terça-feira, 1 de novembro de 2011

Cemitérios municipais devem receber 100 mil visitantes no Dia de Finados

Em razão do feriado do Dia de Finados, nesta quarta-feira (2 de novembro), a expectativa da Prefeitura de Sorocaba é que os quatro cemitérios municipais recebam aproximadamente 100 mil visitantes. Os cemitérios da Saudade (Além Linha), Consolação (Árvore Grande), Aparecida (Aparecidinha) e Santo Antônio (Wanel Ville) ficarão abertos para visitação das 7h às 19h. Mas desde sábado (29) a movimentação nestes locais já aumentou bastante.

Para auxiliar na localização das sepulturas, os quatro cemitérios contam com sistema informatizado e livros com os registros dos 35 mil túmulos existentes e de todos os sepultamentos realizados. A Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) tem executado uma série de melhorias nos cemitérios, como a poda de árvores, pintura e reparos em muros, conserto de guias, calçadas e ruas internas.

O Cemitério da Saudade é o mais antigo entre os quatro municipais, fundado em 1863, com área de 45 mil m² e aproximadamente 57 mil pessoas sepultadas. Dentre as 7.840 sepulturas perpétuas (concessões às cidadãos), as mais visitadas estão a do líder religioso João de Camargo e da “criança Emerson”, a quem também atribuem características místicas.

O segundo ser criado em Sorocaba foi o Aparecida, que abriga 2.447 túmulos perpétuos e 900 de uso comum (utilizados em sepultamentos por períodos determinados) em um 12.447 m², onde estão mais de 10 mil pessoas. O da Consolação existe desde 1938, com mais de 57 mil sepultamentos em 10.993 mausoléus perpétuos e outros 140 de uso comum. Os túmulos “místicos” deste local também são os mais visitados, como os da “Mariquinha Branca” e da “menina Claudenice”.

Já, o maior e mais novo cemitério da cidade tem mais de 215 mil m², foi inaugurado em 1990 e conta com aproximadamente 17 mil pessoas sepultadas. Trata-se do Santo Antônio, que hoje conta com 675 sepulturas de concessão e 13.248 de uso comum, das quais 1.364 se destinam às crianças menores de 6 anos. Ainda há uma área livre de 8 mil m² para ampliação. Prevê-se a construção de 1.500 novos conjuntos, com três gavetas cada.

Nenhum comentário: