terça-feira, 1 de novembro de 2011

Baltazar tem mais 7 classificados


Mais sete times se garantiram na próxima fase da Taça Baltazar Fernandes, a 3ª Divisão do campeonato varzeano de Sorocaba, em jogos realizados neste domingo. Além de muitos gols, a rodada teve algumas surpresas. Times que venceram e superaram concorrentes que já haviam feito todas as partidas na rodada anterior. Além ainda, de outras equipes que conseguiram avançar na competição graças ao saldo de gols, segundo índice de desempate. A bola balançou a rede 78 vezes em 16 partidas, média de mais de quatro gols por jogo. Teve artilheiro, como por exemplo, Valdinei do Sporting de Aparecidinha, que visitou as redes quatro vezes.

No grupo A, o Ponte Nova empatou em 1 a 1 com o Avalanche e garantiu sua classificação para a próxima fase. Robson fez para Ponte Nova e Valdir fez para o também classificado Avalanche, que ainda se mantém invicto, entretanto perdeu os 100% de aproveitamento. O Pérola Negra goleou o Novo Horizonte por 8 a 2 e mesmo assim ficou de fora. Beneton e Nestor fizeram três cada um e Flávio marcou duas vezes. Márcio e Ari descontaram para o Novo Horizonte.

Pelo grupo B, o Monte Leal venceu o Juventus do Morro por 3 a 1 e passou de fase. O resultado eliminou o Vila Maria, que já havia feito suas quatro partidas e estava empatado em número de pontos com o Monte Leal. O Juventus do Morro já entrou em campo classificado.
No grupo C, o Ajax venceu o Tigrão por 2 a 1 e ficou como líder do grupo no saldo de gols. Os dois gols de Fábio Ferreira fizeram o time ficar com saldo positivo de 7. Zé Henrique fez o do Tigrão.

No grupo D, o Vila Hortência venceu seu concorrente direto, o Tabajara por 3 a 0 e avançou. Os gols foram marcados por Juarez, André e Murilo. Nesta partida, o jogador Badu, do Tabajara, levou uma entrada dura e precisou ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros. O jogo ficou interrompido por aproximadamente 20 minutos. A outra vaga ficou com o Comercial São Bento que passou pelo Paineiras por 3 a 1. Japa, Neguinho e São fizeram para o classificado São Bento, enquanto que Kaike descontou.

Já no grupo E, o Unidos do Sorocaba I passou pelo Tubarão Barbudo por 6 a 3 e conseguiu a classificação no saldo de gols. A equipe estava com dois gols a menos de saldo, que o Josane, equipe que já havia encerrado sua participação na primeira fase. Entretanto, os três gols de ontem, do Unidos, garantiram sua vaga. O 13 de Maio venceu o Juventus por 2 a 1 e ficou com a primeira colocação do grupo.

No grupo F, o Maria Eugênia venceu fácil a Ponte Preta, por 6 a 0 e ficou com a segunda vaga. O Enquadros até venceu o Santa Márcia, por 3 a 0. Entretanto ficou de fora, já que o Acadêmico já havia conseguido a primeira vaga.

No grupo G, o Vitória Régia venceu o Atleta Cidadão por 3 a 0 e segue 100% na competição. Só que mesmo com a derrota, o Atleta já havia confirmado a classificação, diante dos outros resultados obtidos.

No grupo H, o Grêmio Fepasa eliminou o Fênix, com vitória de 6 a 2. O Cipack, que era o quarto colocado do grupo, então se aproveitou. O Maria Cristina não compareceu para a partida de ontem e o Cipack ficou com os três pontos, além ainda da vaga para a próxima fase.

(Jornal Cruzeiro do Sul)

Nova Sorocaba e Canto do Rio decidem título

Canto do Rio e Nova Sorocaba são os times que vão decidir a 4.ª Copa Máster Tadeu Maldonado. Ambos conquistaram a classificação para a final no último domingo, na disputa por pênaltis. O primeiro jogo da decisão está marcado para o próximo domingo, às 11h, no estádio Bráulio Clemente Garcia.

A primeira equipe a garantir sua vaga na disputa do título foi o Canto do Rio, que empatou por 1 a 1 com a Dago Funilaria e venceu a decisão por pênaltis por 4 a 2. No tempo normal, a Dago saiu na frente com gol de Adeildo no final da primeira etapa. O empate do Canto do Rio saiu no segundo tempo, através de Alemão. Nas cobranças de penalidades, brilhou a estrela do goleiro Coalhada, que defendeu duas vezes e assegurou a presença do seu time na final.

No segundo jogo de domingo, mais emoção. Nova Esperança e Nova Sorocaba reeditavam a final do ano passado e, depois de muito equilíbrio, empataram por 0 a 0 no tempo normal. O placar só ficou zerado graças a Carlinho Louco, lateral esquerdo do Nova Esperança, que foi para o gol e defendeu uma cobrança de pênalti (o goleiro Nica havia sido expulso ao cometer a penalidade). O esforço, porém, pouco adiantou. Na decisão por pênaltis quem apareceu mais foi Pernambuco, o goleiro do Nova Sorocaba: ele defendeu duas cobranças e sua equipe ganhou por 3 a 2.

Emmerson Nogueira anima véspera de feriado

Cantor traz músicas do DVD "Ao Vivo Volume 2" ainda restam ingressos para o show que ocorre no Clube de Campo

Emmerson Nogueira é um daqueles exemplos de artistas que se consagram por força da chamada mídia espontânea. Mesmo não aparecendo com tanta frequência em programas de televisão, ou em outros espaços voltados a badalações, consegue manter um público sempre cativo. Prova disso é que os ingressos para o show que apresenta hoje em Sorocaba, no Clube de Campo, estão praticamente esgotados. Só restam lugares de pista.

Emmerson volta à cidade (esteve aqui em 2008, no mesmo local) com "Ao Vivo Volume 2", título do segundo DVD da carreira. No trabalho, repete a fórmula de interpretar sucessos de ícones da música pop em versões acústicas. O repertório, assim, inclui canções das bandas Supertramp ("Breakfast in America"), Pink Floyd ("Shine on You Crazy Diamond") e Eagles ("Hotel California"). A novidade do set list fica por conta de "Open Your Eyes", dos ingleses da Snow Patrol, um dos destaques do Rock in Rio 2011. Emmerson também mostra temas autorais, como "Nucleus", "Instrumental Viola" e "Doladodelá", todas executadas ao som da viola caipira que ele também domina.

Mineiro de Belo Horizonte, Emmerson Nogueira, poucos talvez saibam, nem sempre cantou em inglês ou só trabalhou um determinado gênero. Sua discografia destaca o álbum, "Miltons, Minas e Mais", no qual interpreta canções do amigo e ídolo Milton Nascimento. Há quem considere, inclusive, que se o famoso Clube da Esquina ainda existisse, ele seria um dos sócios honorários.

Mais recentemente, Emmerson atendeu ao convite da amiga Myllena, médica de Juiz de Fora, vencedora do quadro "Garagem do Faustão", e gravou com ela "Apenas mais uma de Amor", de Lulu Santos, faixa da trilha sonora da edição 2009 da novela "Malhação". O artista apostou e obteve bons resultados com a mistura do folk e o pop rock, em "You Are So Beutiful", de Joe Cocker, outra canção tocada no show. Também beatlemaníaco, ele integrou o músico Gleison Túlio à sua banda nesta turnê. Túlio tem se sobressaído na cena alternativa inglesa, com participações sempre elogiadas no "International Beatle Week Festival", tradicional evento que reúne bandas que fazem cover do famoso quarteto de Liverpool. O Brasil já venceu várias vezes a mostra.

No show de hoje Emmerson, claro, revisita temas do DVD "Ao Vivo Volume 1", como "Dreamer", "It"s Raining Again", "Wish you were Here", "Listen to the Music" e "Emotion". O espetáculo, que tem início programado para a partir das 22h, é quase todo focado em flash backs, mas o revival tem tudo para agradar aos fãs.

Os ingressos (de pista) custam R$ 50, e podem ser adquiridos na Ótica Exata do Villàggio e do Esplanada Shopping. Outras informações pelos telefones (15) 3411-8002 e 3321-1197 ou no site www.cerquetto.com.br/shows.

Obras do Sorocaba Total já facilitam trânsito da cidade

Maior obra viária do interior do Estado de São Paulo, o "Sorocaba Total" proporcionará até o final de 2012 a implantação de três novos complexos viários, somando somam 33 Km de novas avenidas. Entretanto, ao percorrer os trechos mais avançados das obras, os motoristas já notam os primeiros benefícios para o trânsito da cidade. Alguns pontos da Zona Industrial e da Zona Norte já apresentam avenidas duplicadas, com pistas de 30 metros de largura e três faixas de rolamento, ciclovias, amplas calçadas e sistema de iluminação.

Os serviços do "Sorocaba Total" mais adiantados integram o Complexo Viário “Ulysses Guimarães”, que começa nas proximidades da Rodovia Senador José Ermírio de Moraes, a Castelinho. A partir dela, será possível acessar à Av. Fernando Stecca em único sentido de tráfego. A avenida está sendo duplicada em seu último trecho, que inclui a criação de uma nova faixa, permitindo sua interligação ao Jd. Iguatemi.

Mesmo com a etapa final das obras em andamento, já é possível para os motoristas saírem da Fernando Stecca e seguir para Av. Camilo Júlio, que já está com duas pistas, calçadas com três metros de largura e faixas de rolamento sinalizadas. Atualmente, se desenvolvem as ações de pintura e plantio de grama ao longo da ciclovia.

Acesso à Zona Norte

Após percorrer cerca de 5 Km pela Fernando Stecca e Camilo Júlio, é possível acessar à Av. Tadao Yoshida, revitalizada com duplicação de pista e implantação de ciclovia em 2010. No final da avenida, a Prefeitura já implanta a maior ponte viária da cidade, que se interligará à Av. Ulysses Guimarães, reduzindo em mais de um terço o tempo que motoristas, motociclistas e ciclistas levam para chegar ao Parque das Laranjeiras. Atualmente, estão sendo montadas vigas de sustentação, para que a montagem das lajes comece ainda nesta semana.

A ponte se estenderá por cerca de 180 metros sobre o Rio Sorocaba, percurso com pista duplicada, ciclovia, paisagismo e sistema de iluminação. Por cima da ponte será possível visualizar o Parque da Formosa e o Parque dos Ipês, que está sendo implantado na área onde houve o Mega Plantio, de 50 mil árvores. O dispositivo terá 16 metros de altura em relação ao rio e os serviços devem estar concluídos no primeiro trimestre de 2012.

Depois da conclusão da ponte, será possível passar pela Av. Itavuvu e chegar à Av. Edward Frufru Marciano da Silva, que foi completamente revitalizada e aguarda somente a substituição dos postes de iluminação. A partir da sua duplicação e implantação de ciclovia e uma travessia sobre um córrego, foi criado um novo acesso, interligando-a a Alameda do Horto. É o último trecho do Complexo “Ulysses Guimarães”, que termina na Av. Ipanema, nas proximidades da Cruz de Ferro.

33 Km de avenidas

Desenvolvido pela Prefeitura, por meio de uma parceria com a Corporação Andina de Fomento (CAF), o "Sorocaba Total" está criando 22 quilômetros de novas avenidas e mais 11 quilômetros obras de revitalizações viárias, além da implantação de novos parques e obras de drenagem urbana. As obras representam um investimento de aproximadamente R$ 180 milhões, sendo 50% financiado pela Corporação Andina de Fomento (CAF).

O projeto prevê três Complexos Viários "Franco Montoro", "Mário Covas" e "Ulysses Guimarães", que contribuirão com a qualidade de vida do município, reduzindo o tempo de deslocamento das pessoas e melhorando o trânsito da região central da cidade. “Aos poucos, a cidade vai ganhando esta nova cara, que ela efetivamente necessita, para dar vazão ao grande número de veículos que já temos e vem crescendo cada vez mais”, destaca o coordenador do programa, Valmir Almenara.

Prova Brasil e Saresp envolverão 17 mil alunos da rede municipal

Aproximadamente 17 mil alunos da Rede Municipal, estudantes da 4ª série do Ensino Fundamental até o 3º Ano do Ensino Médio, vão participar neste mês de novembro do Prova Brasil e do Saresp.

Segundo a Secretaria de Educação (Sedu), o Prova Brasil será realizado dia 7 de novembro, envolvendo cerca de 6 mil alunos. O objetivo é avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

De acordo com a professora Isabel Cardoso, da Sedu, as médias de desempenho no Prova Brasil é um dos indicadores utilizados no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas. “O Ideb é o maior indicador da qualidade da educação brasileira. Por isso, da rede municipal deveremos contar com a participação de todos os alunos das séries correspondentes de 37 unidades”, explica Isabel Cardoso.

Vale destacar que, em 2010, entre as cidades com mais de 500 mil habitantes, Sorocaba e São José dos Campos obtiveram a melhor avaliação de todo o Brasil, com 5,9 no Ensino Fundamental Regular, séries iniciais até a 4ª série. Sorocaba não só superou a meta prevista para 2009 (de 5,3) como já atingiu a meta para os anos de 2011 (de 5,7) e 2013 (de 5,9).

Saresp

Já o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) será realizado nos dias 29 e 30 de novembro para aproximadamente 11 mil alunos que cursam desde o 3º Ano, 4ª, 6ª e 8ª série do Ensino Fundamental até os do 3º Ano do Ensino Médio. É uma avaliação externa da educação básica, realizada desde 1996 pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

O objetivo é o de produzir informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a situação da escolaridade básica na rede pública de ensino paulista, visando orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional.

Isabel Cardoso destaca que os resultados da avaliação do Saresp em Língua Portuguesa e em Matemática servem para comparação com aqueles da avaliação nacional (Saeb/Prova Brasil) e aos resultados do próprio Saresp ano após ano. “Desta forma, os indicadores do Saresp permitem à nossa Secretaria da Educação identificar o nível de aprendizagem dos alunos de cada escola nos anos/séries e habilidades avaliadas, bem como acompanhar a evolução da qualidade da educação ao longo dos anos”, afirma.

Este ano, o Governo do Estado assumirá as despesas decorrentes da aplicação da avaliação das redes municipais de ensino que manifestarem interesse em participar do Saresp, a exemplo do que já ocorreu nas duas últimas edições. A avaliação também estará aberta à participação das escolas particulares, desde que estas assumam as despesas decorrentes.

Prefeitura vai pavimentar o acesso à Usina Cultural

Até esta sexta-feira (4), a Prefeitura de Sorocaba dará início às obras de melhoria no acesso à Usina Cultural “Ettore Marangoni”, na margem direita do Rio Sorocaba, com acesso pela Rua Padre Madureira. O investimento foi anunciado nesta segunda-feira (31) pelo prefeito de Sorocaba em atendimento principalmente da classe artística da cidade. “O nosso objetivo é o de adequar de forma significativamente o acesso a este espaço cultural alternativo de Sorocaba, que vem recebendo um público cada vez maior nas diversas atividades desenvolvidas, seja cultural, de lazer ou esportiva. É um local bonito, histórico e merece essa atenção”, destaca o prefeito.

Entre os serviços que serão realizados na via de acesso está a pavimentação asfáltica em todo o trecho desde a Rua Padre Madureira até a Usina. De acordo com a Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe), a previsão é que o serviço esteja pronto em uma semana, se as condições do tempo permitirem. O trecho tem aproximadamente 1 km de extensão e 7 metros de largura.

Além disso, será feita a implantação de iluminação pública no local. Esse serviço será executado pela Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL), conforme a programação da concessionária.

Cemitérios municipais devem receber 100 mil visitantes no Dia de Finados

Em razão do feriado do Dia de Finados, nesta quarta-feira (2 de novembro), a expectativa da Prefeitura de Sorocaba é que os quatro cemitérios municipais recebam aproximadamente 100 mil visitantes. Os cemitérios da Saudade (Além Linha), Consolação (Árvore Grande), Aparecida (Aparecidinha) e Santo Antônio (Wanel Ville) ficarão abertos para visitação das 7h às 19h. Mas desde sábado (29) a movimentação nestes locais já aumentou bastante.

Para auxiliar na localização das sepulturas, os quatro cemitérios contam com sistema informatizado e livros com os registros dos 35 mil túmulos existentes e de todos os sepultamentos realizados. A Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) tem executado uma série de melhorias nos cemitérios, como a poda de árvores, pintura e reparos em muros, conserto de guias, calçadas e ruas internas.

O Cemitério da Saudade é o mais antigo entre os quatro municipais, fundado em 1863, com área de 45 mil m² e aproximadamente 57 mil pessoas sepultadas. Dentre as 7.840 sepulturas perpétuas (concessões às cidadãos), as mais visitadas estão a do líder religioso João de Camargo e da “criança Emerson”, a quem também atribuem características místicas.

O segundo ser criado em Sorocaba foi o Aparecida, que abriga 2.447 túmulos perpétuos e 900 de uso comum (utilizados em sepultamentos por períodos determinados) em um 12.447 m², onde estão mais de 10 mil pessoas. O da Consolação existe desde 1938, com mais de 57 mil sepultamentos em 10.993 mausoléus perpétuos e outros 140 de uso comum. Os túmulos “místicos” deste local também são os mais visitados, como os da “Mariquinha Branca” e da “menina Claudenice”.

Já, o maior e mais novo cemitério da cidade tem mais de 215 mil m², foi inaugurado em 1990 e conta com aproximadamente 17 mil pessoas sepultadas. Trata-se do Santo Antônio, que hoje conta com 675 sepulturas de concessão e 13.248 de uso comum, das quais 1.364 se destinam às crianças menores de 6 anos. Ainda há uma área livre de 8 mil m² para ampliação. Prevê-se a construção de 1.500 novos conjuntos, com três gavetas cada.