sexta-feira, 13 de maio de 2011

“Casamento Comunitário” vai unir 200 casais no próximo dia 22

“Casamento Comunitário” vai unir 200 casais no próximo dia 22

Como seria o casamento dos seus sonhos? Vestido de noiva, marcha nupcial, bolo e uma emocionante benção ecumênica. Na manhã do dia 22, 200 casais que moram em Sorocaba vão realizar esse sonho em mais uma edição do Casamento Comunitário. A cerimônia acontecerá a partir das 9h, no Clube União Recreativo Campestre, onde são esperadas cerca de 2 mil pessoas, entre convidados e noivos.

“Esse é um momento único e especial na vida dos casais. Fico muito feliz em podermos proporcionar esse momento tão importante na vida desses casais, que sonham em se casar, mas não têm condições de realizá-lo”, destaca a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS). Promovido pelo FSS, o evento é destinado aos casais que moram em Sorocaba, com preferência àqueles com renda familiar de até dois salários mínimos, solteiros que morem juntos e já tenham filhos em comum.

De acordo com o FSS, cada casal receberá dez convites (incluindo os dos noivos), que dão direito a participar do coquetel, com bolo, salgadinhos e refrigerante. Os noivos ganharão ainda a tradicional foto do casamento, ao lado do prefeito de Sorocaba e da primeira-dama, um presente especial e brindes, como viagens e utilitários de cozinha, por exemplo.

Denise Lippi ressalta que o Casamento Comunitário é promovido graças à solidariedade de muitos colaboradores, que não medem esforços para ajudar. São eles: Sorocaba Refrescos, Carrefour Esplanada e Sônia Maria, Clube União Recreativo Campestre, Fundação Ubaldino do Amaral, Banda Silvestri, Hotel Cardum, Btour, Florisnéia e Grupo Golphe Divisão Limpeza.

Além da participação das empresas, o Casamento Comunitário tem ainda o apoio de voluntários do Fundo Social e da Secretaria da Cidadania (Secid), que no dia da festa comparecem para ajudar.

O Recreativo Campestre fica na Rua Francisco Paulo Braion, 650, no Jardim Guadalajara.

(Secretaria da Comunicação)

Cantora de blues Etta James é hospitalizada com infecção sanguínea

Famosa pela música 'At Last', ícone do blues está no Hall da Fama do

Rock and Roll

A cantora Etta James em foto de arquivo

Divulgação A cantora Etta James em foto de arquivo


A cantora Etta James está hospitalizada por causa de uma infecção sanguínea, anunciou seu filho na sexta-feira.

A cantora de blues, que tem 73 anos, foi internada em um hospital de Riverside, Califórnia, no início desta semana por uma infecção do trato urinário e septicemia por infecção do sangue, disse seu filho Sametto James.

"Foi uma infecção realmente grave", disse Sametto James. "Agora ela já está bem melhor."

Etta James recebeu três prêmios Grammy, e suas canções, como "The Wallflower" e "Good Rockin' Daddy", fizeram dela uma figura chave dos primórdios do rock 'n' roll. Sua canção mais Famosa, a balada "At Last", de 1961, comprovou sua maestria do blues.

Etta James foi incluída no Hall da Fama do Rock and Roll em 1993 e já enfrentou problemas com a obesidade, tendo feito cirurgia bariátrica em 2003.(Alex Dobuzinskis - Agência Reuters)

Única sexta-feira 13 do ano pode ser de mudanças positivas

Numerólogos dizem que número 13 tem importância e que apesar dos mitos pode ser marcado por sorte


Hoje é a única sexta-feira 13 do ano e para os que creem na carga negativa de sua simbologia o dia é de orações, rituais para espantar o azar e até para não sair de casa. Porém, numerologistas dizem que essa mística ruim está muito mais relacionada à crença popular do que a influências esotéricas. Mesmo assim, eles contam que há significados quanto ao número 13 e também ao 4, que é a soma dos dois algarismos (1+3=4), e que hoje seria sim um dia diferente, especial, mas para mudanças positivas.

A numeróloga Isabel Miranda explica que a força do dia 13 na verdade é por conta do 4, já que na numerologia os algarismos são somados para chegar a apenas um número e seu significado. Ela salienta que hoje o quatro é "total", já que a soma do dia, mês e ano também resulta em quatro. "O quatro é um número limitado. Em algumas culturas, como a japonesa, é associado à morte." Contudo, o também numerólogo e astrólogo Levy Martins ressalta que o número é muito ligado à materialidade, dinheiro, e também à morte, mas não como algo ruim, e sim como transformação interna. "Este ano e 2012 são considerados um período de transição, do salto quântico da terceira para a quarta dimensão."

Martins diz que o quatro, tanto na soma de 2011 (2+0+1+1=4), quanto na mística dos dias, tem um significado de transformação profunda, de buscar o renascimento e o eu superior. Apesar desse olhar positivo, Isabel comenta que aconselha os clientes a evitar o número 4, tanto na área comercial quanto na aquisição de bens. "Uma cliente comprou um terreno e começou a construir uma casa, e a prefeitura estipulou o número 400 para a residência. Ela então me procurou, dizendo que não conseguia terminar a casa. Foi então que conseguiu mudar o número para 402 e concluir a casa", recorda.

Mitos

Quanto à junção do número 13 à sexta-feira, os numerólogos dizem que a associação vem muito mais de crenças antigas que foram incorporadas à cultura, mas sem qualquer relação com estudos de números e astros. "Muitos associam à morte de Cristo, numa sexta-feira, e à última ceia, quando Jesus e os 12 apóstolos, em que o 13º convidado seria Judas, o traidor", afirma Isabel, que faz o contraponto, comentando que a carga negativa da data viria de muito antes, com a mitologia nórdica. Um dos mitos diz que doze divindades foram convidadas para um banquete e o deus do fogo, Loki, enciumado por não ter sido chamado, armou uma cilada para que o deus solar Baldur (o preferido de Odin, o deus dos deuses) fosse ferido. "Daí surgiu a ideia de que reunir 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa", conclui.

Para Martins, mesmo com a simbologia que a data traz, assim como os números 13 e 4, tudo é uma questão de direcionar o pensamento para coisas positivas. "Você é o que pensa e pode usar essa força para boas transformações. Se plantar bons frutos, o universo te devolverá na mesma medida, conspirará a seu favor. Não é preciso ter medo da data", finaliza. O padre Fernando Giuli, da paróquia São Paulo Apóstolo, afirma que não há qualquer ligação negativa quanto à sexta-feira 13 no cristianismo, apenas algumas tradições da Idade Média. "Não falamos em azar, pois acreditamos em Deus e na Sua palavra. Nossa pouca sorte muitas vezes advém de nossas escolhas livres."

Para pintor, número é amuleto até na hora de jogar futebol

Se algumas pessoas ainda fogem do 13 e de uma simbologia negativa, para o pintor Anderson Monteiro o número é uma espécie de amuleto. Desde criança ele tem o 13 como um algarismo especial, que para ele trouxe boas energias em vários momentos da vida. Ele conta que foi num dia 13 que soube da notícia de ter passado no vestibulinho da Escola Técnica Rubens de Faria, em Sorocaba, para o curso de técnico em alimentos. "Foi num dia 13 e eu passei na 31ª colocação, ou seja, treze ao contrário. Assim como para o Zagallo, por exemplo, esse número para mim traz sorte".

Monteiro lembra ainda que já ganhou pequenos valores na loteria apostando com o número 13; em um bingo, a bola final era 13, que ele guardou por vários anos e no futebol, faz questão de jogar com a camisa deste número. "Só jogo com camisa 13, não entro em campo com outro número. Não sei dizer porque tenho essa ligação, sempre foi assim." Até um time que fundou, o Esporte Clube Corinthians Jardim Arco-Íris, nasceu no dia 13 de março de 2007. Quanto ao dia de hoje, Monteiro diz que vai fazer 13 orações, como de costume em todos os dias 13 de cada mês. "Nunca acreditei em superstições e que o 13 ou qualquer número dá azar. Não ligo para essas crenças, e sim no que eu acredito."

Superstição tem perdido força, mas há quem ainda se previna

Para Aparecida Maria de Jesus Souza, vendedora de bijuterias, hoje é um dia para não sair de casa e tomar ainda mais cuidado com gatos pretos, espelhos, e de jeito nenhum passar embaixo de escadas. Ela conta que o avô já dizia que sexta-feira 13 é dia de azar, e ela prefere se precaver. "Não saio de casa desde quando era criança, só quando preciso ir ao médico. Também não deixo minha filha passar debaixo do braço de outra pessoa, dizem que não cresce mais." Quem também encara o dia como uma data diferente é Vanessa Dias Barbosa, que trabalha em um estúdio fotográfico. "Eu acredito que dá azar, rezo o dia inteiro e acendo incensos para afastar o olho gordo. Todo dia tem, mas sexta 13 tem mais", conta.

Mas para a maioria dos entrevistados pela reportagem, hoje é um dia comum ou ainda mais positivo. O soldador sub-marítimo William Novaes Shiba comenta que, mesmo sendo descendente de japoneses, não acredita em superstições e azar. "Não tenho o que temer. No Japão sim essa crença é mais forte." Em alguns hotéis, o 4º andar é pulado ou usado como dispensa, já que o número 4 (ou 1+3=4) tem relação com a morte.

O engenheiro eletrônico Francisco Batista da Silva também não acredita em forças negativas neste dia. "Deus está acima de tudo. O lado ruim a pessoa que cria na cabeça." Para Daiane Chagas, nada muda, mas o receio quanto à inveja, popular olho gordo, a faz andar com um galho de arruda na carteira. O modelo Wellington de Oliveira diz que para ele hoje é uma sexta comum, dia de sair com os amigos e se divertir.

Segundo o proprietário de uma loja esotérica, Marcelo Nunes, os clientes não têm procurado o estabelecimento para se prevenir contra algum "mau agouro" desta sexta-feira 13. "O pessoal procura alguns produtos como velas, incensos e amuletos independente de data, mas quando estão se sentindo com energia baixa. Não acredito em azar, é só crendice e está caindo no esquecimento", completa. (
Míriam Bonora - Jornal Cruzeiro do Sul)

Urbes anuncia novo contrato emergencial para transporte coletivo

Com valor de R$ 29 milhões, acordo é válido por seis meses

A Urbes - Trânsito e Transportes anunciou na noite de quinta-feira um novo contrato emergencial para o sistema de transporte coletivo de Sorocaba. Com valor de R$ 29 milhões, o acordo dura seis meses e mantém as mesmas quatro empresas no controle das 44 linhas de ônibus da cidade.

De acordo com a Urbes, manter as empresas atuais no novo contrato é uma medida tomada para não prejudicar os passageiros que utilizam ônibus na cidade. Estima-se que mais de 4 milhões de pessoas sejam transportadas todos os meses em Sorocaba.

Já é o quarto contrato emergencial consecutivo feito pela Prefeitura, desde que a concessão com a empresa TCS foi rompida, em 2009. A Urbes afirma que a medida não é definitiva, mas que os contratos de emergência são uma saída paliativa para não deixar passageiros sem ônibus até a escolha de uma nova concessionária.

A licitação para a escolha foi aberta em abril de 2009, mas acabou suspensa três vezes pelo Tribunal de Justiça. A empresa que vencer a licitação será responsável pelo sistema de transporte coletivo por oito anos.(Agência BOM DIA)

Comas Votorantim inicia vendas de ingressos para parque de diversões

A Comissão Municipal de Assistência Social (Comas) de Votorantim informa que os ingressos antecipados para o parque de diversões da 96ª Festa Junina Beneficente de Votorantim estão à venda. A cartela com 10 ingressos custa R$ 25,00.

A cada cartela adquirida, a pessoa receberá um cupom para concorrer ao sorteio de um carro zero km durante o evento. Os interessados devem se dirigir na sede da Comas situada à avenida Moacir Oséias Guitte n° 51, Jardim Paraíso. O horário para compra será de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 16h30. Mais informações pelo telefone 3353-8662.

Virada Cultural Paulista em Sorocaba será neste fim de semana

O Parque das Águas, o Teatro Municipal "Teotônio Vilela", a Usina Cultural "Ettore Marangoni" e o Parque dos Espanhóis serão palco, neste sábado e domingo (14 e 15), de mais uma Virada Cultural Paulista, que acontecerá simultaneamente em Sorocaba e em mais 21 cidades do Estado.

As atrações acontecerão das 18h de sábado até às 20h de domingo, gratuitamente.

Estão previstas apresentações circenses, teatro, dança e música que prometem agitar a cidade, agradando a todos os gostos. “Teremos a abertura oficial às 18h do sábado, no Teatro Municipal 'Teotônio Vilela', com o espetáculo 'Clássicos do Circo Parlapatões'. Depois, haverá dezenas de opções, como o show da cantora Vânia Bastos principal solista do músico Arrigo Barnabé, o DJ Merije, stand up com Cláudio Torres Gonzaga, Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene, a peça Frorilégio Musical com os atores Carlos Moreno e Mira Haar, Grupo Cachuera!, o “organ trio” Hammond Grooves, o grupo Leela, cultura popular com Grupo “Prego Batido”, Paralamas do Sucesso, e muito mais”, explica o secretário da Cultura e Lazer. A programação será encerrada no domingo, com uma das atrações mais esperadas da Virada Cultural em todo o Estado, a banda americana de indie rock Superchunk.

Artistas sorocabanos também fazem parte da programação, como a banda Hai Kai, Marcia Mah Trio, DJ Nei e os stands ups Andrei Antonelli e Osvaldo Barros. “50% das atrações deste ano de toda a Virada Cultural Paulista são de artistas do interior”, explica André Sturm, coordenador do evento.

Toda a programação contará com o apoio da Guarda Civil Municipal e das polícias Militar e Civil, além da Área de Fiscalização. Haverá ainda uma praça de alimentação no Parque das Águas, que será montada por entidades beneficentes e não serão comercializadas bebidas alcóolicas. A Urbes – Trânsito e Transportes também montará um esquema especial de ônibus para atender a população no final de semana, principalmente nos horários dos shows e que será divulgado nos próximos dias.

Programação completa para a Virada Cultural em Sorocaba:

Dia 14

18h - Abertura Oficial com o espetáculo Clássicos do Circo - Parlapatões (circo)

Local: Teatro Municipal “Teotônio Vilela”

18h - The Leo’s Big Band (música)

Local: Parque dos Espanhóis

18h30 - DJ Merije – (música)

Local: Palco Externo - Parque das Águas - Jd. Abaeté

19h30 - Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene (música)

Local: Palco Externo - Parque das Águas - Jd. Abaeté

19h30 - Estação 80 (música)

Local: Usina Cultural “Ettore Marangoni”

20h - Peneira e Sonhador (Teatro)

Local: Em frente ao Teatro Municipal “Teotônio Vilela”

20h - Berço do Samba de São Mateus (teatro)
Local: Parque dos Espanhóis

20h30 - Mistura e Manda/Ao som de Paulo Moura - Cia Aérea de Dança (dança)

Local: Teatro Municipal “Teotônio Vilela”

20h30 - Grupo Cachuera! (teatro)

Local: Em frente ao Palco Externo - Parque das Águas - Jd. Abaeté

21h - Marcia Mah Trio (música)

Local: Parque das Águas - Jd. Abaeté

21h30 - Peneira e Sonhador (teatro)

Local: Em frente ao Teatro Municipal “Teotônio Vilela”

21h30 - DJ Nei (música)

Local: Usina Cultural “Ettore Marangoni”

22h - Grupo Cachuera! (teatro)

Local: Em frente ao Palco Externo - Parque das Águas - Jd. Abaeté

22h30 - Samba de Vitrola (música)

Local: Parque das Águas - Jd. Abaeté

22h30 - Marcelo Bratke - Cinemúsica (música)

Local: Teatro Municipal “Teotônio Vilela”

23h30 - Grupo Cachuera! (teatro)

Local: Em frente ao Palco Externo - Parque das Águas - Jd. Abaeté

23h30 - Peneira e Sonhador (teatro)

Local: Em frente ao Palco Externo - Parque das Águas - Jd. Abaeté

23h30 - Hai Kai (música)

Local: Usina Cultural “Ettore Marangoni”

Dia 15

0h - Paralamas do Sucesso (música)

Local: Palco Externo - Parque das Águas - Jd. Abaeté

0h30 - Hammond Grooves (música)

Local: Teatro Municipal “Teotônio Vilela”

1h30 - DJ Merije (música)

Local: Usina Cultural “Ettore Marangoni”

2h - Peneira e Sonhador (teatro)

Local: Em frente ao Teatro Municipal “Teotônio Vilela”

2h30 - Cláudio Torres Gonzaga (stand up)

Local: Teatro Municipal “Teotônio Vilela”

10h30 - O Lobo que queria ser Príncipe (teatro)

Local: Teatro Municipal “Teotônio Vilela”

12h30 - Os Palhaaaços Artiiistas em Palhaços - Irmãos Marambio III (circo)

Local: Em frente ao Teatro Municipal “Teotônio Vilela”

13h - Delírio - Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira (dança)

Local: Teatro Municipal “Teotônio Vilela”

14h - Afoxé - Grupo Prego Batido (cultura popular)

Local: Em frente ao Palco Externo - Parque das Águas - Jd. Abaeté

14h30 - Os Palhaaaços Artiiistas em Malabares - Irmãos Marambio III (circo)

Local: Em frente ao Teatro Municipal “Teotônio Vilela”

15h - Florilégio Musical (teatro)

Local: Teatro Municipal “Teotônio Vilela”

15h - Romizeta e Romizetinha - Romizeta e o circo como nos velhos tempos (circo)

Local: Em frente ao Palco Externo - Parque das Águas - Jd. Abaeté

15h30 - Leela (música)

Local: Palco Externo - Parque das Águas - Jd. Abaeté

16h - Os Palhaaaços Artiiistas em Dandys Acrobáticos - Irmãos Marambio III (circo)

Local: Em frente ao Teatro Municipal “Teotônio Vilela”

16h - Andrei Antonelli (standm up)

Local: Usina Cultural “Ettore Marangoni”

16h30 - Zebra e seu Domador - Romizeta e o circo como nos velhos tempos (circo)

Local: Em frente ao Palco Externo - Parque das Águas - Jd. Abaeté

16h30 - Vânia Bastos (música)

Local: Teatro Municipal “Teotônio Vilela”

17h - Osvaldo Barros (stand up)

Local: Usina Cultural “Ettore Marangoni”

17h - Superchunk (música)

Local: Palco Externo - Parque das Águas - Jd. Abaeté

Endereços:

Parque das Águas - Av. Dom Aguirre – Jd. Abaeté

Teatro Municipal “Teotônio Vilela” - Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes – Alto da Boa Vista

Usina Cultural “Ettore Marangoni” - Av. Dom Aguirre (margem direita do Rio Sorocaba)

Parque dos Espanhóis - Rua Campos Salles - Vila Assis

Fonte: Secretaria da Comunicação