quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Sub-20 do São Bento é eliminado do Paulista

Ao perder para o Grêmio Barueri por 3 a 0, fora de casa, o São Bento despediu-se do Campeonato Paulista sub-20. A partida, disputada no último sábado, foi válida pela última rodada da primeira fase da competição. Os três gols do jogo foram marcados no segundo tempo, pelo atacante Lucas Cavalcanti.
O Bentinho precisava ganhar para manter chances de classificação. Com a derrota, o time fecha sua participação no campeonato em quinto lugar no Grupo 4, com 11 pontos ganhos. A equipe teve a mesma pontuação do Guarani, mas perdeu a classificação por ter vencido um jogo a menos. Ao todo, o Bentinho ganhou duas partidas, empatou cinco e perdeu outras cinco. O time marcou 12 gols e sofreu 20.

Funcionários dos Correios começam greve hoje


        A decisão foi tomada ontem, em assembleia que reuniu representantes sindicais  Por: Arquivo/Agência Brasil
O impasse nas negociações da campanha salarial 2012 dos trabalhadores do Correios persiste e, hoje, os 1.100 colaboradores de Sorocaba e outros 52 municípios da região irão cruzar os braços. A decisão foi tomada ontem, em assembleia que reuniu representantes sindicais em São Paulo.

Os trabalhadores mantiveram a pauta na mesa de negociação e defenderam a contratação de mais funcionários; o fim das horas extras e da terceirização. Além disso, eles reivindicam melhorias no plano de saúde e mudança nos mecanismos de avaliação. Na parte econômica, a reivindicação é de aumento real de 5%, negociação linear de R$ 100, melhoria de benefícios como o tíquete de R$ 160, auxílio creche e auxílio para dependentes.

O diretor sindical da zona postal da região de Sorocaba, Gilmar Gomes da Silva, disse que a categoria resolveu parar as atividades hoje, mas estará atenta à audiência de conciliação no Tribunal Superior do Trabalho (TST), hoje, às 10h30, em Brasília. "Nesta quarta vamos parar. Mas teremos nova assembleia, às 19h30, em São Paulo, para avaliar o resultado da audiência de conciliação em Brasília. O que posso afirmar agora é que amanhã (hoje) vamos parar."

Para o sindicalista, será difícil para a empresa segurar a categoria, mesmo que uma nova proposta seja apresentada. "A questão é de respeito. Os Correios não demonstram o mínimo interesse em negociar com seus funcionários e tentam deixar a decisão da renovação do acordo para a Justiça", declarou. De acordo com Gilmar Gomes, a empresa ofereceu reajuste de 5,2% dos salários, o que não agradou os trabalhadores. "Não foi uma proposta razoável. A categoria até abriria mão de parte das perdas salariais, mas a proposta de apenas 5,2% desagradou". 

Garante serviços
 
Em nota oficial, a empresa informou que hoje, às 10h30, participará de audiência de conciliação no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília, acreditando em um acordo coletivo com as entidades sindicais. Porém, destaca no texto que em caso de paralisação, possui plano de contingência para garantir a prestação de serviços à população. Entre as medidas que a empresa poderá vir a adotar estão: realocação de empregados das áreas administrativas, contratação de trabalhadores temporários, realização de horas extras e mutirões para triagem e entrega de cartas e encomendas nos finais de semana.

A proposta da empresa reajusta em 5,2% os salários dos seus 120 mil empregados. Os Correios ainda oferecem aos trabalhadores vale transporte, assistência médica, hospitalar e odontológica para empregados e seus dependentes (inclusive na aposentadoria) e adicionais de atividade. A nota diz ainda que nos últimos nove anos os trabalhadores da ECT tiveram até 138% de reajuste salarial, sendo 35% de aumento real.
 
(Amilton Lourenço - Jornal Cruzeiro do Sul)

Projeto 'Artesanato na Praça' acontece neste final de semana


                                                Por: Divulgação
A segunda edição do projeto 'Artesanato na Praça', acontece no próximo final de semana (22 e 23), das 16h às 22h, na praça de eventos "Lecy de Campos".  O objetivo é incentivar o artesanato em Votorantim.

Já estão inscritos mais de 20 artesãos de Votorantim e Sorocaba, além das entidades e cooperativas do município. Os interessados em expor os seus produtos e que ainda não se inscreveram, há tempo. Para isso é necessário entrar em contato o quanto antes com a comissão dos artesãos, pelos telefones (15) 9101-1586/ 3019-2600, informando o tipo de produto confeccionado.

O projeto é uma excelente oportunidade para exposição de produtos locais, contribuindo também para geração de renda dessas pessoas, além de ser mais um atrativo a população que prestigia as atividades e freqüenta a nova praça de eventos da cidade.

3º Passeio Ciclístico da Primavera ocorre neste domingo


O 3º Passeio Ciclístico da Primavera será neste domingo, promovido pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul. A largada será de quatro pontos da cidade: pista de caminhada do Parque do Campolim, Parque dos Espanhóis, Praça Oxford e estacionamento do Carrefour Sônia Maria. 
 
Em cada um será montado estande para arrecadação de um quilo de alimento não perecível (exceto sal e açúcar) entre os participantes e distribuição da camiseta do passeio. A concentração será às 8h30 e a chegada está prevista para as 10h30, no Parque das Águas.

No ano passado, cerca de 3 mil pessoas participaram do evento e a expectativa é que esse número seja superado, principalmente porque haverá um ponto de saída a mais. Em cada um deles, ambulância e equipe médica estarão de plantão e a polícia fará a escolta durante o trajeto, para garantir segurança aos participantes. 
 
O objetivo dos organizadores é que pessoas de todas as idades compareçam. A extensão do trajeto varia conforme o ponto de saída: 3,8 quilômetros, Carrefour Sônia Maria; 8,4, Parque do Campolim; 8,4, Parque dos Espanhóis e 9,5 km, Praça Oxford.

Patrocínios

A ação é patrocinada pela concessionária Honda Caiuás, Diolaser e rede McDonald"s, e conta com o apoio da academia Biofit. As três empresas também terão estande no Parque das Águas, para oferecer atividades aos participantes. Naquele da Caiuás, por exemplo, terá massagem relaxante, distribuição de água, brincadeiras infantis e exposição de produtos. A rede Mc Donald"s trará seu Mundo Feliz, do Ronald McDonald, com brincadeiras lúdicas, e a academia Biofit providenciará atividades físicas.

"A Caiuás sempre teve a responsabilidade social em seus valores. É uma ação que está alinhada com o pensamento da empresa", afirma Fábio Rosa, gerente de marketing do grupo. Já Cláudio Costa, franqueado McDonald"s na região, o objetivo da rede é incentivar a prática esportiva, combatendo o sedentarismo.

"Estudos comprovam que o sedentarismo é pior do que o uso do cigarro. Pensamos muito mais no incentivo à prática esportiva do que o retorno financeiro", explica. Segundo o diretor da Diolaser de Sorocaba, Marcos Antônio Marques Silva, "tudo que envolve saúde e bem-estar, interessa nossa empresa", que trabalha com depilação a laser e estética. No estande da empresa serão distribuídos folhetos explicativos e funcionários especializados vão tirar dúvidas dos interessados em conhecer o trabalho oferecido pela clínica.
 
(Jornal Cruzeiro do Sul)

Pontos altos da cidade têm abastecimento prejudicado


Lavar louça, tomar banho, cozinhar, ou apenas matar a sede têm sido tarefas difíceis para moradores de pontos altos de Sorocaba, como por exemplo o Jardim Estrela, na zona leste de Sorocaba. 
 
Segundo Maria da Conceição, 55, que mora no bairro há seis anos, o problema sempre ocorreu. "Assim que eu sei que tem água, corro para usar, porque depois não tem mais", afirma. Segundo ela, o abastecimento é interrompido geralmente durante a manhã, por volta das 7h30, voltando, muitas vezes, no fim da noite. 
 
"Meus vizinhos tentaram vender a casa em que moram, mas não conseguiram. Graças a Deus a minha caixa d"água é grande e minha família é pequena, então conseguimos nos virar", comenta Maria.

O mesmo problema acontece também na Parada do Alto. Até o comércio da região fica prejudicado por causa do abastecimento. "Muitas vezes temos que deixar de lavar a louça para economizarmos. Fica difícil trabalhar assim", conta Fernanda Campos, 32, dona de uma padaria do bairro. "Nosso forno é a vapor e a água acaba principalmente de manhã, quando mais precisamos. Tenho que comprar galões de água para não parar a produção", salienta. 
 
Muitas vezes o bairro fica sem água o dia todo e quando volta, a pressão é tanta que o encanamento estoura. Jéssica Vergili Pedroso Vieira, 24, mora no bairro há 10 anos e depende da caixa d"água. "É difícil. Tenho medo que acabe a água da caixa também".

Na zona oeste o problema também é constante. Moradora do Santa Bárbara, Samara Lago relata que a água acaba principalmente aos finais de semana. "Não tem água nem pra cozinhar. Tenho que deixar a comida semi-pronta". O problema está acontecendo também durante a semana. "Já fizemos até abaixo-assinado aqui no bairro, envolvendo moradores e comerciantes, mas o problema não foi resolvido", conta Samara. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) alega que no final de semana o consumo é maior, e por isso o abastecimento fica prejudicado. A conta vem como se o abastecimento fosse normal. "Pagamos por um serviço que não temos. Sou sócia de vários clubes na cidade e chego a ir lá só para tomar banho", afirma.
 
Resposta do Saae
 
Por meio da assessoria de imprensa, o Saae explica que o abastecimento não é prejudicado em pontos altos da cidade, já que nestes casos é usado o sistema de bombeamento. A autarquia informa que nos bairros da zona leste não há nenhum problema técnico e que um aparelho foi instalado para monitorar a pressão da água "possibilitando aos técnicos da autarquia a verificação de quais períodos do dia existe queda da pressão e a partir de então definir as medidas necessárias para a regularização do sistema".

Já no Santa Bárbara, o Saae informa que o abastecimento foi interrompido por duas horas para a realização de uma manutenção emergencial na válvula de uma das adutoras na última sexta-feira. Segundo eles, ontem também houve problemas no abastecimento por causa da falta de energia elétrica na Estação de Tratamento de Água (ETA) "Dr. Armando Pannunzio", no Cerrado, comprometendo toda a cidade. Estima-se que tenha se deixado de distribuir 10 milhões de litros de água. O abastecimento deve ser normalizado até o final desta semana. 
 
(Guilherme Maganhato-Jornal Cruzeiro do Sul) 
(Supervisão: Aldo Fogaça)

Canil do 7º Batalhão será inaugurado hoje em Sorocaba


As obras de construção do canil e farmácia, além da reforma do prédio administrativo do 7º Batalhão da Polícia Militar do Interior (7º BPM/I), serão entregues hoje, às 10h. 
 
A nova estrutura dispõe de espaço para abrigar 12 cães em alojamentos, além de área de banho, espaço de treinamento e despensa de alimentos para os animais num espaço de 198 metros quadrados. 
 
Também haverá área de cuidados para os cães e almoxarifado para medicamentos. No total, as obras realizadas pela Prefeitura de Sorocaba tiveram um custo de R$ 626.587,22 aos cofres públicos.
Os benefícios da área administrativa contemplam escritórios, alojamentos de soldados (masculino e feminino), almoxarifado, vestiários (masculino e feminino) e sanitários, incluindo os destinados à portadores de necessidades especiais.
Segundo o capitão Vanclei Franci, as novas estruturas atendem a todas as necessidades da corporação. "Agora as instalações estão apropriadas para o policiamento. 
 
O prédio é adequado e com uma estrutura maior podemos ter mais cães e aumentar esse tipo de policiamento, que é importantíssimo principalmente em operações de combate a tráfico e rebeliões", comentou. 
 
O 7º BPM/I fica na rua General Mena Barreto, 190, na Vila Zulmira.

"Apareça e Cresça" começa terça na Casa do Cidadão

Na próxima semana, entre terça e quinta-feira (25 a 27), na Casa do Cidadão da avenida Itavuvu, em Sorocaba, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Relações do Trabalho (Sert), e o Sebrae realizarão mais uma edição do "Apareça e Cresça". O evento é gratuito e dirigido aos empreendedores do Parque Laranjeiras e comunidades vizinhas, que poderão assistir palestras e receber orientações sobre a importância da formalização.

O "Apareça e Cresça" tem ocorrido nas unidades da Casa do Cidadão da cidade desde o começo do ano. Sob a responsabilidade do Sebrae-Sorocaba, as palestras acontecem a partir das 19h nos três dias. Na terça (25), o tema será "Venda melhor e lucre mais"; na quarta (26), "Controle seu Fluxo de Caixa"; e na quinta (27), "Atenda Melhor seus Clientes".

Conforme o secretário Luis Alberto Firmino, o evento - além de oferecer formas de melhorias de gestão do negócio também trabalhará a questão da sensibilização dos empreendedores para a necessidade de adquirir conhecimentos capazes de auxiliá-los na administração e dar suporte àqueles que desejam abrir um negócio.

Outro tema abordado é a importância da formalização. No caso do empresário ou trabalhador por conta própria que está na informalidade, as vantagens da mudança começam pelo custo muito baixo, levando em consideração os benefícios futuros. "Só o fato de ter direito à seguridade social e à previdência já faz valer a pena. Nosso objetivo é dar condições para que o interessado seja um fornecedor da Prefeitura, preste serviço para o poder público e, assim, consiga desenvolver seu pequeno negócio mais rapidamente", destacou Firmino.

Desde o final de 2010, o "Apareça e Cresça" já proporcionou a formalização de quase 10.000 empreendedores individuais, sendo que de janeiro até agosto deste ano foram 3.600 formalizados. Nesta ação, a Prefeitura também conta com a parceria de 20 entidades representativas.

Prazo para pintura e reformas de sepulturas vai até 21 de outubro

O próximo dia 21 de outubro é o prazo final para a realização de reformas e construções nas sepulturas dos quatro cemitérios municipais de Sorocaba. Já para as famílias concessionárias interessadas em fazer serviços de pintura ou limpeza nos túmulos, o prazo é um pouco maior, até o dia 28.

A determinação é da Prefeitura, através da Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe). As datas limites foram estabelecidas por conta da previsão de grande movimentação nos cemitérios locais em razão das proximidades do Dia de Finados, em 2 de novembro. Neste dia, os cemitérios municipais chegam a receber até 100 mil visitantes.

Sorocaba tem quatro cemitérios municipais: Saudade, no Além Linha; Consolação, na Árvore Grande; Aparecida, em Aparecidinha; e Santo Antônio, no Wanel Ville. Juntos, eles somam 36.507 sepulturas, entre perpétuas (concessões a cidadãos) e de uso comum (utilizadas para sepultamento por períodos determinados).

A Seobe não disponibiliza de funcionários para as reformas, pinturas ou limpeza nos túmulos, mas há pessoas cadastradas nos cemitérios que oferecem estes serviços. As famílias também têm a liberdade de contratar outra pessoa, de sua confiança. Paralelamente, a Seobe vem preparando os cemitérios para o Dia de Finados, executando uma série de melhorias, como poda de árvores, pintura e reparos em muros, conserto de guias, calçadas e ruas internas.

No primeiro dia, greve paralisa 30 bancos


A mobilização nacional da categoria busca reajuste salarial e melhores condições de trabalho. - Por: Fábio Rogério

Trinta dos 92 bancos instalados em Sorocaba permaneceram fechados devido ao primeiro dia de greve dos bancários que começou hoje (18). A mobilização nacional da categoria busca reajuste salarial e melhores condições de trabalho.

Doze agências localizadas no principal corredor financeiro de Sorocaba, entre as ruas São Bento e 15 de Novembro, fecharam as portas aos seus correntistas. Somente as duas sucursais do Bradesco não aderiram ao movimento. O Sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região pretende divulgar hoje um balanço oficial com o saldo da participação grevista em toda a região.

O presidente do Sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região, Júlio César Machado, explica que o movimento grevista foi concentrado na região central de Sorocaba. "Aos poucos as agências dos bairros periféricos também serão fechadas", comenta.
Essa paralisação faz parte de uma mobilização nacional da categoria, que não concorda com a proposta de reajuste salarial apresentada pelas instituições financeiras. Os bancários pedem um aumento salarial de 10,25%. Os bancos oferecem 6%, o que representa um ganho real de apenas 0,7%. A lista de reivindicações inclui também a participação nos lucros e resultados (PLR) de três salários mais R$ 4.961,25, a contratação de profissionais, além de mais segurança e o fim das metas abusivas.

O Comando Nacional dos Bancários tem negociado com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) desde 7 de agosto. Até agora as instituições financeiras não ofereceram uma contra-proposta. 
(Giuliano Bonamim_Jornal Cruzeiro do Sul)

Judeus comemoram o início do ano de 5.773

A comunidade judaica iniciou, no anoitecer de ontem, as comemorações do Ano Novo Judaico, o Rosh HaShaná, uma expressão em hebraico que significa "Cabeça do Ano". Para o povo judeu, a chegada da lua nova marcou o início do ano de 5.773 do calendário judaico, contado a partir da criação do homem e do mundo, segundo a tradição. Com duração de dez dias, a celebração culmina no Yom Kippur, o dia do Perdão, que envolve a privação de alimentos e de prazeres físicos. O jejum dura 25 horas e é acompanhado de orações nas sinagogas.

Em Sorocaba, a data foi comemorada individualmente pelas cerca de 65 famílias judias que residem na cidade, sem a realização de nenhuma evento em comum. O presidente do Centro Cultural Brasil-Israel, uma entidade sem fins religiosos, Vanderlei Martinez, que pertence à comunidade judaica de Sorocaba, disse que como na cidade não existe uma sinagoga, em ocasiões especiais as família solicitam o espaço do Centro Cultural para sediar os eventos. Neste ano, como o Rosh HaShaná caiu em um domingo, ele acredita que a maioria pode ter aproveitado para celebrar a data nas sinagogas da capital e de também de Campinas.
Martinez explica que a celebração do Ano Novo Judaico, ao contrário das celebrações dos finais de ano convencionais, comemoradas com muitas festas e queimas de fogos, esta passagem da tradição judaica envolve uma profunda meditação sobre o passado, durante a qual se faz um balanço de tudo que passou no ano que ficou para trás, o que se concretizou, o que se deixou de realizar, como se agiu, de que forma se poderia ter atuado, entre várias outras questões existenciais. A partir daí, planeja-se um período melhor no futuro, em que as pessoas têm a chance de avaliar seus erros e se redimir de seus pecados diante de Deus. Além desse momento de meditação, a passagem é marcada por um jantar solene, onde são servidas comidas típicas como sinal para um ano novo bom e doce, como maça com mel, romã, tâmara e peixe.

Inscrições para o Tour do Cerrado estão abertas

Já estão abertas as inscrições de interessados em participar gratuitamente do Tour do Cerrado, que acontecerá neste sábado (22), das 8h30 às 12h. A inscrição deve ser feita até sexta-feira (21), das 8h às 17h, pelo telefone (15) 3219-2280 ou diretamente na Secretaria do Meio Ambiente (Sema), que fica na Rua Campos Salles, 850. As vagas são limitadas (25 vagas) e estão sendo preenchidas por ordem de chegada.

Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a visita monitorada acontecerá dentro da programação do Dia da Árvore, comemorado nesta quinta-feira (21). Voltado à população, o tour tem como objetivo apresentar aos participantes um pouco mais da vegetação do Cerrado existente no município.

Com saída do Parque Natural "Chico Mendes", em um microônibus, as pessoas conhecerão locais com fragmentos desse bioma, como as avenidas Independência e Victor Andrews e o Parque Vitória Régia, além de locais de transição entre Mata Atlântica e Cerrado, como a região onde ocorreu a 2ª edição do Megaplantio, na Avenida Itavuvu, e o Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade.

IntegraBike terá quatro novas estações

Cada ponto terá oito bicicletas - Por: Erick Pinheiro

Quatro novas estações do sistema IntegraBike serão inauguradas no fim deste mês em Sorocaba. Três delas ficarão na avenida Dom Aguirre, próximas ao Poupatempo e ao Terminal São Paulo, à ponte Pinga-Pinga e ao Parque das Águas. A quarta estará localizada na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, em frente à Biblioteca Municipal Jorge Guilherme Senger. Cada ponto terá oito bicicletas, todas disponíveis de forma gratuita à população.

As novas estações deixarão a cidade com um total de 19 pontos do IntegraBike e 152 bicicletas disponíveis ao público. Segundo a Urbes, o critério de escolha dos locais foi o mesmo usado na fase inicial do projeto e seguiu um relatório técnico de viabilidade, elaborado por uma empresa especializada em 2009. A Urbes possui o registro de 5.548 pessoas cadastradas no IntegraBike e entre 18 de maio e a última sexta-feira foram computados 25.615 empréstimos gratuitos. O número corresponde a uma média de 213 retiradas de bicicletas por dia.

Atualmente, as estações funcionam nas praças Frei Baraúna, Coronel Fernando Prestes, Carlos de Campos, Nove de Julho, Arthur Fajardo, do Rosário, do Relógio, da Bandeira e Adolpho Hanickel. As bicicletas também estão disponíveis nas esquinas da rua Barão do Rio Branco com a 15 de Novembro, Leopoldo Machado com a 15 de Novembro, Barão do Rio Branco com a Dr. Álvaro Soares, avenida Angélica com a Ipanema, além nas áreas de transferência da Itavuvu e da Ipanema.

Segundo a Prefeitura, até o momento não foi registrada nenhuma ocorrência de furto ou roubo. A Urbes contratou os serviços do IntegraBike e cabe à empresa terceirizada colocar à disposição as estações e bicicletas, além de restabelecer eventuais equipamentos roubados ou danificados.

O cadastro para a utilização do sistema é feito nas unidades da Casa do Cidadão e na Central de Atendimento do Terminal São Paulo. O usuário precisa ter mais de 18 anos de idade, saber andar de bicicleta, conhecer e respeitar as regras de circulação de trânsito e ter um dos cartões válidos do transporte coletivo de Sorocaba (Vale Transporte, Cidadão, Estudante, Sênior e outros). A Prefeitura também exige um documento com foto.
 
(Giuliano Bonamim-Jornal Cruzeiro do Sul)