sábado, 9 de julho de 2011

Semifinais da Taça Cidade de Sorocaba 2011 jogos de volta - Quem irá para a próxima Fase???

Amanhã neste blog e também no http://varzeanosorocaba.blogspot.com os resultados da Taça Cidade de Sorocaba 2011 - Fase semifinais entre:

EC Paranazinho X CA João Romão as 09h40 e a tarde:
as 15h00 AA Vila Helena X AA Santa Cruz.

Os jogos ocorrerão no Estádio Walter Ribeiro (CIC).

Quem irá para as finais??

Paranazinho e Vila Helena estão com vantagens porque ganharão o primeiro jogo.

Vamos aguardar e que vença o melhor.

Exposição mostra 60 motos raras em Sorocaba

A segunda edição da "Expo Museu Sorocabano 2 Rodas", que este ano homenageia Edgard Furlan, um dos mais antigos e respeitados mecânicos de motocicleta de Sorocaba, será realizada em dois finais de semana: dias 16 e 17 e 23 e 24, das 9h às 17h. O evento será no Colégio Veritas, situado na rua Doutor Luiz Mendes de Almeida, 848, Jardim São Paulo. Os ingressos custam R$ 2 mais uma caixa de leite longa vida ou R$ 4 (sem o leite), que serão revertidos para o Colégio Ressurreição Mantiqueira, mantido pelo sistema Vésper de ensino que acolhe 170 crianças carentes residentes na zona rural de Tremembé (SP).

A exposição terá 60 motos de modelos raros, como uma Harley-Davidson de 1918 que contém o manual do proprietário; uma Jawa da Checoslováquia; uma Honda modelo CB 750 Four, entre outras; além de 50 bicicletas de diversas épocas, como uma Peugeot de competição com roda de madeira de 1940.

O comerciante Francisco Domingues Ramos e o empreendedor Fabrício Oliveira de Souza, o Frejat, estiveram no jornal Cruzeiro do Sul, na semana passada, e foram recebidos pelo diretor da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), Luiz Antônio Zamuner, oportunidade em que divulgaram o evento. Eles explicam que Edgard Furlan, que tem 57 anos, além de ser mecânico e proprietário de motocicletas, já que vem de uma família na qual todos são motociclistas, foi também competidor na categoria 50 cilindradas em São Paulo, levando o nome de Sorocaba, em 1978.

O pai dele, Pedro Furlan, é o proprietário da Harley-Davidson 1918, que estará em exposição. A oficina que ele comanda até hoje existe há 65 anos e começou com o avô dele. A oficina fica na avenida General Carneiro, 2.293. A bike mais antiga, uma Peugeot de competição, é de outro atleta sorocabano, Darci Machado, que a emprestou para a exposição.

Os organizadores esperam cerca de duas mil pessoas por dia. Haverá telão com fotos de motos e bicicletas antigas também. Para a realização do evento, eles contaram com o apoio de patrocinadores que terão estandes no recinto para divulgar produtos e fazer negócios. Francisco Ramos, que é proprietário de motos Honda, entre outras, lamentou o fato de não ter conseguido qualquer apoio de outras concessionárias de motocicletas para realizar o evento. "Tivemos apenas de uma", relata.

Parque Kasato Maru em Sorocaba é limpo por voluntários

Dirigentes, associados da União Cultural e Esportiva Nipo-brasileira (Ucens) e voluntários de entidades assistenciais participaram hoje da limpeza do Parque Kasato Maru onde, na semana que vem, acontece a 3ª Festa Beneficente Japonesa. O evento será realizado no sábado e domingo, e desenvolverá programação de shows e gastronomia típicos. Barracas deverão comercializar pratos tradicionais como sushi, sashimi, tempurá e yakissoba.

Estão ainda previstas as apresentações dos cantores Joe Hirata e Mariko Nakahira, além de performances de grupos de taiko e de danças. O presidente da entidade, Carlos Hayashida estima que um público de aproximadamente 30 mil pessoas prestigie a atividade nos dois dias (16 e 17). No sábado, a programação será aberta às 14h30, e segue até as 21h; no domingo, começa às 13h30, com término previsto para as 20h.

O trabalho de limpeza do parque já se incorporou à tradição da Ucens. Hayashida explicou que a atividade serve, inclusive, para conscientizar a população para a importância de manter limpo o espaço. Hoje, a equipe de quase 40 pessoas encontrou muito lixo acumulado no lago ali existente. "O que tinha de garrafa plástica, caixas de salgados, e outros materiais, impressionou. Esperamos que as pessoas tratem melhor o parque, e que o poder público também faça a sua parte e fiscalize melhor, não só este como outros lugares sob sua responsabilidade", comentou o dirigente.

Aparecidinha se prepara para a 112ª Romaria

A expectativa dos organizadores é que 50 mil pessoas participem

A movimentação de servidores da Prefeitura, a pintura do coreto e a limpeza das vias no entorno do Santuário de Aparecidinha denunciam a chegada da tradicional festa do bairro. Tudo deve estar finalizado até hoje. Haverá esquema especial para o trânsito, ônibus extras, além de segurança e fiscalização. Em torno de cinquenta mil devotos de Nossa Senhora Aparecida são esperados amanhã, na Romaria de Aparecidinha. A programação terá início às 5h, com a missa em frente à Catedral, e, em seguida, a procissão com a imagem da santa.

O padre José Antonio Leite de Oliveira, pároco do Santuário, revela que os preparativos para o tradicional evento começa com pelo menos quatro meses de antecedência, entre os meses de março e abril, com a elaboração de vários ofícios aos órgãos públicos. Limpeza, pintura, melhoria nas estradas, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), iluminação, caminhão pipa, ônibus extras e banheiros químicos são solicitados com bastante antecedência, destaca o padre.

As estradas já estão transitáveis, o entorno dos dois santuários receberam serviços de limpeza e o coreto começou a receber pintura na manhã de ontem. O padre de Aparecidinha explica que solicitou mais banheiros químicos para atender aos fiéis. "Devem chegar em número suficiente", adianta. Outros serviços devem ser concluídos neste sábado, como a montagem do palco e a instalação de energia elétrica para os equipamentos de som.

Fé e frio

O frio previsto para este final de semana não deve impedir os devotos de Nossa Senhora a participarem do evento. "Não vai chover, mas vai estar bem frio", ressalta o padre José Antonio. A Romaria de Aparecidinha está em sua 112.ª edição e a expectativa é receber em torno cinquenta mil fiéis. Em julho passado, o número de participantes foi menor devido ao feriado prolongado, mas a expectativa é que aumente, acrescenta ele. A moradora de Aparecidinha, Clarice Almeida Cardoso, é uma das devotas ansiosas pela tradicional festa.

Embora não participe da caminhada que vem do Centro, ela explica que assiste à missa e ajuda na festa. Outra devota na expectativa é a professora Vandi Cleuza Ferrer, de Santa Rosália, que todos os anos leva flores e faz o arranjo do andor de São Benedito, que sai do antigo Santuário para encontrar com a santa. "Também estarei na romaria de amanhã", ressalta ela. Durante a festa será divulgada a campanha para as obras do novo Santuário.

A edificação que sedia a missa de recepção da imagem e dos fiéis aguarda piso e demais serviços de acabamento, além de bancos e demais mobliários. O templo tem hoje seiscentas cadeiras de plástico. Recentemente foi concluído o forro. O próximo passo será a construção dos banheiros laterais. Ao todo, serão 48. Por meio de carnês, dízimos e ofertas os fiéis têm ajudado a dar andamento nas obras, comenta o padre.

Programação

O evento começa às 5h, com a missa na Praça Coronel Fernando Prestes, no centro de Sorocaba, presidida pelo arcebispo Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues. Na sequência, acontece a peregrinação, por volta das 6h. A chegada da imagem no bairro está prevista para às 10h. E às 10h30, em frente ao novo santuário, na Praça João Santucci, os fiéis serão recepcionados pela celebração do padre José Antonio Leite de Oliveira, pároco do Santuário de Aparecidinha. Às 11h30, a imagem será levada até o antigo Santuário, onde permanecerá para visitação dos devotos. Ao meio-dia haverá queima de fogos e, na sequência, a última missa do dia, em frente ao antigo Santuário, celebrada pelo padre Antonio José Albertine, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo.

(
Telma Silvério - Jornal Cruzeiro Do Sul)

Secom Sorocaba: Consultório de Rua tem início nesta segunda-feira

Secom Sorocaba: Consultório de Rua tem início nesta segunda-feira: "Nesta segunda-feira (11), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Juventude (Sejuv), inicia algumas ações da Política Municipal ..."

Secom Sorocaba: 'Dia Mundial do Rock' será comemorado no Parque do...

Secom Sorocaba: 'Dia Mundial do Rock' será comemorado no Parque do...: "Para comemorar a passagem do Dia Mundial do Rock - que acontecerá na quarta-feira, dia 13 de julho - a Secretaria da Cultura e Lazer (Secult..."

Secom Sorocaba: 1ª Semana da Saúde do Homem tem início na segunda-...

Secom Sorocaba: 1ª Semana da Saúde do Homem tem início na segunda-...: "A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), promove na próxima semana, de segunda-feira a sábado (11 a 16), na Praça Co..."

Campeonato Varzeano Em Sorocaba: Campeonato Veterano 2011 – Quartas de Final – Jogo...

Campeonato Varzeano Em Sorocaba: Campeonato Veterano 2011 – Quartas de Final – Jogo...: "Neste sábado de feriado e tarde ensolarada aconteceu o jogo de volta do 'Campeonato Veterano 2011 nos campos do ” Euzébio Moreno”, “Lucian..."

Campeonato Varzeano Em Sorocaba: No Euzébio Moreno (Barcelona) comemoração em dose ...

Campeonato Varzeano Em Sorocaba: No Euzébio Moreno (Barcelona) comemoração em dose ...: "No Euzébio Moreno no jogo pela manhã em comemoração ao aniversário do Extra do Ca Barcelona que ficou no empate em 0 x 0 contra o AA Vila ..."

Campeonato Varzeano Em Sorocaba: Jogos de volta do Campeonato Municipal Veterano 20...

Campeonato Varzeano Em Sorocaba: Jogos de volta do Campeonato Municipal Veterano 20...: "Hoje sai os semifinalistas do Campeonato Veterano 2011 da primeira divisão. Quartas de Final do Campeonato Veterano 2011 primeira divisão: ..."

Campeonato Varzeano Em Sorocaba: Jogos de volta do Campeonato Municipal Veterano 20...

Campeonato Varzeano Em Sorocaba: Jogos de volta do Campeonato Municipal Veterano 20...: "Hoje sai os semifinalistas do Campeonato Veterano 2011 da primeira divisão. Quartas de Final do Campeonato Veterano 2011 primeira divisão: ..."