sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Via Viva apresenta dicas de consumo consciente e orientação para emprego

As crianças que participarem do Via Viva neste domingo (20), irão aprender uma série de dicas sobre consumo consciente, por meio do Jogo dos 3R's (Reciclar, Reduzir e Reutilizar). Para quem busca uma vaga no mercado de trabalho, haverá emissão de currículos e orientações sobre entrevista de emprego e teste vocacional. A 27ª edição do projeto ainda leva à Av. Itavuvu, das 8h às 13h, uma variada programação de esportes, lazer, cultura e serviços.

Entre as atrações, todas gratuitas, o público poderá participar de uma oficina de colagem para a confecção de buquês, exposição de fotos de flores nativas, conhecer ações voltadas aos jovens e participar de uma aula de ginástica aeróbica. Já com o "Super Chance", os participantes poderão acertar lugares marcados em uma trave de futebol.

As crianças também poderão se divertir com pintura facial, brinquedos infláveis, jogos de basquete, damas, xadrez, pebolim e tênis de mesa e a Escola do Pedala, com orientações sobre segurança no trânsito. O projeto mantém também uma "Academia ao Ar Livre", empréstimos de livros pelo programa móvel do "Vai e Vem" e a unidade Sabe Tudo, que fica próxima à avenida e que oferece acesso à internet e espaço para leitura de livros, revistas e jornais do dia.

Todo domingo, a Av. Itavuvu é fechada ao trânsito de veículos entre 8h e 13h, num trecho de 2 km, entre a UPH Zona Norte e a Av. Atanásio Soares, para possibilitar ao sorocabano se divertir com a família, caminhar, correr, andar de bicicleta, skate ou patins e, ainda, passear com seu animal de estimação.

A cada domingo, o Via Viva tem levado à avenida entre três a sete mil pessoas, conforme dados da Secretaria de Esporte (Semes). A estrutura oferece nove banheiros em três pontos da avenida e duas tendas de serviço de manutenção básica de bicicletas. Para a segurança dos participantes, a Urbes monitora o fechamento e a abertura da avenida e das vias ao redor; além da presença de equipes e unidades móveis da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar para segurança das pessoas.

A Semes solicita aos participantes que forem passear, caminhar, brincar ou mesmo praticar a corrida ao longo da avenida que procurem manter a direção das vias (são duas pistas e seu uso deve ser igual ao utilizado pelos veículos). Aos ciclistas a orientação é a mesma, além de não empinarem as bicicletas e de terem prudência ao transitar pela avenida em respeito e segurança das pessoas que estão participando do evento.

Novos ônibus entram em circulação na próxima segunda-feira

Na manhã desta sexta feira, dia 18, o Consórcio Sorocaba (Consor) apresentou 25 novos veículos à imprensa. A solenidade, no estacionamento do Paço Municipal, teve a participação do prefeito Vitor Lippi e do diretor presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Renato Gianolla. A apresentação marcou a quarta e última fase de transição do Transporte Coletivo de Sorocaba e contou com a presença da presidente da concessionária, Niége Chaves.

Agora a empresa fica responsável pela operação de 44 linhas com 179 ônibus zero quilômetro com tipologia Convencional, Padron, e Especial (veículos com 15 metros). Já o Serviço de Transporte Especial passa a contar com nove veículos novos do tipo micro-ônibus.

Esses carros começam a entrar em operação a partir da próxima segunda-feira, dia 21. Todos os veículos têm carroceria com três portas de serviço, rampa e elevador na porta central, itinerário digital superior, inferior e lateral, iluminação interna e externa em leds, sistema de ventilação forçada para renovação de ar e lixeiras no anteparo das portas.

Uma das novidades é que os veículos especiais apresentam motor traseiro, além de transmissão automática e sistema de suspensão com regulagem de altura em relação solo. Durante o evento, o engenheiro titular da Urbes explicou que essa frota também contará com câmeras de vigilância para controlar o serviço e aumentar a segurança aos usuários.

“Teremos, ainda, o monitoramento dos ônibus para futuramente facilitar a comunicação com os usuários”, destacou Gianolla. O prefeito enfatizou que, com a inclusão desses novos ônibus, a idade média da frota do Sistema passa a ser inferior a 2,33 anos. “Isso aumenta significativamente a qualidade dos serviços prestados à população”, comentou Lippi.

Mutirão de prevenção e exames do câncer de pele será neste sábado, das 8h às 12h

A Policlínica Municipal de Especialidades, localizada à Avenida Senador Roberto Simonsen, 987, no Jardim Santa Rosália, sedia neste sábado (19), das 8h às 12h, a campanha anual de prevenção e detecção do câncer de pele. O tradicional mutirão de exames clínicos e de orientações aos munícipes contará com a participação de cerca de 100 profissionais da saúde, numa realização da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES).

As pessoas que apresentam alterações na pele devem comparecer a este mutirão para uma avaliação com o especialista. Pintas que sofreram modificações de relevo, tamanho, cor ou contorno, lesões que não cicatrizam ou sangram, precisam ser examinadas porque podem ser manifestações do câncer de pele. "Quanto mais cedo as lesões malignas são diagnosticadas e tratadas, maiores são as chances de cura", comenta Marta Figueiredo, médica dermatologista da Policlínica.

Os pacientes que tiverem algum tipo de lesão identificada serão encaminhados para novos exames ou aos procedimentos indicados para o tratamento de cada caso.

Importância da prevenção

Dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) mostram que os brasileiros ainda desconhecem os prejuízos que o sol pode trazer à pele se não se protegerem adequadamente: o número de casos vem crescendo a cada ano. Por isso, o câncer de pele continua sendo o tumor de maior incidência no Brasil. E, na maioria dos casos, ocorre devido à exposição excessiva ao sol.

Marta Figueiredo lembra que a proteção deve ser um hábito para as pessoas. "Quando houver exposição ao sol é fundamental o uso de protetor solar. Pessoas com a pele mais clara, com cabelos loiros, olhos claros, pessoas ruivas e com sardas, são as que precisam de mais proteção e atenção às alterações na pele", diz a dermatologista.

A prevenção inclui ainda o uso da chamada "barreira mecânica", que são os chapéus, bonés, óculos escuros, sombrinhas e camisas de manga comprida. A maior incidência dos raios ultravioleta – que tornam o sol mais nocivo – ocorre entre 10h e 16h. Por isso, é recomendado que todas as pessoas evitem a exposição neste horário.

No ano passado, o mutirão avaliou 988 pessoas e detectou 143 lesões malignas. Deste total, 14 eram melanomas, considerado o tipo mais grave de câncer de pele. Também foram detectados 90 tumores do tipo carcinoma basocelular (CBC), 23 tumores do tipo carcinoma espinocelular (CEC) e 16 outros tipos de tumores malignos. Foram identificadas ainda 282 lesões pré-malignas, que podem evoluir para câncer de pele e 496 dermatoses (outras doenças de pele).

Começa na segunda-feira a Semana Global do Empreendedorismo

Uma semana inteira dedicada aos empreendedores, tanto os que já estão estabelecidos como àqueles que sonham com o negócio próprio. Na segunda-feira (21), a partir das 19h, tem início, na Casa do Cidadão da Avenida Itavuvu, a Semana Global do Empreendedorismo. A Prefeitura de Sorocaba é a primeira do Brasil a fazer parte do evento, realizado pelo Sebrae e o Instituto Endeavor.

Neste dia, após abertura oficial, haverá duas palestras: Como divulgar sua empresa e Como contratar bem e, principalmente, manter os seus funcionários. Na terça-feira (22), além das palestras, tem atendimento individual oferecido por Sebrae/Prefeitura, das 9h às 16h. Às 15h, 16h, 19h e 20h30, acontecem palestras sobre administração, educação sanitária, formas de financiamentos para sua pequena empresa.

O atendimento e as palestras prosseguem até a próxima sexta-feira (25). De acordo com o secretário de Relações do Trabalho, Luis Alberto Firmino, a Semana Global é um movimento coletivo em prol do empreendedorismo. O objetivo é sensibilizar e sensibilizar a população permanentemente. "Toda a semana terá muitas atividades. Cada uma buscando fomentar essa iniciativa que promove as pessoas, que movimenta a roda da economia e gera riquezas na cidade", explica o secretário.

A Semana Global do Empreendedorismo está acontecendo neste mês em mais de 100 países. Durante o encontro, empresários e empreendedores do mundo todo têm a oportunidade de conhecer soluções e serviços de empreendedorismo, tendências, inovação e competitividade.

"Essas informações são fundamentais para a criação e administração de negócios sustentáveis, competitivos e inovadores", ressalta Firmino, lembrando que a Semana Municipal do Empreendedorismo foi instituída e regulamentada em Sorocaba pela Lei nº 4.994/2010.

Território Jovem Ipiranga comemora o primeiro aniversário de Parkour

O Território Jovem Ipiranga, unidade mantida pela Secretaria da Juventude (Sejuv), da Prefeitura de Sorocaba, preparou uma programação especial para comemorar um ano da prática do Parkour na unidade. Assim, neste sábado (19), para não deixar a data passar em branco, várias atividades serão realizadas em diversos pontos da cidade e também na Praça Senador José Ermírio de Moraes, em Votorantim.

Correr, suspender-se, saltar, dependurar, rastejar, movimentando-se livremente no ambiente que se encontra. Essas são algumas das habilidades que os praticantes do Parkour desenvolvem. O Parkour é uma atividade física onde os praticantes usam seu corpo para passar obstáculos de uma forma rápida e fluente. Nela são ensinadas técnicas desde como subir um muro, até como pular de um lugar alto, executando os movimentos da forma mais natural possível e usando o obstáculo como se fosse parte do seu corpo.

"Além de comemorar o primeiro ano de prática do Parkour no Território Jovem, este evento tem como objetivo agradecer todos os participantes desta atividade física. Nestes doze meses, houve muita evolução nos treinos e, também, por isso, vamos 'presentear' os alunos de Sorocaba trazendo grandes nomes do Parkour para conversar com eles", comenta Ana Luíza Stramandinoli, professora da prática e uma das organizadoras da festa deste sábado.

Programação

Para marcar o primeiro aniversário da prática do Parkour no Território Jovem Ipiranga, serão realizadas neste sábado rodas de conversa, palestras sobre a história do esporte, um passeio cultural e atividades e práticas.

A programação acontecerá nos seguintes locais e horários:

9h30 – Território Jovem Ipiranga (Av. Elias Maluf, 1.080, Jd. Ipiranga);

10h30 – Praça Senador José Ermírio de Moraes, em Votorantim;

13h30 – Parque da Biquinha (Av. Pereira Inácio, 1.112, Jd. Emília);

15h20 – Pista de Caminhada do Parque "Carlos Alberto de Souza", no Campolim, e

16h30 – Parque Kasato Maru, também no Campolim.

Grandes nomes do Parkour estarão presentes para participar da festa e proferir palestras. São eles: Lucas Ribeiro de Lima, de Curitiba (PR); Júlio José Rezende Pinto, o JJ, do Rio de Janeiro (RJ); Rafael da Silva Dantas, de Jundiaí (SP); Gabriel Pipolo, de São Paulo (SP); Ciro Rafael Scognamiglio de Almeida, de Limeira (SP); Marcello Augusto Dominichelli Zacharias, de Santo André (SP) e Alain Kenji Arnaud, de Sorocaba (SP).

Oficina do Saber do Novo Cajuru realizará Torneio de Xadrez aos alunos

Aproximadamente 220 alunos que frequentam o programa Educação Integral Oficina do Saber, da Escola Municipal "Ary de Oliveira Seabra", do Jardim Novo Cajuru, participam na próxima semana, dia 23, de um torneio de Xadrez. De acordo com a diretora da unidade, Mara Irani Souza Branco, o evento marcará o encerramento do ano dessa atividade.

Participarão da atividade os alunos do 2º (classes D, E e C), 3º (classes C e A) e 4º ano (classes A, B, C e E), do Ensino Fundamental. "Convidamos os pais e a comunidade escolar para que prestigiem o torneio. Vamos distribuir medalhas aos primeiros colocados", revela a diretora.

Entre os árbitros estará presente o fundador do Xadrez Clube de Sorocaba, Adelino Pereira Inácio, que aos 82 anos ainda continua incentivando e divulgando a prática desse esporte. O veterano enxadrista terá como companheiro na arbitragem Luis Sotte, jornalista e árbitro oficial do Clube de Xadrez.

O torneio acontecerá nos períodos da manhã e de tarde e estará aberta aos interessados. A EM "Ary de Oliveira Seabra" fica à Rua Juvenal de Paula Souza, 285, no Novo Cajuru.

Seminário discutirá Agricultura, Urbanização e Meio Ambiente

Na quarta-feira (23), a Prefeitura de Sorocaba em parceria com o Conselho Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Comapa), Sindicato Rural e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) promovem um seminário para discutir a importância da integração entre os setores agricultura, urbanização e meio ambiente. O objetivo é a sensibilização dos participantes e da sociedade sobre a importância da integração entre esses temas para o desenvolvimento da cidade.

O evento, que acontecerá no anfiteatro da instituição de ensino, terá início às 8h30 com a palestra "Agricultura, Urbanização e Meio Ambiente" pela professora Sônia Maria Pessoa Pereira Bermasco, doutora em Agronomia pela Unesp.

Em seguida, o empresário rural e presidente do Comapa, Iwao Akamatsu, que é arquiteto formado pela USP, profere a palestra "Urbanização e Agricultura". Tendo como tema "Mercado, Produção Agrícola Convencional e Orgânica", às 10h30 o professor Paulo Bassul, agrônomo e engenheiro ambiental encerra o ciclo de palestras. Após, tem início a rodada de debates a ser mediado por Admilson Irio Ribeiro, doutor em Engenharia Agrícola e em Engenharia Ambiental.

Evento de negócios trará cônsul inglês a Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, realizará na próxima sexta-feira (25) um "Encontro de Negócios Brasil-Inglaterra: Oportunidades de relações comerciais com a região de Manchester". O evento trará à cidade o Cônsul Geral da Inglaterra em São Paulo, David Burrows, que também representa a UK Trade and Investiment (Agência Britânica de Comércio Exterior e Investimento).

O prefeito Vitor Lippi, que fará a abertura do evento, destaca que o objetivo é alavancar oportunidades de investimentos aos empresários da região de Sorocaba interessados em internacionalizar suas atividades, bem como, aumentar a rede de relacionamentos entre os empresários e fomentar a criação de novos negócios.

"Além do cônsul britânico, teremos também a palestra de Sylvie Morton, da Agência de Investimentos e Desenvolvimento de Manchester (Midas), da Inglaterra. Ambos vão falar sobre investimentos e parcerias com a região de Manchester, que é muito próspera", explica o prefeito.

O Reino Unido é um dos mais tradicionais parceiros do Brasil no comércio exterior, e tem o País como seu principal parceiro na América Latina. Dentre os principais produtos importados pelos britânicos estão: maquinaria mecânica e elétrica, veículos, combustíveis, pedras preciosas, produtos farmacêuticos, plásticos, instrumentos e aparelhos de precisão e até aeronaves.

O evento, que começa às 8h30, acontecerá no auditório da Biblioteca Municipal "Jorge Guilherme Senger", na Rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista. Conforme ressalta Lippi, os palestrantes vão apresentar as oportunidades setoriais de investimentos na Inglaterra e na região de Manchester. Com isso, aumentar a rede de relacionamentos, fomentando, principalmente, o crescimento nas relações comerciais com aquela cidade inglesa.

Após as palestras haverá provocações teóricas sobre em quais setores da indústria de Manchester estão as maiores oportunidades para os empresários da região; quais os principais programas da Agência de Manchester para a internacionalização de empresas; como as empresas da região de Sorocaba devem se estruturar para iniciarem um processo de internacionalização de seus produtos ou serviços, e quais os meios de apoio oferecidos pelo Consulado Britânico e pela UK Trade and Investment às empresas locais que desejarem investir no Reino Unido.

Investimentos

Nos últimos anos, vem crescendo consideravelmente o investimento estrangeiro direto do Brasil no Reino Unido. Por ser economia aberta, mercado de alto poder aquisitivo e de ter grande propensão a importar, além de centro financeiro mundial, a Inglaterra representa um mercado extremamente promissor, que dispõe de um complexo sistema de serviços de apoio ao comércio exterior.

Sua posição de liderança, aliada ao peso da economia britânica, torna seu mercado ainda mais atraente como ponte para os parceiros da União Europeia. Em termos de composição do comércio exterior, o país é um dos maiores exportadores de máquinas (24% do total das suas exportações em 2007), seguido de combustíveis minerais (10,4%), veículos automóveis (9,9%), produtos farmacêuticos (6,3%), metais preciosos (5,2%), ferro e aço e suas obras (4,4%), instrumentos e equipamentos científicos e de controle (3,7%), produtos químicos orgânicos (3,3%); aeronaves (2,9%), plástico (2,8%), e de bebidas (1,9%).

O país ocupa a sétima posição no ranking de destinos das exportações brasileiras, atingindo, em 2010, um volume de US$ 4,3 bilhões. Com relação às exportações, ocupa a 13ª posição, com um volume de, aproximadamente, US$ 3,2 bilhões.

As tendências do comércio bilateral são de ampliação dos fluxos comerciais. O comércio bilateral, entretanto, apresenta resultados aquém do potencial das duas economias. O Governo britânico tem dado claras demonstrações de interesse no mercado brasileiro, ao defini-lo como sendo mercado de importância estratégica, ao lado dos mercados chinês, indiano e mexicano.

A Midas é uma agência governamental, sem fins lucrativos, vinculada à Associação das Autoridades da Grande Manchester. É formada por 10 municipalidades e atua no sentido de captar investimentos para a sua região metropolitana em setores industriais chave. Para tanto, a Midas disponibiliza uma série de opções de apoio empresarial a organizações que desejam internacionalizar suas atividades por meio de investimentos, como soluções financeiras, imobiliárias, networking e recrutamento.

Grupo 3ª Idade da Secid apresenta a comédia "Velório Sorocabano", no final de semana

O grupo da 3ª idade formado por participantes das oficinas de teatro da Secretaria da Cidadania (Secid) apresenta, neste final de semana, a comédia teatral "Velório Sorocabano". O espetáculo ocorrerá no auditório da pasta, que fica na Rua Santa Cruz, 116, no Centro, às 20h, no sábado (19) e no domingo (20). A entrada é gratuita e o estacionamento fica na rua dos fundos.

A comédia, montada sob a direção de Hamilton Sbrana, do grupo Cara & Coragem, é uma livre adaptação do texto "Velório à Brasileira", de Aziz Bajur. A peça coloca em cena o velório de um funcionário público cuja família, parentes, colegas e amigos descobrem que ele havia ganhado um milionário prêmio na loteria. Todos, a partir desse momento, iniciam uma frenética busca pelo bilhete, deixando o velório em segundo plano.

Duas grandes surpresas deixam o velório ainda mais estranho e engraçado. Uma boa dose de ganância e hipocrisia dá o tom hilário ao "Velório Sorocabano". O espetáculo tem como tema o desejo por muito dinheiro, que discute - em cena - o seu poder e como ele influencia as pessoas. Por causa dele, as pessoas deixam-se serem corrompidas, manipuladas e enganadas, esquecendo-se de valores éticos, morais e culturais.

"Por ser um elenco que já vem experimentando a vida há mais tempo, a pesquisa referente ao comportamento humano, diante deste texto em especial, foi muito enriquecedora visto que estamos estudando nós mesmos, nossas perdas, nossos ganhos, nossas alegrias e mazelas" comenta o diretor Sbrana.

O grupo Cara & Coragem vem, desde 2004, trabalhando e apresentando suas montagens, sempre colaborando e incentivando o público, também o da melhor idade, a preencher de cultura e lazer suas vidas com seu repertório: "A número um" (2005), "O sol nascerá" (2006), "Quando os netos forem avós" (2008), "Cricri de grilo" (2009) e "Cora Coralina - Vintém de cobre" (2010).

Estão neste elenco: Míriam Cavalcanti, Neide leite, João Camilo, Neide Zelizi, Edson Solano, Osnival Búfalo, Elza Nair Silva, Assunta Marchesin Bottosso, Will Rocca, Alice Gil Freitas, Neza Nunes, Sonia Corrêa, Sonia Blas, Cledemir Araujo, Cida Santos, Carmem Lopes Jodar, Júlio César Scandolo, Maria Helena Barbosa, Oscar Goldsmicht, Haryo Sato, Cherubim de Camargo, Ofélia Santos e Maria Cunha."Velório à Brasileira" conta a história de um funcionário público que morre e durante o velório descobre-se que ele e dois amigos ganharam na mega sena.

O problema é que o bilhete some. A partir deste momento ninguém mais quer saber do morto iniciando uma maratona para encontrar o bilhete premiado. Um elemento surpresa deixa o velório ainda mais engraçado. Uma boa dose de ganância e muita comédia formam o hilário cenário de velório à brasileira.

Tribunal comunica que cidade terá mais um juiz auxiliar

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, desembargador José Roberto Bedran, acolheu a reivindicação sorocabana para que a cidade possa contar com mais um juiz auxiliar. Antes eram três e agora serão quatro as vagas para tais funções. Esse foi um dos pedidos encaminhados ao presidente do TJ pelo prefeito Vitor Lippi e uma comissão sorocabana, formada por cinco juízes, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Ministério Público, da Assembleia Legislativa e da Câmara Municipal e Prefeitura.

A audiência no TJ foi agendada no início do mês pelo desembargador sorocabano Roque Antônio Mesquita Oliveira. Na oportunidade, todas as autoridades presentes ao encontro com o presidente Bedran também solicitaram que fossem criadas mais dezoito varas judiciais para a comarca de Sorocaba. "A Justiça não acompanhou o crescimento da cidade com a mesma velocidade. Por isso, ao longo do tempo, essa defasagem no Judiciário acabou se instalando, de tal maneira que cidades com porte semelhante ao de Sorocaba têm mais varas que a aquelas que hoje atendem aos nossos cidadãos", comentou Vitor Lippi.

O desembargador acolheu o pedido para que os juízes auxiliares não fossem retirados da cidade, conforme estava sendo previsto pelo Projeto de Lei nº 44/09, afinal retirado. Assim, as vagas permaneceram em Sorocaba e uma nova foi aberta. Outro projeto, que trata de ampliação de Varas em todo o Estado, será retirado da Assembleia Legislativa para adequações.

Os deputados estaduais Maria Lúcia Amary, Carlos Cezar e Hamilton Oliveira, presentes ao encontro, também se prontificaram em auxiliar o Tribunal de Justiça, por meio de emendas ao orçamento do Estado. Eles pretendem destinar verbas para a criação das varas que estão sendo reivindicadas pelo Fórum local.

A comitiva sorocabana foi formada também pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Marinho Marte; os juízes Douglas Augusto dos Santos, José Eduardo Marcondes, Jayme Walmer de Freitas, José Elias Themer, Carlos Alberto Maluf (diretor do Fórum) e Hugo Leandro Maranzano; o representante do Ministério Público, o promotor Roberto Campos Andrade, e o secretário de Governo e Relações Institucionais da Prefeitura de Sorocaba, Paulo Mendes. A OAB local foi representada pelos advogados Alexandre Ogusuku, Fábio Cenci Marines, Luiz Henrique Ferraz e Antônio Carlos Delgado Lopes.

Dia da Bandeira será lembrado neste sábado

Neste sábado (19), a partir das 12h, na Praça Cel. Fernando Prestes, acontece o Ato Cívico em comemoração à passagem do Dia da Bandeira, com a presença de representantes da Prefeitura de Sorocaba, da 14ª Circunscrição do Serviço Militar, do Tiro de Guerra, da Policia Militar do Interior (CPI-7) e da Guarda Civil Municipal. Durante a cerimônia, ocorrerá o ato de incineração das Bandeiras Inservíveis (Bandeira do Brasil), comandado pela 14ª CSM.

A Bandeira do Brasil foi instituída pelo Decreto nº 4, no dia 19 de novembro de 1889, quatro dias após a Proclamação da República. A Bandeira Nacional atual foi desenhada pelo pintor, escultor e desenhista brasileiro Décio Villares, a partir de uma ideia de Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos.

O Brasil teve doze bandeiras antecessoras a atual: Bandeira de Ordem de Cristo (1332/1651), Bandeira Real (1500/1521), Bandeira de D. João III (1521/1616), Bandeira do Domínio Espanhol (1616/1640), Bandeira da Restauração (1640/1683), Bandeira do Principado do Brasil (1645/1816), Bandeira de D. Pedro II, de Portugal (1683/1706), Bandeira Real Século XVII (1600/1700), Bandeira do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve (1816/1821), Bandeira do Regime Constitucional (1821/1822), Bandeira Imperial do Brasil (1822/1889) e a Bandeira Provisória da República (de 15 a 19 de novembro de 1889).

Exemplares de todas estas bandeiras estarão expostas durante a solenidade, que terminará com a execução do Hino à Bandeira.

Blade Runner finaliza temporada 2011 do “Usina CineCult”

Na próxima quarta-feira (23), acontece a última edição de 2011 do Projeto "Usina CineCult". A sessão começa às 20h, na Usina Cultural "Ettore Marangoni", com entrada franca e o apoio do Mc Donald´s.

Na ocasião o público poderá assitir o filme de ficção científica, do diretor Ridley Scott, Blade Runner, lançado em 1982. O longa é um clássico do cinema, baseado no romance de Philip K. Dick, "Do Androids Dream of Eletric Sheep?".

Blade Runner mostra uma distópica Los Angeles em novembro de 2019, onde robôs organicos criados geneticamente chamados de replicantes (visualmente indistinguíveis dos humanos) são fabricados pela poderosa Corporação Tyrell, como também por outros "mega fabricantes" ao redor do mundo. Seu uso na Terra é então banido e os replicantes são exclusivamente usados para trabalhos perigosos, servis e de prazer nas colônias extraterrestres da Terra.

Replicantes que desafiam esse banimento e retornam para a Terra são caçados e "aposentados" pelos operativos especiais da polícia conhecidos como "Caçadores de Andróides". O enredo se foca em um brutal e astuto grupo de replicantes que escapou e se esconde em Los Angeles, e no aposentado Caçador de Andróides Dick Deckard (Harrison Ford), que relutantemente concorda em realizar mais um trabalho para caçá-los.

A Usina Cultural tem capacidade para 150 espectadores, área para estacionamento e fica à margem direita do Rio Sorocaba, com acesso pela Rua Padre Madureira.

"Domingo no Parque" terá última edição de 2011

O Projeto "Domingo no Parque" apresenta neste domingo (20), a partir das 9h, shows musicais variados para o público que estiver no Parque "Carlos Alberto de Souza", no Campolim. A promoção é da Prefeitura de Sorocaba, por meio das secretarias da Cidadania (Secid) e de Cultura e Lazer (Secult), com produção artística de Carlos Madia. Esta será a última edição do projeto em 2011.

Pela manhã, a partir das 9h, acontecerá a concentração com yoga e alongamento para a 1ª Caminhada Gestantes e Mães Ativas. Às 10h, acontecerá o show de "Armando Fernal Trio" e, às 11h30, o espetáculo ficará por conta de Vanessa Moreno Quinteto. Na parte da tarde, as apresentações ficarão a cargo de Teresa Baddini e banda (16h) e T. Rocks (17h30).

Além dos shows, o Domingo no Parque oferece - das 9h às 13h - uma oficina de pintura pela Associação Cultural Pintura Solidária. Durante todo o dia, há ainda literatura de graça com a unidade móvel do Projeto Vai e Vem, onde as pessoas podem emprestar livros para ler no próprio local ou levar para casa, gratuitamente. Redes de descanso também ficam disponíveis para o público.

Domingo começa a 3ª Fase da "Taça Baltazar Fernandes 2011"

Neste domingo teremos jogos da 3ª Fase Eliminatória da Taça Baltazar Fernandes 2011:
Confira os jogos: