quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Dengue Verão 2011-2012: Prefeitura reúne profissionais de saúde para curso de atualização

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Área de Vigilância em Saúde, da Secretaria da Saúde (SES), promove na segunda-feira (5) um curso de atualização para membros da rede de assistência à saúde da cidade, visando a preparação ao enfrentamento da dengue no Verão 2011-2012.

O encontro será realizado a partir das 19h, no Salão Verde da Unidade Seminário da Prefeitura, à Avenida Eugênio Salerno, 140, Centro. Profissionais de saúde de oito municípios da região Votorantim, Araçoiaba da Serra, Porto Feliz, Itu, Mairinque, Salto de Pirapora, Alumínio e Iperó também foram convidados.

O secretário Ademir Watanabe explica que esta atualização integra asações para o enfrentamento da dengue nos próximos meses, definidas no Plano de Contingência, do Comitê Municipal de Combate à Dengue.

"A Prefeitura está fazendo tudo que é possível para tentar evitar o aumento de casos, mantendo, de maneira permanente, as ações de combate ao mosquito transmissor. Mas as medidas preventivas também são responsabilidade da população: cada um deve fazer sua parte, eliminando os criadouros do Aedes aegypti", alerta.

A diretora da Área de Vigilância, Consuelo Matiello, diz que os profissionais da rede de assistência à saúde são convidados para participar da atualização sobre o manejo clínico da dengue todos os anos. "Desta vez, nesta reciclagem, teremos uma novidade: optamos por trazer convidados com grande conhecimento sobre a dengue e que viveram situações epidêmicas em suas regiões. Esta atualização será de extrema importância e, por isso, queremos atingir o maior número possível de profissionais", comenta.

O coordenador geral de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, o médico infectologista José Ricardo Pio Marins, ministrará sobre o tema "Situação Epidemiológica da Dengue", às 19h30. Em seguida, às 20h30, o professor doutor Kleber Giovanni Luz, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, abordará sobrem o "Manejo Clínico da Dengue".

Capacitação

Desde a última quinta-feira (24), funcionários das 30 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das unidades de urgência e emergência Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) Zona Norte e Zona Oeste e dos Prontos Atendimentos (PAs) , do Ambulatório de Saúde Mental, do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids) e da Policlínica de Especialidades estão participando de encontros de capacitação.

Na manhã desta quarta-feira (30) participaram do treinamento os funcionários das UBSs Ana Paula Eleutério, Laranjeiras, Paineiras, Ulysses Guimarães e Vitória Régia e do PA Laranjeiras. Nesta quinta-feira (1), o curso será realizado, das 8h30 às 12h, no Centro de Referência em Educação, para os servidores das UBSs Aparecidinha, Brigadeiro Tobias, Éden, Cajuru e Sabiá e dos PAs Brigadeiro Tobias e Éden.

Um comentário:

Ministério da Saúde disse...

Evitar a proliferação da dengue depende de cada um de nós. Além de cuidar da sua casa, falar com seus vizinhos, manter contato com sua prefeitura sobre focos da doença, você pode utilizar esse espaço para conscientização.
Seja parceiro do Ministério da Saúde na mobilização contra o mosquito da Dengue. Divulgue em seu blog nosso material. Entre em contato com comunicacao@saude.gov.br e solicite o selo, participe da campanha.
Saiba mais: http://bit.ly/bMMVKT
Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude
Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br ou www.formspring.me/minsaude