quinta-feira, 7 de julho de 2011

Lojas do Centro abrirão no feriado e funcionários almejam boas vendas

Apesar de perderem a folga em pleno feriado, os vendedores do comércio central de Sorocaba estão comemorando em ter de trabalharem no sábado (09/07), dia da Revolução Constitucionalista de 1932. O motivo da felicidade é que o sábado é considerado o melhor dia do mês, devido ao pagamento, por isso os lucros duplicam. As portas das lojas do Centro costumam fechar nos feriados, mas, excepcionalmente, estarão abertas para receber os consumidores.

Além da comissão, os empregadores terão de pagar extra aos funcionários, que já fazem planos com o dinheiro a mais no bolso. O vendedor Jean Oliveira, 23 anos, conta que aos sábados pós-pagamento o movimento na loja de calçados cresce 40% e por causa do feriado, mais consumidores devem ir às compras no Centro. "Se ficasse em casa, não receberia nada. Vou guardar o dinheiro extra na popupança, pois estou juntando para comprar um imóvel", revela o sonho de ter a casa própria ao lado da esposa.

Para agradar a filha de 8 anos com mimos, como sapatos novos, a vendedora Thaize de Siqueira, 24, trabalhará no feriado. "Compensa perder a folga porque vamos vender mais e, respectivamente, ganhar mais".

Para a estudante Daniella Bueno, 17, que atualmente trabalha como vendedora em uma loja de roupas, essa será uma boa oportunidade para alcançar a cota do mês. Já para o colega Vinícius Felipe Santos, 17, o dinheiro extra que lucrar com as vendas será para sair com os amigos. "Por enquanto não tenho responsabilidades, então aproveito para comprar roupa, sapato e ir para a balada", conta.

Os comerciantes esperam 110 mil consumidores para este sábado (09/07) e já colocaram avisos nas entradas que atenderão normalmente, apesar de ser feriado. Para atender a grande demanda de consumidores, as lojas de calçados e roupas contratam até dez funcionários aos fins de semana.

Permissão para abrir

A decisão para abrir as lojas no feriado partiu das redes varejistas do Centro que procuraram a Acso (Associação Comercial de Sorocaba). "A indústria folgará neste feriado, e quem é da região vem a Sorocaba para fazer compras", destaca o diretor da Acso, Hudson Pessini.

O Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista) explica que a leis municipais (13.925/2003 e 18.816/2011) regulamentam o horário e o calendário de funcionamento do comércio. "A convenção coletiva de 2009 a 2011 permite que o comércio abra em feriados, como este, que é estadual, porém os empregadores devem cumprir os direitos trabalhistas", detalha a advogada do sindicato, Debora Cristina Carvalho. (Tatiane Patron -Agência Bom Dia)

Nenhum comentário: