terça-feira, 21 de julho de 2009

11.ª Edição Do Seminário Internacional De Educação De Sorocaba 2009


Com 1.600 pessoas inscritas, entre educadores e profissionais do setor de Sorocaba e diversas cidades do Estado, acontece às 18h de amanhã a abertura solene da 11.ª edição do Seminário Internacional de Educação de Sorocaba, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação.

O Seminário prosseguirá até sexta-feira, no salão de festas do Lar Escola Monteiro Lobato, em Sorocaba.
A cerimônia será presidida pelo prefeito Vitor Lippi (PSDB) e será marcada também pela Conferência ‘Gestão Educacional no Ritmo do Jazz, com Marcelo Torres & Jazz Band.

A palestra-show mostrará a semelhança entre uma banda de jazz e uma instituição de ensino; instrumentos nos palcos da música e professores nos palcos das salas de aula.
O Seminário traz como destaque internacional Larry J. Koenig, PhD em Terapia de Família, criador do ‘Up with Youth Program, autor do livro ‘Happily married for life (Felizmente casado pela vida) e criador da ‘Disciplina Smart.

Conhecido mundialmente como especialista em disciplina escolar, Koenig, tem trabalhado extensivamente com crianças e adolescentes em sala de aula e centros de desenvolvimento da juventude. Tem realizado conduzido pessoalmente seminários para mais de 100 mil jovens e capacitou mais de 7.500 professores e conselheiros em seu nacionalmente aclamado Smart Disciplina sistema. Há uma década, a Smart se tornou um dos mais adotados sistemas de disciplina da América do Norte, usado para guiar as crianças por um caminho de sucesso na escola e na vida.

Koenig falará sobre ‘Restaurando Respeito e Cooperação na Sala de Aula, na quinta-feira, às 10h.


Confira abaixo a programação completa do evento.


22/07/2009

Quarta-feira 18h – credenciamento

19h – abertura oficialConferência: “Gestão Educacional no Ritmo do Jazz”Marcelo Torres & Jazz Band apresentará palestra-show, na qual mostrará a semelhança entre uma banda de jazz e uma instituição de ensino; instrumentos nos palcos da música e professores nos palcos das salas de aula.

23/07 - 8h Recepção e café

Presidente da Mesa: Walter Alberto de Luca, jornalista e editor do Diário de Sorocaba

8h30 – Conferência: “Disciplina – O Caminho da Transformação”, com Dulce Guimarães, educadora, pesquisadora, escritora e palestrante. PhD em Filosofia pela Universidade de Columbia (USA), especialista em educação de adultos pelas Universidades de Roma e Oxford (Inglaterra) e representante brasileira no Seminário da Cultura e Comunicação da Unesco.

10h – Conferência “Restaurando Respeito e Cooperação na Sala de Aula”, com Larry J. Koenig;

11h – Debate

12h – Almoço

Presidente da Mesa: Eugênio Araújo – jornalista, editor-chefe do jornal Cruzeiro do Sul e integrante do Comitê Editorial da Associação Paulista de Jornais;

Apresentador: Caco Barcellos – jornalista e repórter de TV, apresentador do programa Profissão Repórter, da Rede Globo

14h – Talk Show - “Desafios do Aquecimento Global”Fábio Feldmann – consultor, administrador de empresas e advogado, ex-deputado federal, ex-secretário do Meio Ambiente de São Paulo e atual secretário executivo do Fórum Paulista de Mudanças Climáticas Globais e Biodiversidade.“O Empreendedorismo e o Meio Ambiente”Marcos A. Gonçalves – Presidente do Instituto Via Viva, palestrante nas áreas de Responsabilidade Socioambiental e Inovação Tecnológica; palestrante nacional e internacional.“Educação Ambiental: da pedagogia às políticas públicas”Professor Marcos Sorrentino – pedagogo e biólogo: mestre e doutor em educação e política ambiental (USP), ex-diretor de EA do MMA.

Dia 24/07

8h – Recepção e café da manhã

Presidente da Mesa – Francisco Pagliato Neto – advogado e jornalista: diretor do jornal Ipanema e da rádio Jovem Pan.

8h30 – Conferência: “Professor do Futuro”Gabriel Perissé – Mestre em Literatura Brasileira (USP) e doutor em Filosofia da Educação (USP); é autor de vários livros sobre educação, entre eles “Os Sete Pecados Capitais e as Virtudes da Educação” e “Estética & Educação”.

10h – Conferência: “Educação e Psicologia Positiva: Caminhando para uma Utopia Cientifica Realista e Validada”Conferencista: Luis Miguel Neto

11h – Debate

12h – Almoço

Presidente de Mesa: Djalma L. Benette – jornalista, editor-chefe do jornal Bom Dia Sorocaba e mestre em Comunicação e Semiótica.

14h – Conferência: “Saúde e Qualidade de Vida”Drauzio Varella – médico cancerologista formado pela USP; pioneiro no tratamento da Aids no Brasil. Tem participado de muitas conferências nacionais e internacionais e de vários programas na Rede Globo. Atualmente dirige um projeto de pesquisa de bioprospecção de plantas brasileiras para experimentá-las em tumores malignos.

15h15 – Conferência: “Motivação Pessoal e Coletiva, Alta Performance e Alto Desempenho – Motivando e Energizando todos para a Qualidade, a Produtividade e a Competência Pessoal”.

Daniel Godri – Idealizador do Instituto Brasileiro de Marketing e Vendas, ex-professor de Marketing da Pontificia Universidade Católica do Paraná; ex-coordenador de Marketing do curso de Pós-Graduação da Business School Faculdade Católica de Administração e Economia; apresentador do programa Desenvolvendo Talento da TV Canção Nova e autor de vários livros.

16h – Encerramento

Reflexões Nos Tempos Modernos

Por mais que os anos passem e apesar de tudo aquilo que se fala e se discute sobre tantos problemas, certas coisas nunca evoluem para melhor. Ao contrário, resistem a tudo, piorando cada vez mais em prejuízo de toda a sociedade brasileira.
Basta lembrar que, de vinte anos para cá, por exemplo, o combate à corrupção e ao tráfico de drogas não representou absolutamente nada, já que tudo hoje em dia está muito pior que antes. O mesmo se pode dizer com relação à violência e à criminalidade que evoluíram sem parar, não dando qualquer trégua aos brasileiros.
E o que dizer da degradação dos costumes? O que dizer da política que deixou de ser um ideal patriótico de vida a serviço do bem comum e se tornou mera busca de interesses pessoais ou de grupos?
O que dizer do fundamentalismo religioso, não importando sua origem, que leva às mais diversas atitudes de fanatismo e radicalismo, além de sugar o dinheiro dos mais humildes?
O que falar, além de tudo que já foi falado, sobre o sistema educacional brasileiro, que só anda para trás, bem ao contrário do que acontecia antigamente?
Talvez, como reflexo de tudo isso e muitas vezes sem perceber, as próprias pessoas também vão se transformando, fechando-se em si mesmas como se fossem verdadeiras ilhas.
Parece que o único objetivo que possuem é o engrandecimento financeiro, pessoal, social, profissional, ou seja, tudo que beneficia a elas próprias.
Com certeza, a palavra que define a sociedade atual é o egoísmo. Parece que todos estão sendo lapidados cada vez mais para agir exclusivamente conforme os interesses de cada um. São poucos os que levam em conta que vivemos em comunidade e que a atitude de um acaba atingindo a todos.
Enquanto todos vão esquentando a busca por rendimento, por dinheiro, resultados imediatos, vitórias e outras conquistas, os corações é que vão se esfriando cada vez mais. Ignora-se a felicidade para se buscar de forma desenfreada o prazer efêmero, o status social imediato.
É evidente que nada de melhor vai acontecer enquanto todo mundo absorver esse tipo de postura com a maior naturalidade, como se tudo fosse normal e fruto dos novos tempos que vivemos.
A modernidade sempre é bem bem-vinda, desde que valores essenciais, como princípios, ética, integridade moral, honestidade, respeito, civilidade e amor ao próximo não sejam simplesmente jogados na lata do lixo.
Tudo isso forma o caráter de uma pessoa, de uma sociedade. E quem pensa que sem isso é possível evoluir e chegar a um porto seguro, está redondamente enganado.
Com certeza, esse tipo de reflexão mais pragmática é que precisa despertar todos os brasileiros para a triste realidade que estamos vivendo.

Importância da Semana do Livro

Considerando-se que nem todas as pessoas levam a sério o hábito da leitura, realizações como a Semana do Livro, que terá início terça-feira em Sorocaba, nas dependências da Fundec, sempre são muito bem-vindas em termos de movimentação literária.
Primeiro, porque tem a força de estimular o surgimento de novos autores, oferecendo-lhes a oportunidade de mostrar o seu trabalho, e, segundo, porque de uma forma ou de outra também não deixam de ser um incentivo à leitura de bons livros.
Iniciativas como a da Semana do Livro são importantes, inclusive, para estimular os estudantes à leitura, compensando, assim, uma falha que se observa nas escolas.
Basta lembrar que um estudo da Unesco, baseado em onze países em desenvolvimento, apontou que o Brasil ainda usa métodos primários na escola, principalmente no que diz respeito à leitura proporcionada aos alunos.
A pesquisa também revelou que apenas 45% da população respondeu ter lido algum livro durante os quatro meses anteriores ao levantamento.
O que é que se pode esperar do ensino público se quem tem maior contato com ele não reconhece a importância do conhecimento? A culpa, evidentemente, não é dos alunos, mas dos responsáveis pela educação, dos professores e dos pais. Se os próprios pais não lêem, que exemplo eles podem dar aos filhos?
O fato é que a leitura deveria ser uma prática fundamental, não só para os estudantes, mas também para todas as pessoas que desejam aprimorar o seu conhecimento. Daí a importância de iniciativas como a Semana do Livro para incentivar todos à leitura, sem falar do estímulo aos novos autores.
Daí, também, a necessidade de existirem muito mais bibliotecas públicas nos bairros, onde a população possa ter acesso mais fácil a um bom livro. Clubes de serviço e outras entidades de Sorocaba também deveriam se preocupar em formar minibibliotecas, inclusive em muitos locais de trabalho.
Além disso, também deveriam ser incentivadas a realização de feiras do livro em diferentes pontos da cidade.
Enfim, o grande desafio é criar o hábito de ler num País com um dos níveis mais baixos de leitura no mundo. Nunca é demais lembrar que, enquanto o americano e o inglês lêem aproximadamente cinco livros por ano e os franceses em torno de sete, no Brasil lê-se menos de dois livros ao ano.
É muito pouco para um País que busca o desenvolvimento em todas as áreas de atividades.

Semana Do Livro 2009 em Sorocaba

Foto: Aldo V. Silva

A partir de hoje até sábado, na Fundec, evento reúne autores sorocabanos e realiza palestras com membros da Academia Sorocabana de Letras.

Um seminário sobre Pesquisa Aplicada à Criação Literária abre hoje, às 14h, na Fundec, a 5ª Semana do Escritor.

Constante de nove palestras e uma mesa redonda, o seminário é gratuito e aberto a todas as pessoas interessadas e será desenvolvido até sábado, dia 25, entre as 14h e 16h.

Os participantes podem acompanhar todo o ciclo ou apenas os temas de seu interesse, os quais serão desenvolvidos por membros da Academia Sorocabana de Letras e escritores convidados.

A Semana do Escritor tem como principal objetivo divulgar a produção local e será realizada até sábado, sempre das 14h às 22h.

O evento deve ser incorporado ao calendário de atividades do município, a partir de projeto de lei apresentado na Câmara.

Nesta terça-feira, às 14h10, a acadêmica Myrna Ely Atalla Senise da Silva, titular da Cadeira nº 3, que tem como patrono João Guimarães Rosa, fala sobre Carlos Drummond de Andrade, o poeta do tempo presente. A análise dos métodos de trabalho de Drummond coincide com a iniciativa da Câmara Municipal que, recentemente, aprovou projeto do vereador Paulo Mendes (PSDB), sócio honorário da Academia, que designa o nome do poeta a uma nova e importante praça de Sorocaba.
Às 15h10, a escritora Maria Aparecida Almeida Dias de Souza, membro do Colégio Brasileiro de Genealogia e da Associação Brasileira dos Pesquisadores em História e Genealogia, fala sobre História de Família, explicando, a partir de sua experiência pessoal, como iniciar e desenvolver uma pesquisa genealógica.
Na sequência, às 19h, acontece a cerimônia de abertura, com a declamação da letra do Hino Nacional, pela jornalista Ângela Fiorenzo. Às 20h, o músico Carlos Madia apresenta o seu trabalho de composição.
Paralelamente, ocorre o lançamento da coletânea Êta Trem Bão, Sô! Volume II, de diversos autores, com organização de Lourdinha Blagitz, presidente do Instituto Literário Paulo Tortello - Poesia em Debate. Às 21h, será lançada a obra Arroubos Poéticos, de Edival de Moraes Blagitz, marido de Lourdinha e membro do Instituto.


Programação


Em continuidade à programação, amanhã, às 15h, será realizada a palestra Leitura e contação de causos. Atividades antagônicas ou complementares?, com a escritora Débora Brenga e a acadêmica Myrna Ely Atalla Senise da Silva.

Às 16h, é a vez de Gilberto Tenor abordar o tema Iconografia Sorocabana. Imagens de Sorocaba através do tempo. Às 17h, acontece a participação artística dos poetas e escritores da Unidade de semiliberdade - Refúgio.

Às 18h, será lançado o livro Direito Internacional do Turismo, de Rui Aurélio de Lacerda Badaró. O professor Paulo Celso da Silva lança, às 19h, o livro Walt Disneys Celebration City (reflexões sobre comunicação e cidade).

Em seguida, ocorre o lançamento de Arthur Bispo do Rosário: Arte e Loucura, Wega Nery, a Balada Interior e O Fragmento e a Síntese, todos do professor Jorge Anthonio e Silva. No encerramento, ocorre apresentação da Orquestra de Viola Caipira de Votorantim.

Na quinta, às 14h, ocorre a palestra História e Sociologia do Negro em Sorocaba, com a acadêmica Ana Maria de Souza Mendes.

Às 15h, o escritor Adalberto Nascimento fala sobre Histórias e Estórias da Matemática.

Às 16h, é a vez de Luiz Paulo Lírio de Araújo lançar Nos Idos de 68.
Palestra sobre Livro Multimídia, com o presidente da ONG Projeto Pérola, Jorge Proença, é a atividade programada para as 18h.

Às 19h, ocorre lançamento do livro Antologia Roda Mundo 2009, com trabalhos de diversos autores organizados por Douglas Lara.
Às 20h acontece o debate Médicos em Mesa Redonda sobre Literatura, com os doutores Edgard Steffen, João Rozas Barrios, Maria do Patrocínio Santos Maia Lopes (Neta), Mario Cândido de Oliveira Gomes, Sérgio Borges Bálsamo, Willy Marcus França, e Yara Ferreira Caetano. A coordenação é de Mylton Ottoni.

Na sexta-feira, às 14h, a agenda será aberta pela palestra Iconografia da Igreja de Santana, do Mosteiro de São Bento. O que nos dizem suas imagens, telas e peças utilizadas nas celebrações religiosas, com a acadêmica Nancy Ridel Kaplan.
Às 15h, ocorre a palestra Marcas da Pré-História na região de Sorocaba, com o pesquisador Adolfo Frioli.

Às 16h, a pedagoga Zuleika Aum Attab fala sobre Alfabetização: O Alicerce do Saber - Metodologia da Mediação Dialética.
Às 18h, o advogado Carlos dos Santos Penha aborda o tema A origem e a trajetória histórica confirmam a importância e o valor dos Negros para o Brasil.

Às 19h, será lançado o livro Apologia à Terra - O Planeta Terra pede Socorro!, de Antônio Dias Lopes.
Como editar um Livro é o tema da abordagem que o editor Mylton Ottoni faz às 19h.

Às 20h, ocorre o Sarau Literário do Grupo Mesma Frequência e o lançamento do livro Segunda Coletânea Teia dos Amigos, de autores diversos, sob a organização de Sonia Orsiolli, e apresentação do Grupo Coesão Poética.

Às 21h, acontece a apresentação musical de Lucas Fernando Dias e Ana Paula da Motta.

A agenda do último dia da Semana do Escritor, no sábado, será aberta às 14h com a palestra A cidade ferroviária. As múltiplas funções sociais e econômicas da Estrada de Ferro Sorocabana, de Maylasky à Ferroban, com o acadêmico Geraldo Bonadio.
Às 15h acontece a mesa redonda Problemas do escritor sorocabano. Produção, financiamento e distribuição do livro independente, sob a coordenação da Academia Sorocabana de Letras.
Às 18h será lançado o livro Acampamento: A prática de um jogo possível - Um exercício de convivência, da professora Renata Cristina Rogich Mereghi.

Às 19h, Luiz de Carvalho Pádua lança Enfrentar o medo cara a cara.
Às 19h30 será realizada a palestra Qualidade de Vida e Comportamento Mental, com o empresário George Daniel Fekete.

Às 20h, será lançado O que somos no amor e na paixão, de José Aluciano da Silva Maia.

No encerramento, às 21h, acontece a apresentação da banda Bate Latas.

SERVIÇO - A Fundec fica na rua Brigadeiro Tobias, 73, Centro.
Outras informações: (15) 3233-2220. (Jornal Cruzeiro do Sul)

Parque Kasato Maru

Foto: Erick Pinheiro



O Festival Beneficente da Colônia Japonesa em Sorocaba, evento que aconteceu no Parque Kasato Maru, no final de semana, reuniu milhares de pessoas que se rendem aos encantos da cultura oriental.

No primeiro dia, o público presente aproveitou as atividades do Festival e puderam acompanhar, durante todo o dia, apresentações de grupos de dança, instrumentos musicais, artes marciais, karaokê e também se deliciaram com as comidas típicas japonesas que eram vendidas em 13 barracas na área do parque.

As atividades continuaram no domingo com muitas apresentações e nem o tempo feio espantou os participantes, que lotaram o parque novamente para mais um dia de festa.

Além de arrecadar fundos para as entidades participantes do evento, o objetivo foi unir os descendentes japoneses que vivem em Sorocaba e região e ainda divulgar a cultura por meio das apresentações.

Atualmente, a colônia japonesa conta com cerca de duas mil famílias.