quarta-feira, 28 de julho de 2010

Começa hoje o 18º Festival Anima Mundi em São Paulo

Diante da dificuldade em mostrar suas produções, os animadores Aída Queiroz, Marcos Magalhães, César Coelho e Lea Zagury resolveram tomar uma atitude e realizar uma mostra de animação, batizada de Anima Mundi. Agora, a iniciativa comemora 18 anos e o festival chega à maioridade com números expressivos, que não se parecem nem de longe com a produção minguada das primeiras edições. Em sua trajetória, a maior mostra de animação da América Latina contabiliza quase 6 mil filmes, exibidos para quase 1 milhão de espectadores. A edição paulistana deste ano começa hoje e vai até domingo, no Memorial da América Latina e no Centro Cultural Banco do Brasil.

Para compor a programação, o quarteto de diretores recebeu mais de 1.500 inscrições. Foram selecionados 452 filmes de todas as partes do mundo. Há trabalhos produzidos em países como Austrália, Israel, Polônia, Argentina, Letônia, Coreia do Sul, Rússia, Cingapura e China. O país com maior número de obras é o Brasil, com 108 títulos.

A expectativa do festival é alcançar mais de 105 mil espectadores, sendo 70 mil no Rio, e mais de 35 mil em São Paulo. Uma das mudança desde o início do festival é a quantidade de obras nacionais. "No terceiro Anima Mundi, não tivemos nenhuma produção brasileira. Na quarta, foram sete filmes. Com o tempo, passamos a receber um número enorme de filmes e tivemos de passar a selecionar o que entra e o que fica de fora", explica Aída Queiroz, uma das organizadoras do evento.

Para orientar o espectador, a extensa programação do evento foi dividida em dez mostras. Curtas, Longas e Infantil são as categorias competitivas. A categoria Panorama apresenta trabalhos recentes que não foram selecionados para a competição, mas que foram considerados de boa qualidade de roteiro e técnica. Escolas de Animação faz referência aos melhores institutos do gênero, como a americana CalArts - fundada por Walt Disney -, a francesa Gobelins e a argentina UBA. A seleção exibe trabalhos de destaque feitos nas salas de aula das entidades.

Reunindo a produção da nação que recentemente sediou a Copa do Mundo, a mostra África do Sul faz um panorama do cinema de animação daquele país. Ao todo, são 28 títulos de técnicas e gêneros variados. "A gente não conhece o que é feito por lá, mas existe uma produção de qualidade. Os vídeos selecionados são excelentes", diz Aída. As informações são do Jornal da Tarde.

Anima Mundi - Memorial da América Latina (Av. Auro Soares de Moura Andrade 664). Tel: (011) 3823-4600. Centro Cultural Banco do Brasil (Rua Álvares Penteado, 112). Tel: (011) 3113-3651. R$ 6. Programação completa: www.animamundi.com.br (AE)

Nenhum comentário: