quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Núcelo de Artes Cênicas da Fundec se apresentará em festival estadual

Com direção de Mário Pérsico, a peça “Bodas De Sangue” passou por 121 concorrentes

A peça “Bodas De Sangue”, encenada pelo Núcleo de Artes Cênicas (NAC) da Fundec e dirigida por Mario Pérsico, será encenada nesta segunda-feira (6). A apresentação faz parte do Festival Estudantil de Teatro do Sesi, que vai de 5 a 11 de setembro.

Originalmente escrita pelo espanhol Federico García Lorca, a peça conta a história de uma mulher que foge com o ex-noivo no dia do casamento. A tragédia foi escrita em 1933 e é a primeira de uma trilogia, sucedida por “Yerma” (1934) e “A Casa de Bernarda Alma” (1936).

A trama faz uma crítica à sociedade espanhola ao mostrar uma história envolvida em muita sede de vingança. O autor faz uma alusão ao conflito entre Estado e Igreja, que mais tarde viria a se tornar a Guerra Civil Espanhola, em 1936.

Características da peça

Há três núcleos familiares em “Bodas de Sangue”. Cada um representa um sentimento negativo: ódio, morte e ciúme. As personagens são designadas pela representatividade, sendo chamadas de pai, mãe, mulher, sogra, e etc. Somente Leonardo tem nome, mesmo que a protagonista seja sua noiva. Segundo o autor, somente ele é nomeado porque é o único personagem com livre-arbítrio dentro da trama.

“Bodas de Sangue” trata temáticas psicológicas fortes e de grande apelo emocional. As personagens vivem nos campos da região de Andaluzia, na Espanha, apresentado como um lugar onde a violência é rotineira.

Festival Estudantil de Teatro

O Núcleo de Artes Cênicas (NAC) foi um dos 13 selecionados entre os 121 grupos candidatos ao Festival Estudantil de Teatro do Sesi. Entre os concorrentes, havia 49 peças infantis e 72 montagens voltadas para o público adulto. O festival estudantil é estadual e está em sua nona edição.

No ano passado, o NAC também foi escolhido para participar do festival, com recorde de público. O grupo dirigido por Mario Pérsico encenou a peça “Romeu e Julieta”, clássico de William Shakespeare.

Serviço

“Bodas De Sangue”

Dia: Segunda-feira, 06 de setembro

Hora: 20h

Ingressos: gratuitos (retirar uma hora antes)

Local: Teatro Sesi (Rua Gustavo Teixeira, s/nº, Mangal)

Telefone: (15) 3224-4090

Nenhum comentário: