sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Grupo 3ª Idade da Secid apresenta a comédia "Velório Sorocabano", no final de semana

O grupo da 3ª idade formado por participantes das oficinas de teatro da Secretaria da Cidadania (Secid) apresenta, neste final de semana, a comédia teatral "Velório Sorocabano". O espetáculo ocorrerá no auditório da pasta, que fica na Rua Santa Cruz, 116, no Centro, às 20h, no sábado (19) e no domingo (20). A entrada é gratuita e o estacionamento fica na rua dos fundos.

A comédia, montada sob a direção de Hamilton Sbrana, do grupo Cara & Coragem, é uma livre adaptação do texto "Velório à Brasileira", de Aziz Bajur. A peça coloca em cena o velório de um funcionário público cuja família, parentes, colegas e amigos descobrem que ele havia ganhado um milionário prêmio na loteria. Todos, a partir desse momento, iniciam uma frenética busca pelo bilhete, deixando o velório em segundo plano.

Duas grandes surpresas deixam o velório ainda mais estranho e engraçado. Uma boa dose de ganância e hipocrisia dá o tom hilário ao "Velório Sorocabano". O espetáculo tem como tema o desejo por muito dinheiro, que discute - em cena - o seu poder e como ele influencia as pessoas. Por causa dele, as pessoas deixam-se serem corrompidas, manipuladas e enganadas, esquecendo-se de valores éticos, morais e culturais.

"Por ser um elenco que já vem experimentando a vida há mais tempo, a pesquisa referente ao comportamento humano, diante deste texto em especial, foi muito enriquecedora visto que estamos estudando nós mesmos, nossas perdas, nossos ganhos, nossas alegrias e mazelas" comenta o diretor Sbrana.

O grupo Cara & Coragem vem, desde 2004, trabalhando e apresentando suas montagens, sempre colaborando e incentivando o público, também o da melhor idade, a preencher de cultura e lazer suas vidas com seu repertório: "A número um" (2005), "O sol nascerá" (2006), "Quando os netos forem avós" (2008), "Cricri de grilo" (2009) e "Cora Coralina - Vintém de cobre" (2010).

Estão neste elenco: Míriam Cavalcanti, Neide leite, João Camilo, Neide Zelizi, Edson Solano, Osnival Búfalo, Elza Nair Silva, Assunta Marchesin Bottosso, Will Rocca, Alice Gil Freitas, Neza Nunes, Sonia Corrêa, Sonia Blas, Cledemir Araujo, Cida Santos, Carmem Lopes Jodar, Júlio César Scandolo, Maria Helena Barbosa, Oscar Goldsmicht, Haryo Sato, Cherubim de Camargo, Ofélia Santos e Maria Cunha."Velório à Brasileira" conta a história de um funcionário público que morre e durante o velório descobre-se que ele e dois amigos ganharam na mega sena.

O problema é que o bilhete some. A partir deste momento ninguém mais quer saber do morto iniciando uma maratona para encontrar o bilhete premiado. Um elemento surpresa deixa o velório ainda mais engraçado. Uma boa dose de ganância e muita comédia formam o hilário cenário de velório à brasileira.

Nenhum comentário: