quarta-feira, 28 de julho de 2010

Começa a decisão da Copa do Brasil

Quatro jogos, 24 gols, média de seis por partida. O ataque do Santos é arrasador atuando na Vila Belmiro na Copa do Brasil. Nesta 4ª feira (28), às 21h50, o setor terá de desencantar pós Copa do Mundo e comprovar seu poder de definição diante do Vitória, no jogo de ida da decisão da competição. Ganhar, e, de preferência com boa vantagem, é primordial para a equipe jogar tranquila em Salvador na semana que vem. Em seus domínios, os baianos têm campanha semelhante à dos Meninos da Vila, apenas com vitórias e por boa margem de gols.

‘Temos de partir para cima, tentar fazer muitos gols, pois será muito difícil o jogo de Salvador‘, afirmou o meia Paulo Henrique Ganso, que deve ter à sua frente os outros companheiros convocados por Mano Menezes para defender a seleção brasileira nos Estados Unidos, dia 10: André, Neymar e Robinho. Nos pés do ‘quarteto santástico‘ está a esperança da torcida em largar na frente na busca de uma das poucas taças que o Santos ainda não tem na sua vasta galeria de títulos.

Os Meninos da Vila, contudo, precisam reencontrar o caminho dos gols. Depois de um primeiro semestre perfeito, a garotada ficou mais visada pelos marcadores e caiu um pouco de rendimento. Robinho e Ganso, por exemplo, não marcam há nove jogos. O jejum de Neymar dura 7 partidas e o de André, 4. ‘Mas se repetirmos o bom desempenho dos confrontos contra Fluminense (derrota por 1 a 0) e São Paulo (triunfo, no domingo, por 1 a 0), tenho certeza que os garotos voltarão a marcar‘, esbanjou confiança o técnico Dorival Júnior.

E motivação não falta aos meninos. Na verdade, até aumentou após a convocação. ‘A gente ganhou o clássico e vamos com confiança para a final. O vitória também vem embalado, mas esperamos fazer um grande resultado aqui, já que vai ser bem difícil lá‘, observou o atacante André, ainda na expectativa de saber se começa o jogo. ‘Espero que sim, mas o professor (Dorival) ainda não definiu. ‘Só sei que ganhamos um incentivo extra com a convocação e que quero sair daqui como campeão‘, seguiu, já em tom de despedida. Após os jogos finais, ele se apresenta ao Dínamo de Kiev.

Para fazer história

O Vitória quer fazer história. Com 111 anos, o clube nunca conquistou um título nacional e foi derrotado em várias finais - Série A, Série B e Série C do Brasileiro. Agora, em sua 20.ª participação na Copa do Brasil, tem a chance de superar o estigma de vice e se colocar definitivamente entre os grandes do País. Assim como seu adversário, o time destaca-se sobretudo pela qualidade ofensiva. Fez 24 gols em 10 jogos e aplicou goleadas acachapantes no Corinthians-AL, Náutico, Goiás e Atlético-GO. O Santos, com 36 gols em 9 jogos, fez o mesmo com Naviraiense, Remo e Guarani.

Mas se os Meninos da Vila são mais eficientes no ataque, os baianos contam com um time mais equilibrado, menos exposto em sua defesa. O Vitória sofreu 9 gols em 10 jogos e o Santos, 13 em 9. Acontece, porém, que o ‘fator casa‘ pesa sobremaneira no desempenho do Vitória, que perdeu três vezes fora de Salvador e venceu apenas uma. Já no Barradão, está invicto e a sua defesa ainda não foi vazada.

FICHA TÉCNICA

Santos x Vitória

Santos - Rafael, Pará, Bruno Aguiar, Durval e Alex Sandro; Arouca, Wesley e Paulo Henrique Ganso; Neymar, Robinho e André (Marcel). Técnico -Dorival Júnior.

Vitória - Lee; Rafael Cruz, Wallace, Anderson Martins e Egídio; Neto, Vanderson, Fernando (Bida) e Ramón; Elkesson e Júnior (Schwenck). Técnico - Ricardo Silva.

Árbitro - Leonardo Gaciba (RS).

Local - Estádio da Vila Belmiro, em Santos (SP).

Horário - 21h50.

Nenhum comentário: