quarta-feira, 19 de setembro de 2012

IntegraBike terá quatro novas estações

Cada ponto terá oito bicicletas - Por: Erick Pinheiro

Quatro novas estações do sistema IntegraBike serão inauguradas no fim deste mês em Sorocaba. Três delas ficarão na avenida Dom Aguirre, próximas ao Poupatempo e ao Terminal São Paulo, à ponte Pinga-Pinga e ao Parque das Águas. A quarta estará localizada na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, em frente à Biblioteca Municipal Jorge Guilherme Senger. Cada ponto terá oito bicicletas, todas disponíveis de forma gratuita à população.

As novas estações deixarão a cidade com um total de 19 pontos do IntegraBike e 152 bicicletas disponíveis ao público. Segundo a Urbes, o critério de escolha dos locais foi o mesmo usado na fase inicial do projeto e seguiu um relatório técnico de viabilidade, elaborado por uma empresa especializada em 2009. A Urbes possui o registro de 5.548 pessoas cadastradas no IntegraBike e entre 18 de maio e a última sexta-feira foram computados 25.615 empréstimos gratuitos. O número corresponde a uma média de 213 retiradas de bicicletas por dia.

Atualmente, as estações funcionam nas praças Frei Baraúna, Coronel Fernando Prestes, Carlos de Campos, Nove de Julho, Arthur Fajardo, do Rosário, do Relógio, da Bandeira e Adolpho Hanickel. As bicicletas também estão disponíveis nas esquinas da rua Barão do Rio Branco com a 15 de Novembro, Leopoldo Machado com a 15 de Novembro, Barão do Rio Branco com a Dr. Álvaro Soares, avenida Angélica com a Ipanema, além nas áreas de transferência da Itavuvu e da Ipanema.

Segundo a Prefeitura, até o momento não foi registrada nenhuma ocorrência de furto ou roubo. A Urbes contratou os serviços do IntegraBike e cabe à empresa terceirizada colocar à disposição as estações e bicicletas, além de restabelecer eventuais equipamentos roubados ou danificados.

O cadastro para a utilização do sistema é feito nas unidades da Casa do Cidadão e na Central de Atendimento do Terminal São Paulo. O usuário precisa ter mais de 18 anos de idade, saber andar de bicicleta, conhecer e respeitar as regras de circulação de trânsito e ter um dos cartões válidos do transporte coletivo de Sorocaba (Vale Transporte, Cidadão, Estudante, Sênior e outros). A Prefeitura também exige um documento com foto.
 
(Giuliano Bonamim-Jornal Cruzeiro do Sul)

Nenhum comentário: