quinta-feira, 7 de julho de 2011

Construção de complexo cultural do Sesi depende agora de fechamento de rua no bairro Mangal

Há um ano, os vereadores de Sorocaba aprovaram a doação do terreno – conhecido por realizar o feirão do Mangal ao Sesi (Serviço Social da Indústria) para a construção de um complexo cultural. Agora, porém, a discussão retorna à Câmara. O prefeito Vitor Lippi (PSDB) enviou novo projeto de lei que solicita, também, a cessão do trecho da rua Duque de Caixas, que fica entre o centro educacional e o centro de atividades.

Segundo o diretor do Centro de Atividades Senador José Ermírio de Moraes (unidade do Sesi Sorocaba), Júlio César de Souza Martins, o início das obras depende da aprovação deste projeto.

A Câmara, por sua vez, decidiu analisar melhor essa possibilidade. O projeto foi retirado da pauta de discussão pelo vereador José Francisco Martinez (PSDB). “Pedimos um levantamento para a Urbes para saber se essa medida não atrapalhará o sistema viário e aguardamos do Sesi um projeto de implantação de uma área pública, como um teatro de arena, funcionando como uma contrapartida”, explica o parlamentar tucano.

Na opinião da aposentada Maria Reche Gimenes, 77 anos, que mora em rua paralela à Duque de Caxias, a retirada da via não é uma boa ação “Hoje em dia já há pouco espaço para tantos carros. Se tirarem mais a Duque de Caxias, o trânsito ficará complicado.”

Complexo Cultural - O terreno do feirão do Mangal foi doado em 31 de março de 2010 pela Lei 9.084. Ele fica na confluência das ruas José Miguel e Cambuci, em uma área total superior a 11 mil metros quadrados.

Na época, o Sesi divulgou que seria implantado prédios para atividades de escola e teatro com capacidade para 500 lugares, áreas de exposições, estação cultural, música, cinema, em um total de R$ 30 milhões em investimentos no município.

Na justificativa para a doação do trecho da rua Duque de Caxias, o prefeito cita que o teatro a ser construído pelo Sesi “terá seu uso compartilhado pelo poder público municipal, com a realização de eventos culturais e educativos abertos à comunidade, em espaço adequado, provido de toda a infraestrutura necessária”. (Fernanda Ikedo - Agência BOM DIA)

Nenhum comentário: