quarta-feira, 28 de julho de 2010

Impugnação é ameaça para oito candidatos de Sorocaba

O deputado federal Renato Amary (PSDB), o deputado estadual Raul Marcelo (Psol) e o ex-vereador Gabriel Bitencourt (PC do B) tiveram a candidatura impugnada (contestada) na 2ª feira (26) pela Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo. Agora, dos 30 políticos de Sorocaba que desejam concorrer a uma vaga na Câmara Federal ou Assembleia Estadual, oito deles estão com os pedidos de candidaturas impugnados. Todos têm o direito de recorrer e a decisão final deve ser tomada até o próximo dia 5 de agosto. Os casos serão julgados pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).

Além dos acima citados, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) consta que há impugnações para os pedidos de registro de candidaturas para deputado estadual de Jessé dos Animais (PPS), Chicão Serra Talhada (PMDB), Jeferson Rodrigues (PMDB) e José Carlos Batata (PSL). E para a candidatura de deputado federal de Rodrigo Chizolini (Psol). A reportagem não conseguiu encontrar, na noite de ontem, o deputado Raul Marcelo e os candidato Rodrigo Chizolini, ambos do Psol.

Gabriel Bitencourt declarou que houve vários candidatos do PC do B na mesma situação. Explicou que como as certidões dos candidatos foram enviadas pelo partido e nem todas remetidas juntas, foi considerado que houve falta de documentos. Segundo Bitencourt e o partido já recorreu da decisão. José Carlos Batata, disse que já recorreu, sem esclarecer qual é o problema de sua candidatura.

Na semana passada o Cruzeiro do Sul publicou que a Procuradoria Regional Eleitoral informou ao TRE-SP faltar certidões criminais de Chicão Serra Talhada (PMDB), que possuiria processo referente a crime de formação de quadrilha ou bando e receptação. Segundo o advogado de Francisco, Sérgio de Oliveira Júnior, os processos são contra pessoas com o mesmo nome do aspirante à candidatura, uma delas acusada de homicídio. “Temos as certidões demonstrando que não são do “Chicão’”, disse o advogado. Quanto a Jeferson Rodrigues, foi apontada falta da certidão criminal. Segundo Jeferson, ela foi enviada ao partido e agora seria entregue diretamente ao TRE-SP. Também declarou possuir homônimo.

Caso Amary

Das impugnações (contestações) a registros de candidaturas em Sorocaba, o caso de Amary foi denunciado por outro político do município, com base na lei ‘Ficha Limpa’. Na ação o Ministério Público Eleitoral fez constar que em “notícia” levada por Antônio Arnaud (Arnô) Pereira (PT), Amary é réu em diversas ações populares e de improbidade e teve seus direitos políticos suspensos por meio de decisão colegiada proferida pelo Tribunal de Justiça, confirmando a sentença conjuntamente em dois processos: ação improbidade administrativa e ação popular.

O deputado federal Renato Amary afirma que aguarda com tranquilidade por uma decisão da Justiça Eleitoral quanto a situação de legalidade de sua candidatura à reeleição para deputado federal pelo PSDB/SP. A divulgação pelo Tribunal sobre o pedido de impugnação do registro de sua candidatura faz parte do processo de análise de todos os questionamentos apresentados em relação às candidaturas. De acordo com advogados do deputado, o que existe, no momento, é apenas um pedido de impugnação, que ainda será julgado.

Amary reitera que os processos aos quais responde não estão tipificados, ou seja, não se enquadram a lei do Ficha Limpa. “São ações onde se questionam procedimentos formais administrativos da época. Esses processos vêem de adversários políticos que desde o período em que fui prefeito de Sorocaba, durante oito anos, procuram desqualificar meu trabalho, atingir minha honra e ferir meus princípios de idoneidade”, declara o deputado.

O parlamentar, que votou favorável na Câmara Federal ao projeto Ficha Limpa, reitera que não responde por nenhuma ação que se enquadre ao projeto. “É lamentável que muitas pessoas usem o Ficha Limpa para valer-se de interesses pessoais, tumultuando e procurando confundir a opinião pública, com informações desencontradas”, afirmou o deputado. Renato Amary destaca ainda que a sua campanha para reeleição a deputado federal segue normalmente. “A situação pela qual estamos passando, nos obriga a gastos desnecessários de energia, mas ao mesmo tempo nos fortalece ainda mais para que possamos mostrar a verdade dos fatos ao nosso povo”, finaliza o deputado Amary.(Leandro Nogueira-Jornal Cruzeiro Do Sul)

Estatuto do torcedor tem mudanças

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou ontem, em cerimônia realizada no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília, a lei que modifica o Estatuto do Torcedor e criminaliza a violência nos estádios brasileiros. O texto também pune a venda ilegal de ingressos e a manipulação do resultado das partidas. É importante não apenas para o torcedor conhecer as regras, mas para a economia do futebol, disse o ministro do Esporte, Orlando Silva.

Aprovada pelo Congresso Nacional, a nova lei determina que as torcidas organizadas realizem cadastro atualizado de seus integrantes, passando a responder pelos seus atos. Além disso, estádios com capacidade superior a 10 mil pessoas terão de manter uma central técnica de informações, para monitorar o público por imagem -antes, a obrigação era apenas para as arenas com capacidade acima de 20 mil lugares.

O texto também estabelece condições de acesso e permanência do torcedor nos estádios, como não portar cartazes com mensagens ofensivas, não utilizar fogos de artifício e não entoar cânticos discriminatórios, racistas ou xenófobos. Caso essas condições não sejam respeitadas, haverá a impossibilidade de ingresso do torcedor ao recinto esportivo, ou, se for o caso, o seu afastamento imediato do local, sem prejuízo de outras sanções administrativas, civis ou penais eventualmente cabíveis

Na nossa visão, não é razoável que o torcedor de futebol vá a um estádio de futebol para entoar cânticos agressivos insinuando que vai atacar, matar, agredir a polícia. Estádio não é para esse tipo de conduta, explicou Orlando Silva, presente na cerimônia desta terça-feira e um defensor da nova legislação.

Veja as principais inovações:

Monitoramento por imagem: Estádios com capacidade superior a 10 mil pessoas deverão manter uma central técnica de informações, com monitoramento por imagem do público.

Torcidas organizadas - Deverão realizar cadastro de seus membros, com informações sobre endereço, profissão e fotografia dos associados.

Tumulto do torcedor - Promover tumulto, praticar ou incitar a violência, ou invadir local restrito aos competidores leva à pena de um a dois anos de reclusão e multa.

Tumulto da torcida organizada - Promover tumulto, praticar ou incitar a violência, ou invadir local restrito aos competidores leva a torcida a ficar impedida, assim como seus associados ou membros, de comparecer a eventos esportivos por até três anos.

Fraude em resultados - O crime de fraudar, por qualquer meio, ou contribuir para que se fraude o resultado da competição terá pena de dois a seis anos de reclusão e multa.

Cambistas - A pena para a venda de ingresso de evento esportivo por preço superior ao estampado no bilhete é de um a dois anos de reclusão e multa.

Ofensas - O torcedor que levar cartazes, bandeiras e símbolos com mensagens ofensivas ou entoar cânticos discriminatórios, racistas ou xenófobos deverá ser proibido de entrar no recinto esportivo. Caso já esteja nele, deverá ser afastado imediatamente, sem prejuízo de outras sanções administrativas, civis ou penais eventualmente cabíveis.

Chega ao País livro sobre menina que entra nos sonhos

"Sonhei que estava dentro do sonho do meu marido, assistindo exatamente ao que ele via. Acordei no meio da noite e escrevi sobre aquilo", conta a escritora americana Lisa McMann, 42 anos. Ali era plantada uma semente que logo daria frutos. Era 2006 e, ainda naquele ano, os primeiros rascunhos da trilogia "Wake" - que pode ser traduzido como "despertar" - começavam a tomar a forma do seu primeiro romance homônimo. Lançado em 2008 nos EUA, o livro acaba chegar ao Brasil.

Era o início da história da colegial Janie Hannagan, 17 anos, que tem o estranho poder (ou seria maldição?) de conseguir entrar nos sonhos de outras pessoas. Assim como Lisa fez naquela noite de 2006, ao "entrar" no sonho do marido. Maldição, sim, porque a garota faz isso contra a própria vontade. Pior: ela não só assiste, como interage e é afetada pelos sonhos. Numa das passagens mais agonizantes do livro, Janie é sugada para os sonhos de sua melhor amiga: Carie. Nele, ela vê a moça se afogando e sente seus pulmões se encherem d'água.

Outra ideia que ocorreu à Lisa McMann enquanto dormia: na infância, ela sonhava em ver seu irmão se afogando. "Era um pesadelo assustador", disse a autora ao Jornal da Tarde. Outros sonhos, ela queria que se tornassem reais. "Quando tinha 8 anos, vivia sonhando que a garagem da nossa casa era uma loja de doces. Acordava e ia até lá correndo, mas nunca encontrava nada (risos)", lembra.

Um sonho, porém, se tornou realidade. Em 2008 - ano de seu lançamento nos EUA -, "Wake" entrou na lista dos livros infantis mais vendidos do jornal americano New York Times. O mesmo aconteceu com seus sucessores - "Fade" e "Gone" - lançados em 2009 e 2010, nos EUA. "Foi uma surpresa incrível. O melhor momento da minha vida", ela diz. "Fade" tem previsão de ser lançado no Brasil em setembro deste ano.

Tal foi o sucesso dos livros que logo Hollywood já prepara uma adaptação. Paramount e MTV Films compraram os direitos autorais de "Wake" para transportar o filme para as telonas. Ainda em fase inicial de pré-produção, o longa tem Miley Cyrus - menina da vez, depois do sucesso do seriado "Hannah Montana" e com carreira de cantora pop rentável - como provável protagonista, no papel de Janie. As informações são do Jornal da Tarde. (AE)

Compositor de Campinas vence Prêmio Sorocaba de Música



Foto: Erick Pinheiro

Diego Moraes e Taís Reganelli interpretaram 'Uma Flor', a composição vencedora.

“Uma Flor”, do publicitário Nando de Freitas, de Campinas, foi a vencedora da quinta edição do Prêmio Sorocaba de Música - Festival Nacional de MPB Livre”. A final aconteceu domingo, no Teatro Municipal. O prêmio é uma realização da Z-Eventos, com o apoio da Secretaria de Cultura do Município. Pela conquista, o autor recebeu R$ 10 mil. O sorocabano João Leopoldo, com “Odisseia”, obteve a segunda colocação, e o prêmio de R$ 3 mil.

A terceira colocação ficou com Téo Brandileone, de São Paulo, por “Deixe Estar”, que levou R$ 1,5 mil. Também da Capital, Pedro Viáfora, de “Feito Nós”, foi premiado como o melhor arranjo, e Ana Tréa, por “Somos do Som”, foi escolhida a melhor intérprete. Na categoria aclamação popular, venceu a sorocabana Mariana Moraes, com “Jardim de Flores”. Cada um recebeu R$ 500.

Ao todo se inscreveram para o festival, 157 autores que encaminharam 308 músicas (cada concorrente poderia participar com até dois trabalhos). Destas, foram selecionadas 24 que participaram das eliminatórias realizadas na sexta e no sábado.

As doze finalistas foram “Amor Tropeiro”, de Beto Coelho; “Tipo de Louco”, de Armando Fernal Micheletti; “Jardim de Flores”, de Mariana Moraes; “Odisséia”, de João Leopoldo (todos de Sorocaba); “Deixe Estar”, de Téo Brandileone; “Semi-Lágrima”, de Paulo Novaes; “Macumba Light”, de Rafael Iasi; “Contraposto”, de Xavier Bartuburu; “Somos do Som”, de Ana Tréa; “Samba Leve”, de Eduardo Puperi; “Feito Nós”, de Pedro Viáfora (todas de São Paulo), e “Uma Flor”, de Nando Freitas (Campinas).

Com várias participações em festivais de música, Nando Freitas contou que não costuma acompanhar esses eventos. Disse que fica tão nervoso, que “chega a atrapalhar”. Nando escreve canções já há algum tempo. Quase todas foram e são gravadas pela dupla Taís Reganelli e Diego Moraes, este participante da versão brasileira do programa “Ídolos”. “Uma Flor” tem uma forte linha melódica e harmônica e sua interpretação pelo duo comoveu o público que foi ao Municipal.

A canção deverá estar no repertório do disco e do DVD que Taís lança até o final do ano.

Já “Odisséia”, de João Leopoldo, vencedor do prêmio em 2008, foi composta originariamente para o festival “Retratando o Rio Sorocaba”, do qual, no fim, não chegou a participar. João Leopoldo homenageia o rio a partir do qual a cidade cresceu. O paulistano Téo Brandileone ficou em terceiro lugar por “Deixe Estar”, um tema suingado que arreabatou a plateia. A performance destacou o uso de um equipamento que grava a base do violão. “É uma forma de economizar custo com banda”, brincou o compositor.

“Feito Nós”, de Pedro Viáfora, vencedor pelo melhor arranjo, é mais um caso que comprova que talento tem componente genético. Filho de Celso Viáfora, um dos nomes de peso da MPB paulistana, Pedro interpretou uma canção que se sobressaiu pela harmonia do baixo tocado por Igor Pimenta e o acordeon. Outro diferencial ficou por conta da letra bem elaborada. O prêmio de aclamação popular foi para Mariana Moraes e o pop-rock “Jardim de Flores”. Carismática, a cantora, que também se fez acompanhar em cena por Hugo Rafael, estabeleceu uma sintonia das maiores com o público. A paulistana Ana Tréa, de “Somos do Som”, escolhida a melhor intérprete, foi apontada como a versão feminina de João Bosco.

Novidade: versão instrumental

A próxima edição do Prêmio, conforme o produtor João Caramez, reserva algumas novidades. A proposta é criar uma versão instrumental e, também, destinar aos concorrentes ajuda de custo para que possam, na cidade, realizar oficinas e wokshops. “Queremos explorar o potencial da música instrumental aqui existente e, também, integrar o público ao trabalho”.

Presidente do júri pela segunda vez, o cantor e compositor Tavito, que fez o show de encerramento do festival, disse que o prêmio, este ano, “ficou renovado”: “Tivemos, aqui, uma mostra da qualidade do trabalho dos jovens. Pessoas muito experimentadas participaram, o que reforça o alcance e a importância do festival. Não por acaso, a escolha deu tanto trabalho”.

Leila Pinheiro lança CD com canções de Renato Russo

A música de Leila Pinheiro está distante do rock, mas próxima de Renato Russo (morto em 1996), de quem foi amiga desde 1988, quando ambos tinham 28 anos. Nesse ano, quando completa 30 anos de carreira e 50 de vida, a cantora resolveu homenagear o amigo lançando pela gravadora Biscoito Fino o disco "Meu Segredo Mais Sincero", somente com interpretações de composições de Russo e do Legião Urbana. De Belém, no Pará, sua terra natal, Leila conversou por telefone com o Jornal da Tarde, tecendo elogios ao cantor. "Ele foi um dos maiores poetas da minha geração. Achei legítimo e interessante olhar para sua obra com um olhar cuidadoso", diz. "Foi um desafio mergulhar no universo do pop-rock e traduzir isso para o meu estilo sem despersonalizar a música e a poesia", completa.

No repertório estão 15 músicas, entre elas clássicos como "Ainda é Cedo", "Índios", "Tempo Perdido", "Pais e Filhos" e "Perfeição". Mas há também outras menos conhecidas como "Andrea Doria" e "Quando Você Voltar". Na voz de Leila, as músicas do Legião perderam a agressividade do rock e ganharam arranjos mais intimistas, como em "Metal Contra as Nuvens" e "Perfeição". "La Solitudine" entra como um dueto póstumo com Renato.

Geralmente arredios quando o assunto é a liberação das músicas do grupo, tanto Marcelo Bonfá quanto Dado Villa-Lobos aprovaram a gravação, que contou com o aval de Carmen Manfredini, irmã de Renato, que administra seu espólio. Dado, inclusive, toca violão em "Andrea Doria" e "Daniel na Cova dos Leões". Herbert Vianna também participa na guitarra em "Quando Você Voltar". "Depois de pronto, levei para a irmã de Renato ouvir e ela gostou", diz Leila, que rechaça o rótulo de cover.

O álbum traz ainda uma seleção de fotos de Leila com Renato no início da década de 90, quando ambos eram mais próximos, além do registro no estúdio do encontro dela com os convidados. A cantora pretende sair em turnê, ainda sem data marcada para o lançamento. "No show, vou incluir outras músicas do Renato que não entraram no CD", diz Leila. As informações são do Jornal da Tarde. (AE)

Smashing Pumpkins confirma show no Brasil

Banda norte-americana vai participar de festival em São Paulo em novembro

Foto: Getty Images

Billy Corgan, líder do Smashing Pumpkins

O grupo Smashing Pumpkins já tem data para voltar ao Brasil. A banda divulgou em seu site oficial que toca em São Paulo em 20 de novembro no Playcenter, local e dia do Festival Planeta Terra. Por enquanto, é o único compromisso do grupo no país.

Atualmente, apenas o vocalista e guitarrista Billy Corgan permanece da formação original. Uma das bandas mais bem-sucedidas da década de 1990, o Smashing Pumpkins estourou com seu segundo álbum, Siamese Dream (1993), e virou estrela com o multipremiado Mellon Collie and the Infinite Sadness (1995). Conflitos fizeram com que o quarteto se dissolvesse em 2000, com um retorno apenas em 2007, no álbum Zeitgeist.

Esta será a terceira vez que o grupo vem ao Brasil, depois de se apresentar em janeiro de 1996, no extinto Hollywood Rock, e em agosto de 1998. Em maio, a banda lançou na web a primeira parte do projeto Teargarden by Kaleidyscope, álbum lançado a conta-gotas, até totalizar 11 EPs de quatro músicas, não se sabe quando.

O Festival Planeta Terra confirmou até agora em sua escalação os grupos Hot Chip e Phoenix. Assim como no ano passado, o evento terá dois palcos, um principal e o Indie Stage. O primeiro lote de ingressos já está à venda pela Internet, no telefone 4003-6464 e custa R$ 160, com direito a meia-entrada. (iG São Paulo)

Chega a 75 total de presos em ação contra tráfico

A Operação Ivaí, realizada pelas polícias civil e militar do Paraná, após investigação do Ministério Público do Estado, já cumpriu nesta quarta-feira 75 mandados de prisão por tráfico de drogas. Dessas 75 pessoas presas, 42 já estavam detidas. Quatro delas são policiais, entre eles dois agentes da Polícia Civil e dois policiais que trabalhavam na carceragem da Cadeia de Ivaiporã.

Segundo o Ministério Público, quatro detentos controlavam o tráfico de drogas de dentro da cadeia, com a ajuda dos carcereiros e dos policiais. A droga chegava à cadeia, era separada e distribuída para o Vale do Ivaí, nas cidades de Londrina, Maringá, entre outras.

Estão sendo cumpridos 103 mandados de prisão e 46 mandados de busca e apreensão. Um revólver calibre 32 foi apreendido, uma moto Honda Titan com placa adulterada também foi apreendida, além de duas munições de calibres de uso proibido no Brasil, uma de fuzil 762 e outra de pistola 45 mm. Até o momento, 30g de maconha também já foram apreendidos. (AE)

Começa hoje o 18º Festival Anima Mundi em São Paulo

Diante da dificuldade em mostrar suas produções, os animadores Aída Queiroz, Marcos Magalhães, César Coelho e Lea Zagury resolveram tomar uma atitude e realizar uma mostra de animação, batizada de Anima Mundi. Agora, a iniciativa comemora 18 anos e o festival chega à maioridade com números expressivos, que não se parecem nem de longe com a produção minguada das primeiras edições. Em sua trajetória, a maior mostra de animação da América Latina contabiliza quase 6 mil filmes, exibidos para quase 1 milhão de espectadores. A edição paulistana deste ano começa hoje e vai até domingo, no Memorial da América Latina e no Centro Cultural Banco do Brasil.

Para compor a programação, o quarteto de diretores recebeu mais de 1.500 inscrições. Foram selecionados 452 filmes de todas as partes do mundo. Há trabalhos produzidos em países como Austrália, Israel, Polônia, Argentina, Letônia, Coreia do Sul, Rússia, Cingapura e China. O país com maior número de obras é o Brasil, com 108 títulos.

A expectativa do festival é alcançar mais de 105 mil espectadores, sendo 70 mil no Rio, e mais de 35 mil em São Paulo. Uma das mudança desde o início do festival é a quantidade de obras nacionais. "No terceiro Anima Mundi, não tivemos nenhuma produção brasileira. Na quarta, foram sete filmes. Com o tempo, passamos a receber um número enorme de filmes e tivemos de passar a selecionar o que entra e o que fica de fora", explica Aída Queiroz, uma das organizadoras do evento.

Para orientar o espectador, a extensa programação do evento foi dividida em dez mostras. Curtas, Longas e Infantil são as categorias competitivas. A categoria Panorama apresenta trabalhos recentes que não foram selecionados para a competição, mas que foram considerados de boa qualidade de roteiro e técnica. Escolas de Animação faz referência aos melhores institutos do gênero, como a americana CalArts - fundada por Walt Disney -, a francesa Gobelins e a argentina UBA. A seleção exibe trabalhos de destaque feitos nas salas de aula das entidades.

Reunindo a produção da nação que recentemente sediou a Copa do Mundo, a mostra África do Sul faz um panorama do cinema de animação daquele país. Ao todo, são 28 títulos de técnicas e gêneros variados. "A gente não conhece o que é feito por lá, mas existe uma produção de qualidade. Os vídeos selecionados são excelentes", diz Aída. As informações são do Jornal da Tarde.

Anima Mundi - Memorial da América Latina (Av. Auro Soares de Moura Andrade 664). Tel: (011) 3823-4600. Centro Cultural Banco do Brasil (Rua Álvares Penteado, 112). Tel: (011) 3113-3651. R$ 6. Programação completa: www.animamundi.com.br (AE)

ONG fundada por Delúbio é condenada a restituir R$ 7 mi

O Instituto Nacional de Formação e Assessoria Sindical da Agricultura Familiar Sebastião Rosa da Paz (Ifaz) foi condenado pela Justiça Federal a restituir R$ 7 milhões aos cofres públicos. A organização não-governamental (ONG) é acusada de fraude contábil e uso de “sede de fachada” em Goiânia para administrar um convênio com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), firmado em 2006. O ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares aparece como um dos fundadores na ata de criação da entidade.

O vereador Carlos Soares, de Goiânia, irmão de Delúbio, disse que ele não faz parte da ONG. “O nome dele consta na ata de fundação, mas não encontramos nenhuma prova contra ele”, disse o procurador. O Ifaz é dirigido por Paulo César Farias, conhecido como PC Farias, homônimo do ex-tesoureiro de Fernando Collor de Mello.

A condenação da ONG, determinada pelo juiz da 4.ª Vara Federal em Goiás, Juliano Taveira, foi revelada pelo jornal O Globo. O esquema foi descoberto pelo procurador Raphael Perissé, do Ministério Público Federal (MPF), há dois anos. “O Ifaz era só uma fachada”, disse. Segundo ele, a ONG chegou a receber R$ 4 milhões em repasses do Incra. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. (AE)

Oi vai se transformar numa empresa global

Operadora brasileira fecha acordo com Portugal Telecom e pode acelerar participação no Programa Nacional de Banda Larga.

A Oi, maior operadora brasileira de telefonia, selou uma aliança global com a Portugal Telecom, maior empresa privada de Portugal. Pela operação, anunciada na manhã desta quarta-feira, 28, as duas empresas decidiram realizar uma troca recíproca de ações sem envolver a transferência de controle.

Foto: Divulgação

Logotipo da Oi: aliança global

O resultado final é o fortalecimento operacional e financeiro das duas empresas. Com isso, a Oi se torna, em parceria com a Portugal Telecom, a primeira empresa de telecomunicações brasileira a atuar no exterior. As empresas vão se associar para atuar internacionalmente na Europa e na África. Na América Latina, só o México tem uma companhia com este perfil.

Com a operação, tanto a Oi quanto a Portugal Telecom recebem uma injeção de recursos relevante para reforçar os investimentos programados. Uma das prioridades da Oi já estalecidas é ao Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), projeto de inclusão digital voltado à oferta de acesso à internet em alta velocidade. O projeto já era uma das prioridades da companhia. Agora, ganhará um reforço de investimento. A aliança global fortalece as duas companhias na compra de equipamentos e de softwares, reduzindo custos.

Tanto na operadora brasileira quanto na operadora portuguesa, os acordos de acionistas permanecem inalterados. Isso significa que a Oi permanece sendo uma empresa brasileira, sem alteração no bloco de controle. O mesmo acontece com a Portugal Telecom. Também não haverá administração compartilhada, nos moldes que a Portugal Telecom mantinha na operadora de telefonia celular Vivo, vendida para a Telefónica, da Espanha.

Foto: Bloomberg via Getty Images/Bloomberg

Logotipo da Portugal Telecom: operação fortalecida

A operação com a Portugal Telecom é a segunda grande operação protagonizada pela Oi em menos de dois anos. Há 18 meses, a companhia comprou a Brasil Telecom, aumentando sua área de atuação.

A transação com a Portugal Telecom ocorre num momento bom para as duas companhias. Neste período, entre a primeira e a segunda operação, a Oi manteve seu endividamento nos patamares planejados – abaixo de duas vezes o Ebitda -, o que lhe dava tranquilidade para negociar esta associação de olho no seu planejamento estratégico. (iG São Paulo)

Celso Charuri registra dois acidentes nesta 4ª

Um acidente entre um carro e uma carreta, na rodovia Celso Charuri, provocou outro acidente entre dois caminhões na alça de acesso para a Raposo Tavares, por volta do meio-dia desta quarta-feira (28). Devido à pressão em alta velocidade de um carro que vinha logo atrás, o motorista de um Monza de Itu (BLM - 3328) se perdeu ao tentar ir para a pista da direita e entrou na frente de uma carreta que transportava toras de madeira. O motorista da carreta (AIB-5298), da transportadora Tonelli, afirmou que não deu tempo de diminuir a velocidade e acertou a traseira do Monza, que rodopiou na pista e só parou quando acertou uma placa de trânsito, no canteiro. O causador do acidente fugiu, sem ter a placa anotada.

O dono do Monza, o segurança Aparecido Pereira da Rosa, de 49 anos, vinha de Ourinhos com o casal de filhos, de 18 e 19 anos. A única a se machucar foi a filha dele, de 18 anos, que sentava no banco de trás. Ela foi encaminhada diretamente para o Hospital Regional, mas só teve escoriações no joelho. Sem seguro, Pereira Rosa esperava o encaminhamento do carro com o filho. “Todos estão bem, agora tem que ver como pagar o prejuízo”, disse.

Por causa do acidente, dois caminhões de grande porte se envolveram em outra batida, no mesmo local. O motorista de uma betoneira da empresa Engemix (ASR-9768) diminiu a velocidade, devido ao transtorno, e um caminhão-tanque da cidade de Osasco (CPN-1055), que vinha logo atrás, acertou a traseira da betoneira. Ninguém se machucou. O trânsito na alça de acesso ficou interditado para ônibus e caminhões até a retirada dos veículos do local.

Governo amplia prazo para incentivo do 'Minha Casa'

O governo aumentou o prazo para a concessão de incentivo tributário na construção e incorporação de imóveis do programa "Minha Casa, Minha Vida". O prazo, que terminaria em 31 de dezembro de 2013, foi estendido em mais um ano. O governo também aumentou de R$ 60 mil para R$ 75 mil reais o valor comercial dos imóveis que abrangidos pelo programa e que podem ser vendidos com o incentivo. As duas medidas foram incluídas na medida provisória (MP) 497, publicada hoje no Diário Oficial.

Segundo o subsecretário de Tributação da Receita, Sandro Serpa, as mudanças tornam o programa mais atrativo. As construtoras e incorporadoras de imóveis do programa pagam uma alíquota de 1% referente a um conjunto de tributos, que inclui Imposto de Renda (IR), Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL), Contribuição para a Seguridade Social e PIS. A alíquota original sem o incentivo do programa, é de 6%. (AE)

Explosão mata 12 em fábrica de plástico

Uma explosão, causada supostamente por vazamento de gás, destruiu hoje uma fábrica de plásticos no leste da China, matando pelo menos 12 pessoas e ferindo seriamente mais de duas dezenas.

Uma investigação inicial mostrou que a explosão ocorreu depois que funcionários quebraram, acidentalmente, um cano de gás propileno que passava por baixo da fábrica, no centro de Nanjing capital da província de Jiangsu, informou a emissora CCTV.

Gás tóxico e inflamável teria vazado para o interior da fábrica. A CCTV não forneceu o número exato de feridos. Um comunicado emitido mais cedo pelo governo da cidade dizia que 28 pessoas estavam hospitalizadas com ferimentos graves, além de cinco mortos. Sete desses feridos teriam morrido por causa dos ferimentos, embora o governo não tenha divulgado dados atualizados.

Muitas pessoas receberam atendimento para ferimentos na cabeça, fraturas e queimaduras, informou a agência de notícias Xinhua, citando o presidente do hospital Nanjing Gulou, Ding Yitao.

Segundo a Xinhua, prédios e veículos, num raio de 100 metros da explosão, ficaram danificados, e os passageiros de um ônibus que estava nas proximidades também se feriram. A agência citou moradores locais dizendo que sentiram a explosão como um terremoto. Um dos mortos era um homem que vivia numa casa próxima, cujo teto caiu. (AE)

Suspensão de impostos para Copa somará R$ 350 mi

A medida que suspende a cobrança de impostos na aquisição de bens e serviços utilizados na construção, ampliação, reforma ou modernização de estádios de futebol, com vistas à Copa do Mundo de 2014, provocará uma renúncia fiscal de R$ 350 milhões até o ano do evento. Só para 2010 a estimativa de renúncia é de R$ 35 1 milhões. A informação foi dada hoje pelo subsecretário de Tributação da Receita Federal, Sandro Serpa.

A novidade, que consta da Medida Provisória 497, publicada hoje no Diário Oficial, suspende a cobrança de PIS/Cofins, Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e Imposto de Importação nos bens adquiridos pelas empresas que tiverem seus projetos para os estádios da Copa do Mundo aprovados pelo Ministério dos Esportes. Elas também precisam se habilitar na Receita Federal no Regime Especial de Tributação para Construção, Ampliação, Reforma ou Modernização de Estádios de Futebol (Recom).

A opção do governo pela suspensão dos tributos, segundo Serpa, ocorreu porque, caso as empresas não cumpram os projetos apresentados, os tributos serão recolhidos. Operacionalmente, para obter o benefício, a empresa que for adquirir os bens ou serviços apresentará ao seu fornecedor o documento do Recom e comprará o produto sem os impostos. O vendedor, por sua vez, usa o documento para não recolher os tributos para a Receita. Com isso, ele não perde o direito ao crédito tributário gerado pelos impostos recolhidos na compra dos insumos utilizados para a fabricação dos bens que forem vendidos aos executores dos projetos.

Outra medida que consta da MP 497 altera o regime de subvenção governamental para pesquisas científicas. A iniciativa vai gerar uma renúncia fiscal neste ano de R$ 67,6 milhões. Antes, o governo tributava com Imposto de Renda, PIS/Cofins e Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL) o dinheiro recebido pelas empresas que fazem pesquisa, caso esses recursos não fossem utilizados no mesmo ano em que foi dada a subvenção. Isso ocorria porque o desenho da lei não permitia que a Receita fizesse a distinção dos recursos e, se eles não fossem totalmente utilizados no mesmo ano, acabavam sendo tributados. Agora, o novo formato prevê que, desde o início, o dinheiro não entrará na base de cálculo dos impostos a serem recolhidos pelas empresas de tecnologia. "A medida vai melhorar o fluxo de caixa das empresas", afirmou Serpa.

Exportação

A Medida Provisória 497 também promoveu alterações no sistema de drawback, em que exportadores compram insumos com suspensão de impostos. A nova regra busca reduzir a acumulação de crédito tributário pelos exportadores, o que, na prática, significa uma melhora no estoque de capital de giro das empresas. A medida permite que as empresas que estejam no regime drawback isenção possam, depois de comprar insumos pagando imposto e gerando crédito tributário, fazer uma segunda aquisição de insumos e matérias-primas, no mercado interno ou externo, já com a suspensão dos tributos. Com isso, reduz-se a acumulação de créditos tributários, o que significa mais dinheiro disponível para as companhias exportadoras.

A nova legislação permite ainda que os exportadores possam comprar produtos no mercado interno equivalentes aos importados dentro do regime de drawback, sem que isso leve a sanções por parte da Receita. O subsecretário de Aduana e Relações Internacionais da Receita, Fausto Coutinho, deu um exemplo para explicar o benefício: a empresa produz sacos plásticos e fez um contrato de venda de mil produtos ao exterior. Para tanto, importou mil lotes de insumo utilizado na produção desses sacos plásticos, com suspensão de imposto previsto no drawback. Mas houve no meio do caminho uma demanda interna, e a empresa vendeu metade dos produtos no mercado brasileiro. No entanto, para cumprir o contrato, ela precisou comprar mais 500 lotes do insumo no mercado interno e produzir mais 500 sacos plásticos para exportar.

Antes, tal situação geraria fiscalização da Receita e sanções, que levavam a disputas judiciais entre o Fisco e o contribuinte. Agora, os insumos comprados no mercado externo e interno serão tratados como "equivalentes" - ou seja, têm a mesma qualidade, quantidade e valor -, sem gerar sanções para as empresas. Coutinho ressaltou que a parcela que foi destinada ao mercado interno não contará com isenção de impostos. "Trata-se de uma desburocratização", afirmou. (AE)

Site desafia 'fichas limpas' a prestar conta de campanha

Os políticos que se dizem "fichas limpas" ganharam uma oportunidade a mais para dar transparência às suas campanhas. O Instituto Ethos lançou na manhã de hoje, em São Paulo, o site Ficha Limpa (www.fichalimpa.org.br e www.fichalimpaja.org.br), que propõe aos candidatos a prestação de contas voluntária de suas campanhas eleitorais, informando semanalmente a origem e o montante dos recursos obtidos, bem como os gastos realizados. Dessa forma, os políticos poderiam se antecipar à legislação eleitoral, que divulga a prestação de contas apenas 30 dias após o término do pleito.

O site vai ao ar amanhã, mas começou a ser formulado em maio, quando as entidades envolvidas ainda estavam em dúvida se o projeto do Ficha Limpa seria aprovado. As informações dos candidatos cadastrados estarão disponíveis para acesso de autoridades, adversários políticos ou de qualquer internauta. Há um sistema de busca que pode combinar filtros como nome, número no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), idade, gênero, cor/etnia, cargo a que concorre, Estado e partido. O site aceita cadastramento de candidatos que disputam todos os cargos dessa eleição, exceto o de deputado estadual.

O site também permitirá ao internauta questionar o teor das informações dos candidatos registrados mediante a apresentação de documentos comprobatórios. As possíveis denúncias serão recebidas pelo administrador do endereço e encaminhadas ao TRE e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), segundo o Instituto Ethos. Os candidatos podem, então, ser incluídos numa lista de "rejeitados" em quatro situações: se a Justiça Eleitoral recusar seu registro de candidatura, se houver alguma condenação por órgão colegiado, se ele já tiver renunciado para evitar cassação e no caso de ele não cumprir a prestação de contas semanal exigida pelo site.

“Sem um controle social democrático, a Lei Ficha Limpa pode acabar no esquecimento como tantas outras boas legislações no Brasil”, avaliou o presidente do Instituto Ethos, Oded Grajew. “Por isso, é importante que o eleitor cobre de seu candidato o registro no site Ficha Limpa, acompanhe as informações e mobilize outras pessoas a fazer o mesmo em relação aos demais candidatos.”

Questionado sobre se haveria interesse dos concorrentes na eleição de outubro em se cadastrar voluntariamente, Grajew acredita que essa atitude ocorrerá apenas com os candidatos que tiverem, de fato, a ficha limpa. "Quem fizer uma declaração de contas não verdadeira no site é louco. A sociedade vai fazer a fiscalização e, com certeza, os adversários políticos também." A verificação da autenticidade das informações pode ser feita por qualquer pessoa.

Hoje, o Instituto Ethos vai enviar uma carta aos partidos avisando sobre o lançamento do site. Uma parceria vai permitir a divulgação de uma vinheta de serviços a respeito do endereço online na TV Globo. Entidades como o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e a Articulação Brasileira contra a Corrupção e Impunidade (Abracci) também fazem parte do projeto. O site custou cerca de R$ 30 mil e teve apoio de recursos do Escritório da Organização das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). (AE)

Proposta pode tirar programação religiosa da TV Brasil

A menos de 70 dias das eleições, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), estatal que opera a TV Brasil e oito rádios oficiais, debate tema politicamente delicado: o destino de programas religiosos em suas grades. O conselho curador da empresa, que estabelece sua linha editorial, aprovou, com modificações, proposta do conselheiro Daniel Aarão Reis Filho de substituir a atual programação religiosa por programas de discussão do tema, sem “proselitismo” e produzidos mediante concurso.

Um edital de consulta pública sobre o assunto sairá em agosto, no processo de discussão que poderá ter uma audiência aberta e com previsão de terminar até dezembro. Mantido, o cronograma levará ao fim os atuais programas católicos e evangélicos. Na TV Brasil, são duas horas de programação católica aos domingos e 45 minutos de programa evangélicos aos sábados. A Rádio Nacional AM do DF transmite uma missa aos domingos.

“É um debate muito delicado”, reconheceu a presidente do conselho curador, Ima Célia Guimarães Vieira. “Acho que vai haver resistência (à mudança). A EBC herdou os atuais programas religiosos da antiga TV Educativa e da Radiobrás.” As duas instituições foram fundidas em 2007 para originar a nova estatal. Desde então, a programação passou por modificações. “Isso não representa um ataque à religião em geral, nem a nenhuma religião especifica.” As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. (AE)

Petroleiro japonês explode no Golfo Pérsico

Uma explosão danificou um petroleiro japonês quando a embarcação deixava o Golfo Pérsico hoje, pouco depois da meia-noite (horário local). Embora a causa seja desconhecida, a empresa de transporte japonesa Mitsui O.S.K. Lines, proprietária do M. Star afirmou que o navio pode ter sido atacado. Se a informação estiver correta, trata-se de um raro atentado contra um petroleiro no Golfo ou no Estreito de Ormuz, local por onde passam cerca de 40% do petróleo transportado pelo mar em todo o mundo.

No passado, a Al-Qaeda realizou ataques contra infraestrutura petrolífera em terra nas proximidades da Arábia Saudita e um atentado suicida em 2002 contra um petroleiro francês na costa do Iêmen. A Mitsui O.S.K. Lines cogitou um "ataque de fora" enquanto a embarcação passava pelas águas do sultanato de Omã, na parte oeste do estreito, local congestionado entre Omã e o Irã, na boca do golfo. A explosão ocorreu na parte de trás da embarcação.

"Acreditamos que é muito provável que tenha sido um ataque", disse o porta-voz da empresa, Eiko Mizuno. "Não há nada que possa explodir naquela parte da embarcação." A explosão ocorreu na parte de trás do petroleiro, perto de uma área onde os botes salva-vidas são armazenados, e provocou cortes num tripulante que foi atingido por vidro quebrado. Uma das 31 pessoas a bordo informou ter visto um flash imediatamente antes do estouro, dando a entender que algo pode ter atingido o M. Star.

Yuki Shimoda, funcionário do Ministério de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo, afirmou que a pasta não suspeita de um ataque, mas que essa possibilidade não foi descartada. Carregado com 270 mil toneladas de petróleo, o petroleiro estava indo da ilha Das, nos Emirados Árabes Unidos, para o porto de Chiba, nas proximidades de Tóquio, informou o ministério, que declarou também que o navio é registrado nas Ilhas Marshall.

O Estreito de Ormuz é uma rota vital de navegação para petróleo bruto e outros bens que deixam o Golfo Pérsico e está distante das áreas onde piratas somalis geralmente atacam, embora contrabandistas operem na região entre o Irã e o enclave de Omã, do outro lado do estreito. O ministério japonês informou que nenhum de seus navios foi atacado por piratas na região. Autoridades de Omã não puderam ser contatadas para falar sobre o assunto. Representantes dos Emirados Árabes Unidos disseram não ter informações sobre o caso. (AE)

Prefeitura aluga prédio do 'Seminário' para secretarias




Foto: Adival B. Pinto

A Prefeitura de Sorocaba alugou da Mitra Diocesana, por R$ 35 mil ao mês, o equivalente a R$ 420 mil ao ano, o prédio do Seminário, onde funcionava um dos campi da Universidade de Sorocaba (Uniso), localizado na avenida Eugênio Salerno. O imóvel, que tem área construída de 4,6 mil metros quadrados, irá abrigar as secretarias de Relações do Trabalho, Esportes e Juventude, além de órgãos como o Procon, Vigilância Sanitária, Fiscalização, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), e ainda serviços e cursos da Universidade do Trabalhador e Universidade Aberta do Brasil. Há estudos sobre a adequação física para a possibilidade de os Conselhos Tutelares também passarem a funcionar no prédio.

O objetivo, segundo adiantou com exclusividade os secretários de Planejamento e Gestão, Rodrigo Moreno, e de Administração, Mário José Pustiglione Júnior, é centralizar serviços ligados às secretarias em locais estratégicos, que atualmente encontram-se espalhados em vários prédios alugados pela Prefeitura e, com isso, melhorar a integração além de “enxugar” os gastos com aluguéis e ampliar os espaços físicos no Paço. A expectativa é que em trinta dias todos os setores estejam funcionando no novo local. O Poder Executivo gasta pouco mais de R$ 1,6 milhão por ano com a locação de 32 imóveis.

A informação foi antecipada por Moreno durante solenidade de posse do vereador Claudemir Justi (PSDB), quando questionado sobre as adequações para a nova sala de Paulo Mendes (PSDB), que passou a assumir a recém-criada secretária de Governo e Relações Institucionais. “O que nós queremos é centralizar esses órgãos num único espaço, para que funcionem junto com as respectivas secretarias as quais são subordinados”, disse. Citou como exemplo a Secretaria de Relações do Trabalho, que atualmente funciona no 4.º andar do Paço e que irá se mudar para o Seminário, juntamente com cursos da Universidade do Trabalhador.

Outro exemplo, é a Secretaria da Juventude, cujo local irá abrigar o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), além de projetos como o “Fazendo o Futuro da Juventude” e o Projovem Urbano, que também é ligado à Secretaria da Educação, a exemplo da Universidade Aberta do Brasil, um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O imóvel é localizado num local estratégico e de fácil acesso à população”, disse.

Três pavimentos e economia

De acordo com secretário de Administração, Mário José Pustiglione Júnior, o imóvel possui três pavimentos, sendo que o localizado no subsolo, com 1.493 metros quadrados, irá abrigar o Setor de Fiscalização. Atualmente, esse órgão funciona num imóvel alugado, que fica na rua Aparecida. O valor da locação é de R$ 3,6 mil ao mês. Os cursos da Unit e da Universidade Aberta do Brasil, além de projetos de outras Pastas deverão ocupar o piso superior. Já o térreo, os setores de atendimento, como o Procon, por exemplo. “Tudo está sendo adequado conforme a necessidade”, ressaltou.

Na manhã de terça-feira (27), técnicos da secretaria de Administração e de Obras e Infraestrutura Urbana estavam no empreendimento para a realização das manutenções necessárias. Segundo Pustiglione Júnior, o imóvel está em “ótimo estado”, sendo necessária a implantação de cabos para computadores, pontos de iluminação e pequenos reparos em portas e pinturas. “Em duas semanas alguns setores já estarão atendendo, mas a expectativa é tudo esteja pronto em pleno funcionamento em aproximadamente um mês”, explicou.

O secretário de Administração disse ainda que o Paço deverá reduzir em cerca de R$ 30 mil o valor gasto com a locação de imóveis, além de despesas indiretas, como contratos de limpeza e manutenção desses “próprios municipais”. “O local destinado à Secretaria de Relações do Trabalho deverá ocupar um amplo espaço, por conta também das salas para os cursos. Porém, estamos construindo uma nova Universidade do Trabalhador, que irá funcionar no Éden, onde a Sert (Secretaria de Relações do Trabalho) irá funcionar também. Ou seja, a partir daí, irá sobrar mais espaços físicos no Seminário, onde estaremos realizando novas adequações”, antecipou.

Valores

O Seminário será o mais caro entre os imóveis locados pela Prefeitura. Levantamento realizado pela reportagem aponta que abaixo dele está o prédio que abriga a Secretaria da Cidadania, localizado na rua Santa Cruz (Centro), cujo aluguel é de R$ 15,4 mil por mês. Logo em seguida aparece o prédio onde funciona a Secretaria do Meio Ambiente, com valor de R$ 13 mil.

Dos 32 imóveis locados pelo Executivo, nove abrigam estruturas ligadas à Secretaria de Saúde; sete de Cidadania; Finanças, Educação (quatro cada); Desenvolvimento Econômico e Cultura (dois cada); Juventude, Relações do Trabalho e Administração (um imóvel cada). Outro imóvel pago pela municipalidade (R$ 9,2 mil por mês) é aquele onde funciona a Incubadora de Empresas - ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico -, na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes. Depois aparece as instalações do Arquivo Municipal, utilizado pela Secretaria de Administração, a um custo mensal de R$ 7,5 mil.

Para alojar o Ambulatório de Saúde Mental são gastos R$ 8,2 mil por mês, enquanto o aluguel do Laboratório Municipal, no Além-Ponte, é de R$ 5,3 mil. O Executivo também tem gasto mensal de R$ 7 mil com o aluguel do Sorocaba Club, na região central, utilizado pela Secretaria de Cultura e pela pasta de Esportes, inclusive, para a realização de palestras exposições. Valor que deve ser economizado, já que o prédio do Seminário conta com auditório.

Dise prende o maior distribuidor de maconha da região

O traficante mais procurado de Sorocaba e considerado grande distribuidor de droga na região foi preso pela Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise) no Jardim Imperatriz. Washington Fernando Ribeiro, o “Nego Washington”, 44 anos, tinha posição de liderança dentro da facção Primeiro Comando da Capital (PCC). Investigadores da Dise o capturaram na rua David Dias Sabóia (antiga rua 11). Com ele, apreenderam 34 quilos de maconha e meio quilo de crack.

Segundo o delegado Alexandre Banietti, Washington coordenava o tráfico na região e, além de Sorocaba, fornecia drogas para outros traficantes de Itu e Votorantim. Havia mandado expedido pela 1ª Vara Criminal de Sorocaba, pelo mesmo crime de tráfico e com pena de sete anos a ser cumprida. Washington já ficou 22 anos preso e tem passagens por roubo, porte de arma e corrupção de menor.

A partir de informações sobre onde Washington estava, policiais foram ao endereço e o prenderam, no sábado à tarde. Ele não reagiu e teria admitido de imediato que era procurado. Além de cumprirem o mandado de prisão, o acusado foi preso em flagrante por causa da grande quantidade de maconha encontrada com ele. Nada falou de onde veio nem para onde seria distribuída a droga. Os 34 quilos estavam embalados em 49 tijolos.

Em abril, a Dise prendeu Jean Carlos da Costa, também do PCC e que era o traficante mais procurado pela polícia na região de Sorocaba. Jean morava numa chácara de alto padrão no município de Franco da Rocha, na Grande São Paulo, cercado por muros altos e com piscina. Mesmo distante de Sorocaba, ele coordenava o tráfico na região.

Quina acumula e pode pagar $ 2,6 milhões

Nenhuma aposta acertou as dezenas do concurso 2.356 da Quina sorteado nesta terça-feira (27) em Aruanã (GO). A estimativa de prêmio para o próximo sorteio é de R$ 2,6 milhões. A quadra teve 156 ganhadores (prêmio de R$ 2,7 mil) e o terno, 10.264 ganhadores (prêmio de R$ 60).

Os números sorteados foram: 03 - 17 - 36 - 37 - 45.

DUPLA SENA

Também na Dupla Sena nenhuma aposta acertou o prêmio principal do concurso 884. Com isso, a previsão de prêmio para o próximo sorteio, na sexta-feira, ficou em R$ 8 milhões.

As dezenas sorteadas foram:

- 09 - 14 - 23 - 27 - 43 - 47 (primeiro sorteio)

- 16 - 21 - 23 - 31 - 37 - 43 (segundo sorteio). (AE)

São Paulo x Inter: chegou a hora de jogar pra valer

A Libertadores serviu de desculpa para os últimos resultados no Campeonato Brasileiro, todos muito ruins. Nesta 4ª feira (28), às 21h50, contra o Internacional, em Porto Alegre, no primeiro duelo da semifinal do torneio continental, o São Paulo terá de provar a seus torcedores que o futebol apresentado antes da parada para a Copa do Mundo é o que está mais próximo da realidade e que o time é capaz de brigar pelo sonhado tetracampeonato.

Os jogadores e o técnico Ricardo Gomes defendem que tudo será diferente no Beira-Rio. ‘Tivemos outro espírito no treino, parece que estávamos esperando chegar esta semana para realmente dizer que está na hora‘, afirmou o volante Hernanes. ‘Não devia ser assim, mas o treino foi diferente, percebemos que houve mudança.‘ Mas não foi só o comportamento que mudou. O clima também é outro O grupo está sob pressão para dar uma resposta imediata. O presidente Juvenal Juvêncio interrompeu sua agenda de viagens para Brasília - ainda sonha em ter o Morumbi na Copa de 2014 - e foi ao CT da Barra Funda na segunda-feira para conversar com os jogadores.

O tom do bate-papo não foi amistoso. O dirigente cobrou o elenco com firmeza, como costuma fazer em momentos decisivos. Juvenal pediu ainda que os seus dois colaboradores mais próximos fossem ao treino desta terça, o último antes do confronto em Porto Alegre. O diretor de futebol João Paulo de Jesus Lopes e o vice-presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, chegaram ao local muito antes do horário da apresentação de Ricardo Oliveira, justificativa oficial para a presença da dupla no CT.

‘Estou muito mais confiante‘, comentou Leco, depois do contato com o grupo, quando lhe perguntaram se ele viajaria mais temeroso do que quando foi para Minas Gerais para o duelo com o Cruzeiro. O São Paulo era então o azarão, mas venceu por 2 a 0 no Mineirão. ‘Eu sei o que eu vi lá dentro. Tenho confiança nos meus jogadores.‘ Todos no São Paulo confiam que o ‘espírito da Libertadores‘, competição que sempre recebeu um tratamento especial do clube, fará o time reencontrar o bom futebol do fim do primeiro semestre, apesar de o rendimento pós-Copa ser pífio - foram três derrotas e um empate no Brasileiro.

‘O momento é de desconfiança, mas vamos dar uma resposta. Ninguém esquece de jogar futebol. O grupo está animado. Vamos dar uma resposta à altura‘, afirmou o atacante Ricardo Oliveira, que foi apresentado nesta terça e já ficará no banco nesta quarta.

Mistério no Inter

O técnico Celso Roth vai aproveitar a ausência do meia Tinga, contundido e também suspenso, para tentar esconder a estratégia que montará para vencer o São Paulo. As opções são Wilson Matias, para aumentar o poder de marcação, Giuliano, para qualificar a articulação, e Andrezinho, para os chutes de média distância e de bola parada. ‘O importante é acertar na escolha e ver se ela surte efeito na hora do jogo‘, despistou o técnico, ao final do treino desta terça-feira.

O discurso do Roth e dos jogadores indica que o Internacional quer encaminhar a classificação na primeira partida, para controlar a vantagem na segunda, no Morumbi. Mas ninguém fala em partir para cima do São Paulo sem cuidar da defesa. A ordem é não tomar gol e ter paciência até encontrar o caminho da vitória. Numa das poucas pistas que deu, o técnico revelou que a marcação deve ser feita mais no campo do visitante do que perto da área do Internacional.

FICHA TÉCNICA

Internacional x São Paulo

Internacional - Abbondanzieri; Nei, Bolívar, Índio e Kleber; Sandro, Guiñazu, Giuliano (Wilson Matias ou Andrezinho), D’Alessandro e Taison; Alecsandro. Técnico - Celso Roth.

São Paulo - Rogério Ceni; Xandão, Miranda e Richarlyson; Jean, Rodrigo Souto, Hernanes, Marlos e Junior Cesar; Dagoberto e Fernandão. Técnico - Ricardo Gomes.

Árbitro - Héctor Baldassi (Argentina).

Local - Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (SP).

Horário - 21h50.

Começa a decisão da Copa do Brasil

Quatro jogos, 24 gols, média de seis por partida. O ataque do Santos é arrasador atuando na Vila Belmiro na Copa do Brasil. Nesta 4ª feira (28), às 21h50, o setor terá de desencantar pós Copa do Mundo e comprovar seu poder de definição diante do Vitória, no jogo de ida da decisão da competição. Ganhar, e, de preferência com boa vantagem, é primordial para a equipe jogar tranquila em Salvador na semana que vem. Em seus domínios, os baianos têm campanha semelhante à dos Meninos da Vila, apenas com vitórias e por boa margem de gols.

‘Temos de partir para cima, tentar fazer muitos gols, pois será muito difícil o jogo de Salvador‘, afirmou o meia Paulo Henrique Ganso, que deve ter à sua frente os outros companheiros convocados por Mano Menezes para defender a seleção brasileira nos Estados Unidos, dia 10: André, Neymar e Robinho. Nos pés do ‘quarteto santástico‘ está a esperança da torcida em largar na frente na busca de uma das poucas taças que o Santos ainda não tem na sua vasta galeria de títulos.

Os Meninos da Vila, contudo, precisam reencontrar o caminho dos gols. Depois de um primeiro semestre perfeito, a garotada ficou mais visada pelos marcadores e caiu um pouco de rendimento. Robinho e Ganso, por exemplo, não marcam há nove jogos. O jejum de Neymar dura 7 partidas e o de André, 4. ‘Mas se repetirmos o bom desempenho dos confrontos contra Fluminense (derrota por 1 a 0) e São Paulo (triunfo, no domingo, por 1 a 0), tenho certeza que os garotos voltarão a marcar‘, esbanjou confiança o técnico Dorival Júnior.

E motivação não falta aos meninos. Na verdade, até aumentou após a convocação. ‘A gente ganhou o clássico e vamos com confiança para a final. O vitória também vem embalado, mas esperamos fazer um grande resultado aqui, já que vai ser bem difícil lá‘, observou o atacante André, ainda na expectativa de saber se começa o jogo. ‘Espero que sim, mas o professor (Dorival) ainda não definiu. ‘Só sei que ganhamos um incentivo extra com a convocação e que quero sair daqui como campeão‘, seguiu, já em tom de despedida. Após os jogos finais, ele se apresenta ao Dínamo de Kiev.

Para fazer história

O Vitória quer fazer história. Com 111 anos, o clube nunca conquistou um título nacional e foi derrotado em várias finais - Série A, Série B e Série C do Brasileiro. Agora, em sua 20.ª participação na Copa do Brasil, tem a chance de superar o estigma de vice e se colocar definitivamente entre os grandes do País. Assim como seu adversário, o time destaca-se sobretudo pela qualidade ofensiva. Fez 24 gols em 10 jogos e aplicou goleadas acachapantes no Corinthians-AL, Náutico, Goiás e Atlético-GO. O Santos, com 36 gols em 9 jogos, fez o mesmo com Naviraiense, Remo e Guarani.

Mas se os Meninos da Vila são mais eficientes no ataque, os baianos contam com um time mais equilibrado, menos exposto em sua defesa. O Vitória sofreu 9 gols em 10 jogos e o Santos, 13 em 9. Acontece, porém, que o ‘fator casa‘ pesa sobremaneira no desempenho do Vitória, que perdeu três vezes fora de Salvador e venceu apenas uma. Já no Barradão, está invicto e a sua defesa ainda não foi vazada.

FICHA TÉCNICA

Santos x Vitória

Santos - Rafael, Pará, Bruno Aguiar, Durval e Alex Sandro; Arouca, Wesley e Paulo Henrique Ganso; Neymar, Robinho e André (Marcel). Técnico -Dorival Júnior.

Vitória - Lee; Rafael Cruz, Wallace, Anderson Martins e Egídio; Neto, Vanderson, Fernando (Bida) e Ramón; Elkesson e Júnior (Schwenck). Técnico - Ricardo Silva.

Árbitro - Leonardo Gaciba (RS).

Local - Estádio da Vila Belmiro, em Santos (SP).

Horário - 21h50.

Empréstimo a pessoa física dá sinais de exaustão

Relatório do Banco Central (BC) divulgado terça-feira (27) mostra que o mercado de crédito vive duas realidades. Entre as famílias, a concessão de novos empréstimos caiu 0,5% em junho, na segunda retração seguida, e o BC admite que há sinais de "acomodação" após meses de crescimento exuberante. A parada técnica é explicada porque pessoas físicas estariam perto do limite de seu endividamento. Entre as empresas, porém, o clima é otimista e a concessão de financiamentos cresceu 4,4%, com as firmas querendo bancar o aumento das vendas.

Após meses de recordes seguidos, os empréstimos para pessoas físicas dão sinais de exaustão. Na média, as famílias brasileiras tomaram R$ 3,12 bilhões em novos empréstimos a cada dia do mês passado. Foram R$ 65,5 bilhões em junho. Nos dois casos, o valor foi 0,5% menor se comparado a maio. "É natural que haja uma acomodação desse segmento que cresceu muito nos últimos meses", avalia o chefe do Departamento Econômico do BC, Altamir Lopes.

A retração dos empréstimos é um dos principais objetivos do BC que, atualmente, executa um processo de aperto monetário com o aumento do juro básico da economia, a Selic. A intenção é reduzir a demanda por crédito para diminuir o ritmo da economia e, assim, evitar que a inflação saia do controle. "A desaceleração dos empréstimos para as famílias é vista desde o fim de março, quando o mercado já se preparava para o início do aumento da taxa Selic. Nessas situações, os próprios bancos passam a ofertar menos crédito. Essa inflexão do mercado era uma questão de tempo", diz o professor de finanças do Insper, Ricardo José de Almeida.

O especialista aposta, porém, que os financiamentos para as famílias devem voltar a crescer até o fim do ano. Para ele, o aumento do emprego e da renda e a manutenção da confiança do consumidor devem respaldar a tomada de novos empréstimos, inclusive com um desempenho positivo no fim do ano. O vice-presidente de Finanças da Caixa Econômica Federal, Marcio Percival, acredita que o crédito para pessoa física vive um momento de acomodação ao nível de atividade menos intenso da economia brasileira.

Empresas

Enquanto famílias moderam seu apetite, o crédito para empresas está acelerando. Após o período de estagnação visto desde o fim de 2008, com a crise financeira norte-americana, o segmento dá sinais de retomar a demanda por crédito para financiar suas atividades. "A expansão do consumo das famílias impactou positivamente as expectativas das empresas, que decidiram ampliar os investimentos e aumentaram a demanda por crédito, não somente do BNDES, mas também das linhas concedidas voluntariamente pelos bancos", destaca relatório do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI).

Entre as linhas mais procuradas pelas empresas, o financiamento para o capital de giro cresceu 5,6% e liderou entre os empréstimos para empresas. O relatório do IEDI também destaca que muitas empresas, especialmente do setor industrial, têm retomado gradualmente os planos de investimento para aumento da capacidade de produção. (Fernando Nakagawa e Fabio Graner - AE)

Governo concederá aposentadoria especial a servidores

Forçado por decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), o governo federal vai conceder aposentadoria especial aos servidores públicos que trabalhem em funções de risco de saúde e de integridade física. Na terça-feira (27), o Ministério da Previdência Social publicou no Diário Oficial da União a Instrução Normativa nº 1 que prevê a concessão do benefício especial para os servidores públicos da União, Estados, Municípios e Distrito Federal.

Essas regras valem para os servidores que conseguiram no STF o chamado Mandado de Injunção, instrumento usado para garantir um direito que, neste caso, está sendo negado por omissão do poder público, isto é, por falta de regulamentação de uma lei. A regra de concessão de aposentadorias especiais aos servidores vai vigorar até que o Projeto de Lei Complementar nº 555/2010, do Executivo, seja aprovado pelo Congresso Nacional. Em ano eleitoral, a aprovação da lei dificilmente será aprovada.

A Instrução Normativa do Ministério da Previdência estende ao servidor público um benefício que já é concedido aos trabalhadores das empresas privadas, aqueles que se aposentam pelo Regime Geral de Previdência Social (RGPS), que recebem pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em 2005, a Emenda Constitucional nº 47 alterou o parágrafo 4º do artigo 40 da Constituição, e passou a prever a concessão de aposentadoria especial também para os servidores públicos. O problema é que, cinco anos depois, como a concessão do benefício não foi regulamentada isso gerou uma avalanche de questionamentos judiciais contra o governo.

O primeiro caso

O STF já reconhecia o direito desses trabalhadores à aposentadoria especial por exercerem funções em condições insalubres. Por não haver previsão legal específica, os ministros determinavam que a situação desses servidores fosse analisada pelos órgãos administrativos competentes. Para isso, deveriam levar em consideração cada caso e exigir a comprovação dos dados exigidos.

Nos últimos anos, a falta de regulamentação levou o tribunal a ser bombardeado com mandados de injunção. De acordo com manifestações de alguns ministros do STF, esses processos passaram a representar uma das maiores demandas junto ao tribunal. Até agosto de 2009, o Supremo havia considerado procedente 15 Mandados de Injunção de servidores públicos solicitando aposentadoria especial - esses mandados até já serviram de base para elaborar uma Súmula Vinculante (nº 45) que está em discussão no plenário do STF.

O primeiro deles foi concedido em 2007 para auxiliar de enfermagem Maria Aparecida Moreira, da Fundação das Pioneiras Sociais-Sarah Kubitshek. Ela exerceu a função desde 22 de outubro de 1986 e afirmava atuar em ambiente insalubre, tendo contado com "agentes nocivos à saúde, com portadores de moléstias infecto-contagiosas humanas e materiais e objetos contaminados". Também já asseguraram o direito servidores públicos da área da saúde, delegados e investigadores da Polícia Civil, funcionários do Ministério da Agricultura e tecnologistas da Comissão Nacional de Energia Nuclear.

Prova testemunhal - Pela Instrução Normativa, para assegurar a aposentadoria especial, é preciso comprovação do exercício de atribuições do cargo público de modo permanente. Não será admitida prova exclusivamente testemunhal ou com base no mero recebimento de adicional de insalubridade ou equivalente. Podem solicitar aposentadoria antecipada, os trabalhadores expostos à agentes químicos como produção e extração (arsênio, benzeno, carvão mineral, chumbo, iodo, níquel, petróleo, entre outros), à agentes físicos (ruído, trabalhos perfurantes, radiações ionizantes, temperaturas anormais, pressão atmosférica), além de biológicos (microorganismos e parasitas infecto-contagiosos). Dependendo do risco, a aposentadoria pode ser concedida após 15, 20 ou 25 anos de exposição.

Segundo o especialista em Previdência Social, Renato Follador, a liberação de aposentadoria especial para o servidor público é importante para garantir a homogeneidade de tratamento. "O déficit da previdência social do serviço público vai aumentar, mas não é com a continuidade de um injustiça que resolverá o problema da previdência social", comentou.

(Edna Simão e Felipe Recondo - AE)

Começam as obras que vão interligar a Vila Nova à Raposo

Deram inicio na última semana os serviços de alargamento da via que será projetada como avenida José Celeste, que atende como estrada vicinal. A via interliga a rua Jaziel de Azeredo Ribeiro até a rodovia Raposo Tavares, bem como a avenida Nogueira Padilha e Bairro do Morros, em Sorocaba.

O trecho que está sendo alargado é de 1.700 metros de extensão. Para o trabalho estão sendo utilizados cerca de dez caminhões e maquinários do Consórcio de Desenvolvimento da Região Sudeste (Consudeste), que envolve os municípios de Votorantim, Sorocaba, Piedade, Tapiraí, Ibiúna e São Roque.

Esta é a primeira etapa da obra que envolve o alargamento da via bem como a terraplanagem por se tratar de uma região com aclive e declive. Para o prefeito Carlos Pivetta,a obra tem como meta oferecer uma alternativa de trânsito aos moradores da região da Vila Garcia, Vila Nova Votorantim, Bairro dos Morros, além da Zona Industrial.

Além desta obra, a Prefeitura deverá asfaltar um trecho que compreende a continuação da Jaziel de Azeredo Ribeiro, até a via de acesso a Zona Industrial, pela avenida Sebastiana Nunes. Posteriormente o pavimento se estenderá até a confluência com a avenida José Celeste.

PF prende acusado de pedofilia em Porto Feliz

A Operação Tapete Persa, da Polícia Federal, prendeu um acusado de pedofilia em Porto Feliz, na região de Sorocaba. O homem, de 33, anos mantinha no computador particular fotos e vídeos de pornografia infanto-juvenil. Agentes da PF cumpriram mandado de busca e apreensão ontem de manhã e numa perícia rápida verificaram a existência do material de pedofilia, segundo o delegado Vinícius Loque Sobreira da PF em Sorocaba. O nome do acusado não foi divulgado.

Na região de Sorocaba, a PF cumpriu seis mandados de busca, nas cidades de Boituva, Mairinque, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora e Ribeirão Grande. Foram apreendidos discos rígidos de computadores, CDs, DVDs, pen drives, máquinas fotográficas e telefone celular. A operação Tapete Persa ocorreu simultaneamente nos Estados de Alagoas, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e no Distrito Federal.

Em todo o País, a PF prendeu 20 pessoas, incluindo um coronel da Polícia Militar, conforme informação da Agência Estado. Mais de 400 policiais participaram da ação, coordenada pelo Grupo Especial de Combate aos Crimes de Ódio e à Pornografia Infantil na Internet (Gecop) e em cooperação com a Interpol (Polícia Internacional) e a Polícia de Baden-Württemberg, da Alemanha.

De acordo com nota da PF, a polícia alemã realizou monitoramento de pontos de redes na internet, usados para compartilhamento de arquivos digitais, entre eles imagens de violência sexual contra crianças e adolescentes. A varredura identificou milhares de usuários no mundo, inclusive no Brasil.

O nome da operação vem de um dos vídeos compartilhados pela rede de pedófilos, em que uma criança de aproximadamente seis anos é abusada sexualmente, tendo ao fundo um tapete persa. Com informações da polícia alemã, a unidade central da PF para crimes de pedofilia iniciou investigações para localizar os endereços dos suspeitos, no primeiro semestre de 2009.

Prisão em flagrante

O delegado Vinícius Sobreira ressalta que conforme o artigo 241-A da Lei 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA) a pessoa que mantiver cenas de exploração sexual pode ser preso em flagrante, como ocorreu com o acusado de Porto Feliz. No ano passado, outro acusado de pedofilia foi preso em Laranjal Paulista, na Operação Turko.

Entre os seis suspeitos da região que tiveram material apreendido há um que já havia sido indiciado na Operação Carrossel 2, realizada em 2008, segundo o delegado. Ele explica que a PF dispõe de tecnologia e métodos para combater crimes cibernéticos e a pedofilia é um dos principais.

A maioria dos suspeitos pegos com material pornográfico infanto-juvenil não admite que é pedófilo. Segundo o delegado, dizem que acessaram as fotos por curiosidade. Geralmente, a quantidade de imagens armazenadas nos computadores é grande, mas incorre no crime quem possui apenas algumas fotos ou vídeos.

Conteúdo das imagens é chocante

(Por Vannildo Mendes/AE)

O conteúdo das imagens apreendidas chocou os policiais envolvidos na operação Tapete Persa, pela ousadia dos pedófilos e o grau de perversão praticado contra crianças de idade tenra, alguns recém-nascidos. "É uma vergonha, parece que a humanidade está se degradando com o passar do tempo", lamenta o delegado Stenio Santos Souza, chefe do Grupo Especial de Combate aos Crimes pela Internet, da Polícia Federal.

Encarregado da operação, o delegado Marcelo Bórsio diz que a PF tem se aparelhado tecnicamente e fará um combate cada vez mais duro contra os abusadores de crianças no Brasil, que mostrou nesse caso ser um dos líderes mundiais nesse tipo de crime. “É um marco extremamente negativo para o País”, afirma Bórsio. “Por mais que se combata esse crime abjeto, as pessoas continuam a praticá-lo de forma cada vez mais ousada”.

Em Tocantins, Serra defende obras de eclusas

O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, chegou com quase duas horas de atraso a Palmas, em Tocantins. Ele fez caminhada pela Avenida JK, no Centro da capital, acompanhado do candidato ao governo do Estado, Siqueira Campos(PSDB) e seu vice, João Oliveira (DEM). Serra entrou em lojas e cumprimentou eleitores. Alguns comerciantes instalados na avenida decidiram antecipar o fim do expediente temendo tumultos na passagem do candidato.

A caminhada, por um quilômetro, durou cerca de uma hora e meia. No escritório de uma farmácia, durante o percurso, Serra concedeu entrevista à imprensa. Para os jornalistas, defendeu a conclusão da eclusa - espécie de elevador que permite a passagem de embarcações - nas hidrelétricas que já estão em funcionamento e naquelas em construção no Tocantins. O sistema garante a navegabilidade dos rios, em especial o Tocantins, com a efetivação da hidrovia Tocantins-Araguaia.

Entre outros projetos que Serra defendeu para o Estado estão a conclusão da Ferrovia norte-sul (atualmente em fase de construção do trecho entre Guaraí e Palmas) e investimentos em clínicas médicas de especialidades - com ênfase na mulher. Durante a entrevista, o candidato criticou o volume de recursos destinados pelo governo federal à construção do trem bala, que liga o Rio de Janeiro à Campinas(SP). Segundo ele, o montante poderia ser direcionado para melhoria do sistema metroviário urbano das cidades que sediarão jogos da Copa do Mundo de 2014. (AE)

'Não estou fugindo de nada', diz Dilma sobre debates

Em campanha no Estado de Pernambuco, onde gravou cenas para o Guia Eleitoral, a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Roussef, rebateu as críticas de que estaria fugindo dos debates. "Não estou fugindo de nada. Tenho o que falar e o que mostrar. Quem faz este tipo de acusação é quem não tem o que falar. Eu tenho uma herança, tenho um trabalho positivo. Vou aos debates tradicionais. Não há nenhum debate marcado antes do início de outubro. O que há são alguns convites pontuais que, à medida do que for possível, vamos conciliando. Mas eu tenho que fazer campanha, tenho que viajar", afirmou ao enfatizar que não participou do debate promovido por um portal de comunicação porque eles não se entenderam sobre exclusividade na realização do evento.

Dilma ainda disparou pesado contra seu principal adversário, o candidato do PSDB, José Serra. Usando frases ácidas, a petista mandou um recado duro e direto ao partido em reposta ao que chamou de "tática do medo". "Vamos vencer o medo que eles tentam espalhar, com a competência, com o crescimento econômico, com o Bolsa Família. Vamos vencer as ameaças de terror porque temos hoje um patrimônio que é de toda a população brasileira, que é o governo Lula", afirmou em entrevista à imprensa esta noite, em Recife. De acordo com a petista, apesar dos "ataques pessoais", sua campanha manterá o nível.

Ainda tratando das polêmicas envolvendo as críticas da oposição, a candidata afirmou que a composição de um futuro ministério obedecerá a critérios técnicos e políticos. "Vocês deveriam dar uma olhada nas estatais de petróleo e gás para ver como é que era, quando a gente chegou. Não é possível pensar só em pessoas técnicas para os cargos. Agora, para os cargos políticos, é preciso ter critério. O principal é a ética e a ideologia política, que tem que estar do povo. O lado de Dilma é o lado dos 190 milhões de brasileiros, especialmente dos menos favorecidos", afirmou.

Ciro Gomes

Questionada sobre a relação com o ex-ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes (PSB-CE), e a expectativa de seu apoio na campanha presidencial, a petista foi evasiva. "Meu relacionamento com o Ciro vem de longe, dos tempos em que enfrentamos muitas dificuldades e ele estava ao lado do presidente Lula, com ética, responsabilidade e lealdade. Então, o que o Ciro achar que deve fazer na campanha, eu vou aceitar e entender", destacou ao minimizar o descontentamento público do socialista após ter sido preterido pela direção nacional do partido na disputa ao Planalto.

Banco Central

Dilma Rousseff afirmou que, diante de uma eventual vitória na disputa pela Presidência da República, não fará alterações no modelo adotado pelo governo Lula para a gestão do Banco Central, focado na autonomia da instituição. "Eu vou fazer como o nosso presidente, o Lula, e vou usar uma metáfora futebolística. Em time que está ganhando não se mexe. E é exatamente este meu pensamento em relação ao Banco Central. A autonomia será mantida", destacou a candidata.

A petista aproveitou para criticar o que chamou de "exemplo irresponsável", ao se referir à postura adotada em relação ao BC durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, aliado de Serra - que atuou diretamente na definição da política econômica, como Ministro do Planejamento e Orçamento, entre os anos de 1995 e 1996. "No passado, meus adversários deixaram a eleição passar para depois fazer o câmbio flutuar, provocando uma verdadeira pancada na economia nacional. Nós não fizemos e nem faremos nada do tipo. Temos uma posição clara, coerente", destacou. (AE)

Após paralisação, professores vão retomar aulas na BA

Os professores das rede estadual da Bahia e rede municipal de Salvador voltam a trabalhar na quarta-feira (28), depois de passar a terça (27) em paralisações, deixando 1,6 milhão de estudantes sem aulas - 460 mil apenas na capital. Os docentes da rede pública estadual cumpriram, hoje, a segunda paralisação de advertência, de 24 horas, das três combinadas na última assembleia da categoria, em maio.

Eles reivindicam rapidez no julgamento, por parte do Supremo Tribunal Federal, da reposição salarial de 11,98%, que teria sido a perda resultante da adoção, no Brasil, da Unidade Real de Valor (URV), moeda provisória que antecedeu o real. A Justiça baiana chegou a dar ganho de causa para os professores, mas o governo do Estado recorreu. A próxima paralisação está prevista para agosto, em data a ser definida.

Já os docentes da rede municipal de Salvador pressionavam a Câmara para votar - e aprovar - a proposta de reajuste salarial da categoria feita pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado da Bahia (APLB Sindicato) à prefeitura, com índices que variam entre 11% e 17%, dependendo da faixa salarial dos professores. A proposta, encaminhada à prefeitura no dia 21, estava na pauta de votação de ontem na Câmara, mas não houve quorum para o pleito. Apenas seis vereadores compareceram, quando o mínimo estabelecido para uma sessão ordinária é de 14. No fim da tarde de hoje, os vereadores votaram pela aprovação da proposta. (AE)

Morre um pioneiro do movimento concreto

Um dos últimos remanescentes do histórico Grupo Frente, que introduziu o abstracionismo geométrico no Brasil nos anos 1950, foi enterrado terça-feira (27), no Cemitério São João Batista, no Rio: o pintor concretista Rubem Ludolf, nascido em Alagoas há 78 anos. Há exatamente um mês ele concedeu sua última entrevista, do leito da clínica carioca onde havia sido internado, logo após a abertura de sua exposição no Gabinete de Arte Raquel Arnaud, em São Paulo, que permanece aberta até este sábado (31). Ludolf morreu de segunda-feira (26), às 15 horas, no Hospital Samaritano do Rio, conforme informou seu sobrinho Luís Ludolf.

Embora fosse reconhecidamente um dos maiores artistas do movimento concreto brasileiro, tendo participado de cinco bienais, Ludolf só recentemente teve o merecido reconhecimento do mercado, atraindo novos colecionadores para uma obra coerente e sem concessões. Até o fim da vida o artista criou silenciosamente, não guardando mágoa por ter permanecido tantos anos à margem desse mesmo mercado. Ludolf, nos últimos tempos, havia trocado a pintura pelos guaches sobre papel, seguindo recomendação médica. Há três anos, vítima de um aneurisma da aorta que o levaria à morte, o pintor foi obrigado a abandonar as tintas.

O papel, de qualquer modo, sempre foi o suporte inicial de todas as suas pinturas. Formado em arquitetura em 1955 pela Universidade do Brasil, no Rio, ele adquiriu o hábito de construir cada composição no papel milimetrado antes de transferir o desenho para a tela. "Sempre penso o desenho antes da cor, uma maneira de ordenar o mundo com formas geométricas", justificou Ludolf em sua última entrevista, publicada no mês passado.

Ludolf trabalhou 46 anos como arquiteto do DNER, aprendendo paisagismo como autodidata para interferir na natureza das estradas brasileiras. Sua pintura, ao contrário, nunca foi uma janela para o mundo, ou seja, não era uma arte de representação. Sempre fiel à abstração geométrica, esse ex-aluno de Ivan Serpa integrou o primeiro grupo de artistas concretos - ao lado de Aluísio Carvão e Lygia Clark - e nunca se curvou às oscilações do mercado.

A marchande Raquel Arnaud, que organizou sua derradeira exposição, admite que havia certa resistência à pintura de Ludolf por parte do mercado, rompida com a mostra. A exposição, segundo ela, atraiu novos colecionadores e um público pouco familiarizado com a obra do pintor, que calculava ter produzido mais de 400 estudos à espera de versão final nos últimos 50 anos. (Antonio Gonçalves Filho - AE)

Álcool limita riscos de poliartrite reumatóide

O consumo regular de álcool pode reduzir a gravidade da poliartrite reumatóide e inclusive o risco de desenvolvimento da doença, segundo um estudo médico. A poliartrite reumatóide, uma doença crônica que se manifesta na forma de inflamações de articulações e inchaços, é a mais frequente das doenças articulares inflamatórias. O estudo, publicado na edição desta quarta-feira da revista Rheumatology, da sociedade britânica de reumatologia, constata os efeitos do álcool na doença, sem deixar dúvidas sobre as consequências que o consumo excessivo pode ter para a saúde.

Os cientistas, chefiados por Gerry Wilson, especialista em reumatologia da Universidade Britânica de Sheffield, acompanharam 873 pacientes que sofriam de poliartrite reumatóide, os quais compararam com um grupo de 1.004 pessoas não afetadas pela doença. Os cientistas perguntaram aos pacientes a frequência com que consumiram álcool no mês anterior, e os submeteram a exames radiológico e sanguíneo. Suas articulações também foram examinadas.

"Os pacientes que beberam álcool com mais frequência mostraram sintomas menos severos do que aqueles que não beberam nunca ou muito raramente", disse o autor principal da pesquisa, o reumatologista James Maxwell. "As radiografias mostraram menos danos nas articulações; exames de sangue, níveis mais baixos de inflamação, e (os pacientes) apresentavam menos dores articulares, inchaços e limitações", afirmou. Esta é a primeira vez que, segundo um estudo, o consumo de álcool pode demonstrar a redução da gravidade da doença.

Os cientistas constataram, ainda, que os abstêmios têm quatro vezes mais chances de contrair a doença do que as pessoas que bebem álcool mais de dez dias ao mês. O risco diminui em função da frequência do consumo. Esta constatação confirma os resultados de estudos anteriores. (AFP)

Facebook atinge marca de 500 milhões de usuários

A rede social Facebook anunciou 4ª feira (21) ter alcançado a marca de meio bilhão de usuários em todo o mundo. "Até a manhã de hoje, 500 milhões de pessoas em todo o mundo já estavam usando ativamente o Facebook para se manterem conectadas a amigos e a outras pessoas de seu convívio", escreveu Mark Zuckerberg, executivo-chefe do Facebook, em seu blog.

"Muitas pessoas mais têm a oportunidade de continuar conectadas com as pessoas com quem se importam", prosseguiu ele. A popularidade da rede social aumenta, apesar das persistentes críticas relacionadas às políticas de privacidade da empresa. Em maio, a rede social permitiu a seus usuários ter mais controle sobre as contas e as configurações de segurança, depois de queixas com relação à complexidade dos controles de privacidade.

O Facebook tem sido cada vez mais visto como uma ameaça a gigantes da internet, como Google e Yahoo, o que deve ganhar ainda mais força se a empresa conseguir desenvolver com sucesso um modelo de negócios de anúncios baseado em recomendações de amigos, ao invés de se sustentar em buscas de anúncios. A rede social havia ultrapassado a marca de 400 milhões de usuários em fevereiro. A expectativa da empresa é de que a marca de 600 milhões de usuários seja alcançada ainda em 2010. (AE)

Sorocabano gera 42% mais lixo que em 2007

A quantidade diária de lixo produzida por cada sorocabano aumentou 42% nos últimos dois anos. Para cada habitante, a quantidade de lixo produzida por dia subiu de 0,64 quilo em 2007, para 0,91 no ano passado, conforme estudos da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), nos quais foram listadas as cidades com mais de 500 mil habitantes de todo País.

O número gera preocupação para autoridades sanitárias porque 31% desse total poderia ser reciclado, ao invés de ir para o aterro local, que está comprometido e tem vida útil até agosto, segundo a Cetesb. Em 2007, a quantidade total de lixo depositada no aterro sanitário por dia no município era de 357 toneladas, para uma população de 556.419 habitantes, e no ano passado subiu para 528,7 t (população de 581.500), conforme os dados da Abrelpe. Tanto para especialistas como para donas de casa, o aumento ocorreu também devido ao aumento no consumo da população.

Os dados divulgados pela Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) apontam ainda que, nos últimos dois anos, o lixo domiciliar levado ao aterro também aumentou em 11%. De acordo com os dados levantados no aterro, em 2007, a produção per capita de lixo foi de 0,65 quilo por dia, enquanto em 2009 a produção foi de 0,72 quilos por dia. Importante frisar que o aterro não recebe só lixo domiciliar, mas outros materiais, como lixo hospitalar (após tratamento e esterilização), rejeitos de coleta seletiva, varrição pública e lixo industrial com características domiciliares, entre outros.

Mais consumo, mais resíduos

Para o professor da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp/Sorocaba) e especialista em resíduos sólidos, Sandro Mancini, não há dúvida do crescimento do lixo em Sorocaba, já que reflete o crescimento da cidade. E não é só o especialista que defende essa posição, populares também concordam e reconhecem que, nos últimos tempos, passaram a produzir mais lixo. “Produzo mais lixo pois consumo mais também”, explicou a aposentada Maria Socorro Terci.

Para ela, quanto maior o poder de consumo da sociedade maior também o total de lixo que ela produz. Mesmo se identificando com esses “produtores de resíduos”, Maria Socorro explicou que separa o que pode para a reciclagem e lê até livros referente ao assunto. A dona de casa Gislaine Labarca lembrou que, tempos atrás, não existiam garrafas pet, apenas retornáveis. Hoje, por economia e comodidade, as pessoas acabam preferindo a embalagem pet às retornáveis.

Estado de atenção

A secretária do Meio Ambiente, Jussara de Lima Carvalho, reforçou que, mesmo que as atividades humanas culminem na geração de resíduos, “é preciso atenção ao aumento desenfreado da produção”, e usou como exemplo dados que apontam que os países desenvolvidos produzem uma porcentagem bem menor de resíduos orgânicos do que as nações em desenvolvimento. “No Brasil, por exemplo, 60% dos alimentos são descartados. A filosofia do descartável e do excesso de embalagens predomina em diversos setores”.

Além disso, Jussara acredita que a Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada recentemente pela Câmara Federal, traz uma grande contribuição nesse setor e também na minimização da geração de resíduos em geral, pois prioriza a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. Os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes terão de investir para colocar no mercado artigos recicláveis e que gerem a menor quantidade possível de resíduos sólidos, o mesmo se aplicando às embalagens. Jussara lembra ainda que Sorocaba vai realizar seu Plano de Saneamento que contempla um planejamento dos resíduos sólidos da cidade.

(Maíra Fernandes - Jornal Cruzeiro Do Sul)