quinta-feira, 7 de julho de 2011

Missa comemora Dia do Panificador



Cerca de 10 mil pães serão distribuídos hoje, na Catedral Metropolitana de Sorocaba, em homenagem ao Dia do Panificador, comemorado amanhã, dia 8 de julho. A missa começará às 18h15 e será celebrada pelo padre Tadeu Rocha Moraes.

De acordo com o presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Sorocaba, Paulo Bacelli, a cerimônia religiosa lembrará da história do pão, passando pela multiplicação dos pães, pela Santa Ceia e pela história de Santa Isabel, a rainha de Portugal, que distribuía pães aos pobres escondida do rei. Desconfiado, o rei tentou descobrir se de fato a rainha distribuía os pães e, certo dia, flagrou a rainha escondendo algo em seu saiote. Ela argumentou que eram flores os pães que acondicionava na roupa. O rei exigiu que ela provasse e assim que Santa Isabel soltou o saiote caíram dele pétalas de flores.

O dia 8 de julho é o Dia de Santa Isabel, instituído em 1955 pelo II Congresso Nacional de Panificação, tornando-se, também, o Dia do Panificador, em função da história da rainha.
(Jornal Cruzeiro Do Sul)

Nenhum comentário: