terça-feira, 1 de novembro de 2011

Prova Brasil e Saresp envolverão 17 mil alunos da rede municipal

Aproximadamente 17 mil alunos da Rede Municipal, estudantes da 4ª série do Ensino Fundamental até o 3º Ano do Ensino Médio, vão participar neste mês de novembro do Prova Brasil e do Saresp.

Segundo a Secretaria de Educação (Sedu), o Prova Brasil será realizado dia 7 de novembro, envolvendo cerca de 6 mil alunos. O objetivo é avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

De acordo com a professora Isabel Cardoso, da Sedu, as médias de desempenho no Prova Brasil é um dos indicadores utilizados no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas. “O Ideb é o maior indicador da qualidade da educação brasileira. Por isso, da rede municipal deveremos contar com a participação de todos os alunos das séries correspondentes de 37 unidades”, explica Isabel Cardoso.

Vale destacar que, em 2010, entre as cidades com mais de 500 mil habitantes, Sorocaba e São José dos Campos obtiveram a melhor avaliação de todo o Brasil, com 5,9 no Ensino Fundamental Regular, séries iniciais até a 4ª série. Sorocaba não só superou a meta prevista para 2009 (de 5,3) como já atingiu a meta para os anos de 2011 (de 5,7) e 2013 (de 5,9).

Saresp

Já o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) será realizado nos dias 29 e 30 de novembro para aproximadamente 11 mil alunos que cursam desde o 3º Ano, 4ª, 6ª e 8ª série do Ensino Fundamental até os do 3º Ano do Ensino Médio. É uma avaliação externa da educação básica, realizada desde 1996 pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

O objetivo é o de produzir informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a situação da escolaridade básica na rede pública de ensino paulista, visando orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional.

Isabel Cardoso destaca que os resultados da avaliação do Saresp em Língua Portuguesa e em Matemática servem para comparação com aqueles da avaliação nacional (Saeb/Prova Brasil) e aos resultados do próprio Saresp ano após ano. “Desta forma, os indicadores do Saresp permitem à nossa Secretaria da Educação identificar o nível de aprendizagem dos alunos de cada escola nos anos/séries e habilidades avaliadas, bem como acompanhar a evolução da qualidade da educação ao longo dos anos”, afirma.

Este ano, o Governo do Estado assumirá as despesas decorrentes da aplicação da avaliação das redes municipais de ensino que manifestarem interesse em participar do Saresp, a exemplo do que já ocorreu nas duas últimas edições. A avaliação também estará aberta à participação das escolas particulares, desde que estas assumam as despesas decorrentes.

Nenhum comentário: