quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Toyota anuncia fábrica de motores em Porto Feliz


Akio Toyoda e o ministro Fernando Pimentel, que deve vir a Sorocaba hoje - Por: Agência Brasil

Na véspera da inauguração da planta sorocabana da Toyota, a montadora japonesa anunciou a construção de uma fábrica de motores em Porto Feliz, município vizinho a Sorocaba. A nova unidade produzirá motores para o Etios (carro que será produzido na cidade) e para o Corolla, feito em Indaiatuba. O investimento previsto é de R$ 1 bilhão com a criação de 600 empregos. O anúncio foi feito pelo presidente mundial da Toyota Motor Corporation, Akio Toyoda, que se encontrou na tarde de ontem com a presidente Dilma Rousseff. A reunião foi o primeiro compromisso oficial de sua visita ao País. Hoje ele participa da solenidade de abertura da unidade local.
 
Durante a visita à Capital Federal, Toyoda reforçou apoio à nova política automotiva do Brasil e anunciou que a Toyota realizará novos investimentos no País no curto prazo, com planos de construir uma fábrica de motores em Porto Feliz . A iniciativa visa aumentar a produção local já que o mercado brasileiro dá sinais de crescimento consistente. 
 
Akio Toyoda ainda conversou com a presidente Dilma Rousseff a respeito do atual momento vivido pela indústria automotiva nacional, que é hoje uma das protagonistas no mundo com relação a vendas e produção de veículos. Todos os detalhes sobre os novos investimentos da Toyota no Brasil serão fornecidos durante a cerimônia de inauguração da nova fábrica da Toyota, em Sorocaba.
 
A fábrica sorocabana
 
Depois de dois anos do início das obras, será inaugurada hoje a fábrica da montadora japonesa Toyota em Sorocaba. O investimento total na construção foi de US$ 600 milhões. A unidade local da montadora, instalada em um terreno de 3,7 milhões de metros quadrados (m2) deve produzir, anualmente, 70 mil veículos e totalizará 1.500 empregos diretos. Tendo com o conceito "Ecofactory", essa é a terceira planta da montadora japonesa no Brasil. Em Sorocaba será montado o Etios veículo compacto, dotado da tecnologia bicombustível.

A montadora afirma que a produção será iniciada amanhã e o lançamento oficial do novo modelo acontecerá em setembro desse ano com motores ainda importados do Japão. Apesar das informações da companhia, fontes não oficiais afirmam que a produção já foi iniciada. Localizada no km 92 da rodovia Castello Branco (sentido interior-capital), a fábrica traz também o chamado Parque de Fornecedores com 12 empresas sistemistas.

O parque foi formado ao lado da montadora que exige certificação ISO 14001 de todos seus fornecedores. Segundo a assessoria de imprensa da multinacional japonesa, até 2013 todos os fornecedores de peças e serviços devem ter a certificação. A proximidade com os fornecedores, diz a multinacional, é uma forma de diminuir os riscos de acidentes, agilizar o transporte de peças e reduzir os custos de produção. Serão feitas melhorias na área de Logística, tais como nas rotas do milkrun (caminhões que fazem a coleta das peças nos fornecedores) e no descarte das embalagens.

A nova unidade da Toyota do Brasil é a primeira do país desenvolvida totalmente com o conceito Ecofactory, a mesma utilizada na matriz, no Japão. A metodologia consiste em reduzir anualmente a emissão de resíduos gerados, compostos orgânicos voláteis (VOCs) e emissões de CO2, (dióxido de carbono, o principal responsável pelo efeito estufa), além de reutilização das águas pluviais e preservação da área. Totalmente criada no conceito Ecofactory, ela desenvolverá ações socioambientais, com padrões elevados de performance, focados na redução de consumo de água e energia, otimização de recursos, entre outros. Atenderá primeiramente o mercado interno e marcará a entrada da empresa do Brasil na produção de veículos compactos, dotados de tecnologia flex fuel.
 
(Carolina Santana - Jornal Cruzeiro do Sul)

Nenhum comentário: