quinta-feira, 23 de junho de 2011

Votorantim mantém tradição da festa de Corpus Christie e confecciona tapete de 150 metros


Votorantim manteve a tradição da festa de Corpus Christi e confeccionou um grande tapete de 150 metros, que tomou conta da rua Acácio Miller, em frente à igreja matriz São João Batista e Imaculada Conceição. Mais de 60 pessoas das quatro comunidades da paróquia madrugaram desde as 4h para a montagem do tapete. Foram usados mais de 100 quilos de serragem pintada, casca de árvore, painéis de pano, cartazes feitos pelas crianças da catequese e flores do próprio jardim da praça da igreja. "Procuramos sempre utilizar material reciclado", enfatizou a coordenadora de liturgia da paróquia São João Batista, Elizabete Maria Cosmim.

Bete, como é conhecida, explica que o tapete, utilizado para a passagem da procissão de Corpus Christi, significa a unidade das comunidades, que dividem todos os trabalhos em nome da paróquia para comemoração da data. Além disso, faz com que os fiéis se lembrem que a eucaristia é o alimento que dá forças para a caminhada cristã. "Nos faz recordar Jesus, que é o caminho, a verdade e a vida", ressaltou.

Além das várias figuras litúrgicas referentes à eucaristia, este ano o tapete trouxe motivos ecológicos, em alusão à Campanha da Fraternidade 2011, cujo tema foi "Fraternidade e a Vida no Planeta". "A intenção é fazer com que as pessoas não esqueçam do nosso planeta, como um todo. O mais importante é a conscientização", disse a coordenadora da Campanha da Fraternidade da comunidade Nossa Senhora das Graças, Maria Moreira Pimenta.

De acordo com Bete, a confecção do tapete foi planejada desde o dia 4 de junho. A partir daí as comunidades já desenvolveram os temas de cada parte do tapete. As coordenadoras das comunidades pretendem reunir cada vez mais jovens para a comemoração e a confecção do tapete. "A gente tem que animá-los, senão a tradição acaba", destacou a coordenadora da comunidade Bom Jesus, Francisca Herrera Hipólito.
(Samira Galli - Jornal Cruzeiro Do Sul)

Capital Inicial agitou a 96ª Festa Junina de Votorantim na noite de ontem


Liderado pelo vocalista Dinho Ouro Preto, o Capital Inicial embalou o público que voltou a lotar o recinto de shows da 96ª Festa Junina Beneficente de Votorantim, na noite de ontem (22).

Cantando os principais sucessos, a banda entrou no palco com uma estrutura cheia de surpresas que empolgou o público formado por várias gerações. Com um repertório que mescla todos os anos de estrada, a banda embalou a noite com o rock norte-americano, o pop e uma mistura do power pop com acordes abertos e maiores.

Os grandes sucessos, como "Depois da Meia Noite", "Como se Sente" e "Eu Quero Ser Como Você", fizeram o público presente sair do chão.

A Festa Junina segue com a programação até domingo, dia 26, quando se encerra com a grande queima de fogos que acontece à meia noite.

Fiéis lotam a Catedral e a praça central na missa de Corpus Christi


Centenas de católicos participaram na manhã de hoje (23) da missa de Corpus Christi (Corpo de Cristo), na Praça Coronel Fernando Prestes. A solenidade que celebra o mistério da Eucaristia foi conduzida pelo arcebispo Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, na presença de padres, diáconos e seminaristas de todas as paróquias de Sorocaba. Através da Eucaristia, Jesus mostra que está presente e se faz alimento para nos dar força para continuar, ressaltou o arcebispo.

A celebração deste ano começou às 9h e foi encerrada por volta das 10h30. A exemplo de anos anteriores, no centro não foi confeccionado tapete, e desta vez também não houve procissão por causa dos canteiros de obras para assentamento do piso padrão que ocorre na região central. Durante a missa Dom Eduardo destacou a importância da solidariedade entre as paróquias, e da necessidade de ajudar paróquias mais pobres, missionariamente, por exemplo com catequeses, e até financeiramente. "Temos um caminho longo na solidariedade", observa ele.

Acompanhada do marido e da filha de 4 anos, a dona de casa Márcia Modesto Dias, de 39 anos, do Parque Vitória Régua, destacou a importância da data para os católicos. "Uma data sagrada. O Corpo e Sangue de Cristo é tudo para nós", revela. Todos os católicos deveriam participar da festa de Corpus Christi, cobrou a professora Leila Regina Cinta Aoki, de 39, do bairro Barcelona. Ela participou com os pais, irmã e a filha de pouco mais 2 anos. Leila lamenta que muitos católicos desconheçam o significado deste dia. "É o alimento espiritual que todos nós precisamos", define.

O monitor da Pastoral do Menor, Paulo Aparecido de Souza, 51, do Parque Esmeralda, todo ano leva a esposa e filhos para a missa. Este ano vieram com seus "compadres", da mesma paróquia a que pertencem, a Paróquia Santa Maria Madalena. Entre as datas sagradas para os católicos, segundo Souza, está a Páscoa que celebra a ressurreição de Cristo, Corpus Christi e o Natal.

(
Telma Silvério - Jornal Cruzeiro do Sul)

Médicos terão de devolver dinheiro de plantões não dados


Os médicos envolvidos nas fraudes em plantões do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) terão de devolver o dinheiro recebido indevidamente. Assim que definir a responsabilidade criminal de cada suspeito do desvio, o Ministério Público (MP) de São Paulo vai entrar com ações civis para o ressarcimento do erário. Pelas contas dos promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) que trabalham na investigação em conjunto com a Polícia Civil, o prejuízo avaliado inicialmente em R$ 1,8 milhão pode chegar a R$ 5 milhões. Caso sejam comprovadas as fraudes, o patrimônio pessoal dos acusados pode ser bloqueado pela Justiça como garantia do ressarcimento.

Os ex-diretores do CHS e da Diretoria Regional de Saúde (DRS) responderão ainda por crime de improbidade administrativa, caso se confirme a participação na fraude. Podem ainda sofrer impedimento do exercício de função pública e, no caso de servidores concursados, estão sujeitos a processo de demissão a bem do serviço público. O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), que abriu sindicância para apurar a conduta dos médicos, também deve aplicar sanções que podem culminar com a cassação do registro para exercer a profissão.

Os envolvidos responderão aos processos em liberdade. As oito pessoas que ainda estavam presas foram soltas na noite de ontem, graças ao habeas corpus dado pelo Tribunal de Justiça (TJ) de São Paulo a uma enfermeira, cujo efeito foi estendido aos demais presos. Os promotores do Gaeco informaram que a libertação não elimina a possibilidade do pedido de prisão preventiva, caso surjam motivos para isso. O habeas corpus foi pedido pela defesa da diretora técnica Célia Chaib Arbage Romani. Além dela, foram libertados o dentista Tarley Eloy Pessoa de Barros; a diretora de material Tânia Aparecida Lopes; o ex-diretor Ricardo José Salim e sua esposa, a médica Vera Regina Bendia Salim; Maria Helena Pires Alberici; o empresário e fornecedor de próteses ortopédicas Edson Brito Aleixo e o empresário de informática Edson da Silva Leite.

Na sexta-feira passada, já tinham sido soltos por colaborar com a investigação o ex-diretor do CHS, Antonio Carlos Nasi; a diretora de recursos humanos Márcia Regina Leite Ramos e o diretor de divisão Kléber Castilho. O diretor Heitor Consani, exonerado do cargo após ser preso, foi solto no sábado, beneficiado por um habeas corpus. A medida do TJ revogou o mandado de prisão expedido contra a dentista Tânia Maris de Paiva, que estava foragida, mas ela terá de se apresentar à polícia.

Secom Sorocaba: Prefeitura acelera obras da Oficina do Saber do Jd...

Secom Sorocaba: Prefeitura acelera obras da Oficina do Saber do Jd...: "Crédito: Zaqueu Proença / Secom As obras de construção dos quatro novos prédios destinados às atividades do programa Escola em Tempo Int..."

Secom Sorocaba: Escola do Jardim São Camilo começa a funcionar em ...

Secom Sorocaba: Escola do Jardim São Camilo começa a funcionar em ...: "Crédito: Zaqueu Proença / Secom Rauan de 7 anos, Luis Fernando e Ryan, de 9, e Gabriely, de 8, todos estudantes do Ensino Fundamental e ..."

Secom Sorocaba: Peça teatral e Banda Carlos Gomes são destaques da...

Secom Sorocaba: Peça teatral e Banda Carlos Gomes são destaques da...: "O Via Viva deste domingo (26), das 8h às 13h, terá entre seus diversos atrativos as apresentações especiais da peça teatral “Pindorama”, do ..."

Secom Sorocaba: Comissão internacional virá avaliar Sorocaba para ...

Secom Sorocaba: Comissão internacional virá avaliar Sorocaba para ...: "Na próxima quarta-feira (29), a partir das 9h30, Sorocaba receberá a visita da comissão internacional organizadora da competição “Cidade Cam..."

Secom Sorocaba: Inscrições abertas para curso de garçom no Clube d...

Secom Sorocaba: Inscrições abertas para curso de garçom no Clube d...: "Os jovens, entre 16 e 29 anos, interessados em participar do curso de Garçom no Clube do Nais devem se inscrever a partir da próxima segunda..."

Secom Sorocaba: Inscrições para o 'Baltazar Fernandes' começam no ...

Secom Sorocaba: Inscrições para o 'Baltazar Fernandes' começam no ...: "A Secretaria de Esporte (Semes) abre no dia 4 de julho as inscrições para a temporada 2011 do Campeonato Municipal de Futebol da 3ª Divisão ..."

Secom Sorocaba: Inscrições para o Campeonato Veterano da 2ª divisã...

Secom Sorocaba: Inscrições para o Campeonato Veterano da 2ª divisã...: "A Secretaria de Esporte (Semes) abre no próximo dia 1º de julho as inscrições para a temporada 2011 do Campeonato Municipal de Futebol Veter..."

Secom Sorocaba: Recape demandará interdição de ruas na Vila Progre...

Secom Sorocaba: Recape demandará interdição de ruas na Vila Progre...: "A Urbes - Trânsito e Transportes informa que a partir das 7h de sexta-feira, dia 24, e de sábado, dia 25, vai interditar parcialmente as rua..."

Secom Sorocaba: Ônibus da Mulher retoma os atendimentos no sábado

Secom Sorocaba: Ônibus da Mulher retoma os atendimentos no sábado: "O Ônibus da Mulher, unidade móvel de saúde da Prefeitura de Sorocaba, não fará atendimentos nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), feriado pr..."

Secom Sorocaba: Semes reagenda para domingo o jogo do 'Palácio dos...

Secom Sorocaba: Semes reagenda para domingo o jogo do 'Palácio dos...: "A Secretaria de Esporte (Semes) reagendou para este domingo (26), às 10h30, a partida entre as equipes AA Unidos da Vila Rica e GE Santa Ter..."