quarta-feira, 1 de setembro de 2010

300 mudas são plantadas no Jd. São Guilherme

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema), em parceria com integrantes da Cooperativa de Egressos, Reeducandos e Familiares de Sorocaba e Região (Coopereso), plantou nesta semana 300 mudas de espécies nativas numa área pública de 1.200 m² da Rua Belmiro M. Soares, no Jardim São Guilherme III. A ação faz parte de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Estado de São Paulo, quando foi estabelecido o plantio de 196 mudas para a recuperação do local.

O TAC foi estabelecido por se tratar de uma área de preservação permanente onde, há alguns anos, foi extraída areia clandestinamente. “Apesar de não sermos os responsáveis pela extração de areia do local, como essa área é pública nós é que ficamos responsabilizados pela sua recuperação”, esclarece a secretária do Meio Ambiente, Jussara de Lima Carvalho. Conforme ela, a ação também integra o Plano de Arborização Urbana, que tem como meta o plantio de 300 mil árvores até 2012.

De acordo com o gestor ambiental da Sema, Maurício Mota, a área já apresenta evidentes sinais de recuperação natural, com o desenvolvimento de algumas espécies nativas oriundas da região. “Como há um córrego no ponto oposto de onde ocorreu o dano, há presença de vegetação natural, o que potencializa a recuperação natural da área”, explica Mota.

Foram plantadas mudas de Aroeira, Babosa, Guapuruvu, Mutamba, Cedro Rosa, Canelinha, Quaresmeira, entre outras espécies nativas, com um tamanho que varia de 1 a 2,20 metros de altura. De acordo com a Sema, foi feito todo o preparo do terreno, abertura dos berços e o tutoramento das espécies com estacas de Bambu. Todas as mudas utilizadas no plantio foram produzidas no viveiro do Parque Natural Chico Mendes.

Nenhum comentário: