A expectativa dos organizadores é que 50 mil pessoas participem
Para a festa religiosa, o coreto foi pintado e as vias do bairro
passaram por limpeza - Por: Adival B. Pinto
A movimentação de servidores da Prefeitura, a pintura do coreto e a limpeza das vias no entorno do Santuário de Aparecidinha denunciam a chegada da tradicional festa do bairro. Tudo deve estar finalizado até hoje. Haverá esquema especial para o trânsito, ônibus extras, além de segurança e fiscalização. Em torno de cinquenta mil devotos de Nossa Senhora Aparecida são esperados amanhã, na Romaria de Aparecidinha. A programação terá início às 5h, com a missa em frente à Catedral, e, em seguida, a procissão com a imagem da santa.
O padre José Antonio Leite de Oliveira, pároco do Santuário, revela que os preparativos para o tradicional evento começa com pelo menos quatro meses de antecedência, entre os meses de março e abril, com a elaboração de vários ofícios aos órgãos públicos. Limpeza, pintura, melhoria nas estradas, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), iluminação, caminhão pipa, ônibus extras e banheiros químicos são solicitados com bastante antecedência, destaca o padre.
As estradas já estão transitáveis, o entorno dos dois santuários receberam serviços de limpeza e o coreto começou a receber pintura na manhã de ontem. O padre de Aparecidinha explica que solicitou mais banheiros químicos para atender aos fiéis. "Devem chegar em número suficiente", adianta. Outros serviços devem ser concluídos neste sábado, como a montagem do palco e a instalação de energia elétrica para os equipamentos de som.
Fé e frio
O frio previsto para este final de semana não deve impedir os devotos de Nossa Senhora a participarem do evento. "Não vai chover, mas vai estar bem frio", ressalta o padre José Antonio. A Romaria de Aparecidinha está em sua 112.ª edição e a expectativa é receber em torno cinquenta mil fiéis. Em julho passado, o número de participantes foi menor devido ao feriado prolongado, mas a expectativa é que aumente, acrescenta ele. A moradora de Aparecidinha, Clarice Almeida Cardoso, é uma das devotas ansiosas pela tradicional festa.
Embora não participe da caminhada que vem do Centro, ela explica que assiste à missa e ajuda na festa. Outra devota na expectativa é a professora Vandi Cleuza Ferrer, de Santa Rosália, que todos os anos leva flores e faz o arranjo do andor de São Benedito, que sai do antigo Santuário para encontrar com a santa. "Também estarei na romaria de amanhã", ressalta ela. Durante a festa será divulgada a campanha para as obras do novo Santuário.
A edificação que sedia a missa de recepção da imagem e dos fiéis aguarda piso e demais serviços de acabamento, além de bancos e demais mobliários. O templo tem hoje seiscentas cadeiras de plástico. Recentemente foi concluído o forro. O próximo passo será a construção dos banheiros laterais. Ao todo, serão 48. Por meio de carnês, dízimos e ofertas os fiéis têm ajudado a dar andamento nas obras, comenta o padre.
Programação
O evento começa às 5h, com a missa na Praça Coronel Fernando Prestes, no centro de Sorocaba, presidida pelo arcebispo Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues. Na sequência, acontece a peregrinação, por volta das 6h. A chegada da imagem no bairro está prevista para às 10h. E às 10h30, em frente ao novo santuário, na Praça João Santucci, os fiéis serão recepcionados pela celebração do padre José Antonio Leite de Oliveira, pároco do Santuário de Aparecidinha. Às 11h30, a imagem será levada até o antigo Santuário, onde permanecerá para visitação dos devotos. Ao meio-dia haverá queima de fogos e, na sequência, a última missa do dia, em frente ao antigo Santuário, celebrada pelo padre Antonio José Albertine, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo.
(Telma Silvério - Jornal Cruzeiro Do Sul)
Nenhum comentário:
Postar um comentário