quarta-feira, 28 de julho de 2010

São Paulo x Inter: chegou a hora de jogar pra valer

A Libertadores serviu de desculpa para os últimos resultados no Campeonato Brasileiro, todos muito ruins. Nesta 4ª feira (28), às 21h50, contra o Internacional, em Porto Alegre, no primeiro duelo da semifinal do torneio continental, o São Paulo terá de provar a seus torcedores que o futebol apresentado antes da parada para a Copa do Mundo é o que está mais próximo da realidade e que o time é capaz de brigar pelo sonhado tetracampeonato.

Os jogadores e o técnico Ricardo Gomes defendem que tudo será diferente no Beira-Rio. ‘Tivemos outro espírito no treino, parece que estávamos esperando chegar esta semana para realmente dizer que está na hora‘, afirmou o volante Hernanes. ‘Não devia ser assim, mas o treino foi diferente, percebemos que houve mudança.‘ Mas não foi só o comportamento que mudou. O clima também é outro O grupo está sob pressão para dar uma resposta imediata. O presidente Juvenal Juvêncio interrompeu sua agenda de viagens para Brasília - ainda sonha em ter o Morumbi na Copa de 2014 - e foi ao CT da Barra Funda na segunda-feira para conversar com os jogadores.

O tom do bate-papo não foi amistoso. O dirigente cobrou o elenco com firmeza, como costuma fazer em momentos decisivos. Juvenal pediu ainda que os seus dois colaboradores mais próximos fossem ao treino desta terça, o último antes do confronto em Porto Alegre. O diretor de futebol João Paulo de Jesus Lopes e o vice-presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, chegaram ao local muito antes do horário da apresentação de Ricardo Oliveira, justificativa oficial para a presença da dupla no CT.

‘Estou muito mais confiante‘, comentou Leco, depois do contato com o grupo, quando lhe perguntaram se ele viajaria mais temeroso do que quando foi para Minas Gerais para o duelo com o Cruzeiro. O São Paulo era então o azarão, mas venceu por 2 a 0 no Mineirão. ‘Eu sei o que eu vi lá dentro. Tenho confiança nos meus jogadores.‘ Todos no São Paulo confiam que o ‘espírito da Libertadores‘, competição que sempre recebeu um tratamento especial do clube, fará o time reencontrar o bom futebol do fim do primeiro semestre, apesar de o rendimento pós-Copa ser pífio - foram três derrotas e um empate no Brasileiro.

‘O momento é de desconfiança, mas vamos dar uma resposta. Ninguém esquece de jogar futebol. O grupo está animado. Vamos dar uma resposta à altura‘, afirmou o atacante Ricardo Oliveira, que foi apresentado nesta terça e já ficará no banco nesta quarta.

Mistério no Inter

O técnico Celso Roth vai aproveitar a ausência do meia Tinga, contundido e também suspenso, para tentar esconder a estratégia que montará para vencer o São Paulo. As opções são Wilson Matias, para aumentar o poder de marcação, Giuliano, para qualificar a articulação, e Andrezinho, para os chutes de média distância e de bola parada. ‘O importante é acertar na escolha e ver se ela surte efeito na hora do jogo‘, despistou o técnico, ao final do treino desta terça-feira.

O discurso do Roth e dos jogadores indica que o Internacional quer encaminhar a classificação na primeira partida, para controlar a vantagem na segunda, no Morumbi. Mas ninguém fala em partir para cima do São Paulo sem cuidar da defesa. A ordem é não tomar gol e ter paciência até encontrar o caminho da vitória. Numa das poucas pistas que deu, o técnico revelou que a marcação deve ser feita mais no campo do visitante do que perto da área do Internacional.

FICHA TÉCNICA

Internacional x São Paulo

Internacional - Abbondanzieri; Nei, Bolívar, Índio e Kleber; Sandro, Guiñazu, Giuliano (Wilson Matias ou Andrezinho), D’Alessandro e Taison; Alecsandro. Técnico - Celso Roth.

São Paulo - Rogério Ceni; Xandão, Miranda e Richarlyson; Jean, Rodrigo Souto, Hernanes, Marlos e Junior Cesar; Dagoberto e Fernandão. Técnico - Ricardo Gomes.

Árbitro - Héctor Baldassi (Argentina).

Local - Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (SP).

Horário - 21h50.

Nenhum comentário: