quarta-feira, 19 de setembro de 2012

No primeiro dia, greve paralisa 30 bancos


A mobilização nacional da categoria busca reajuste salarial e melhores condições de trabalho. - Por: Fábio Rogério

Trinta dos 92 bancos instalados em Sorocaba permaneceram fechados devido ao primeiro dia de greve dos bancários que começou hoje (18). A mobilização nacional da categoria busca reajuste salarial e melhores condições de trabalho.

Doze agências localizadas no principal corredor financeiro de Sorocaba, entre as ruas São Bento e 15 de Novembro, fecharam as portas aos seus correntistas. Somente as duas sucursais do Bradesco não aderiram ao movimento. O Sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região pretende divulgar hoje um balanço oficial com o saldo da participação grevista em toda a região.

O presidente do Sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região, Júlio César Machado, explica que o movimento grevista foi concentrado na região central de Sorocaba. "Aos poucos as agências dos bairros periféricos também serão fechadas", comenta.
Essa paralisação faz parte de uma mobilização nacional da categoria, que não concorda com a proposta de reajuste salarial apresentada pelas instituições financeiras. Os bancários pedem um aumento salarial de 10,25%. Os bancos oferecem 6%, o que representa um ganho real de apenas 0,7%. A lista de reivindicações inclui também a participação nos lucros e resultados (PLR) de três salários mais R$ 4.961,25, a contratação de profissionais, além de mais segurança e o fim das metas abusivas.

O Comando Nacional dos Bancários tem negociado com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) desde 7 de agosto. Até agora as instituições financeiras não ofereceram uma contra-proposta. 
(Giuliano Bonamim_Jornal Cruzeiro do Sul)

Nenhum comentário: