quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Corrida presidencial fica acirrada em três Estados

Uma apertada disputa pela Casa Branca está tomando forma nos Estados-chave de Wisconsin Virgínia e Colorado, todos vencidos pelo presidente Barack Obama quatro anos atrás. O provável candidato do Partido Republicano à presidência, Mitt Romney, lidera por 50% contra 45% de Obama no Colorado, enquanto o democrata aparece na frente do republicano por 49% a 45% na Virgínia e 51% a 45% em Wisconsin, de acordo com uma pesquisa Quinnipiac University/New York Times/CBS News, divulgada nesta quarta-feira (8).

A maioria dos eleitores nos três Estados aparentemente já decidiu seu voto, disse o diretor-assistente da Universidade Quinnipiac, Peter Brown, sugerindo que Obama e Romney disputam um número limitado de eleitores indecisos. "Nove em dez dos pesquisados em cada Estado disseram já terem decidido em que vão votar."

Os eleitores na Virgínia e em Wisconsin veem os dois candidatos bastante próximos sobre a questão de quem é o melhor para colocar a economia nos trilhos - o principal assunto no pleito deste ano. No entanto, Romney está à frente com vantagem de dez pontos porcentuais no Colorado. O levantamento da Quinnipiac, com margem de erro de 2,6 pontos porcentuais para mais ou para menos, foi feito entre 31 de julho e 6 de agosto.

Na semana passada, uma sondagem da Quinnipiac mostrou Obama na frente de Romney em três grandes swing states, como são chamados os Estados sem predomínio democrata ou republicano: Flórida, Ohio e Pensilvânia. Desde 1960, nenhum candidato ocupou a Casa Branca sem vencer ao menos dois desses Estados. (AE)

Projeto Guri oferece vagas para aulas de música

São oferecidas 49 vagas e as aulas começam no dia 15 - Por: Divulgação

Até a próxima sexta-feira (10), o projeto Guri, que é desenvolvido em Iperó, está com as matrículas abertas para os interessados em aulas de música. O curso é gratuito e é voltado para crianças e adolescentes entre 6 a 18 anos.

A inscrição poderá ser feita no Pólo Cultural, no horário das 13h30 às 18h, bastando aprensentar RG ou a certidão de nascimento, RG e CPF dos pais ou responsável, declaração escolar, comprovante de endereço, carteira de vacinação e duas fotos 3x4.

São oferecidas 49 vagas, sendo 4 para sopros de metais, 5 para sopro de madeiras, além de violino (11), viola (4), violoncello, contrabaixo (1 de cada), coral juvenil (10), coral infantil (6) e iniciação musical (7).

As aulas terão início no dia 15 e serão realizadas três vezes por semana, de quarta à sexta-feira, das 13h30 às 14h30.

Inscrições para cursos de especialização na área da educação estão abertas

As inscrições para o processo seletivo dos cursos de Especialização em Educação Empreendedora, Mídias na Educação e Prática de Letramento e Alfabetização serão abertas nesta sexta-feira (10) no Polo de Apoio Presencial em Votorantim da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

As aulas serão na modalidade à distância pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) de Minas Gerais. Os interessados devem preencher um formulário, disponível na página do Nead (www.nead.ufsj.edu.br) até às 22h do dia 19 de agosto.

O polo da UAB em Votorantim fica na avenida vereador Newton Vieira Soares, s/n ¿ em prédio anexo a escola municipal "Helena Pereira de Moraes", no Centro. Mais informações pelo telefone (15) 3247-2663.

Tem início a 14ª Feager de Sorocaba

Neste ano, a feira tem a participação de artesãos de Sorocaba e de 10 municípios da região - Por: Arquivo JCS/Emídio Marques
Com a apresentação da Banda CPI-7 da Polícia Militar, foi realizada na manhã desta quarta-feira (8) a abertura oficial da 14ª Feager (Feira Regional de Artesanato e Geração de Renda), na praça Frei Baraúna (Fórum Velho), no Centro. O tradicional evento prossegue até sábado (11), sempre das 9h às 21h, com uma grande variedade de produtos, inclusive opções de presente para o Dia dos Pais, a ser comemorado no próximo domingo (12).

Realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Relações do Trabalho (Sert) e o Fundo Social de Solidariedade (FSS), em parceria com a Comissão de Artesanato e Geração de Renda, a feira dá a oportunidade para que os artistas e artesãos de Sorocaba e de cidades vizinhas exponham e comercializem seus produtos. "Esse trabalho é maravilhoso, estão todos de parabéns! Aqui a população encontrará belíssimos presentes, com preços ótimos; além da culinária que é feita com muita higiene e carinho", destacou Denise Lippi, primeira-dama e presidente do FSS.

De acordo com o secretário Luís Alberto Firmino, são esperadas cerca de 6 mil pessoas para os quatro dias da feira. "Com esse tempo bom que está fazendo, acredito que os artesãos vão vender bastante. Além de uma variedade de produtos, os preços também estão bastante acessíveis", comentou.

São cerca de 150 artesãos participantes, distribuídos entre as duas Associações de Artesanato (ASA e Novos Rumos) e dos 10 municípios convidados: Itapetininga, Capão Bonito, Itararé, Salto, Ibiúna, Piedade, Indaiatuba, Itanhaém, Tatuí e São Miguel Arcanjo. Juntos, eles trazem inúmeras opções de produtos originais confeccionados em tricô e crochê, biscuit, pintura em tecido, madeira, bijuteria e bordados, entre outros tipos de artesanato.

A comerciante Maria Batista, moradora do Maria Antônia Prado, foi uma das consumidoras da Feager. Logo no início da manhã já havia comprado panos de prato bordado. "Eu acho tudo isso maravilhoso e não vou parar por aqui não. Vou comer alguma coisa e depois volto para o artesanato", declarou.

Além da feira, o público pode consumir comidas típicas, como o feijão tropeiro, doces caseiros, salgados e conferir apresentações artísticas e culturais. Nesta quinta-feira (9), uma das atrações será a Corporação Musical 'Francisco Dimas de Melo', que subirá ao palco da Feager a partir das 17h. Em seguida, às 19h, será a vez do Coral 'Conversa Afinada', de Alumínio.
 
(Jornal Cruzeiro do Sul)

Processo seletivo da empresa Lenovo atrai centenas


A empresa anunciou agora 230 vagas iniciais - Por: Emídio Marques

Depois de anunciar investimento de US$ 30 milhões na construção de uma fábrica e um Centro de Distribuição na cidade de Itu, a Lenovo Brasil - fabricante de equipamentos eletrônicos, iniciou o processo seletivo. O anúncio do início das inscrições para 230 vagas na nova unidade levou centenas de candidatos ao Sorocaba Park Hotel na manhã de ontem. O local foi usado para a entrega de currículos.

Estão abertas vagas para as áreas de Operador de Produção, Operador de Materiais/Almoxarifado, Líder de Produção, Debug (Analista de Reparo), Líder de Debug, Técnico de Teste, Técnico de Engenharia de Processos/Industrial, Técnico de Manutenção, Técnico de Informática/Infraestrutura, Técnico de Qualidade.

A unidade produzirá uma linha completa de computadores comerciais e de consumo para os clientes da Lenovo no Brasil. As novas instalações terão 325.000 metros quadrados e, de acordo com o cronograma, entrará em operação até dezembro de 2012. Até 700 funcionários serão admitidos quando a unidade alcançar a capacidade máxima de produção, o que está previsto para acontecer dentro de dois anos.

A Page Personnel é a responsável por fazer o recrutamento e seleção das vagas e as inscrições poderão ser feitas pelo site www.pagepersonnel.com.br .Para participar, os candidatos precisam ter ensino médio ou profissionalizante completo, e experiência na área pretendida. O processo está previsto para terminar em novembro.

(Jornal Cruzeiro do Sul)

Candidatos a prefeito fazem o primeiro debate da campanha


O objetivo é contribuir com o eleitorado para que escolha o melhor candidato a governar Sorocaba pelos próximos 4 anos - Alexandre Ogusuku, presidente da OAB Sorocaba - Por: Adival B. Pinto

A 24ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Rádio Cacique e o Sindicato dos Jornalistas promovem hoje o primeiro debate entre os quatro candidatos a prefeito de Sorocaba: Raul Marcelo (Psol), Iara Bernardi (PT), Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) e Renato Amary (PMDB). Será a partir das 20h, na Casa do Advogado, que fica na avenida Três de março, 495, no bairro Alto da Boa Vista. O secretário-geral da OAB, Luís Henrique Ferraz, informou que os quatro candidatos confirmaram presença no debate.

O presidente da OAB Sorocaba, Alexandre Ogusuku, disse que "o objetivo é contribuir com o eleitorado para que escolha o melhor candidato a governar Sorocaba pelos próximos 4 anos, é uma contribuição da OAB ao aprimoramento do processo eleitoral e da democracia". O debate será mediado pelo radialista Oliveira Junior (Rádio Cacique), que fará a abertura anunciando as regras e o objetivo do encontro entre os candidatos.

O acesso ao auditório será restrito aos assessores, convidados dos candidatos e da OAB, e imprensa. Terá transmissão simultânea por meio de um telão instalado no saguão de entrada da Casa do Advogado para o público em geral, assim como pela Rádio Cacique AM/1160 Mhz e pela internet por meio da Cacique TV: caciquetv.com.br.

Para Ogusuku, o encontro entre os candidatos fortalecerá a democracia e o processo eleitoral. "O debate irá proporcionar maior esclarecimento ao povo sorocabano sobre os candidatos e suas propostas de governo", atesta Ogusuku.

Seis blocos

Com seis blocos, o debate terá cerca de duas horas de duração. No primeiro bloco, os candidatos responderão, mediante sorteio, a uma pergunta comum que será feita pelo mediador. A pergunta será: por que quer ser prefeito de Sorocaba. No segundo bloco, os membros da banca de entrevistadores composta por dois integrantes da OAB e dois do Sindicato dos Jornalistas farão uma pergunta e o mediador sorteará a ordem em que cada candidato irá responder. No terceiro bloco, as perguntas serão formuladas pelos próprios candidatos, mediante sorteio, de modo que todos tenham a oportunidade de perguntar e responder, sendo que haverá ainda o direito à réplica.

O quarto e o quinto blocos repetem a mecânica do segundo e do terceiro respectivamente. Encerrando o debate, no sexto bloco, cada candidato terá quatro minutos para fazer suas considerações finais.

O primeiro debate com candidatos à Prefeitura de Sorocaba será transmitido ao vivo pela Rádio Cacique AM/1160 Mhz e reprisado na íntegra na edição do dia 10 de agosto do Jornal da Cidade, que vai ao ar das 7h às 8h30. Além disso, haverá também a transmissão pela TV on-line caciquetv.com.br.
 
(Carlos Araújo - Jornal Cruzeiro do Sul)

Toyota anuncia fábrica de motores em Porto Feliz


Akio Toyoda e o ministro Fernando Pimentel, que deve vir a Sorocaba hoje - Por: Agência Brasil

Na véspera da inauguração da planta sorocabana da Toyota, a montadora japonesa anunciou a construção de uma fábrica de motores em Porto Feliz, município vizinho a Sorocaba. A nova unidade produzirá motores para o Etios (carro que será produzido na cidade) e para o Corolla, feito em Indaiatuba. O investimento previsto é de R$ 1 bilhão com a criação de 600 empregos. O anúncio foi feito pelo presidente mundial da Toyota Motor Corporation, Akio Toyoda, que se encontrou na tarde de ontem com a presidente Dilma Rousseff. A reunião foi o primeiro compromisso oficial de sua visita ao País. Hoje ele participa da solenidade de abertura da unidade local.
 
Durante a visita à Capital Federal, Toyoda reforçou apoio à nova política automotiva do Brasil e anunciou que a Toyota realizará novos investimentos no País no curto prazo, com planos de construir uma fábrica de motores em Porto Feliz . A iniciativa visa aumentar a produção local já que o mercado brasileiro dá sinais de crescimento consistente. 
 
Akio Toyoda ainda conversou com a presidente Dilma Rousseff a respeito do atual momento vivido pela indústria automotiva nacional, que é hoje uma das protagonistas no mundo com relação a vendas e produção de veículos. Todos os detalhes sobre os novos investimentos da Toyota no Brasil serão fornecidos durante a cerimônia de inauguração da nova fábrica da Toyota, em Sorocaba.
 
A fábrica sorocabana
 
Depois de dois anos do início das obras, será inaugurada hoje a fábrica da montadora japonesa Toyota em Sorocaba. O investimento total na construção foi de US$ 600 milhões. A unidade local da montadora, instalada em um terreno de 3,7 milhões de metros quadrados (m2) deve produzir, anualmente, 70 mil veículos e totalizará 1.500 empregos diretos. Tendo com o conceito "Ecofactory", essa é a terceira planta da montadora japonesa no Brasil. Em Sorocaba será montado o Etios veículo compacto, dotado da tecnologia bicombustível.

A montadora afirma que a produção será iniciada amanhã e o lançamento oficial do novo modelo acontecerá em setembro desse ano com motores ainda importados do Japão. Apesar das informações da companhia, fontes não oficiais afirmam que a produção já foi iniciada. Localizada no km 92 da rodovia Castello Branco (sentido interior-capital), a fábrica traz também o chamado Parque de Fornecedores com 12 empresas sistemistas.

O parque foi formado ao lado da montadora que exige certificação ISO 14001 de todos seus fornecedores. Segundo a assessoria de imprensa da multinacional japonesa, até 2013 todos os fornecedores de peças e serviços devem ter a certificação. A proximidade com os fornecedores, diz a multinacional, é uma forma de diminuir os riscos de acidentes, agilizar o transporte de peças e reduzir os custos de produção. Serão feitas melhorias na área de Logística, tais como nas rotas do milkrun (caminhões que fazem a coleta das peças nos fornecedores) e no descarte das embalagens.

A nova unidade da Toyota do Brasil é a primeira do país desenvolvida totalmente com o conceito Ecofactory, a mesma utilizada na matriz, no Japão. A metodologia consiste em reduzir anualmente a emissão de resíduos gerados, compostos orgânicos voláteis (VOCs) e emissões de CO2, (dióxido de carbono, o principal responsável pelo efeito estufa), além de reutilização das águas pluviais e preservação da área. Totalmente criada no conceito Ecofactory, ela desenvolverá ações socioambientais, com padrões elevados de performance, focados na redução de consumo de água e energia, otimização de recursos, entre outros. Atenderá primeiramente o mercado interno e marcará a entrada da empresa do Brasil na produção de veículos compactos, dotados de tecnologia flex fuel.
 
(Carolina Santana - Jornal Cruzeiro do Sul)