quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Exposição conta a história de sorocabanos

Foi um trabalho longo e envolveu alunos de várias escolas municipais, que frequentam o programa Oficina do Saber – Educação em Tempo Integral. Eles entrevistaram os moradores mais antigos de seus respectivos bairros e registraram detalhadamente suas histórias de vida.

Tudo isso resultou numa série de desenhos, painéis e textos que serão expostos, na manhã desta quinta-feira (1/12), em frente ao Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV). O trata-se de um projeto realizado pela Secretaria da Educação (Sedu) em parceria com os institutos Avisa - Lá e Museu da Pessoa. Os professores receberam orientações sobre essa atividade com especialistas, onde aprenderam como resgatar a memória de Sorocaba.

Segundo a secretária Maria Teresinha Del Cistia, o projeto valoriza a memória da cidade por meio de histórias coletadas pelos alunos em suas famílias e comunidades, através de atividades de leitura, produção de escrita e de desenho, pesquisa e entrevistas, entre outros. Conforme a professora Roseli Aparecida da Silva, a ideia é preservar a memória das comunidades, envolvendo alunos e professores do Ensino Fundamental I.

Por meio da metodologia de história oral, o professor estimula importantes aprendizagens ligadas à leitura, escrita, oralidade, desenho, pesquisa na internet e produção de conteúdo, transformando os estudantes em agentes da história da sua comunidade. Ao final, são desenvolvidos produtos a partir dos desenhos e textos criados pelas crianças, que podem ser exposições, livros, sites e vídeos.

O Museu da Pessoa é um museu virtual de histórias de vida aberto à participação gratuita de todo interessado que queira compartilhar sua história, a fim de democratizar e ampliar a participação dos indivíduos na construção da memória social.

Nenhum comentário: