quinta-feira, 23 de junho de 2011

Votorantim mantém tradição da festa de Corpus Christie e confecciona tapete de 150 metros


Votorantim manteve a tradição da festa de Corpus Christi e confeccionou um grande tapete de 150 metros, que tomou conta da rua Acácio Miller, em frente à igreja matriz São João Batista e Imaculada Conceição. Mais de 60 pessoas das quatro comunidades da paróquia madrugaram desde as 4h para a montagem do tapete. Foram usados mais de 100 quilos de serragem pintada, casca de árvore, painéis de pano, cartazes feitos pelas crianças da catequese e flores do próprio jardim da praça da igreja. "Procuramos sempre utilizar material reciclado", enfatizou a coordenadora de liturgia da paróquia São João Batista, Elizabete Maria Cosmim.

Bete, como é conhecida, explica que o tapete, utilizado para a passagem da procissão de Corpus Christi, significa a unidade das comunidades, que dividem todos os trabalhos em nome da paróquia para comemoração da data. Além disso, faz com que os fiéis se lembrem que a eucaristia é o alimento que dá forças para a caminhada cristã. "Nos faz recordar Jesus, que é o caminho, a verdade e a vida", ressaltou.

Além das várias figuras litúrgicas referentes à eucaristia, este ano o tapete trouxe motivos ecológicos, em alusão à Campanha da Fraternidade 2011, cujo tema foi "Fraternidade e a Vida no Planeta". "A intenção é fazer com que as pessoas não esqueçam do nosso planeta, como um todo. O mais importante é a conscientização", disse a coordenadora da Campanha da Fraternidade da comunidade Nossa Senhora das Graças, Maria Moreira Pimenta.

De acordo com Bete, a confecção do tapete foi planejada desde o dia 4 de junho. A partir daí as comunidades já desenvolveram os temas de cada parte do tapete. As coordenadoras das comunidades pretendem reunir cada vez mais jovens para a comemoração e a confecção do tapete. "A gente tem que animá-los, senão a tradição acaba", destacou a coordenadora da comunidade Bom Jesus, Francisca Herrera Hipólito.
(Samira Galli - Jornal Cruzeiro Do Sul)

Nenhum comentário: