Para chamar a atenção do sorocabano sobre a data e, mais do que isso, estimular uma reflexão acerca da importância da prevenção e da realização do teste de HIV, a Secretaria Municipal da Saúde (SES) instalou um grande laço vermelho, principal símbolo da conscientização sobre a Aids, ao lado do coreto da praça. Aliado a isso, hoje (1) a partir das 10h, a coordenadora do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/ Aids), Maria Tereza Morales Dib, estará no local falando sobre o assunto.
Além de garantir o diagnóstico precoce, antes da manifestação da Aids, a realização do teste é importante para evitar que a pessoa infectada, e que desconhece sua condição, contamine outras pessoas. Independente da comprovação do diagnóstico, porém, qualquer pessoa precisa de orientação, segundo afirma a médica Maria Tereza Dib. "Se a pessoa teve algum tipo de exposição precisa ser orientada para aderir à prevenção. Para isso, é necessária uma mudança de hábitos a fim de que não haja nova exposição ao risco", diz.
Neste ano, além de oferecer testes de HIV, a campanha "Fique Sabendo" também está realizando testes de sífilis e hepatites virais (B e C) aos interessados. Desde que a campanha teve início, no último dia 24, até terça-feira (29), foram feitos 844 testes de HIV. Também foi realizado o mesmo número de testes de sífilis e hepatites virais (B e C).
Onde fazer os testes
Além dos Ônibus Rosa e Azul, até a amanhã (1) os exames estão sendo realizados, de graça, em todas as 30 Unidades Básicas de Saúde, das 7h às 16h. No Centro de Orientação e Aconselhamento de Sorocaba (Coas), que fica à Rua da Penha, 770, Centro, o atendimento é das 7h às 20h. Já o Serviço de Assistência Municipal Especializada (SAME), localizado à Rua Manoel Lopes, 520, Vila Hortência, faz os testes das 7h às 19h.
O teste de HIV é simples, realizado a partir de exame de sangue. O interessado é atendido com privacidade em qualquer uma das unidades onde o exame é realizado na cidade. Para fazer o teste, maiores de 12 anos precisam apresentar um documento de identidade com foto e menores de 12 precisam de autorização do responsável.
Desde 2006, quando foi criada a campanha Fique Sabendo, o teste foi descentralizado em Sorocaba e está disponível durante o ano todo em todos os 30 UBS's da cidade, nos Ônibus da Mulher e do Homem, no SAME e no Coas.
Mais informações sobre DST, Aids e a campanha Fique Sabendo podem ser obtidas pelo Disque Aids, no telefone 3232-2200 e também pelo blog "Do que é meu cuido eu" (http://doqueemeucuidoeu.blogspot.com).
Nenhum comentário:
Postar um comentário