quinta-feira, 7 de julho de 2011

Uruguai vence o Brasil e vai à final

O Brasil deu adeus nesta quinta-feira (07/07) ao sonho de conquistar o seu quarto título do Mundial Sub-17 de Futebol. Em Guadalajara, o time brasileiro saiu perdendo em um pênalti bizarro cometido por Charles, buscou incessantemente o empate, levou o segundo no contra-ataque, o terceiro nos acréscimos, e deixou a competição após a derrota por 3 a 0 para o Uruguai. Classificado para a sua primeira decisão após a vitória no clássico sul-americano, o Uruguai espera seu adversário na final que sai do jogo desta sexta (08/07), em Torreon, entre México e Alemanha. O Brasil encara o perdedor na decisão do terceiro lugar, no domingo, mesmo dia da decisão.

Mesmo sem Adryan, do Flamengo, principal homem do meio-campo do Brasil, a seleção começou o jogo bem e quase abriu o placar com o que seria um golaço de Adenilson. O atacante do São Paulo recebeu na entrada da área, dominou a bola dando um chapéu de calcanhar no marcador, mas, na hora do chute, tentou encobrir o goleiro uruguaio e mandou por cima. Logo no contra-ataque seguinte, o Uruguai criou a jogada do seu primeiro gol. Após um chute de longe, Charles, do Cruzeiro, rebateu. A bola foi em direção Aguirre, que estava marcado por um brasileiro. Mesmo assim o goleiro foi ao encontro do uruguaio saiu estabanado e fez falta bizarra no atacante. Pênalti que Alvarez cobrou no meio para abrir o placar.

O Brasil não se abalou e continuou bem. Aos 22 minutos, Wallace bateu uma falta no travessão. Piason, Léo e Adenilson também tentaram o empate ainda no primeiro tempo, sem sucesso. Mandando no jogo, o Brasil encontrava o Uruguai fechado na defesa. Mesmo assim, criava chances. Numa das melhores delas, Nathan cabeceou livre no meio da área e Cubero defendeu sem dar rebote. Num raro contra-ataque, aos 27, Mendez arriscou o chute e acertou Marquinhos. No rebote, San Martin bateu forte e fez o segundo.

O Brasil foi desesperadamente para o ataque e levou o terceiro nos acréscimos, num contra-ataque de três uruguaios contra um marcador brasileiro. Méndez marcou.
(AE)

Em jogo fraco, Palmeiras e América-MG só empatam

Em um jogo ruim e de poucas emoções, principalmente no primeiro tempo, o Palmeiras perdeu a chance de assumir a vice-liderança do Brasileirão ao empatar em 1 a 1 com o América-MG, nesta 5ª feira (07/07), na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, pela oitava rodada da competição. Alessandro e Maurício Ramos marcaram os gols do jogo, ambos no segundo tempo. O empate leva o Palmeiras aos 15 pontos, empatado com São Paulo, Inter e Botafogo. Fica em quinto, só à frente dos cariocas, porque venceu menos que o time tricolor e tem pior saldo de gols que os gaúchos. O América, que só tem seis pontos, segue em 18.º na zona de rebaixamento.

Os dois times têm clássicos no domingo (09/07), em jogos válidos pela nona rodada do Brasileirão. O Palmeiras joga às 16h, como mandante, no Pacaembu, frente ao Santos. O América atua novamente na Arena do Jacaré, desta vez como visitante, contra o Atlético-MG, às 18h30. Nesta quinta-feira, o Palmeiras não pôde contar com o atacante Adriano. Mais cedo, o Fluminense, que o emprestara ao time alviverde até o fim da temporada, comunicou o jogador que ele foi negociado com o Dalian Shide, da China. O atacante nem ficou no banco de reservas na Arena do Jacaré e renderá ao Palmeiras apenas uma pequena multa, referente à rescisão do empréstimo antes do fim do contrato.

O JOGO

Sem poder contar com Kleber, ainda sentindo uma lesão na coxa, Felipão voltou a escalar o Palmeiras com três atacantes: Luan na esquerda, Maikon Leite na direita e Wellington Paulista centralizado. Diferentemente do jogo contra o Atlético-GO, desta vez a formação não funcionou. Sem conseguir penetrar na área mineira, o Palmeiras fez um primeiro tempo muito ruim. Tanto que as melhores chances dos visitantes não passaram de chutes de fora da área, nenhum que tenha assustado Flávio. Logo no primeiro minuto de jogo, Lincoln tentou de longe e o goleiro pegou com tranquilidade.

Aos 35, Chico tocou para Luan, que cortou para o meio e bateu firme. A bola pegou curva e Flávio espalmou para escanteio. De resto, só mais uma falta batida por Marcos Assunção por cima do gol. O América também não era melhor. Mesmo jogando em casa, não conseguia organizar-se ofensivamente e dar trabalho a Deola, que substituía Marcos. Aos 18, Gílson cruzou, Thiago Heleno cortou e a bola sobrou para Marcos Rocha. O lateral bateu de primeira, de fora da área, e mandou à esquerda. E foi só.

O segundo tempo parecia começar mais agitado. Antes mesmo de a bola rolar, Thiago Heleno foi cobrar o árbitro pela sua atuação no primeiro tempo reclamava do excesso de faltas em Wellington Paulista. Exagerou, levou o cartão amarelo e está fora do clássico contra o Santos. O jogo só começou a melhorar pelo menos em emoção aos 10 minutos. Foi quando Amaral desceu pela direita e cruzou rasteiro. Fábio Júnior e Alessandro não decidiram quem chutaria a gol, trombaram e desperdiçaram a melhor chance criada pelo time até então.

Insatisfeito com seu setor ofensivo, Felipão mexeu. Tirou Wellington Paulista e Lincoln e colocou Patrik e Dinei em campo. Logo no seu primeiro lance, o atacante completou de cabeça um bom cruzamento de Cicinho, mas acertou o pé de Flávio, que defendeu na sorte. Mauro Fernandes respondeu com Kempes no lugar de Alessandro. Deu mais sorte. Isso porque logo no seu primeiro lance, o atacante puxou contra-ataque desde o campo de defesa, tabelou, recebeu de volta e bateu da entrada da área, sendo travado pela zaga. A bola sobrou para Alessandro, que chutou sem chances para Deola, abrindo o placar.

O Palmeiras empatou na sorte. Marcou Assunção cobrou falta na área, Gabriel Santos cortou de cabeça, mas mandou a bola nas costas de Chico. Ela sobrou na pequena área para Maurício Ramos, que dividiu com Flávio e mandou para dentro do gol. Com os dois times buscando a vitória, o jogo ficou mais aberto. Maikon Leite, sumido até então, começou a receber mais bolas e infernizou a zaga do América-MG. O placar, porém, manteve-se em 1 a 1.

FICHA TÉCNICA

América-MG 1 x 1 Palmeiras

América-MG - Flávio; Marcos Rocha, Anderson, Gabriel e Gílson; Amaral, Leandro Ferreira, Fabrício (Netinho) e Rodriguinho (Léo); Alessandro e Fábio Júnior (Kempes). Técnico - Mauro Fernandes.

Palmeiras - Deola; Cicinho (João Vitor), Thiago Heleno, Maurício Ramos e Chico; Márcio Araújo, Marcos Assunção e Lincoln (Patrik); Maikon Leite, Wellington Paulista (Dinei) e Luan. Técnico - Luiz Felipe Scolari.

Gol - Kempes, aos 20, e Maurício Ramos, aos 30 minutos do segundo tempo

Árbitro - Pablo dos Santos Alves (RJ).

Cartões amarelos - Thiago Heleno, Maikon Leite, Maurício Ramos, Marcos Rocha, Kempes e Fabrício.

Renda - R$ 25.310.00.

Público - 1.503 pagantes.

Local - Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG).

(AE)

México vence a Alemanha por 3 a 2 e está na decisão

O México, com um golaço de meia bicicleta aos 45 minutos do segundo tempo, derrotou nesta quinta-feira (7) a Alemanha por 3 a 2 na Copa do Mundo de Futebol Sub-17, e fará a final no domingo contra o Uruguai. Jogando em Torreón, o México abriu o placar logo aos 3 minutos, com Julio Gómez, mas tomou a virada com gols de Samed Yesil, 10, e Emre Can, aos 15 do segundo tempo. A seleção mexicana empatou aos 31, com Espericueta, e definiu o placar com o golaço de Julio Gómez, de meia bicicleta, após cobrança de córner no minuto final.

O primeiro tempo havia começado equilibrado, mas o México conseguiu fazer o primeiro gol, seguido de rápida recuperação da Alemanha, que empatou. Com um jogo ágil pelo meio de campo, as duas equipes construíram várias boas oportunidades antes mesmo dos 15 minutos de partida. Yesil desperdiçou a melhor oportunidade dos alemães e Carlos Fierro também perdeu uma boa chance de gol para os astecas. No segundo tempo, o México invadiu território alemão, mas não marcou, e acabou sofrendo um bom contra-ataque, que culminou na virada alemã.

A equipe europeia tentou administrar a vantagem e os anfitriões sofreram para chegar à área alemã. Ao fim do jogo, no entanto, com dois gols bem trabalhados, conquistaram uma passagem heróica para a final. (AFP)

Casarão de Brigadeiro Tobias sofre ameaça de incên...

Secom Sorocaba: Casarão de Brigadeiro Tobias sofre ameaça de incên...: "A Secretaria da Cultura e Lazer (Secult) informa que quarta-feira (06) houve uma ameaça de incêndio criminoso no interior do Casarão de Brig..."

Secom Sorocaba: Romaria de Aparecidinha terá apoio especial da Gua...

Secom Sorocaba: Romaria de Aparecidinha terá apoio especial da Gua...: "A tradicional Romaria de Aparecidinha, a ser realizada neste domingo (10), terá um esquema especial preparado pela Prefeitura de Sorocaba, p..."

Secom Sorocaba: Romaria de Aparecidinha terá apoio especial da Gua...

Secom Sorocaba: Romaria de Aparecidinha terá apoio especial da Gua...: "A tradicional Romaria de Aparecidinha, a ser realizada neste domingo (10), terá um esquema especial preparado pela Prefeitura de Sorocaba, p..."

Secom Sorocaba: Equipe masculina de Atletismo PCD é campeã dos Jog...

Secom Sorocaba: Equipe masculina de Atletismo PCD é campeã dos Jog...: "Sorocaba começou bem os Jogos Regionais do Estado de São Paulo, em Itapetininga. Nesta quinta-feira (07), no primeiro dia do campeonato, a c..."

Secom Sorocaba: Via Viva oferecerá aulas gratuitas de Pilates e de...

Secom Sorocaba: Via Viva oferecerá aulas gratuitas de Pilates e de...: "A oitava edição do Via Viva, deste domingo (10), terá aulas de Pilates como novidade aos participantes. Esta prática visa o fortalecimento e..."

Secom Sorocaba: Canecas ecológicas foram distribuídas aos servidor...

Secom Sorocaba: Canecas ecológicas foram distribuídas aos servidor...: "O programa quer estimular hábitos de economia entre servidores, por exemplo, diminuir o uso de copos descartáveis Foto: Emerson Ferraz /..."

Secom Sorocaba: Obras do acesso ao Parque Tecnológico avança em ma...

Secom Sorocaba: Obras do acesso ao Parque Tecnológico avança em ma...: "Os serviços criarão um novo acesso entre a Av. Itavuvu e a Rodovia Castello Branco Foto: Zaqueu Proeça / Secom Com previsão do início..."

Secom Sorocaba: 'A Hora do Chorinho', 'Encontro com o Choro' e 'Ba...

Secom Sorocaba: 'A Hora do Chorinho', 'Encontro com o Choro' e 'Ba...: "Neste fim de semana, três projetos realizados pela Secretaria da Cultura e Lazer (Secult) vão levar muita música a vários bairros da cidade...."

Secom Sorocaba: Domingo no Parque apresenta “Trio Sinhá Flor” e “B...

Secom Sorocaba: Domingo no Parque apresenta “Trio Sinhá Flor” e “B...: "Os shows apresentam sucessos da música nordestina e do pop-rock dos ano 70 e 80 Foto: Divulgação Neste fim de semana (10), o Domingo..."

Lojas do Centro abrirão no feriado e funcionários almejam boas vendas

Apesar de perderem a folga em pleno feriado, os vendedores do comércio central de Sorocaba estão comemorando em ter de trabalharem no sábado (09/07), dia da Revolução Constitucionalista de 1932. O motivo da felicidade é que o sábado é considerado o melhor dia do mês, devido ao pagamento, por isso os lucros duplicam. As portas das lojas do Centro costumam fechar nos feriados, mas, excepcionalmente, estarão abertas para receber os consumidores.

Além da comissão, os empregadores terão de pagar extra aos funcionários, que já fazem planos com o dinheiro a mais no bolso. O vendedor Jean Oliveira, 23 anos, conta que aos sábados pós-pagamento o movimento na loja de calçados cresce 40% e por causa do feriado, mais consumidores devem ir às compras no Centro. "Se ficasse em casa, não receberia nada. Vou guardar o dinheiro extra na popupança, pois estou juntando para comprar um imóvel", revela o sonho de ter a casa própria ao lado da esposa.

Para agradar a filha de 8 anos com mimos, como sapatos novos, a vendedora Thaize de Siqueira, 24, trabalhará no feriado. "Compensa perder a folga porque vamos vender mais e, respectivamente, ganhar mais".

Para a estudante Daniella Bueno, 17, que atualmente trabalha como vendedora em uma loja de roupas, essa será uma boa oportunidade para alcançar a cota do mês. Já para o colega Vinícius Felipe Santos, 17, o dinheiro extra que lucrar com as vendas será para sair com os amigos. "Por enquanto não tenho responsabilidades, então aproveito para comprar roupa, sapato e ir para a balada", conta.

Os comerciantes esperam 110 mil consumidores para este sábado (09/07) e já colocaram avisos nas entradas que atenderão normalmente, apesar de ser feriado. Para atender a grande demanda de consumidores, as lojas de calçados e roupas contratam até dez funcionários aos fins de semana.

Permissão para abrir

A decisão para abrir as lojas no feriado partiu das redes varejistas do Centro que procuraram a Acso (Associação Comercial de Sorocaba). "A indústria folgará neste feriado, e quem é da região vem a Sorocaba para fazer compras", destaca o diretor da Acso, Hudson Pessini.

O Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista) explica que a leis municipais (13.925/2003 e 18.816/2011) regulamentam o horário e o calendário de funcionamento do comércio. "A convenção coletiva de 2009 a 2011 permite que o comércio abra em feriados, como este, que é estadual, porém os empregadores devem cumprir os direitos trabalhistas", detalha a advogada do sindicato, Debora Cristina Carvalho. (Tatiane Patron -Agência Bom Dia)

Secom Sorocaba: Vistorias de veículos escolares já têm datas marca...

Secom Sorocaba: Vistorias de veículos escolares já têm datas marca...: "A Urbes – Trânsito e Transportes informa que nos dias 15 e 22 deste mês serão realizadas as vistorias dos veículos escolares de Sorocaba. Os..."

Secom Sorocaba: Sert divulga calendário das Feiras de Artesanato

Secom Sorocaba: Sert divulga calendário das Feiras de Artesanato: "A Secretaria de Relações do Trabalho (Sert) divulgou o calendário de onze Feiras de Artesanato que serão realizadas na cidade neste mês e em..."

Inscrições para o Prêmio Sorocaba de Música são prorrogadas até o dia 22/07


O VI Prêmio Sorocaba de Música - Festival Nacional de MPB Livre 2011, realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por intermédio da Secretaria da Cultura e Lazer, está com as inscrições abertas e vai oferecer R$ 19 mil em prêmios aos participantes. O evento acontecerá no Teatro Municipal “Teotônio Vilela”, nos dias 29 e 30 de julho, às 20h, e no dia 31, às 19h, com entrada franca. As inscrições foram prorrogadas até o dia 22 de julho.

O objetivo, de acordo com o secretário da Cultura e Lazer, é incentivar a Música Popular Brasileira Livre (todos os estilos), promovendo um intercâmbio artístico-cultural, através da música, a todos os elementos geradores da Cultura, além de revelar novos talentos e despertar o interesse da população, mostrando a importância da arte como fonte de cultura e entretenimento.

As inscrições devem ser realizadas na Secretaria da Cultura e Lazer, localizada no Palacete Scarpa (Rua Souza Pereira, 448 – Centro – Sorocaba – SP – CEP: 18010-320), pessoalmente, ou via correio, sendo postadas até o dia 22 de julho de 2011. A ficha para inscrição pode ser baixada nos sites www.sorocaba.sp.gov.br ou www.zeventos.com.

Cada participante poderá inscrever até duas composições, mesmo em parceria. Dentre as canções inscritas, serão selecionadas 24, escolhidas por uma comissão indicada pelos organizadores do Festival, ficando reservada uma cota de, no mínimo doze músicas, para os autores sorocabanos. Até o dia 20 de julho, a comissão divulgará o resultado da seleção das doze semifinalistas.

Além de troféus, as semifinalistas concorrerão aos seguintes prêmios: 1º Lugar, R$ 8 mil; 2º Lugar, R$ 4 mil; 3º Lugar, R$ 3 mil; 4º Lugar, R$ 2 mil, e 5º Lugar, R$ 1 mil. Também serão premiados com dinheiro e troféus: Melhor Arranjo (R$ 500) e Melhor Interprete (R$ 500).

O presidente do júri será o músico, compositor e cantor Tavito. O Corpo de Jurados será composto de sorocabanos ligados à música e à literatura. A concepção e organização é da Z-Eventos e Propaganda Ltda.. Informações nos telefones (15) 3211.2902 ou 3211.2911.

Cursos de férias nos parques de Sorocaba começam na segunda-feira

Têm início nesta segunda-feira (11/07) os cursos de férias oferecidos pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema). Durante cinco dias, crianças e adolescentes vão aproveitar as folgas dos bancos escolares se divertindo e aprendendo mais sobre o meio ambiente no “Tranzoo Criança”, que acontecerá no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, no “Férias na Bica”, no Parque da Biquinha, e no “Aquagito”, no Parque da Água Vermelha. As três atividades terminam no dia 15/07.

Os cursos contam com o apoio da Floresta Nacional de Ipanema (Flona), de Iperó. O tema da ser debatido nestes cursos é “Florestas”, pois neste ano a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) decretou o “Ano Internacional das Florestas”. O objetivo é fomentar a consciência pública para os problemas que afetam grande parte das florestas do mundo, incentivando ações individuais e coletivas que contribuam para a sua conservação.

"Quinzinho de Barros"

No Zoológico, 80 crianças de 7 a 12 anos vão participar do “Tranzoo Criança”. O tema é “Cadê a Floresta que estava aqui?”. A ideia é abordar como os hábitos de consumo influenciam diretamente no aumento da demanda de matéria prima e da degradação das florestas, e orientar sobre a importância da manutenção de áreas verdes urbanas e naturais, fomentando ações individuais e coletivas que contribuam para melhoria do ambiente e da qualidade vida.

O curso envolve estratégias diferenciadas com o intuito de promover um aprendizado sobre as questões ambientais de forma lúdica e interativa, por meio de gincanas, atividades de campo na Flona, tarefas, madrugada ecológica, entre outros.

O “Quinzinho” fica na Rua Teodoro Kaizel, 883, na Vila Hortência. Informações pelos telefones 3227.5454 ou 3227.5511. Segue a programação:

Segunda-feira (11/07)
14h - Apresentação e Divisão dos Grupos
15h - Grande Jogo "Cadê a Floresta que estava aqui?"
16h30 - Lanche
17h – Ensaio do Grito Animal
18h – Entrega da Tarefa de Casa "Onde foi parar a Floresta"
18h - Reunião de Pais - Entrega Tarefa Social

Terça-feira (12/07)
9h - Embarque para a Fazenda Nacional de Ipanema
11h - Pick Nick - Lanche Comunitário
12h - Preparação para Trilha na Mata/Quadrante da Biodiversidade
12h30 - Trilha na Mata - "Suçuarana"
15h – Retorno ao Zoo

Quarta-feira (13/07)
13h – Ensaio do teatro e elaboração da Bandeira
15h - Lanche
15h30 – Recebimento e debate da Tarefa "Onde foi parar a Floresta"
16h30 - Quem sabe-sabe! / Encerramento

Quinta-feira (14/07)
18h - Chegada e acomodações / Entrega da Tarefa Social Campanha Social
19h – Ensaio do Teatro e do Grito Animal
21h - Apresentação do Teatro e do Grito Animal
23h - Lanche Comunitário
00h - Preparação para o Jogo Noturno (madrugada)

Sexta-feira (15/07)
5h – Café da Manhã
6h - Encerramento

Parque da Biquinha

O Parque da Biquinha promoverá o “Férias na Bica" para 80 adolescentes de 13 a 17 anos, com o tema "Biopirataria - Como ficam as nossas Florestas?". O objetivo é apresentar a grande biodiversidade que o Brasil possui e que é alvo constante dessa má ação (prática de exploração ou apropriação ilegal de recursos da fauna, flora e do conhecimento/sabedoria popular das comunidades tradicionais indígenas, quilombolas, entre outras).

O tema será trabalhado com bate-papo, palestras, oficina de artes, jogos cooperativos e um passeio na Flona. No encerramento, os jovens participarão de um Grande Jogo no Parque, também relacionado ao tema.

O "Biquinha" fica na Avenida Com. Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Emília. Informações pelo telefone 3224.1997. Segue a programação:

Segunda-feira (11/07)
8h30 – Chegada dos Monitores
9h – Abertura / Divisão de grupos
Conversa sobre o tema / elaborar o grito
10h – Atividades de integração / Jogos cooperativos
12h – Reunião com monitores

Terça-feira (12/07)
8h30 - Chegada dos Monitores
9h - Grupos I e II – Oficina de Bancos com Pet
Grupos III e IV – Ensaio do grito
10h - Grupos III e IV – Oficina de Bancos com Pet
Grupos I e II – Ensaio do grito
11h – Apresentação do grito
12h – Reunião com os monitores

Quarta-feira (13/07)
13h30 – Recepção dos participantes
14h - Grupo I e II – Palestra Biopirataria
Grupo III e IV – Jogos cooperativos entre grupos
15h - Grupo III e IV - Palestra Biopirataria
Grupo I e II - Jogos cooperativos entre grupos
16h – Quem sabe-sabe / avisos gerais
17h – Reunião com monitores

Quinta-feira (14/07)
8h00 – Saída para Flona
15h00 – Retorno ao parque

Sexta-feira (15/07)
8h30 - Chegada dos monitores / fogueira
9h00 – Tarefa social
9h30 – Caça ao Tesouro
11h00 – Encerramento e lanche comunitário

Água Vermelha

No Parque da Água Vermelha 40 crianças de 7 a 12 anos participarão do “Aquagito”, que terá como tema “Florestas de Sorocaba”. O objetivo é apresentar de forma lúdica e interativa as principais características do Cerrado e da Mata Atlântica, dois biomas ricos em biodiversidade e que estão ameaçados. Serão abordadas as diferenças entre estes tipos de florestas e discutidas as principais ações de impacto que alteram esses ambientes e as possíveis soluções para a sua conservação.

As atividades serão por meio de jogos interativos, atividades práticas, bate-papo, tarefas socioambientais e atividades de campo na Flona.

O Água Vermelha fica na Rua România, 150, Jardim Europa. Informações pelo telefone 3221.6643. Segue a programação:

Segunda-feira (11/07)
13h00 - Chegada, dinâmica de entrosamento e divisão dos grupos
13h40 - Apresentação do teatro, grito e bandeira elaborados pelos monitores
14h10 - Trilha no Parque – cada grupo com seu monitor
14h40 - Grupo 1 e 2: Bate-papo “Diferenças entre Mata Atlântica e Cerrado”
Grupo 3 e 4: Elaboração do grito animal e confecção da bandeira
15h20 - Lanche
15h40 - Grupo 3 e 4: Bate-papo “Diferenças entre Mata Atlântica e Cerrado”
Grupo 1 e 2: Elaboração do grito animal e confecção da bandeira
16h20 – Aqua-Perguntas, Aqua-Protesto / Entrega da tarefa "Detetives da Natureza” e da “tarefa Socioambiental”
17h00 – Reunião com os pais

Terça-feira (12/07)
13h00 - Chegada dos participantes – Reunião do grupo
13h20 - Grupo 1 e 2 - Atividades Cerrado
Grupo 3 e 4 – Atividades Mata Atlântica
13h50 - Grupo 1 e 2 – Atividades Mata Atlântica
Grupo 3 e 4 - Atividades Cerrado
14h20 - Plantio de mudas no parque
14h45 - Lanche
15h10 – Elaboração do teatro
16h10 – Aqua-Perguntas, Aqua-Protesto, Apresentação do Grito Animal, avisos gerais e encerramento

Quarta-feira (13/07)
13h - Chegada dos participantes – Reunião do grupo
13h20 – Discussão Detetives da Natureza
13h50 - Dinâmica “Despoluição do lago”
14h20 - Jogo de Simulação
15h50 – Lanche
16h10 - Elaboração do teatro
16h30 – Aqua-Perguntas, Aqua-Protesto, avisos gerais e encerramento

Quinta-feira (14/07)
9h às 17h – Visita à Flona / Jogo Cadeia Alimentar

Sexta-feira (15/07)
13h - Chegada dos participantes – Reunião do grupo
13h20 - Preparação para o teatro
15h15 - Apresentação do teatro
15h45 - Lanche comunitário
16h15 – Entrega dos certificados e divulgação dos vencedores

Substituição do piso do Centro de Sorocaba está concluída em cerca de 70%

Desenvolvidas pela Prefeitura de Sorocaba desde o mês de janeiro, as obras para substituição do piso do Centro estão concluídas em aproximadamente 70%.

A Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) mantém os trabalhos em andamento em oito pontos, com a previsão de que a implantação dos 38 mil m² de piso esteja concluída até agosto. Além do assentamento dos novos ladrilhos, a Prefeitura desenvolve ações para renovar o paisagismo e visual de alguns locais da região central.

A implantação das peças atuais, fabricadas em ladrilho hidráulico, em substituição ao antigo porcelanato já foi concluída nas praças Arthur Fajardo (Largo do Canhão) e Carlos de Campos e os bulevares Braguinha e Barão do Rio Branco. Atualmente, a substituição do piso continua na Praça Cel. Fernando Prestes, Mercado Municipal, Largo de São Bento e as ruas XV de Novembro, São Bento, Penha, Padre Luiz, Cel. Benedito Pires e Souza Pereira (na esquina com a Braguinha).

A Praça Cel. Fernando Prestes, além da substituição do piso, recebeu cinco palmeiras imperiais e cinco árvores da espécie oiti, cada uma com aproximadamente cinco anos de idade. Árvore típica da flora brasileira, a altura de uma oiti, quando adulta, pode variar entre 8 e 15 metros, sendo caracterizada por grandes folhas e frutos amarelados.

O plantio dos exemplares serviu como compensação a quatro árvores que precisaram ser retiradas do local por questões de segurança. Simultaneamente, a Seobe trabalha na revitalização de 30 vasos com plantas e arbustos, que serão dispostos na praça e nos bulevares.

De acordo com a Seobe, o tempo de duração das obras na região central da cidade é decorrência da complexidade da própria região, somado pelo alto índice de chuva registrado em janeiro e fevereiro, e o atendimento de solicitações para interrupção das ações nas mais diversas situações.

Em acordo com Associação Comercial de Sorocaba, os trabalhos foram suspensos às vésperas do Dia das Mães e do Dia dos Namorados, para não prejudicar as vendas do comércio. Além disso, algumas ações noturnas foram paralisadas em decorrência de reclamação dos moradores da região central.

Estação Ferroviária ganha o nome de “Guarino Fernandes dos Santos”, nesta sexta-feira

Em cerimônia marcada para esta sexta-feira (08/07), a partir das 19h30, acontece a entronização do nome “Guarino Fernandes dos Santos” no prédio da Estação Ferroviária de Sorocaba, aprovada em Lei Estadual. O evento contará com a presença do prefeito de Sorocaba , autoridades e familiares do homenageado.

Guarino Fernandes dos Santos foi um dirigente sindical e político militante, exemplo da luta contra a ditadura brasileira. Filho de ferroviário, ele foi presidente da União dos Ferroviários da Estrada de Ferro Sorocabana por 14 anos, vereador de Sorocaba (1959/1963) e deputado estadual eleito e cassado antes da posse. Sofreu perseguições do regime ditatorial por ter participado ativamente das principais lutas operárias entre os anos de 1942 a 1987.

Após a cerimônia, às 20h, haverá a apresentação especial do grupo “Samba, Choro & Seresta”. O evento é promovido pela Secretaria da Cultura e Lazer (Secult), por meio do Projeto “Choro e Seresta na Estação”, gratuitamente.

“Samba, Choro & Seresta”, que existe desde 1970, realizará a apresentação com os músicos Ângelo Muraro Neto (cavaquinho centro), Fábio César Soares (violão 7 cordas), Jorge Nickeliche (cavaquinho centro), Aroldo Lopes (percussão) e Jarbas Laércio Hannikel (percussão).

Os seresteiros são Archângelo, Ailza, Brondi, Bonás, Carlos Martins, Cida Mahuad, Cristina Fontana, Fontana, Ércio, Geraldo, Jória, Jussara, Jarbinha, Luci, Lena, Marisa Lobo, Marquinho, Maurício Dellosso, Nena, Nilson, Nelson, Pedrão, Regininha, Roberto Escamez, Setinho, Val, Vanessa, Jorge Maciel e Ana Bernardo.

O público poderá prestigiar o show acomodado em cadeiras e mesinhas. Os shows do “Choro e Seresta na Estação” acontecem sempre nas segundas sextas-feiras de cada mês, a partir das 20h. A Estação Ferroviária fica na Av. Afonso Vergueiro, 553, no Centro.

Jogos Regionais começam hoje em Itapetininga

Cerca de 6 mil atletas, de 62 cidades, disputarão 25 modalidades até dia 16 de julho
Depois da cerimônia de abertura, realizada na noite de ontem, os 55.º Jogos Regionais da 8.ª Região Esportiva começam para valer hoje, em Itapetininga. Até o dia 16, cerca de seis mil alaetas, de 62 municípios, disputarão 25 modalidades.

A delegação sorocabana, composta por 383 atletas, tem seu primeiro compromisso às 8h30, com as competições de atletismo. Os primeiros a entrar na pista do Sesi serão os competidores PCDs (pessoas com deficiência).

As demais modalidades sorocabanas que estarão em ação hoje têm compromissos à tarde e à noite. Às 13h, as equipes de xadrez masculino e feminino participam do congresso técnico da modalidade e, em seguida, da primeira rodada.

Em 2010, em Itu, Sorocaba foi campeã na categoria livre das modalidades de basquete masculino, ciclismo masculino, malha, natação masculino e feminino, tae kwon do masculino e xadrez feminino. Na categoria sub-21, a cidade venceu no futebol masculino, handebol masculino e feminino e vôlei feminino.

Uma hora depois será a vez do handebol feminino sub-21 entrar em quadra. O time, representado pelo Anglo/SpeakEasy/PM enfrenta Votorantim no Ginásio Municipal Ayrton Senna da Silva. Ainda à tarde, às 16h, o tênis de mesa masculino sub-21 enfrenta Itapetininga na quadra da escola municipal Maria Aparecida Idalio.

A programação noturna para Sorocaba terá dois jogos de vôlei, ambos com equipes representadas pela Fefiso/ACM/Semes. Às 19h, o time sub-21 feminino enfrenta Itu no Centro Esportivo Mário Martins. Às 20h, é a vez do masculino sub-21 encarar Itu, na quadra poliesportiva da Vila Sottemo.

Vice-campeã na classificação geral dos Regionais do ano passado, Sorocaba competirá na Primeira Divisão de todas as modalidades oficiais, além do boxe olímpico considerada modalidade extra.

(Jornal Cruzeiro Do Sul)

São Bento ainda vive incertezas para estreia



O São Bento ainda não fechou seu elenco para a disputa da Copa Paulista, mas já sabe que deve atuar desfalcado nas duas primeiras rodadas, contra o Ituano fora de casa (dia 16 de julho) e diante do Red Bull, em Sorocaba (dia 24). Isso porque oito dos 16 jogadores que vêm treinando sob o comando do técnico Claudinho Anacleto estão envolvidos na fase semifinal e muito perto da final da Taça Cidade de Sorocaba. O goleiro Luís, o atacante Adrianinho, o volante Paulo Nunes e o meia Diogo Pires jogam pelo Vila Helena. Já o lateral esquerdo Daniel, o zagueiro Buiú, o atacante Alex e o meia Budi atuam pelo Paranazinho. Os dois times venceram suas partidas de ida pela semifinal da Taça Cidade e estão próximos de decidir o título da competição. Os jogos da volta ocorrem neste domingo.

"Eles já tinham esse acerto com o pessoal da Taça Cidade", diz o técnico Claudinho. Assim, o São Bento não poderá nem mesmo fazer a inscrição deles na Copa Paulista, pois, para jogar a competição municipal, não podem ser considerados jogadores profissionais. As finais do varzeano estão previstas para os dias 17 e 24, o que faria com que os oito atletas só tenham condições de jogo na terceira rodada da Copa Paulista, dia 27, quando o Bentão recebe o Palmeiras B.

Até ontem, o Azulão tinha 16 jogadores acertados para a disputa da Copa Paulista, mas nenhum deles assinou contrato ainda. Ainda assim, todos estão treinando normalmente e a expectativa da comissão técnica é que a oficialização das contratações aconteça nos próximos dias. A diretoria do clube ainda não se manifestou sobre patrocínios ou parcerias que viabilizariam financeiramente a participação do São Bento no campeonato. As inscrições de jogadores para a Copa Paulista podem ser feitas até o dia 15.

Todos os atletas que estão treinando são moradores de Sorocaba. Boa parte deles vinha atuando em clubes do interior paulista, como Rio Claro, Francana e Elosport, e de outros Estados, como Vilhena (RO), São Cristóvão (RJ) e Miramar (PB). Quem também está no grupo é o zagueiro Alemão, que no primeiro semestre fez parte do grupo do Atlético Sorocaba que chegou ao quadrangular decisivo do Campeonato Paulista da Série A2.

O técnico Claudinho diz estar otimista em relação à montagem do elenco. "Santo de casa não faz milagre porque nunca teve oportunidade", afirma. "Se não der oportunidade para o cara da cidade, você nunca vai saber se daria certo", completa. Claudinho comandou, ontem à tarde, o primeiro treino técnico-tático do grupo, no campo da Dana. Hoje à tarde haverá treinamento coletivo no Estádio Municipal Walter Ribeiro (CIC). No sábado, às 11h, o São Bento faz jogo-treino contra o Taboão da Serra, ainda sem local definido.
(Rodrigo Gasparini _ Jornal Cruzeiro Do Sul)

Militares morrem em acidente de aviões da FAB

Quatro militares morreram em um acidente entre duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) na tarde desta 4ª feira (6) em Pirassununga (SP). Segundo informou o chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar, Marcelo Kanitz Damasceno, por meio de nota oficial, o acidente ocorreu por volta de 15h30 no espaço da Academia da FAB em Pirassununga.

Os aviões T-25 Universal estavam em treinamento na área de instrução da academia. Na nota, o Comando da Aeronáutica lamentou a morte dos capitães-aviadores Tibério César Corvello Vitola e Alex Araújo Affonso Rego e os tenentes-aviadores André Luiz Franchi Grigoletto e Jamil Nazif Rasul Neto, e informou que já iniciou as investigações para apurar os possíveis fatores que contribuíram para o acidente. (AE)

Receita libera amanhã consulta a restituições do IR

A Receita Federal libera amanhã, a partir das 9 horas, a consulta ao lote multiexercício de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) (exercícios 2011, 2010, 2009 e 2008). Segundo a Receita, serão contemplados 1.693.610 contribuintes, totalizando R$ 2 bilhões em restituições.

Boa parte dos contribuintes refere-se à restituição do imposto declarado este ano. Sobre o valor devido serão acrescidos 2,95% da taxa Selic de maio a julho. O dinheiro estará disponível nas agências bancárias a partir do dia 15 de julho.

Para saber se foi contemplado, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet ou ligar para o Receitafone, o 146.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se não for resgatada nesse prazo, ela deverá ser requerida por meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Declaração IRPF.

(Jornal Cruzeiro Do Sul)

Deslizamento de terra deixa 6 soterrados na Grande SP

Um deslizamento de terra deixou seis moradores soterrados no começo desta tarde na região de Diadema, na Grande São Paulo, segundo informações iniciais dos bombeiros e da Defesa Civil do município. Até o meio-dia, ninguém havia sido resgatado.

Quatro casas foram atingidas pela terra, por volta das 11h30. O Corpo de Bombeiros enviou 11 equipes para socorrer as vítimas, na Avenida Alda. Dois helicópteros Águia, da Polícia Militar, foram deslocados para o local. Eles farão o transporte das vítimas que estiverem com ferimentos graves. (AE)

Praça "Lecy de Campos" vai receber nova galeria pluvial




A Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) deu início à primeira fase das obras de revitalização da praça de eventos "Lecy de Campos". Ontem, funcionários do setor começaram a substituição da rede de galerias de águas pluviais próximo à rua Acácio Miller e avenida São João. Nesta fase serão instalados 500 metros de tubulações, além de várias caixas de contenção em toda a extensão da praça. (Jornal Cruzeiro do Sul)

Missa comemora Dia do Panificador



Cerca de 10 mil pães serão distribuídos hoje, na Catedral Metropolitana de Sorocaba, em homenagem ao Dia do Panificador, comemorado amanhã, dia 8 de julho. A missa começará às 18h15 e será celebrada pelo padre Tadeu Rocha Moraes.

De acordo com o presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Sorocaba, Paulo Bacelli, a cerimônia religiosa lembrará da história do pão, passando pela multiplicação dos pães, pela Santa Ceia e pela história de Santa Isabel, a rainha de Portugal, que distribuía pães aos pobres escondida do rei. Desconfiado, o rei tentou descobrir se de fato a rainha distribuía os pães e, certo dia, flagrou a rainha escondendo algo em seu saiote. Ela argumentou que eram flores os pães que acondicionava na roupa. O rei exigiu que ela provasse e assim que Santa Isabel soltou o saiote caíram dele pétalas de flores.

O dia 8 de julho é o Dia de Santa Isabel, instituído em 1955 pelo II Congresso Nacional de Panificação, tornando-se, também, o Dia do Panificador, em função da história da rainha.
(Jornal Cruzeiro Do Sul)

Romeiros terão 46 ônibus extras neste domingo em Sorocaba

Os coletivos partirão da plataforma P5 do Terminal Santo Antônio


A Urbes Trânsito e Transportes preparou uma programação especial com a colocação de carros extras para a Romaria de Aparecidinha que será realizada no próximo domingo, em Sorocaba. Ao todo, serão colocados 46 ônibus extras para atender a demanda de usuários. Os ônibus partirão do Terminal Santo Antônio, Plataforma P5 Ponto "Q" e seguirão para o bairro Aparecidinha pela avenida Dom Aguirre e rodovia Senador José Ermírio de Moraes até o local de embarque e desembarque na praça Professor João Oscar Mascarenhas, na rua do Terço, no bairro Aparecidinha. Perto do local também haverá um ponto de táxi criado especialmente para atender ao evento.

A programação completa para domingo é a seguinte: duas viagens extras na linha 46-Paineiras com destino ao centro partindo do ponto final às 4h40 e 5h30; duas viagens extras na linha 55-Rodrigo com destino ao centro partindo do ponto final às 4h e 4h30; duas viagens extras na linha 58-Vitória Régia partindo do ponto final às 3h50 e 5h30; e mais duas viagens extras na linha 62-São Bento partindo do ponto final às 3h50 e 5h30. Em razão da procissão que partirá da Catedral de Sorocaba e seguirá pelas ruas São Bento, XV de Novembro, Padre Madureira, e avenidas Carlos Reinaldo Mendes, 3 de Março e Dom José Melhado de Campos, as diversas linhas que circulam pelas avenidas São Paulo e Nogueira Padilha, assim como as que atendem a região dos bairros Barcelona e Sabiá terão seus itinerários alterados no período do evento.

As linhas 33-Mato Dentro e 34-Aparecidinha / via terra terão suas operações suspensas no período da manhã. Quanto às linhas 38-Aparecidinha/Éden e 48-Aparecidinha/Castelinho, devido à impossibilidade de cumprimento do itinerário dentro do bairro Aparecidinha, atenderão a rua do Terço em ambos os sentidos e realizarão ponto final na avenida Antônio de Souza Neto. Para a linha 304 Interbairros IV, a opção será a rodovia Celso Charuri, atendendo a rua do Terço e seguindo para a área de Transferência do Éden ou de Brigadeiro Tobias. A Urbes lembra, ainda, que quem possui o cartão eletrônico do sistema de transporte coletivo paga apenas um real pela tarifa no domingo. (Jornal Cruzeiro Do Sul)

Brasil vira sobre os EUA e vai às semifinais da Liga Mundial

Brasil garantiu vaga nas semifinais da competição

Divulgação/FIVB Brasil garantiu vaga nas semifinais da competição

A Seleção Brasileira de vôlei venceu, na manhã desta quinta-feira, os Estados Unidos pela Liga Mundial, em Gdansk, na Polônia. O Brasil teve um inicio muito ruim, perdendo o primeiro set de forma fácil, mas se recuperou e virou o jogo para cima dos norte-americanos, por 15-25, 25-22, 25-22 e 25-15.

A equipe brasileira garantiu classificação para as semifinais do torneio, mas disputa nesta sexta confronto direto contra a seleção russa, jogo que vale a liderança do Grupo F.

O JOGO

Com a mesma formação que terminou o jogo contra Cuba (Bruninho, Giba, Murilo, Theo, Lucão e Sidão), esperava-se que a Seleção Brasileira tivesse um forte ritmo de jogo. Porém, no primeiro set, não foi isso que aconteceu. O jogo foi equilibrado até a primeira parada técnica. Depois, a arbitragem errou duas vezes contra o Brasil, que se desestabilizou e passou a errar muito, principalmente no passe.

Os jogadores dos Estados Unidos, aproveitando-se do momento, forçaram o saque e dificultavam o trabalho de Bruninho. Nem mesmo Theo, que teve ótimo desempenho ofensivo contra Cuba, conseguia usar seu poderio de ataque e até mesmo o líbero Serginho, considerado melhor do mundo, sofreu. Resultado: Estados Unidos passeou em quadra e venceu por 25 a 15.

No segundo set, o Brasil voltou com o mesmo time, mas com outro espírito. Vibrante e brigadora, a Seleção mostrou experiência e não se abateu com o atropelo sofrido na parcial anterior. Giba e Theo começaram a se destacar, muito por mais uma boa atuação de Bruninho, que trabalhou com o passe na mão.

Os americanos, claro, não facilitaram o jogo. O oposto Stanley continuou cravando poderosas bolas no chão, mas, diferentemente do primeiro set, o Brasil soube manter a concentração. O equilíbrio durou até o fim do set, mas os brasileiros tiveram calma para fechar a parcial e igualar o confronto.

A terceira etapa foi muito equilibrada, sendo disputada ponto a ponto. Quando o set estava em 19-18 para o EUA, o camisa 1 americano, Anderson Matthew, sentiu dores no ombro e acabou sendo substituído da partida. Anderson era o segundo maior pontuador do jogo até aquele momento. Os norte-americanos se desestabilizaram pela perda de seu jogador e o Brasil soube aproveitar muito bem essa chance, com dois pontos seguidos de Lucão, e fechou a terceira etapa em 25-22 e virou o jogo para 2 a 1.

A Seleção Brasileira dominou totalmente o quarto set, não dando nenhuma chance para equipe americana. Logo no inicio da quarta etapa o Brasil abriu um boa vantagem, chegando a sua maior diferença, em 20-10. A equipe verde amarela só administrou o jogo, até fechar o set e o jogo em 25-15. (LANCEPRESS!)

Promotor abre inquérito para apurar o fechamento de rua




Por conta de uma reportagem publicada no jornal Cruzeiro do Sul sobre o fechamento da rua Valdir Gentil (sem saída), no Parque Campolim, praticado por moradores locais, o promotor de Justiça de Direitos Humanos, Meio Ambiente e Urbanismo de Sorocaba, Jorge Alberto de Oliveira Marum, decidiu instaurar um inquérito civil sobre o caso, por considerá-lo inconstitucional. A Portaria foi aberta na tarde de ontem e o promotor informa que a Prefeitura terá 30 dias para enviar uma resposta.

A veiculação da reportagem, ocorrida na última terça-feira, fez com que o caso fosse repercutido também em uma emissora de TV, despertando o interesse de Marum em questionar o ocorrido. De acordo com o promotor, a Promotoria entrará com ação relativamente a qualquer rua de Sorocaba fechada com autorização da Prefeitura, a menos que haja interesse público para isso. "O que não é o caso no Campolim, onde se atende apenas o interesse particular de meia dúzia de moradores", explica.

Segundo Marum, a ação dos moradores contraria o artigo 5º, parágrafo XV, da Constituição Federal, que diz: "é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens." Além disso, o promotor utiliza-se de disposições de leis estaduais e municipais, que se referem ao que deve ou não deve ser feito em vias públicas, para colocar em questionamento o controle de acesso à rua Valdir Gentil. "Se todos os cidadãos que se sentem inseguros puderem fechar a sua rua, a cidade ficará intransitável e voltaremos à Idade Média", opina Marum.

O promotor afirma que já teria entrado com uma ação contra a Prefeitura, em 2006, por conta do fechamento da rua Geraldo Soares Leitão, também no Campolim. O juiz da 1ª Vara Cível de Sorocaba julgou-a improcedente em 2007, conforme informações de Marum, e a Promotoria chegou a apelar a decisão, "pois tem convicção da ilegalidade e inconstitucionalidade da autorização de fechamento de rua quando não há interesse público envolvido". Um resultado final ainda não aconteceu, já que a ação tramita até hoje no Tribunal de Justiça de São Paulo.

Respaldados por lei

A advogada Célia Regina Bellia Monteiro, de 53 anos, que mora na rua Valdir Gentil, se diz surpresa pela atitude do promotor de Justiça e alega que todos os moradores estão tranquilos quanto a isso, já que estão "respaldados por uma lei". "Nós vamos nos reunir de novo para debater essa polêmica que foi gerada, pois nem imaginávamos que nosso caso viraria isso tudo", revela. Ela conta, ainda, que os habitantes da rua entendem que não causaram nenhum prejuízo à população por conta do fechamento da rua. "Aliás, gostaria de ressaltar que todo o custo gasto foi do bolso dos moradores, não teve dinheiro público envolvido nisso", ressalta.

(
André Moraes - Jornal Cruzeiro do Sul)

Motoristas enfrentam dificuldade na renovação da CNH sem foto

Em todo o estado de São Paulo, milhares de motoristas tentam renovar a Carteira Nacional de Habilitção, ainda sem foto, mas enfrentam problema. Muitos esperam o novo documento desde de fim de março. Em Sorocaba 40 pessoas procuram a Ciretran por semana pra reclamar sobre a mesma situação. De acordo com o delegado regional de trânsito, José Olímpio Prette o problema está no Denatran, o Departamento Nacional de trânsito. As informações são da TV TEM.

As autoescolas que fazem a renovação sofrem com a pressão dos motoristas. Eles cobram solução que por enquanto não existe. Segundo o Denatran, os novos procedimentos para a renovação das CNHS antigas, ainda sem foto, começaram a valer a partir do final do mês de abril, deste ano. O Denatran começou a receber os dados necessários para a renovação deste tipo de CNH, do estado de São Paulo, a partir desta semana.

Já em nota Dentra-SP disse que a renovação do cadastramento da Carteira Nacional de Habilitação no formato antigo, sem foto, é autorizada e liberada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), através do sistema do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach).

O envio da documentação para Brasília faz parte de uma nova determinação nacional protocolada no início do mês de maio e busca evitar possíveis fraudes nos processos relacionados à CNH.

Esta nova medida acaba prolongando o prazo para a emissão do novo documento. O Detran-SP já tomou todas as providências para a regularização da documentação e já está discutindo com Denatran formas de otimizar e agilizar este processo. Apenas nos últimos 60 dias, foram encaminhadas 7 mil CNHs sem foto para o processo de renovação no Denatran.

(Agência BOM DIA)

Câmara vota redução do salário do prefeito

Projeto também prevê redução dos salários dos secretários e vice-prefeito e congelamento do salário de vereadores

O projeto de lei que prevê a redução do salário do prefeito, vice-prefeito e secretários municipais, no exercício de 2013/2016, está na pauta de apreciação da sessão ordinária de hoje da Câmara dos Vereadores de Sorocaba. Pelo projeto, a redução do salário do chefe do Executivo, que substituirá o prefeito Vitor Lippi (PSDB), será de 53,3%, dos atuais R$ 20.934,72 para R$ 9.723,28. O valor dos vencimentos do prefeito será equiparado ao que ganha o presidente da Câmara dos Vereadores de Sorocaba.

Já no caso dos secretários e do vice-prefeito, o decréscimo será de 33,1%, dos atuais R$ 12.560,81 para R$ 8.398,75. O vencimento deles seria equiparado ao dos vinte vereadores. Um outro projeto de lei, que também deve entrar na pauta, prevê o congelamento dos vencimentos do presidente do Poder Legislativo, em R$ 9.723,28 e dos vinte vereadores, em R$ 8.398,75, também durante a próxima legislatura 2013/2016. Ambos os projetos são de autoria do vereador Caldini Crespo (DEM), o mesmo que propôs uma lei em que os vereadores teriam salário zero e que foi arquivada.

Diante da complexidade da matéria, já que o projeto de autoria do vereador Caldini Crespo implica na redução dos vencimentos de servidores públicos municipais, a secretária Jurídica do Legislativo, Márcia Pegorelli Antunes, solicitou que o projeto fosse enviado à Conan, empresa de consultoria em administração municipal contratada pela Câmara. O parecer da Conan relatou que o projeto do vereador é constitucional, já que o prefeito e secretários são agentes políticos e não servidores públicos. Portanto, seus vencimentos podem ser reduzidos e não entram no inciso XV do artigo 37º da Constituição, que diz o seguinte: "subsídio e os vencimentos dos ocupantes de cargos e empregos públicos são irredutíveis."

Apesar do salário do prefeito ser passível de redução, o parecer da Conan trouxe também a seguinte questão: "entendemos que essa digna Câmara Municipal deve sopesar acerca do projeto de lei de autoria do vereador José Crespo, sobretudo em relação ao princípio da razoabilidade e dos reflexos negativos dessa redução no sistema remuneratório de todos os servidores públicos municipais." Após o retorno do parecer da Conan, Márcia Pegorelli Antunes apontou pela legalidade da proposição de Crespo, com base nos artigos 37 e 39 da Constituição Federal e fez um ressalva: "ressaltando que sendo o subsídio do Prefeito Municipal considerado como teto remuneratório para todos os servidores públicos municipais, a sua redução repercutirá nesse limite, que não poderá ser ultrapassado por nenhum servidor."

Por outro lado, o presidente da Comissão de Justiça do Legislativo, Anselmo Neto (PPS), contrariou estes dois pareceres e na sua visão a matéria é inconstitucional, já que implica na redução dos subsídios do prefeito, vice-prefeito e secretários, na questão da irredutibilidade. O autor da proposta, Caldini Crespo (DEM), citou que no entendimento do Tribunal de Contas as leis propondo mudanças no subsídio dos vereadores e prefeitos devem ser votadas um ano antes do processo eleitoral, por isso o momento é oportuno para que o legislativo sorocabano discuta o salário do prefeito, secretários e vereadores para o próximo exercício. Segundo Crespo, não existe na Constituição Federal nada que vincule que os salários do prefeito, vice-prefeito, secretários e vereadores não sofram redução.

Na questão da equiparação entre o vencimentos de vereadores e secretários e do presidente da Câmara e prefeito, Crespo explicou que os dois poderes possuem a mesma importância, portanto por que os salários também não podem ser iguais? "O salário dos vereadores só foi achatado nos últimos anos e dos secretários cresceu. Se o dos vereadores vai congelar, porque o dos secretários também não pode?," questionou. O democrata diz não temer que sua postura ser tratada como manobra eleitoreira, visando a eleição do ano que vem, uma vez que é pré-candidato a prefeito de Sorocaba. "Quero ser prefeito em 2013, e se isso acontecer, este projeto vai me prejudicar. Por isso digo que não é eleitoreira."
Para ser aprovado, há necessidade primeiramente de derrubar o parecer de inconstitucionalidade pela maioria do plenário, antes de ser colocado em votação o projeto.

O outro projeto de lei do vereador Caldini Crespo, de congelamento do salário dos vereadores na próxima legislatura, recebeu parecer de inconstitucionalidade da comissão de justiça e do jurídico da Câmara.

Gratificações

O projeto de lei da Mesa Diretora da Câmara de Sorocaba que prevê o aumento da gratificação por nível de escolaridade dos funcionários do Poder Legislativo de Sorocaba, tanto concursados como comissionados, será discutido hoje. A matéria tem a intenção de fazer com que 87 assessores parlamentares de nível universitário não percam os 10% de seus vencimentos com a aprovação do novo nível de escolaridade, o ensino médio. O teto da gratificação também terá um acréscimo, dos atuais 30% para 40%, sobre o salário base.

(
Wilson Gonçalves Júnior - Jornal Cruzeiro Do Sul)

Construção de complexo cultural do Sesi depende agora de fechamento de rua no bairro Mangal

Há um ano, os vereadores de Sorocaba aprovaram a doação do terreno – conhecido por realizar o feirão do Mangal ao Sesi (Serviço Social da Indústria) para a construção de um complexo cultural. Agora, porém, a discussão retorna à Câmara. O prefeito Vitor Lippi (PSDB) enviou novo projeto de lei que solicita, também, a cessão do trecho da rua Duque de Caixas, que fica entre o centro educacional e o centro de atividades.

Segundo o diretor do Centro de Atividades Senador José Ermírio de Moraes (unidade do Sesi Sorocaba), Júlio César de Souza Martins, o início das obras depende da aprovação deste projeto.

A Câmara, por sua vez, decidiu analisar melhor essa possibilidade. O projeto foi retirado da pauta de discussão pelo vereador José Francisco Martinez (PSDB). “Pedimos um levantamento para a Urbes para saber se essa medida não atrapalhará o sistema viário e aguardamos do Sesi um projeto de implantação de uma área pública, como um teatro de arena, funcionando como uma contrapartida”, explica o parlamentar tucano.

Na opinião da aposentada Maria Reche Gimenes, 77 anos, que mora em rua paralela à Duque de Caxias, a retirada da via não é uma boa ação “Hoje em dia já há pouco espaço para tantos carros. Se tirarem mais a Duque de Caxias, o trânsito ficará complicado.”

Complexo Cultural - O terreno do feirão do Mangal foi doado em 31 de março de 2010 pela Lei 9.084. Ele fica na confluência das ruas José Miguel e Cambuci, em uma área total superior a 11 mil metros quadrados.

Na época, o Sesi divulgou que seria implantado prédios para atividades de escola e teatro com capacidade para 500 lugares, áreas de exposições, estação cultural, música, cinema, em um total de R$ 30 milhões em investimentos no município.

Na justificativa para a doação do trecho da rua Duque de Caxias, o prefeito cita que o teatro a ser construído pelo Sesi “terá seu uso compartilhado pelo poder público municipal, com a realização de eventos culturais e educativos abertos à comunidade, em espaço adequado, provido de toda a infraestrutura necessária”. (Fernanda Ikedo - Agência BOM DIA)

Mãe que forjou que a filha tinha câncer para conseguir doações tem prisão decretada

Após pedido da Polícia Civil na tarde desta quarta-feira (6), o juiz Jaime Valmer de Freitas decretou a prisão preventiva da mãe suspeita de simular que a filha, de quatro anos, sofria de câncer para receber donativos em Sorocaba. O padrastro da criança deve ser solto segundo a polícia. A Edilaine Vieira, de 20 anos, será encaminhada para a cadeia de Votorantim. As informações são da TV TEM.

O caso foi denunciado por missionárias de uma igreja evangélica que começou uma campanha para arrecadar donativos e dinheiro para o suposto tratamento do câncer. Elas conseguiram uma consulta no Hospital do Câncer Infantil, onde os médicos detectaram que a criança nunca teve a doença.

Fotos mostram a menina de 4 anos cheia de curativos. Em depoimento à delegada, a criança disse que a mãe fazia cortes com uma faca de cozinha. O laudo do IML, Instituto Médico Legal, confirma que as cicatrizes são de ferimentos provocados por instrumento cortante.

(Agência BOM DIA)