quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Dengue Verão 2011-2012: Prefeitura reúne profissionais de saúde para curso de atualização

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Área de Vigilância em Saúde, da Secretaria da Saúde (SES), promove na segunda-feira (5) um curso de atualização para membros da rede de assistência à saúde da cidade, visando a preparação ao enfrentamento da dengue no Verão 2011-2012.

O encontro será realizado a partir das 19h, no Salão Verde da Unidade Seminário da Prefeitura, à Avenida Eugênio Salerno, 140, Centro. Profissionais de saúde de oito municípios da região Votorantim, Araçoiaba da Serra, Porto Feliz, Itu, Mairinque, Salto de Pirapora, Alumínio e Iperó também foram convidados.

O secretário Ademir Watanabe explica que esta atualização integra asações para o enfrentamento da dengue nos próximos meses, definidas no Plano de Contingência, do Comitê Municipal de Combate à Dengue.

"A Prefeitura está fazendo tudo que é possível para tentar evitar o aumento de casos, mantendo, de maneira permanente, as ações de combate ao mosquito transmissor. Mas as medidas preventivas também são responsabilidade da população: cada um deve fazer sua parte, eliminando os criadouros do Aedes aegypti", alerta.

A diretora da Área de Vigilância, Consuelo Matiello, diz que os profissionais da rede de assistência à saúde são convidados para participar da atualização sobre o manejo clínico da dengue todos os anos. "Desta vez, nesta reciclagem, teremos uma novidade: optamos por trazer convidados com grande conhecimento sobre a dengue e que viveram situações epidêmicas em suas regiões. Esta atualização será de extrema importância e, por isso, queremos atingir o maior número possível de profissionais", comenta.

O coordenador geral de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, o médico infectologista José Ricardo Pio Marins, ministrará sobre o tema "Situação Epidemiológica da Dengue", às 19h30. Em seguida, às 20h30, o professor doutor Kleber Giovanni Luz, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, abordará sobrem o "Manejo Clínico da Dengue".

Capacitação

Desde a última quinta-feira (24), funcionários das 30 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das unidades de urgência e emergência Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) Zona Norte e Zona Oeste e dos Prontos Atendimentos (PAs) , do Ambulatório de Saúde Mental, do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids) e da Policlínica de Especialidades estão participando de encontros de capacitação.

Na manhã desta quarta-feira (30) participaram do treinamento os funcionários das UBSs Ana Paula Eleutério, Laranjeiras, Paineiras, Ulysses Guimarães e Vitória Régia e do PA Laranjeiras. Nesta quinta-feira (1), o curso será realizado, das 8h30 às 12h, no Centro de Referência em Educação, para os servidores das UBSs Aparecidinha, Brigadeiro Tobias, Éden, Cajuru e Sabiá e dos PAs Brigadeiro Tobias e Éden.

Nenhum comentário: