associação Comercial de Sorocaba

12 seg
17h – Alunos da EM "Sorocaba Leste"
19h – Coral Anjos de Maria, da Igreja Católica da Comunidade Nossa Senhora de Lourdes - Jd. Maria Eugênia
Regente: Roselene Bozzola

13 ter
17h – Alunos da EM "Prof. Edemir Antônio Digiampietri"
19h - Alunos da EM "Tereza Ciambelli Gianini" e Banda Marcial de Sorocaba

14 qua
17h – Alunos da "EM Achilles de Almeida"
19h – Musicalização – Secretaria da Educação e Alunos da EM "Prof. Maria de Lourdes Martins Martinez"

15 qui
17h – Grupo de Percussão da Pastoral do Menor
Coordenação: Jurandir Fernando Paulino
19h – Coral da 4ª Igreja Presbiteriana Independente de Sorocaba
Regente: Tânia Mendes Ribeiro

16 sex
17h – Corporação Musical Carlos Gomes
Regência: José Carcagnolo
19h – Banda Marcial Municipal de Sorocaba

17 Sáb
10h – Corporação Musical Francisco Dimas de Melo
Regência: Renato José Justicia
11h – Grupo Revivendo
14h e 16h – Apresentações da Associação Comercial de Sorocaba

19 seg
17h – Grupo de Choro Entre Amigos
19h – Orquestra de Cordas da 1ª Igreja Batista de Sorocaba

20 ter
17h – Grupo Revivendo
19h30 – Auto de Natal – Trupe Koskowisck
20h30 – Grupo Aliança do Senhor

21 qua

17h – Grupo de Choro Entre Amigos
19h30 – Coral Jovem Presbiteriano Neusa Vieira de Aguiar - Igreja Presbiteriana Rocha Eterna
Coordenação: Telma Eliana de Aguiar e Wagner Leandro Nogueira

22 qui
17h – Grupo Revivendo
19h30 – Projeto Abençoando Sorocaba - Coral Alegro/Departamento
Infantil ABCD da Igreja Assembleia de Deus – Ministério Belém

07 qua
Vozes de Natal
Realização: TV Tem
Apoio: Prefeitura de Sorocaba – Secretaria da Cultura e Lazer / Villàgio Shopping
Local: Praça Pio XII – Santa Rosália
Horário: a partir das 19h30

13, 14, 15, 16 e 18

V Cantata de Natal na Estação

Participação dos Alunos do Programa "Mais Cultura"
Local: Estação Ferroviária Sorocabana
Horário: 20h30

20 qui
III Cantata de Natal no CPI/7
Execução do Coral da Policia Militar do Estado de São Paulo e da Banda
Regimental de Música do CPI/7, seguida de uma queima de fogos patrocinada pelo Grupo Schaeffler
Local: Rua Bento Manoel Ribeiro, 209 – Cerrado (fachada do prédio)
Horário: 20h
Gratuito

20, 21, 22 e 23
III Cantata de Natal no Mosteiro de São Bento
Local: Largo do São Bento
Horário: 20h30

Exposição conta a história de sorocabanos

Foi um trabalho longo e envolveu alunos de várias escolas municipais, que frequentam o programa Oficina do Saber – Educação em Tempo Integral. Eles entrevistaram os moradores mais antigos de seus respectivos bairros e registraram detalhadamente suas histórias de vida.

Tudo isso resultou numa série de desenhos, painéis e textos que serão expostos, na manhã desta quinta-feira (1/12), em frente ao Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV). O trata-se de um projeto realizado pela Secretaria da Educação (Sedu) em parceria com os institutos Avisa - Lá e Museu da Pessoa. Os professores receberam orientações sobre essa atividade com especialistas, onde aprenderam como resgatar a memória de Sorocaba.

Segundo a secretária Maria Teresinha Del Cistia, o projeto valoriza a memória da cidade por meio de histórias coletadas pelos alunos em suas famílias e comunidades, através de atividades de leitura, produção de escrita e de desenho, pesquisa e entrevistas, entre outros. Conforme a professora Roseli Aparecida da Silva, a ideia é preservar a memória das comunidades, envolvendo alunos e professores do Ensino Fundamental I.

Por meio da metodologia de história oral, o professor estimula importantes aprendizagens ligadas à leitura, escrita, oralidade, desenho, pesquisa na internet e produção de conteúdo, transformando os estudantes em agentes da história da sua comunidade. Ao final, são desenvolvidos produtos a partir dos desenhos e textos criados pelas crianças, que podem ser exposições, livros, sites e vídeos.

O Museu da Pessoa é um museu virtual de histórias de vida aberto à participação gratuita de todo interessado que queira compartilhar sua história, a fim de democratizar e ampliar a participação dos indivíduos na construção da memória social.

Ônibus do Homem e da Mulher participam do “Fique Sabendo”

Desde a última terça-feira (29), os Ônibus da Mulher e do Homem, unidades móveis de saúde da Prefeitura de Sorocaba, estão na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro, integrando as atividades da campanha Fique Sabendo 2011, cujo objetivo é incentivar a realização de testes de HIV. Os Ônibus Rosa e Azul oferecem o exame durante o ano todo mas, especialmente nestes dias, estão priorizando a realização dos testes. As unidades atenderão na praça até esta quinta-feira, 1º de dezembro, Dia Mundial da Luta Contra a Aids, das 8h às 18h.

Para chamar a atenção do sorocabano sobre a data e, mais do que isso, estimular uma reflexão acerca da importância da prevenção e da realização do teste de HIV, a Secretaria Municipal da Saúde (SES) instalou um grande laço vermelho, principal símbolo da conscientização sobre a Aids, ao lado do coreto da praça. Aliado a isso, hoje (1) a partir das 10h, a coordenadora do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/ Aids), Maria Tereza Morales Dib, estará no local falando sobre o assunto.

Além de garantir o diagnóstico precoce, antes da manifestação da Aids, a realização do teste é importante para evitar que a pessoa infectada, e que desconhece sua condição, contamine outras pessoas. Independente da comprovação do diagnóstico, porém, qualquer pessoa precisa de orientação, segundo afirma a médica Maria Tereza Dib. "Se a pessoa teve algum tipo de exposição precisa ser orientada para aderir à prevenção. Para isso, é necessária uma mudança de hábitos a fim de que não haja nova exposição ao risco", diz.

Neste ano, além de oferecer testes de HIV, a campanha "Fique Sabendo" também está realizando testes de sífilis e hepatites virais (B e C) aos interessados. Desde que a campanha teve início, no último dia 24, até terça-feira (29), foram feitos 844 testes de HIV. Também foi realizado o mesmo número de testes de sífilis e hepatites virais (B e C).

Onde fazer os testes

Além dos Ônibus Rosa e Azul, até a amanhã (1) os exames estão sendo realizados, de graça, em todas as 30 Unidades Básicas de Saúde, das 7h às 16h. No Centro de Orientação e Aconselhamento de Sorocaba (Coas), que fica à Rua da Penha, 770, Centro, o atendimento é das 7h às 20h. Já o Serviço de Assistência Municipal Especializada (SAME), localizado à Rua Manoel Lopes, 520, Vila Hortência, faz os testes das 7h às 19h.

O teste de HIV é simples, realizado a partir de exame de sangue. O interessado é atendido com privacidade em qualquer uma das unidades onde o exame é realizado na cidade. Para fazer o teste, maiores de 12 anos precisam apresentar um documento de identidade com foto e menores de 12 precisam de autorização do responsável.

Desde 2006, quando foi criada a campanha Fique Sabendo, o teste foi descentralizado em Sorocaba e está disponível durante o ano todo em todos os 30 UBS's da cidade, nos Ônibus da Mulher e do Homem, no SAME e no Coas.

Mais informações sobre DST, Aids e a campanha Fique Sabendo podem ser obtidas pelo Disque Aids, no telefone 3232-2200 e também pelo blog "Do que é meu cuido eu" (http://doqueemeucuidoeu.blogspot.com).