sábado, 9 de julho de 2011

Exposição mostra 60 motos raras em Sorocaba

A segunda edição da "Expo Museu Sorocabano 2 Rodas", que este ano homenageia Edgard Furlan, um dos mais antigos e respeitados mecânicos de motocicleta de Sorocaba, será realizada em dois finais de semana: dias 16 e 17 e 23 e 24, das 9h às 17h. O evento será no Colégio Veritas, situado na rua Doutor Luiz Mendes de Almeida, 848, Jardim São Paulo. Os ingressos custam R$ 2 mais uma caixa de leite longa vida ou R$ 4 (sem o leite), que serão revertidos para o Colégio Ressurreição Mantiqueira, mantido pelo sistema Vésper de ensino que acolhe 170 crianças carentes residentes na zona rural de Tremembé (SP).

A exposição terá 60 motos de modelos raros, como uma Harley-Davidson de 1918 que contém o manual do proprietário; uma Jawa da Checoslováquia; uma Honda modelo CB 750 Four, entre outras; além de 50 bicicletas de diversas épocas, como uma Peugeot de competição com roda de madeira de 1940.

O comerciante Francisco Domingues Ramos e o empreendedor Fabrício Oliveira de Souza, o Frejat, estiveram no jornal Cruzeiro do Sul, na semana passada, e foram recebidos pelo diretor da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), Luiz Antônio Zamuner, oportunidade em que divulgaram o evento. Eles explicam que Edgard Furlan, que tem 57 anos, além de ser mecânico e proprietário de motocicletas, já que vem de uma família na qual todos são motociclistas, foi também competidor na categoria 50 cilindradas em São Paulo, levando o nome de Sorocaba, em 1978.

O pai dele, Pedro Furlan, é o proprietário da Harley-Davidson 1918, que estará em exposição. A oficina que ele comanda até hoje existe há 65 anos e começou com o avô dele. A oficina fica na avenida General Carneiro, 2.293. A bike mais antiga, uma Peugeot de competição, é de outro atleta sorocabano, Darci Machado, que a emprestou para a exposição.

Os organizadores esperam cerca de duas mil pessoas por dia. Haverá telão com fotos de motos e bicicletas antigas também. Para a realização do evento, eles contaram com o apoio de patrocinadores que terão estandes no recinto para divulgar produtos e fazer negócios. Francisco Ramos, que é proprietário de motos Honda, entre outras, lamentou o fato de não ter conseguido qualquer apoio de outras concessionárias de motocicletas para realizar o evento. "Tivemos apenas de uma", relata.

Nenhum comentário: