quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Amigos do Zippy forma mais uma turma de pais

Uma solenidade na próxima quarta-feira (07) marca a formatura de mais uma turma do programa "Amigos do Zippy em Casa" (AZC). São pais ou responsáveis de alunos que frequentaram as reuniões do programa nas escolas municipais e estaduais durante este ano.

O evento, que acontecerá na quarta-feira (07), às 19h, no Auditório Pedro Salomão, na EM "Getúlio Vargas", contará com a presença do prefeito Vitor Lippi, da secretária da Educação, Maria Teresinha Del Cistia, e da presidente da Associação pela Saúde Emocional de Crianças (ASEC), responsável pelo programa no Brasil, Tânia Paris.

A formatura será para aproximadamente 700 pais de alunos que frequentam o programa desenvolvido em 29 escolas públicas, sendo que quatro pertencem à rede estadual. De acordo com a programação, a festa contará com uma exposição de trabalhos realizados pelos pais durante este ano e, ainda, de produções de crianças que frequentaram as aulas dos cursos "Amigos do Zippy" e "Amigos do Maçã". Outra atração será a apresentação do coral infantil da EM "Matheus Maylasky"; bem como, as homenagens e entrega de certificados aos pais.

O AZC é um programa com atividades lúdicas para serem realizadas em casa pelos pais ou responsáveis ao lado dos filhos. É composto de encontros que são realizados nas escolas, coordenadas por educadores das próprias unidades. Os pais recebem orientações, compartilham e trocam experiências de como lidar com as emoções de seus filhos e com seus próprios sentimentos.

Os monitores do AZC são capacitados pela Associação pela Saúde Emocional de Crianças. O programa se destaca pela transformação que provoca na vida de todos os envolvidos (alunos, pais e educadores). Odirlei Botelho da Silva, orientador pedagógico e monitor do AZC na EM "Hélio Rosa Baldy", do Jardim São Guilherme II, conta que os encontros são momentos marcantes. "Os pais fazem confidências. Há o estreitamento do vínculo das famílias com a escola", afirma.

Já, a professora Renata dos Santos de Arruda Ghiraldi, também monitora do AZC na EM "Inês Rodrigues Cesarotti", do Jardim Bonsucesso, destaca que os pais aderem ao programa, participando ativamente dos encontros, porque não há críticas ou julgamentos a eles.

Nenhum comentário: