quarta-feira, 28 de julho de 2010

Prefeitura aluga prédio do 'Seminário' para secretarias




Foto: Adival B. Pinto

A Prefeitura de Sorocaba alugou da Mitra Diocesana, por R$ 35 mil ao mês, o equivalente a R$ 420 mil ao ano, o prédio do Seminário, onde funcionava um dos campi da Universidade de Sorocaba (Uniso), localizado na avenida Eugênio Salerno. O imóvel, que tem área construída de 4,6 mil metros quadrados, irá abrigar as secretarias de Relações do Trabalho, Esportes e Juventude, além de órgãos como o Procon, Vigilância Sanitária, Fiscalização, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), e ainda serviços e cursos da Universidade do Trabalhador e Universidade Aberta do Brasil. Há estudos sobre a adequação física para a possibilidade de os Conselhos Tutelares também passarem a funcionar no prédio.

O objetivo, segundo adiantou com exclusividade os secretários de Planejamento e Gestão, Rodrigo Moreno, e de Administração, Mário José Pustiglione Júnior, é centralizar serviços ligados às secretarias em locais estratégicos, que atualmente encontram-se espalhados em vários prédios alugados pela Prefeitura e, com isso, melhorar a integração além de “enxugar” os gastos com aluguéis e ampliar os espaços físicos no Paço. A expectativa é que em trinta dias todos os setores estejam funcionando no novo local. O Poder Executivo gasta pouco mais de R$ 1,6 milhão por ano com a locação de 32 imóveis.

A informação foi antecipada por Moreno durante solenidade de posse do vereador Claudemir Justi (PSDB), quando questionado sobre as adequações para a nova sala de Paulo Mendes (PSDB), que passou a assumir a recém-criada secretária de Governo e Relações Institucionais. “O que nós queremos é centralizar esses órgãos num único espaço, para que funcionem junto com as respectivas secretarias as quais são subordinados”, disse. Citou como exemplo a Secretaria de Relações do Trabalho, que atualmente funciona no 4.º andar do Paço e que irá se mudar para o Seminário, juntamente com cursos da Universidade do Trabalhador.

Outro exemplo, é a Secretaria da Juventude, cujo local irá abrigar o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), além de projetos como o “Fazendo o Futuro da Juventude” e o Projovem Urbano, que também é ligado à Secretaria da Educação, a exemplo da Universidade Aberta do Brasil, um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O imóvel é localizado num local estratégico e de fácil acesso à população”, disse.

Três pavimentos e economia

De acordo com secretário de Administração, Mário José Pustiglione Júnior, o imóvel possui três pavimentos, sendo que o localizado no subsolo, com 1.493 metros quadrados, irá abrigar o Setor de Fiscalização. Atualmente, esse órgão funciona num imóvel alugado, que fica na rua Aparecida. O valor da locação é de R$ 3,6 mil ao mês. Os cursos da Unit e da Universidade Aberta do Brasil, além de projetos de outras Pastas deverão ocupar o piso superior. Já o térreo, os setores de atendimento, como o Procon, por exemplo. “Tudo está sendo adequado conforme a necessidade”, ressaltou.

Na manhã de terça-feira (27), técnicos da secretaria de Administração e de Obras e Infraestrutura Urbana estavam no empreendimento para a realização das manutenções necessárias. Segundo Pustiglione Júnior, o imóvel está em “ótimo estado”, sendo necessária a implantação de cabos para computadores, pontos de iluminação e pequenos reparos em portas e pinturas. “Em duas semanas alguns setores já estarão atendendo, mas a expectativa é tudo esteja pronto em pleno funcionamento em aproximadamente um mês”, explicou.

O secretário de Administração disse ainda que o Paço deverá reduzir em cerca de R$ 30 mil o valor gasto com a locação de imóveis, além de despesas indiretas, como contratos de limpeza e manutenção desses “próprios municipais”. “O local destinado à Secretaria de Relações do Trabalho deverá ocupar um amplo espaço, por conta também das salas para os cursos. Porém, estamos construindo uma nova Universidade do Trabalhador, que irá funcionar no Éden, onde a Sert (Secretaria de Relações do Trabalho) irá funcionar também. Ou seja, a partir daí, irá sobrar mais espaços físicos no Seminário, onde estaremos realizando novas adequações”, antecipou.

Valores

O Seminário será o mais caro entre os imóveis locados pela Prefeitura. Levantamento realizado pela reportagem aponta que abaixo dele está o prédio que abriga a Secretaria da Cidadania, localizado na rua Santa Cruz (Centro), cujo aluguel é de R$ 15,4 mil por mês. Logo em seguida aparece o prédio onde funciona a Secretaria do Meio Ambiente, com valor de R$ 13 mil.

Dos 32 imóveis locados pelo Executivo, nove abrigam estruturas ligadas à Secretaria de Saúde; sete de Cidadania; Finanças, Educação (quatro cada); Desenvolvimento Econômico e Cultura (dois cada); Juventude, Relações do Trabalho e Administração (um imóvel cada). Outro imóvel pago pela municipalidade (R$ 9,2 mil por mês) é aquele onde funciona a Incubadora de Empresas - ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico -, na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes. Depois aparece as instalações do Arquivo Municipal, utilizado pela Secretaria de Administração, a um custo mensal de R$ 7,5 mil.

Para alojar o Ambulatório de Saúde Mental são gastos R$ 8,2 mil por mês, enquanto o aluguel do Laboratório Municipal, no Além-Ponte, é de R$ 5,3 mil. O Executivo também tem gasto mensal de R$ 7 mil com o aluguel do Sorocaba Club, na região central, utilizado pela Secretaria de Cultura e pela pasta de Esportes, inclusive, para a realização de palestras exposições. Valor que deve ser economizado, já que o prédio do Seminário conta com auditório.

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