quinta-feira, 23 de junho de 2011

Fiéis lotam a Catedral e a praça central na missa de Corpus Christi


Centenas de católicos participaram na manhã de hoje (23) da missa de Corpus Christi (Corpo de Cristo), na Praça Coronel Fernando Prestes. A solenidade que celebra o mistério da Eucaristia foi conduzida pelo arcebispo Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, na presença de padres, diáconos e seminaristas de todas as paróquias de Sorocaba. Através da Eucaristia, Jesus mostra que está presente e se faz alimento para nos dar força para continuar, ressaltou o arcebispo.

A celebração deste ano começou às 9h e foi encerrada por volta das 10h30. A exemplo de anos anteriores, no centro não foi confeccionado tapete, e desta vez também não houve procissão por causa dos canteiros de obras para assentamento do piso padrão que ocorre na região central. Durante a missa Dom Eduardo destacou a importância da solidariedade entre as paróquias, e da necessidade de ajudar paróquias mais pobres, missionariamente, por exemplo com catequeses, e até financeiramente. "Temos um caminho longo na solidariedade", observa ele.

Acompanhada do marido e da filha de 4 anos, a dona de casa Márcia Modesto Dias, de 39 anos, do Parque Vitória Régua, destacou a importância da data para os católicos. "Uma data sagrada. O Corpo e Sangue de Cristo é tudo para nós", revela. Todos os católicos deveriam participar da festa de Corpus Christi, cobrou a professora Leila Regina Cinta Aoki, de 39, do bairro Barcelona. Ela participou com os pais, irmã e a filha de pouco mais 2 anos. Leila lamenta que muitos católicos desconheçam o significado deste dia. "É o alimento espiritual que todos nós precisamos", define.

O monitor da Pastoral do Menor, Paulo Aparecido de Souza, 51, do Parque Esmeralda, todo ano leva a esposa e filhos para a missa. Este ano vieram com seus "compadres", da mesma paróquia a que pertencem, a Paróquia Santa Maria Madalena. Entre as datas sagradas para os católicos, segundo Souza, está a Páscoa que celebra a ressurreição de Cristo, Corpus Christi e o Natal.

(
Telma Silvério - Jornal Cruzeiro do Sul)

Nenhum comentário: