Além da comissão, os empregadores terão de pagar extra aos funcionários, que já fazem planos com o dinheiro a mais no bolso. O vendedor Jean Oliveira, 23 anos, conta que aos sábados pós-pagamento o movimento na loja de calçados cresce 40% e por causa do feriado, mais consumidores devem ir às compras no Centro. "Se ficasse em casa, não receberia nada. Vou guardar o dinheiro extra na popupança, pois estou juntando para comprar um imóvel", revela o sonho de ter a casa própria ao lado da esposa.
Para agradar a filha de 8 anos com mimos, como sapatos novos, a vendedora Thaize de Siqueira, 24, trabalhará no feriado. "Compensa perder a folga porque vamos vender mais e, respectivamente, ganhar mais".
Para a estudante Daniella Bueno, 17, que atualmente trabalha como vendedora em uma loja de roupas, essa será uma boa oportunidade para alcançar a cota do mês. Já para o colega Vinícius Felipe Santos, 17, o dinheiro extra que lucrar com as vendas será para sair com os amigos. "Por enquanto não tenho responsabilidades, então aproveito para comprar roupa, sapato e ir para a balada", conta.
Os comerciantes esperam 110 mil consumidores para este sábado (09/07) e já colocaram avisos nas entradas que atenderão normalmente, apesar de ser feriado. Para atender a grande demanda de consumidores, as lojas de calçados e roupas contratam até dez funcionários aos fins de semana.
Permissão para abrir
A decisão para abrir as lojas no feriado partiu das redes varejistas do Centro que procuraram a Acso (Associação Comercial de Sorocaba). "A indústria folgará neste feriado, e quem é da região vem a Sorocaba para fazer compras", destaca o diretor da Acso, Hudson Pessini.
O Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista) explica que a leis municipais (13.925/2003 e 18.816/2011) regulamentam o horário e o calendário de funcionamento do comércio. "A convenção coletiva de 2009 a 2011 permite que o comércio abra em feriados, como este, que é estadual, porém os empregadores devem cumprir os direitos trabalhistas", detalha a advogada do sindicato, Debora Cristina Carvalho. (Tatiane Patron -Agência Bom Dia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário