quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Rede BOM DIA - TSE rejeita recurso e nega registro a Roriz no DF

Rede BOM DIA - TSE rejeita recurso e nega registro a Roriz no DF

Rede BOM DIA - Câmara de Sorocaba vota a proibição de venda de bebida alcoólica em evento público

Rede BOM DIA - Câmara de Sorocaba vota a proibição de venda de bebida alcoólica em evento público

PM faz blitz para autuar irregularidades

Foto: Adival B. Pinto

A partir de hoje, haverá pontos de bloqueio de trânsito para fiscalizar e autuar quem não estiver com o equipamento de segurança de forma adequada, de acordo com a resolução 277/2008, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que prevê a obrigatoriedade do uso de assentos especiais para crianças de zero até sete anos. A legislação prevê multa de R$ 191,54, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada. Ontem pela manhã, a Polícia Militar realizou uma blitz de orientação no Campolim, para esclarecer dúvidas sobre o uso das cadeirinhas.

A tenente Lara Carolina Palhiari Duarte afirmou que a maioria dos carros abordados já estavam regularizados, mas, em alguns casos, as crianças ainda estavam sem o equipamento no banco traseiro, sentadas no colo das mães. Todos foram orientados adequadamente, afirmou a tenente. É o caso do filho de Felipe Noveli, de 21 anos. O bebê de cinco meses deveria estar sentado no ‘bebê conforto, voltado para o vidro traseiro, de costas para o motorista, mas estava no colo da mãe Bruna Bramante Noveli, de 28. Achei que a cadeirinha era só a partir dos seis meses, justificou o pai. Devidamente orientado, afirmou que irá providenciar o equipamento para o filho. Foi bom que nos pararam. Esclareceu, disse.

A filha de dois anos da terapeuta ocupacional Cláudia Junia Ferreira Rocha de Azevedo, de 32 anos, estava devidamente sentada na cadeirinha no banco traseiro. A mãe, grávida novamente, disse que a menina usa o equipamento desde que nasceu e que pretende fazer o mesmo com o filho que está esperando. Já me perguntaram como vai caber mais alguém no carro, com a chegada do bebê. Respondo que no meio das duas cadeiras cabe perfeitamente, disse.

A tenente Lara afirmou que, acima de tudo, a resolução foi elaborada para prezar pela segurança das crianças. Com o regulamento, a gente espera que diminua o número de vítimas fatais em acidentes. Quem tem filho, tem que prezar pela segurança dele, destacou.

Transporte coletivo

Embora a lei ainda não regulamente o uso de cadeirinhas em vans escolares, táxis e ônibus, os motoristas desse tipo de transporte têm muitas dúvidas de como proceder, com a validade da lei a partir de hoje. Luiz Borgatto, de 49 anos, e Adriano Mazzer, de 32, são motoristas de vans escolares e não sabem de quem será a responsabilidade e nem que providências tomar caso a lei não se restrinja só a veículos de passeio. Colocar 15 cadeirinhas na van é um investimento muito alto. Seremos nós que iremos ter que comprar ou os pais?, questionaram.

A tenente Lara disse que, por enquanto, a resolução só é válida para veículos de passeio e que ainda não há previsão para a obrigação do uso das cadeirinhas em transporte coletivo. Mas, assim que surgir a regulamentação, um prazo será estipulado e as adaptações terão que ser feitas. Por enquanto, nas vans, as crianças têm apenas que usar o cinto, como já é previsto, explicou. Mas acredito que irá haver uma mudança mais para frente. Só precisa estudar como vai ser feito isso, completou.

Dúvidas

A nova legislação suscitou muitas dúvidas em relação à cadeirinha adequada ao peso ou à idade das crianças. O funcionário público Marcelo Cheque de Oliveira, de 35 anos, parou na blitz da PM só para saber como deve transportar o filho. Embora tenha 6 anos de idade, a criança tem 39 quilos, peso que, para as especificações do Inmetro, não é necessário o uso da cadeira. O assento, obrigatório por lei para crianças de 4 a 7 anos e meio, comporta somente crianças até 36 quilos. Pela legislação, o filho de Oliveira deve usar a cadeira, mas, pela especificação do Inmetro, não. Não sei o que fazer para transportá-lo, disse.

A tenente acredita que, em casos como o de Oliveira, a lei deverá ser discutida, porque ainda não há uma solução. A gente tem que cumprir o que diz a lei. E a lei é por idade. Acredito que haverá um estudo para analisar circunstâncias como esta, afirmou.

Ela também esclareceu as dúvidas em relação ao transporte de crianças em veículos do modelo de pick-ups, que não têm o banco traseiro. Nesses casos, o motorista poderá transportar a criança no banco da frente, mas com os mesmos cuidados. Se a criança tiver menos de 7 anos e meio deverá usar a cadeirinha do mesmo jeito, afirmou a oficial da PM.

A tenente Lara também ressaltou que as blitze da PM fiscalizarão motocicletas. Crianças só podem ser transportadas em moto a partir dos sete anos de idade. Não adianta nada colocar capacete e transportar uma criança pequena numa moto. É proibido por lei, finalizou.

(Samira Galli - Jornal Cruzeiro Do Sul)

300 mudas são plantadas no Jd. São Guilherme

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema), em parceria com integrantes da Cooperativa de Egressos, Reeducandos e Familiares de Sorocaba e Região (Coopereso), plantou nesta semana 300 mudas de espécies nativas numa área pública de 1.200 m² da Rua Belmiro M. Soares, no Jardim São Guilherme III. A ação faz parte de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Estado de São Paulo, quando foi estabelecido o plantio de 196 mudas para a recuperação do local.

O TAC foi estabelecido por se tratar de uma área de preservação permanente onde, há alguns anos, foi extraída areia clandestinamente. “Apesar de não sermos os responsáveis pela extração de areia do local, como essa área é pública nós é que ficamos responsabilizados pela sua recuperação”, esclarece a secretária do Meio Ambiente, Jussara de Lima Carvalho. Conforme ela, a ação também integra o Plano de Arborização Urbana, que tem como meta o plantio de 300 mil árvores até 2012.

De acordo com o gestor ambiental da Sema, Maurício Mota, a área já apresenta evidentes sinais de recuperação natural, com o desenvolvimento de algumas espécies nativas oriundas da região. “Como há um córrego no ponto oposto de onde ocorreu o dano, há presença de vegetação natural, o que potencializa a recuperação natural da área”, explica Mota.

Foram plantadas mudas de Aroeira, Babosa, Guapuruvu, Mutamba, Cedro Rosa, Canelinha, Quaresmeira, entre outras espécies nativas, com um tamanho que varia de 1 a 2,20 metros de altura. De acordo com a Sema, foi feito todo o preparo do terreno, abertura dos berços e o tutoramento das espécies com estacas de Bambu. Todas as mudas utilizadas no plantio foram produzidas no viveiro do Parque Natural Chico Mendes.

Reciclagem de latas de alumínio supera os 90%

As latinhas de alumínio são o material mais reciclado do País. Do total produzido no Brasil, o índice de reciclagem deste tipo de produto supera os 90% há cinco anos, segundo informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números constam da pesquisa Indicadores de Desenvolvimento Sustentável de 2010. Em 2008, a proporção de material reciclado era de 91,5%, um porcentual considerado elevado mesmo em relação a outros países.

Segundo Judicael Clevelario Junior, analista da pesquisa, de uma maneira geral o porcentual de reciclagem tem crescido nos últimos anos em quase todos os materiais, mas nenhum índice supera o das latas de alumínio. A partir de 2004, o índice do produto não ficou mais abaixo de 90%, passando de 95,7% naquele ano para 96,2% em 2005. Em 2006, ele foi de 94,4% e, em 2007, de 96,5%. O indicador de reciclagem das latinhas em 2008, de 91,5%, atingiu o menor patamar desde 2003. "Mas isso não significa que tenha ocorrido algo em 2008. O porcentual de reciclagem oscila a depender do preço do material a ser reciclado", afirmou.

Para o analista, as oscilações no índice de reciclagem de latas de alumínio, bem como o menor interesse em reciclar outros tipos de material, são causadas pela ausência de uma política voltada para coleta seletiva. "A reciclagem do Brasil não é baseada em coleta seletiva e sim no trabalho de catadores", explicou.

Por isso, o índice de reciclagem de cada matéria prima estaria estreitamente ligado ao preço que o material pode alcançar no mercado. Ou seja: os materiais com preços mais elevados, como as latinhas de alumínio, atrairiam maior interesse dos catadores, que com seu trabalho ajudam a elevar o índice de reciclagem deste tipo de produto. Os índices de reciclagem relacionados a outros tipos de material, excluindo as latas de alumínio, não superam os 60%. Em 2008, o segundo maior índice de reciclagem ficou com as embalagens Pet, com 54,8%. Na sequência aparecem o vidro (47,0%), as latas de aço (46,5%) e o papel (43,7%).

Clevelario Junior informou que o governo está atento à concentração da reciclagem nas mãos dos catadores de lixo. "A política nacional de recursos sólidos recentemente aprovada deu ideias de incentivo à coleta seletiva. No ministério do meio ambiente, há alguns estudos de preços mínimos para matérias oriundas de reciclagem, para acabar com a oscilação", disse o analista. Segundo ele, o ministério também pensa em elaborar uma política de profissionalização dos catadores de lixo. (AE)

Tremor de 2 graus na escala Richter atinge cidade de PE

A cidade de São Caitano, no agreste pernambucano, foi atingida por um tremor na madrugada de hoje. O abalo de 2 graus de magnitude na escala Richter foi detectado às 4h11 pela estação do departamento de sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Nenhum dano foi registrado no município.

A explicação para o tremor, segundo o departamento, está na ramificação do Lineamento de Pernambuco, uma falha geológica que corta o Estado. Segundo a UFRN, os abalos passaram a ser sentidos em 2006. O maior tremor em Pernambuco - de 4 graus - foi registrado em São Caitano, em maio daquele ano. (AE)

Trens são depredados durante festa do Corinthians

A Companhia do Metropolitano (Metrô) informou que 24 composições foram alvo de vandalismo entre a noite de ontem e a madrugada de hoje, quando a empresa estendeu o horário por causa da comemoração do centenário do Corinthians, no Vale do Anhangabaú, centro de São Paulo. O fechamento foi prolongado na Estação Anhangabaú, da Linha 3-Vermelha, até 1h30 para atender aos usuários que participaram do show.

Segundo o Metrô, os trens danificados foram recolhidos para reparos. Em nota, a companhia afirmou que o ato não comprometeu a circulação na manhã de hoje. Os prejuízos ainda não foram calculados. As ocorrências foram registradas na Delegacia de Polícia do Metropolitano (Delpom).

Supostos torcedores também depredaram ao menos dez ônibus em diversas regiões da capital paulista. Segundo a São Paulo Transportes (SPTrans), os veículos tiveram alguns dos vidros quebrados tanto por quem estava fora como por aqueles que se encontravam dentro dos veículos. (AE)

Manutenção preventiva vai refletir em falta de água no domingo

Em virtude de uma manutenção preventiva, a Estação de Tratamento de Água “Dr. Armando Pannunzio”, a ETA/Cerrado, precisará ter a sua operação parcialmente paralisada no próximo domingo (05), das 7h às 15h.

De acordo com o diretor-geral da autarquia, Geraldo Caiuby, a manutenção preventiva será realizada na cabine primária de entrada de energia da ETA, atendendo normas técnicas existentes, e em duas válvulas de abertura e fechamento de tubulações que abastecem os reservatórios elevados da Estação, que apresentam sinais de desgaste e precisam ser substituídas.

Em virtude dessa paralisação momentânea, os bairros que recebem água diretamente da ETA/Cerrado, sem passar pelos reservatórios, sentirão a falta de água logo no início das intervenções, retomando o abastecimento normal a partir do encerramento do trabalho.

Assim, deverão ter o abastecimento imediatamente interrompido as regiões do Trujillo; Vila Carvalho; Jardins Astro, Sol, Estrela e Gonçalves; altos do Cerrado e entorno da ETA (Jardins Magnólia, São Paulo, Guarujá); Jardim Emília; Vila Helena, Lopes de Oliveira, Ipanema Ville e Jardim Botucatu; Parque São Bento; Campolim e Elton Ville e Caputera.

Por sua vez, as demais regiões da cidade, que não são abastecidas diretamente a partir da ETA/Cerrado, e sim por meio dos 47 reservatórios distribuídos pela cidade, num total de 72 milhões de litros, sentirão a falta de água de acordo com o comportamento dos munícipes, no que diz respeito ao consumo.

Portanto, o Saae entende que é importante a colaboração de todos, no sentido de se procurar fazer uso racional da água, sem desperdícios, para que não ocorra transtorno maior.

Também visando a minimização da interrupção do abastecimento de água no domingo, o Saae manterá todos os reservatórios da cidade em sua capacidade máxima na noite de sábado e recomenda que os munícipes façam o mesmo, procurando deixar as caixas de água de suas residências também em sua capacidade total.

TJ livra famílias de ação de despejo



Foto: Aldo V. Silva
Cerca de 130 famílias viviam o dilema de ter que sair de casa

As 130 famílias do Jardim Cruz de Ferro não correm mais o risco de sofrerem ação de despejo, como a iniciada em 14 de maio do ano passado, após cumprimento de determinação judicial de reintegração de posse, do juiz José Carlos Metroviche, da 4.ª Vara Cívil de Sorocaba. A informação foi dada na tarde de ontem pela advogada que defende os moradores, Emanuela Oliveira de Almeida Barros, depois que os desembargadores Rubens Cury, William Marinho e Jurandir de Sousa Oliveira, da 18.ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Estado (TJ), julgaram prejudicado, na manhã de terça-feira (31), o recurso movido pela empresa Ipanema Desenvolvimento Habitacional Ltda, autora da ação.

A regularização do bairro parece se concretizar, tanto é que no final da tarde de ontem, o diretor geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Geraldo Caiuby, confirmou que Prefeitura de Sorocaba começa amanhã a fazer às ligações de água e esgoto no bairro. Enquanto isso, agora, o caso retorna à Vara de origem, em Sorocaba, para que o juiz decida se o processo será extinto ou não. A empresa Ipanema Desenvolvimento Habitacional Ltda. não foi localizada para comentar a decisão.

A advogada das famílias, Emanuela Oliveira de Almeida Barros, citou que os desembargadores entenderam que o recurso estava prejudicado por “falta de objeto”, tendo em vista que um novo fato surgiu após dada a entrada na ação. Ela indicou, ao seu ver, que pesou nessa decisão dois fatores: a função social da área e os decretos da Prefeitura de Sorocaba que transformaram o local em Área Especial de Interesse Social (Aeis) - fato considerado novo, aprovado em fevereiro, com as emendas apresentadas na Comissão de Regularização Fundiária, presidida pelo vereador Hélio Godoy (PTB).

A advogada não acredita que o juiz reverta a decisão, sendo favorável à Ipanema Desenvolvimento Habitacional Ltda: “O juiz daqui pode por fim ao processo e entendo que já estamos num processo de regularização do bairro”, frisou. Onze famílias chegaram deixar o Jardim Cruz de Ferro, após a reintegração de posse e retornaram ao bairro, depois que o Tribunal de Justiça suspendeu, no dia 18 de maio de 2009, a liminar que forçava a retirada dos moradores.

Água e esgoto

O diretor geral do Saae informou que a partir de amanhã serão instalados 3 mil metros de rede de água e 2,5 mil metros de esgoto, no Jardim Cruz de Ferro. Logo após a ligação, o Saae realizará no bairro um mutirão para saber quais moradores irão aderir aos serviços da autarquia. A religação da energia elétrica, que havia sido cortada na época da reintegração de posse, já ocorreu, inclusive com mandado de constatação do juiz da 4.ª Vara de Sorocaba.

(Wilson Gonçalves Júnior)

CCR ViaOeste estima 580 mil veículos em suas rodovias

No feriado prolongado de 7 de Setembro, mais de 580 mil veículos devem circular pelos dois sentidos do Sistema Castello-Raposo, entre os dias 3 e 7 de setembro.

As praças de pedágio vão atender com capacidade plena nas cabines de arrecadação. Caso seja necessário, a CCR ViaOeste acionará a operação "papa-fila". Durante o feriado prolongado, toda a frota de veículos da concessionária será acionada para inspecionar o tráfego e prestar socorro médico e mecânico.

As obras em execução no Sistema que causam interferência no tráfego, como desvios ou interdições de pista, serão suspensas das 12h de sexta e devem se estender até as 12h de quarta-feira (08/09), nos períodos de maior fluxo.

A Operação Feriado terá início à 0h do dia 3 de setembro (sexta-feira) e se estenderá até as 24h de terça (7).

Em 2009, nos quatro dias do feriado da Independência, um a menos que em 2010, aproximadamente 612 mil veículos trafegaram no Sistema Castello-Raposo. Foram registrados 35 acidentes, com 18 vítimas leves e nenhuma morte.

Horários de Pico

Sexta-feira (03/09) – 17h às 23h (sentido interior)

Sábado (04/09) – 7h às 17h (sentido interior)

Terça-feira – (07/09) – 15h às 23h (sentido capital)

Na terça (07), entre as 14h e 23h, o tráfego de caminhões estará proibido na Castello Branco, sentido Capital.

Uma Ameaça ao Teatro Amador Em Sorocaba

O cancelamento da sexta edição do Festival Livre de Teatro de Sorocaba (Flits), que teria início no domingo passado, dia 29 de agosto, tem mobilizado a classe artística, que ficou indignada com o fato de não ser mais permitido fazer teatro amador na cidade, por uma exigência do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de São Paulo (Sated). Sorocaba, como se sabe, tem uma tradição na área do teatro amador, com grandes nomes que optaram por não se profissionalizar, como Pedro Salomão José e Carlos Roberto Mantovani. Com sede agora em Sorocaba, a entidade, baseada na Lei Nº 6.533/78 e no Decreto Nº. 82.385/78, que tratam da regulamentação do exercício da profissão de ator, exigiu que os grupos participantes do evento comprovassem o registro de seus atores e técnicos no Ministério do Trabalho (DRT), ou obtivessem autorização para poder encenar as montagens.

De seu lado, os atores indignaram-se com essa posição do sindicato. Conforme eles, a liberdade de expressão está garantida pela Constituição e ninguém deveria ser obrigado a se profissionalizar. Na internet, diversos atores e diretores de teatro têm participado de uma lista de discussão sobre o assunto, inclusive com apoio dos artistas plásticos de Sorocaba. Conforme reportagem publicada pelo Mais Cruzeiro no sábado, o Sated enviou mensagem à Associação Teatral de Sorocaba (ATS), organizadora do festival, destacando que o não cumprimento das providências poderia caracterizar crime de exercício ilegal da profissão e falsidade ideológica e, ainda, gerar responsabilidade ao poder público. O Secretário da Cultura, Anderson Santos, submeteu o imbróglio ao departamento jurídico da Prefeitura, que recomendou a suspensão do festival até que tudo ficasse esclarecido.

Em uma carta de repúdio, os artistas sorocabanos deixam clara sua posição: “Subscrevemo-nos para expor nosso repúdio à forma como a entidade - Sated - criada para nos representar se apresenta de forma tão autoritária, intolerante e anti-democrática. Queremos nos reservar o direito em sermos amadores ou profissionais, optarmos pela profissionalização, a partir do momento que isso nos beneficie e não o contrário. [...] Em resumo, queremos deixar claro que não nos sentimos representados pelo Sated, e estamos no aguardo de uma reunião produtiva que inverta essa situação. Responsabilizamos o Sated pelo prejuízo e falta de informação, caracterizando uma irresponsabilidade que acarretou no cancelamento do VI Flits”.

Conforme Nanaia de Simas, presidente da ATS, entidade organizadora do festival, no momento tudo está em aberto. A ideia é marcar uma reunião com o secretário de Cultura para discutir o assunto. “O festival é uma parceria com a prefeitura, vamos decidir junto com esse parceiro o que iremos fazer. O festival tem um caráter amador, foi falado que não haveria contratação, que o valor que a Prefeitura iria repassar é uma ajuda de custo para transporte, que envolve aluguel de caminhão, alimentação de uma equipe inteira... O que causou estranheza é que essa lei é de 1978, e desde essa época já tivemos depois da lei o Projeto Ícaro de Teatro, o Festival Tropeiro e o próprio Flits, e nunca houve impedimento para esses festivais em Sorocaba”.

Fernando Lomardo, que veio do Rio de Janeiro para Sorocaba já que iria ser um dos jurados do evento, afirma que está indignado e irá acionar o Sindicato na justiça. “Farei isso como cidadão, como um dos fundadores da ATS e como alguém que atuou durante 25 anos no teatro amador de Sorocaba. A Lei Nº 6.533/78 onde o Sated supostamente se embasa não se refere à atuação do amador, ela é específica em classificar o artista profissional. Um sindicato regula a relação patronal entre patrão e empregado, portanto não é uma relação que exista no teatro amador, que no Brasil e principalmente em Sorocaba é histórico. A impressão inevitável é que a atuação do Sated na cidade tem interesse comercial em vender DRTs. A argumentação do Sated é frágil”, afirma.

Sated: culpa é da Prefeitura

Para a presidente do Sated-SP, Ligia de Paula Souza, o único culpado da história é a Prefeitura. Ela diz que o cancelamento do festival foi “uma surpresa”. “Foi um desrespeito. Senti um desgosto, uma dor muito grande, o que nós artistas mais queremos é estar no palco. O que houve foi ausência de diálogo. O que tenho a dizer é que existe uma lei e ninguém está acima da lei. O teatro é uma profissão regulamentada, se o ator não tiver o registro profissional está fazendo uma contravenção. Faltou esse olhar por parte da Prefeitura, desde o começo do ano estávamos instruindo...”.

Ligia não vê diferenças entre teatro amador e profissional. “Não existe teatro isso ou aquilo. Temos de adequar à lei. Mas toda regra tem exceção, essa exceção deveria ter sido discutida e isso faltou. Poderíamos ter dado a autorização através de uma assembleia. Faltou, por parte da Prefeitura, orientar realmente as pessoas, conversar com o sindicato e propor um acordo. Houve sim um grave prejuízo do qual a prefeitura é a única responsável pois o edital publicado por ela estava falho, sem as devidas exigências. O Sated está sendo um bode expiatório”. A presidente do Sated-SP diz que está aberta a conversas e deixa seus contatos para esclarecimentos. O email é presidencia@satedsp.org.br e o telefone é (11) 3335-6131.

Em carta enviada ao Sated-SP no sábado, dia 28 de agosto, o representante da entidade em Sorocaba, Mário Pérsico, afirma que o Sated-SP deveria repensar suas posições. “Acredito no sindicato e na força e poder político que ele tem em prol da classe por ele representada. E também defendo a regularização da profissão, pois só vejo vantagens e benefícios nela. [...] Mas também acredito nas soluções negociadas. [...] Acredito que talvez isso possa servir para o próprio Sated como auto-crítica afim de rever alguns procedimentos operacionais mais rígidos e até que ponto eles trazem benefícios ou prejuízo à própria imagem do Sindicato”.

Nanaia de Simas enviou também email a pedido do ator e produtor Ibraim Ramos informando que o mesmo esteve em sua residência no domingo, dia 29, para comunicar a sua saída do Sated. Ibraim participa em duas peças que se apresentariam no VI Flits. Em entrevista ao jornal, Ibraim disse que saiu do Sated porque não se sentiu confortável com a situação. “Apesar de ser ator, fui contratado para fazer um trabalho profissional na área do marketing, a empresa foi correta comigo, o motivo que saí foi o escândalo. Pra mim essa discussão toda é besteira. A minha opinião é que eu não quero nem saber”. Até as 12h40 de terça-feira (31), a informação sobre a saída de Ibraim não tinha chegado até a presidente do Sated/SP.(Daniela Jacinto - Jornal Cruzeiro Do Sul)

A biografia proibida de Roberto Carlos

Foto: Divulgação

Caro Roberto Carlos, como vai você?

Imagino que provavelmente você nunca lerá esta carta – mas quantas cartas, apesar de nunca lidas, são escritas mesmo assim? Um Rei habitualmente é inacessível. O importante é que sua obra está ao alcance de todos e a possibilidade de ouvir as suas canções é uma maneira poética de entrar em contato com você. O artista e a obra formam um só conjunto e em você esta relação é perfeita.

No entanto, os “detalhes” da sua vida (inspiração num dos seus maiores sucessos) não são revelados pelas canções. A biografia não-autorizada “Roberto Carlos em Detalhes” (Editora Planeta, 2006, 502 páginas), de Paulo César de Araújo, cumpre esse papel. Acabo de ler o livro e as impressões são as melhores. O talento de Paulo César de Araújo produziu uma biografia maiúscula. Escritor da nova geração, ele pode ser comparado (e às vezes supera) veteranos do gênero como Fernando Morais e Ruy Castro. Tudo muito bom, se não fosse por um detalhe: você proibiu o livro.

A censura ocorreu logo após o lançamento da obra, em 2006, e isto me deixou muito intrigado. Dizer qualquer coisa antes de ler a biografia seria um despropósito. A história do Brasil nas últimas décadas me deixou traumatizado com qualquer tipo de censura a um produto de dimensão cultural. A censura mutilou o Brasil e muito do que o País é hoje ou deixa de ser tem raízes nesse tipo de medida. Por tudo isso, o seu comportamento diante do livro me deixou perplexo. Digo, decepcionado. Eu precisei ler a biografia para entender o motivo de uma decisão tão drástica. E, confesso, continuo sem entender nada.

Descontadas as qualidades do livro (muito bem escrito, resultado de 15 anos de pesquisa e quase 200 entrevistas), não há em todo o texto nada que o desabone como homem, artista e Rei da música popular brasileira. Ao contrário, o livro mostra que você foi o maior dos artistas (inspiração em outra de suas canções) para uma legião de milhões de fãs, no Brasil e no exterior. E conta as histórias de como você ajudou muita gente (compositores, outros cantores, amigos, músicos) e de como você teve a coragem de seguir um caminho traçado pelo talento, independentemente das críticas.

O livro, uma homenagem ao artista Roberto Carlos. mostra que nada foi fácil na sua vida. Na infância, um acidente o marcou para sempre. A confiança no destino o levou a sair de Cachoeiro do Itapemirim para tentar o sucesso no Rio de Janeiro numa época em que tudo era mais difícil. E você precisou abrir caminhos, superar obstáculos, vencer desafios pelas suas qualidades de cantor e compositor até se transformar no cantor mais popular do Brasil. E, caso raro, é o maior sucesso da música até hoje.

O destino foi generoso com você, mas também lhe reservou espinhos: desencontros amorosos, um filho com problemas sérios de visão, a morte precoce da esposa Maria Rita – um amor sem limite, como você definiu numa das suas mais lindas canções. Foram, realmente, muitas “Emoções” (outro clássico do seu repertório). E você compartilhou todas essas históricas com os brasileiros. Com a sua música, você construiu uma espécie de geração Roberto Carlos que embalou muitas histórias de amor e fez muita gente feliz.

Em 1971, a canção “Amada Amante”, outros dos seus grandes sucessos, foi proibida pela censura num primeiro momento, segundo relata o livro de Paulo César de Araújo. O autor transcreve um protesto contra a censura na voz do seu maior amigo e parceiro de tantas canções, o tremendão Erasmo Carlos, que diz: “Esse é um troço que deixa a gente triste, sem entender. A gente imagina uma coisa, trabalha em cima, sua para concluir a música e aí vêm os caras e metem a tesoura, censuram, proíbem, desrespeitam o seu trabalho. Não deveria existir censura nenhuma.”

O que disse Erasmo Carlos em 1971 poderia ser dito também agora sobre a censura que você impôs ao livro de Paulo César de Araújo. E pensar que você chegou ao cúmulo de censurar a sua própria obra. Segundo o livro, na sua fase de grande religiosidade, você rejeitou a canção “Quero que vá tudo pro inferno” e também não deixou ninguém mais regravá-la. “É talvez um caso único na história da música pop. Qual outro artista descarta do seu repertório uma canção com tal referencial”, pergunta Paulo César de Araújo.

Tudo isso está lá, no livro que você proibiu. Uma proibição que, para os fãs, acaba sendo inútil. Porque, de uma forma ou de outra, quem é seu fã (e eu sou um deles) acaba lendo a obra. Está aí a internet, oferecendo meios de acesso ao livro, para não me deixar mentir.

Proibindo o livro, você está censurando os seus fãs. Eles te amam e merecem conhecer os “detalhes” da sua vida contidos na biografia. A censura é o outro lado da arte: o lado obscuro, triste, medonho. Como artista genial que você é, generoso, talento sem comparação, por favor, não faça jogo duplo. Não deixe que o rótulo de “censor” seja acrescentado a uma história de vida tão bonita. Rever posições equivocadas é humano, é atitude digna de “amigo de fé” e de “irmão camarada”. Volte atrás e permita a liberação do livro. Certamente nenhum fã irá censurá-lo por isso. Ao contrário, eles agradecerão muito.

E então, Roberto Carlos, como vai você? (Carlos Araújo - Cruzeiro on-line)

Governo tenta barrar acesso à investigação da Receita

Por meio da Advocacia-Geral da União (AGU), o governo desencadeou ontem uma operação para manter a investigação sobre a violação dos sigilos fiscais de lideranças tucanas e da filha do presidenciável José Serra (PSDB) em segredo. Três advogados da AGU foram ao Tribunal Regional Federal (TRF) e protocolaram recurso para tentar suspender o acesso do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge Caldas - e também alvo da quebra de sigilo - aos autos da sindicância da Corregedoria da Receita Federal.

Advogada do tucano, Ana Luiza Caldas Pereira disse “estranhar a rapidez e o empenho exagerado do governo para impedir” a liberação do material. A AGU alega que o acesso do tucano está causando danos à investigação e comprometendo informações que são protegidas por sigilo legal. O juiz Marcos Augusto de Sousa, da primeira turma do TRF, considerou-se incompetente para julgar o caso. A redistribuição do caso será feita hoje.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.(AE)

Número é o maior já registrado em 12 anos


Foto: Luiz Setti

34 candidatos foram registrados neste ano

O número de candidatos a deputado estadual e federal por Sorocaba e Votorantim é o maior registrado nos últimos 12 anos, segundo levantamento junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Cresceu 54,5% comparativamente à eleição de 2006, quando 22 nomes entraram na disputa, contra 34 registrados neste ano. Se comparado ao pleito de 2002, o crescimento do número de postulantes a uma vaga na Câmara dos Deputados em Brasília ou na Assembleia Legislativa, em São Paulo, o percentual é ainda maior e chega a 100%, pois, naquele ano, 17 candidatos disputaram o pleito. Líderes de partidos afirmam que o maior número de candidatos não é visto como problema, sobretudo em relação a uma eventual pulverização de votos. Ao contrário, vêem como estratégia para multiplicar votos nas legendas e até mesmo ampliar os palanques para os candidatos à presidência e ao governo do Estado ou, no mínimo, amplificar os discursos favoráveis a eles no interior.

Com maior número de candidatos estão o PSDB e o PMN, tendo quatro nomes cada um. No PSDB, dois disputam a estadual e outros dois a federal. Já no PMN, três a estadual e um a federal. Em seguida, aparece o Partido dos Trabalhadores (PT), PMDB e ainda o PSC, com três nomes cada um. PV e Psol seguem com dois candidatos cada. Os demais partidos - PTN, PC do B, PSDC, PSB, PPS, PSL, PTC, PP, PDT - registraram um candidato cada, seja a estadual ou federal.

Nas eleições de 2002, por exemplo, Sorocaba contava com 324.269 eleitores e, dos 17 candidatos que disputavam vagas a deputados, seis se elegeram, sendo três como estadual e o mesmo número a federal.

Com isso, Sorocaba garantiu a maior representação parlamentar do interior do Estado, considerada as cidades de porte semelhante. Quatro anos depois, com 356 mil eleitores e 22 candidatos na disputa, cinco deles novamente conseguiram se eleger.

Avaliação positiva

Na avaliação de alguns presidentes de partidos, o crescimento do número de candidatos está atrelada de certa forma ao aumento do número de habitantes e, consequentemente, de eleitores. Vêem como positiva a participação no processo pois é fundamental para ajudar Sorocaba na tentativa de garantir maior representação nos parlamentos. E defendem que eleitores façam valer a distritalização dos votos, ou seja, a escolha de representantes regionais. Eu vejo esse crescimento de forma natural e tranquilo, dentro da democracia. São poucos candidatos que conseguem se eleger sozinho. Então, a soma desse votos ajudam a fazer mais ‘cadeiras, afirmou o presidente do PSC, Carlos Cézar da Silva.

Mesma opinião é compartilhada pelo presidente do PMN, Fernando Oliveira. Ele não acredita que o fato de sua sigla contar com quatro candidatos não haverá pulverização de votos e com isso acabar não elegendo nenhum dos postulantes e acredita que a sigla deverá eleger candidatos.

O cientista político, Pedro Rocha Lemos, afirma que uma das explicações para o fato é de que as campanhas políticas são atividades que demandam muito mais que vontade de participar. Algum carisma e apoios levam muitos a buscar espaço na política. Porém, campanhas políticas são caras e, com a crescente profissionalização dos pleitos, aumentou significativamente o investimento em dinheiro e não há mais espaço para improvisação. Muitos concorrem, poucos são eleitos, afirma. (Marcelo Andrade - Jornal Cruzeiro Do Sul)

Colunista esportivo do Washington Post suspenso por fraude no Twitter

Uma experiência frustrada no Twitter provocou a suspensão por um mês de um colunista esportivo do jornal The Washington Post.

Mike Wise foi suspenso por 30 dias depois de ter postado uma informação falsa em sua conta no Twitter.

"'Me disseram que Roethlisnberger receberá cinco partidas", escreveu Wise em sua conta no serviço de microblog, @MikeWiseguy, na segunda-feira a respeito de uma punição contra o quarterback do Pittsburgh Steelers, Ben Roethlisnberger.

De fato, a punição por um incidente em uma discoteca da Geórgia ainda não foi determinado.

Wise afirmou ao Post que havia "twitado" o reporte falso como um experimento social para ver até onde a notícia se expandiria, o que mais tarde classificou de "horrível engano".

"Não sou um ombudsman jornalístico", disse Wise.

"Percebi isso de uma forma muito dolorosa, muito dura. Preciso pagar pelo que fiz e prometo a todos que nunca voltará a acontecer". (AFP)

Idosos terão curso grátis de informática em Votorantim


Foto: Fábio Rogério

Silvio César de Oliveira, proprietário da lan house que oferecerá as aulas

No próximo sábado (4), das 9h às 10h, uma lan house de Votorantim vai fechar as portas para os adolescentes e jovens, seus clientes tradicionais. Só poderá entrar no comércio instalado na rua Pedro de Souza Camargo, 207, no bairro Itapeva, quem for idoso e quiser aprender informática sem gastar nada. A Cyber Mix é a única casa da região que aderiu ao projeto “Batismo Digital da 3ª Idade”. Previsto para acontecer nos quatro sábados de setembro em todo o País, ele é a concretização de uma ideia que nasceu e tomou corpo dentro de uma rede social coordenada pelo DCI, Organização Não-Governamental (ONG) que trabalha no desenvolvimento econômico do mercado nacional de lan houses.

Os participantes do curso vão conhecer o básico sobre o mundo da informática: desde o computador e seus componentes (como teclado, mouse e monitor), passando pelo que é e-mail, internet e tipos de sites, até redes sociais. “A intenção é mostrar que o pessoal da terceira idade é capaz de aprender informática”, diz Silvio César de Oliveira, o proprietário da lan house que oferecerá as aulas. O fato da casa ser fechada para uso exclusivo dos idosos deve animá-los, acredita. “A aula será só para eles. Muitas vezes, eles têm vergonha de perguntar e os filhos (e netos) não têm paciência para ensinar”, afirma. E quando recebem os conhecimentos de informática - mesmo sendo apenas os básicos - muitos notam a abertura de novas perspectivas, como a facilidade de comunicação com parentes e amigos que moram longe.

O “Batismo Digital” tinha, até terça-feira (31), 37 lan houses de 13 Estados confirmadas. A própria organização do evento está sendo feita de maneira colaborativa, num fórum on-line disponibilizado pela ONG em sua página na internet (www.cdilan.com.br). Neste espaço virtual, os empresários discutem a metodologia das aulas, falam sobre as expectativas em relação ao curso, trocam conteúdos que poderão ser utilizados e até discutem argumentos para convencer os idosos a participarem.

Motivação vem da alegria alheia

E o que leva o dono de uma lan house a parar o estabelecimento por uma hora semanal para oferecer aulas gratuitas a um público que, geralmente, nem é tão afeito ao tema? “A maior motivação que a gente tem é de ver as pessoas felizes, realizadas e contentes. De ver a pessoa alegre por ter aprendido a desenvolver algo. É de ver a alegria delas em entrar no mundo da informática, em aprender a se comunicar com outras pessoas”, responde Silvio.

Em princípio, ele mesmo estará à frente da turma. Mas a participação de professores voluntários é bem-vinda, avisa. Até porque o espaço é equipado com oito computadores e, caso haja mais inscrições do que máquinas, outras turmas serão criadas. “A internet é para todas as pessoas. Queremos incluir aquelas que se consideram fora do mundo virtual”.

Como participar

O curso é voltado para quem tem a partir dos 60 anos, embora a participação de gente com menos idade não esteja descartada. “Desde que respeite a prioridades dos mais velhos”, observa o empresário. Os interessados - tanto alunos quanto professores voluntários - devem se inscrever diretamente no local ou pelo telefone (15) 3242-4390.

A World Expo e a China de hoje



Foto: Guilherme Profeta

Em Pequim, jovens chinesas caminham ao redor do Estádio Nacional, construído para as Olimpíadas de 2008.

Em 2008, a China investiu cerca de US$40 bilhões nas Olimpíadas de Pequim. Resultado: um espetáculo monumental que serviu como vitrine da nova China para o mundo ocidental; a China literalmente mostrou-se para o mundo. Dois anos depois, é o mundo que se mostra à China. A edição de 2010 da World Expo (ou Exposição Mundial, evento global realizado pela primeira vez em 1851 em Londres sob o título Worlds Fair) está sendo realizada em Xangai e segue até 31 de outubro. Desta vez, o investimento é de US$45 bilhões.

A edição de 2010 da World Expo começou em maio e terá uma duração de 184 dias, durante os quais se espera receber cerca de 70 milhões de visitantes. Sob o tema ‘Better city, better life‘ (‘Cidade melhor, vida melhor‘), a exposição é um brinde à vida urbana, reunindo em pavilhões temáticos as experiências, soluções e propostas de cada nação para a vida em suas cidades. Além disso, cada pavilhão nacional apresenta parte da história, da cultura e dos hábitos do povo do país que representa. O resultado é um microcosmo do mundo resumido em cerca de cinco quilômetros quadrados entre as margens do rio Huangpu.

O que esses dois eventos de proporções mundiais, as Olimpíadas e a World Expo, dizem sobre a China? Primeiro, que eles não têm medo de investir. Segundo, que eles estão dispostos a abraçar o mundo e, consequentemente, o padrão de consumo ocidental, de McDonalds a BMWs. Aliás, isso já aconteceu. A China comunista, da forma como ela existe no imaginário das gerações mais antigas, não existe mais. Isso fica visível, por exemplo, ao entrar num Shopping Center em metrópoles como Pequim ou Xangai. Lá, é difícil saber se você está na China ou nos Estados Unidos, tanto pelos letreiros em inglês como pelo Burger King apinhado de gente numa das esquinas.

A realização desses eventos, principalmente no que diz respeito à World Expo em Xangai, mostra ainda que os olhos do mundo estão voltados para a China, e muito atentamente. Isso não é um fenômeno inédito, é claro. Olhos voltados para a China já estimularam muitos e muitos séculos de comércio durante o tempo da Rota da Seda. Posteriormente, foi a vontade de chegar à Índia e à China que estimulou os navegadores europeus a lançarem-se ao mar. Mais uma vez, após o falecimento de Mao (na década de 70) e a abertura econômica promovida por Deng Xiaoping nos anos seguintes, a China renasce como uma terra de oportunidades.

Oportunidades essas que Xangai representa muito bem por ser uma cidade híbrida que mistura o novo e o antigo, assim como o ocidente e o oriente. Não é por menos que a cidade pretende ser a próxima capital global no século XXI. A realização da World Expo é uma das engrenagens que giram nessa direção.

Hoje, há muitos estrangeiros vivendo na China, ainda que a maioria abrasadora seja, obviamente, formada por chineses. É fácil ser maioria quando se é uma nação com quase um bilhão e meio de cidadãos. Todavia, apesar de visitantes e residentes ocidentais não serem uma novidade, o povo chinês ainda é curioso com relação ao estrangeiro. Se você está indo para lá e tem sua origem declarada pela aparência ocidental, prepare-se para olhares demorados no metrô, muitas vezes seguidos por comentários indiscretos. Ainda que esteja dividida em 56 minorias étnicas, a maioria (mais de 90%) da população chinesa pertence a uma única etnia, chamada han. Ou seja, o povo chinês está muito menos acostumado à diversidade do que o brasileiro, por exemplo. Nesse sentido, quanto à diversidade, ainda há um longo caminho a percorrer até que a China consiga realmente abraçar o mundo, como vem tentando.

Guilherme Profeta é aluno do curso de Jornalismo da Uniso.

Escreve a convite do curso de Turismo.

(gacprofeta@hotmail.com / prooofeta.blogspot.com)

Lançamento do Livro de Luciana Coutinho Pagliarini de Souza

Annablume Editora e Livraria Espaço Alexandria

convidam para o lançamento do livro de

Luciana Coutinho Pagliarini de Souza

A trama do texto e da imagem

Um jogo de espelhos

Dia 03 de setembro de 2010, sexta-feira, às 20h.

Livraria Espaço Alexandria

Av. Barão de Tatuí, 1377 - Jardim Vergueiro - Sorocaba - SP

(15) 3233.4550


Formato: 14 x 21 cm, 150 páginas
ISBN: 978-85-391-0102-3

A autora analisa o universo do livro infantil utilizando-se do instrumental teórico de Charles Sanders Peirce, na tentativa de verificar a maneira como ocorre o entrelace texto e imagem em situações em que o diálogo intersemiótico não mais se pauta na mera tradução; na busca de demarcar as fronteiras dos modos de representação desses sistemas de linguagem para o exame dos procedimentos compositivos que os interligam e a fim de desvelar uma relação cuja equivalência da potencialidade semiótica dos códigos realize a eficácia comunicativa e requisite um novo leitor é que esse livro se constitui.

Núcelo de Artes Cênicas da Fundec se apresentará em festival estadual

Com direção de Mário Pérsico, a peça “Bodas De Sangue” passou por 121 concorrentes

A peça “Bodas De Sangue”, encenada pelo Núcleo de Artes Cênicas (NAC) da Fundec e dirigida por Mario Pérsico, será encenada nesta segunda-feira (6). A apresentação faz parte do Festival Estudantil de Teatro do Sesi, que vai de 5 a 11 de setembro.

Originalmente escrita pelo espanhol Federico García Lorca, a peça conta a história de uma mulher que foge com o ex-noivo no dia do casamento. A tragédia foi escrita em 1933 e é a primeira de uma trilogia, sucedida por “Yerma” (1934) e “A Casa de Bernarda Alma” (1936).

A trama faz uma crítica à sociedade espanhola ao mostrar uma história envolvida em muita sede de vingança. O autor faz uma alusão ao conflito entre Estado e Igreja, que mais tarde viria a se tornar a Guerra Civil Espanhola, em 1936.

Características da peça

Há três núcleos familiares em “Bodas de Sangue”. Cada um representa um sentimento negativo: ódio, morte e ciúme. As personagens são designadas pela representatividade, sendo chamadas de pai, mãe, mulher, sogra, e etc. Somente Leonardo tem nome, mesmo que a protagonista seja sua noiva. Segundo o autor, somente ele é nomeado porque é o único personagem com livre-arbítrio dentro da trama.

“Bodas de Sangue” trata temáticas psicológicas fortes e de grande apelo emocional. As personagens vivem nos campos da região de Andaluzia, na Espanha, apresentado como um lugar onde a violência é rotineira.

Festival Estudantil de Teatro

O Núcleo de Artes Cênicas (NAC) foi um dos 13 selecionados entre os 121 grupos candidatos ao Festival Estudantil de Teatro do Sesi. Entre os concorrentes, havia 49 peças infantis e 72 montagens voltadas para o público adulto. O festival estudantil é estadual e está em sua nona edição.

No ano passado, o NAC também foi escolhido para participar do festival, com recorde de público. O grupo dirigido por Mario Pérsico encenou a peça “Romeu e Julieta”, clássico de William Shakespeare.

Serviço

“Bodas De Sangue”

Dia: Segunda-feira, 06 de setembro

Hora: 20h

Ingressos: gratuitos (retirar uma hora antes)

Local: Teatro Sesi (Rua Gustavo Teixeira, s/nº, Mangal)

Telefone: (15) 3224-4090