quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Pontos altos da cidade têm abastecimento prejudicado


Lavar louça, tomar banho, cozinhar, ou apenas matar a sede têm sido tarefas difíceis para moradores de pontos altos de Sorocaba, como por exemplo o Jardim Estrela, na zona leste de Sorocaba. 
 
Segundo Maria da Conceição, 55, que mora no bairro há seis anos, o problema sempre ocorreu. "Assim que eu sei que tem água, corro para usar, porque depois não tem mais", afirma. Segundo ela, o abastecimento é interrompido geralmente durante a manhã, por volta das 7h30, voltando, muitas vezes, no fim da noite. 
 
"Meus vizinhos tentaram vender a casa em que moram, mas não conseguiram. Graças a Deus a minha caixa d"água é grande e minha família é pequena, então conseguimos nos virar", comenta Maria.

O mesmo problema acontece também na Parada do Alto. Até o comércio da região fica prejudicado por causa do abastecimento. "Muitas vezes temos que deixar de lavar a louça para economizarmos. Fica difícil trabalhar assim", conta Fernanda Campos, 32, dona de uma padaria do bairro. "Nosso forno é a vapor e a água acaba principalmente de manhã, quando mais precisamos. Tenho que comprar galões de água para não parar a produção", salienta. 
 
Muitas vezes o bairro fica sem água o dia todo e quando volta, a pressão é tanta que o encanamento estoura. Jéssica Vergili Pedroso Vieira, 24, mora no bairro há 10 anos e depende da caixa d"água. "É difícil. Tenho medo que acabe a água da caixa também".

Na zona oeste o problema também é constante. Moradora do Santa Bárbara, Samara Lago relata que a água acaba principalmente aos finais de semana. "Não tem água nem pra cozinhar. Tenho que deixar a comida semi-pronta". O problema está acontecendo também durante a semana. "Já fizemos até abaixo-assinado aqui no bairro, envolvendo moradores e comerciantes, mas o problema não foi resolvido", conta Samara. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) alega que no final de semana o consumo é maior, e por isso o abastecimento fica prejudicado. A conta vem como se o abastecimento fosse normal. "Pagamos por um serviço que não temos. Sou sócia de vários clubes na cidade e chego a ir lá só para tomar banho", afirma.
 
Resposta do Saae
 
Por meio da assessoria de imprensa, o Saae explica que o abastecimento não é prejudicado em pontos altos da cidade, já que nestes casos é usado o sistema de bombeamento. A autarquia informa que nos bairros da zona leste não há nenhum problema técnico e que um aparelho foi instalado para monitorar a pressão da água "possibilitando aos técnicos da autarquia a verificação de quais períodos do dia existe queda da pressão e a partir de então definir as medidas necessárias para a regularização do sistema".

Já no Santa Bárbara, o Saae informa que o abastecimento foi interrompido por duas horas para a realização de uma manutenção emergencial na válvula de uma das adutoras na última sexta-feira. Segundo eles, ontem também houve problemas no abastecimento por causa da falta de energia elétrica na Estação de Tratamento de Água (ETA) "Dr. Armando Pannunzio", no Cerrado, comprometendo toda a cidade. Estima-se que tenha se deixado de distribuir 10 milhões de litros de água. O abastecimento deve ser normalizado até o final desta semana. 
 
(Guilherme Maganhato-Jornal Cruzeiro do Sul) 
(Supervisão: Aldo Fogaça)

Nenhum comentário: